Questões de Concursos Políticas Educacionais

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21Q994974 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Artes Música, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

A Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016) foi elaborada com o objetivo de orientar as práticas pedagógicas nas unidades escolares do município, levando em consideração os princípios da educação inclusiva, o respeito à diversidade e a valorização das experiências culturais locais. Em relação a essa proposta, analise as afirmações a seguir:

I. a Proposta Curricular valoriza a interdisciplinaridade como forma de integrar diferentes áreas do conhecimento;
II. um dos pilares da Proposta é a educação voltada para a cidadania, com o objetivo de formar indivíduos críticos e conscientes de seu papel na sociedade;
III. a Proposta busca alinhar o currículo das escolas da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis às demandas do mercado de trabalho, priorizando a formação técnica e profissional.

Com base nas afirmativas apresentadas, assinale a alternativa correta.
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22Q908749 | Arquivologia, Políticas Educacionais, Técnico em Assuntos Educacionais, UFMT, UFMT, 2024

Texto associado.
Instrução: Leia atentamente o texto e responda à questão.

A ciência se constitui aplicando técnicas, seguindo um método e apoiando-se em fundamentos epistemológicos. Tem assim elementos gerais que são comuns a todos os processos de conhecimento que pretenda realizar, marcando toda atividade de pesquisa. Mas, além da possível divisão entre Ciências Naturais e Ciências Humanas, ocorrem diferenças significativas no modo de se praticar a investigação científica, em decorrência da diversidade de perspectivas epistemológicas que se podem adotar e de enfoques diferenciados que se podem assumir no trato com os objetos pesquisados e eventuais aspectos que se queira destacar.
Por essa razão, várias são as modalidades de pesquisa que se podem praticar, o que implica coerência epistemológica, metodológica e técnica, para o seu adequado desenvolvimento.

(SEVERINO, Antônio Joaquim.Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2013.)
Ao elaborar e avaliar projetos e programas de pesquisa, o profissional deve ter em mente a estrutura do projeto ou do programa como texto. Sobre essa estrutura, é correto afirmar que o item
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23Q911377 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

CAPÍTULO V DA EDUCAÇÃO ESPECIAL no Art. 59 menciona que os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais:

I. currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades;
II. terminalidade específica para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e desaceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados;
III. professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;
IV. educação especial para o trabalho, visando a sua efetiva integração na vida em sociedade, inclusive condições adequadas para os que não revelarem capacidade de inserção no trabalho competitivo, mediante articulação com os órgãos oficiais afins, bem como para aqueles que apresentam uma habilidade superior nas áreas artística, intelectual ou psicomotora.

Está de acordo com essa política o que se afirma em:
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24Q911414 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Educação Infantil, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

No contexto das Políticas Educacionais de Educação Básica, a avaliação da aprendizagem assume um papel crucial. De acordo com as diretrizes atuais, identifique as afirmativas corretas sobre a avaliação da aprendizagem:

I. A avaliação formativa visa acompanhar o progresso do aluno e ajustar o ensino conforme necessário.

II. A avaliação diagnóstica é utilizada para identificar as dificuldades dos alunos antes do início de um novo ciclo de ensino.

III. A avaliação somativa é realizada ao final de um período de ensino para verificar a aprendizagem consolidada.

IV. A avaliação interna é preferível à avaliação externa, pois considera melhor o contexto individual de cada escola.

V. As avaliações padronizadas nacionais, como o SAEB, são importantes ferramentas para monitorar a qualidade da educação em nível macro. Identifique as assertivas corretas:
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25Q899942 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Monitor Escolar, Prefeitura de Baliza GO, Itame, 2024

Na História da Educação contemporânea, no Brasil, uma marcante medida do governo Fernando Henrique Cardoso, embora já revogada, impactou a política nacional de formação de professores no ano de 1999. Por meio do Decreto nº 3.276/1999, o governo deliberou que a formação de professores da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental deveria ser efetuada exclusivamente em cursos
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26Q898167 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Coordenador Assistente de Gestão Escolar, Prefeitura de Laranjal Paulista SP, Avança SP, 2024

Dentro da dinâmica escolar, nos seus mais variados aspectos, leia os enunciados abaixo, marque V (verdadeiro) e F (falso) e, posteriormente, a alternativa correta.


[ ] A organização do sistema de ensino de um país pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas, as salas de aula.


[ ] A escola é o espaço de realização tanto dos objetivos do sistema de ensino quanto dos objetivos de aprendizagem.


[ ] É importante que as escolas e os professores tenham autonomia em suas decisões, mas essa será sempre relativa.


[ ] A escola é instância integrante do todo social, não sendo afetada pela estrutura econômica e social, pelas decisões políticas e pelas relações de poder em vigor na sociedade.

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27Q976079 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Auxiliar de Vida Escolar, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2025

Conforme dispõe a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), a educação escolar no Brasil está organizada em dois níveis distintos. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essa divisão:
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28Q887603 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Assistente de Sala, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de, exceto:
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29Q900946 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Analista Técnico II – Políticas Públicas em Educação, SEBRAENACIONAL, CESPE CEBRASPE, 2024

São instrumentos que exigem a execução de políticas públicas na educação brasileira:

I Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB);
II Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
III Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação (FNDE);
IV Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).


Assinale a opção correta.
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30Q899016 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Pedagogo, Prefeitura de Santa Teresa ES, Instituto Access, 2024

Sobre as influências sociológicas e filosóficas na construção de políticas públicas educacionais inclusivas no Brasil, analise as afirmativas a seguir.

I.O multiculturalismo e a valorização das diferenças culturais constituem bases para o desenvolvimento de políticas inclusivas, promovendo a equidade na educação.
II.As políticas públicas educacionais, ao se basearem no liberalismo, buscam garantir que as oportunidades sejam iguais para todos, o que pode resultar em uma redução das disparidades sociais.
III.A sociologia crítica, ao contrário das abordagens pragmáticas, rejeita a ideia de neutralidade da escola e sustenta que o papel da educação deve ser questionar as estruturas de poder.
IV.A filosofia da inclusão se contrapõe à meritocracia como único critério de acesso ao ensino, visto que as condições iniciais dos alunos não são uniformes.

Está correto o que se afirma em:
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