Questões de Concursos Políticas Educacionais

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31Q898099 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Educação Física, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Analise as sentenças a seguir, de acordo com o Art. 21 da Lei nº 1.561/14 que dispõe sobre o novo sistema municipal de Educação do Município de São João do Oeste, revoga a lei nº 889/05 e dá outras providências. Art. 21 - Os currículos do Ensino Fundamental devem atender a todas as áreas de conhecimentos, a diversidade e as especificidades de cada etapa de escolarização, observando as seguintes diretrizes:

I-Educação Física como componente curricular ajustada às faixas etárias e às condições da população escolar, sendo facultativa nos cursos noturnos aos alunos que cumpram uma jornada de trabalho de quatro ou mais horas diárias.
II-O ensino de dança e aprendizagem rítmica e iniciação desportiva serão oferecidos como disciplinas opcionais.
III-Conteúdos voltados para formação associativa, cooperativista, sindical e vinculação ao mundo do trabalho.

É correto o que se afirma em:
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32Q913369 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2023

Na rede pública de ensino, o livro didático é distribuído gratuitamente aos alunos pelo Programa Nacional do Livro Didático. Avaliados a cada dois anos, os livros podem ser trocados de acordo com as demandas da escola. Esses livros, exceto para as primeiras séries, sãodenominados não-consumíveis, não são propriedade do aluno, devendo ser reaproveitados pelos alunos do ano seguinte.


Fonte: Freitas, Olga. Equipamentos e materiais didáticos. Brasília:

Universidade de Brasília, 2009.


Dessa forma, os cuidados de conservação, tais como, os descritos abaixo são imprescindíveis, EXCETO:

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33Q1046292 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Biologia, Prefeitura de Santana de Parnaíba SP, MS CONCURSOS, 2024

“No Brasil, um país caracterizado pela autonomia dos entes federados, acentuada diversidade cultural e profundas desigualdades sociais, os sistemas e redes de ensino devem construir currículos e as escolas precisam elaborar propostas pedagógicas que considerem as necessidades, as possibilidades e os interesses dos estudantes, assim como suas identidades linguísticas, étnicas e culturais”. Trecho retirado da Base Nacional Comum Curricular, (BNCC).
Nesse processo, a BNCC desempenha papel fundamental, pois:
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34Q987016 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor N II Pedagogo 40H, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A relação entre educação e sociedade no Brasil é complexa e multifacetada, refletindo os desafios históricos, culturais, econômicos e políticos enfrentados pelo país ao longo do tempo. Ao longo das últimas décadas, o Brasil tem implementado diversas políticas educacionais com o objetivo de promover a inclusão, a equidade e a qualidade na educação.

Exemplos incluem o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), que tem como principal objetivo:
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35Q901598 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Edital n° 50, Prefeitura de Mondaí SC, AMEOSC, 2024

Diante de um cenário hipotético em que o MEC autoriza a criação de cursos de graduação em Ensino Religioso, como isso impactaria a identidade pedagógica e a consolidação da disciplina no currículo escolar, levando em conta a atual falta de um corpo docente especializado?
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36Q986457 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Pedagogo PréEscolar, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual das alternativas a seguir está contemplada no Artigo 18 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e se refere à compreensão dos sistemas municipais de educação?
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37Q986471 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Psicólogo, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Qual das alternativas a seguir está prevista no Artigo 18 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e está associada a compreensão de sistema municipal de ensino?
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38Q988549 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Espanhol, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Na Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2008, p. 16), o “conhecimento é compreendido como patrimônio de todos, riqueza cultural, informação elaborada a serviço da cidadania, e como tal, precisa ser compartilhado”. Com base nessa compreensão, é importante criar condições para que os/as estudantes desenvolvam “a percepção, a sensibilidade, a memória, a imaginação, a atenção, a dúvida, a inventividade, entre tantas outras formas de dialogar com o/no mundo” (FLORIANÓPOLIS, 2011, p. 12).
Se comprende que el conocimiento en la propuesta curricular de la red municipal de enseñanza de Florianópolis ocurre:
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39Q1044653 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Pedagogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assumindo como pressuposto que o IDEB compõe o conjunto de ações para o desenvolvimento da educação, considere as seguintes afirmações.

I. O que diferencia o IDEB é a tentativa de agir sobre o problema da qualidade do ensino ministrado nas escolas de educação básica, buscando resolvê-lo.
II. O IDEB é um recurso técnico para orientar e reorientar as ações programadas e avaliar os resultados, etapa por etapa, em todo o período de operação do plano.
III. O IDEB representa um avanço importante ao possibilitar aferir, por um padrão comum em âmbito nacional, os resultados da aprendizagem de cada aluno, em cada escola.

Está correto o que se afirma em
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40Q1046711 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

O corpo pedagógico de uma escola integral da rede estadual de São Paulo tem se reunido para realizar o planejamento escolar. Consultando as Diretrizes do Programa Ensino Integral (São Paulo, s.d.), a equipe percebeu a centralidade das premissas do documento para tomar as decisões e estabelecer as estratégias e ações necessárias para a escola.

Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação correta feita pela equipe sobre essas premissas.
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