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Questões de Concursos Políticas Educacionais

Resolva questões de Políticas Educacionais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q897201 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Pedagogo, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

A relação pedagógica supõe a postura ética dos sujeitos nela envolvidos: tanto quem educa quanto quem é educado precisam querer fazê-lo para que a relação se efetive como genuinamente pedagógica. Nesse sentido, na organização escolar que favorece a relação pedagógica
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62Q1045967 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor Educação Especial Habilitação em Educação Surdos, Prefeitura de Porto Alegre RS, FUNDATEC, 2025

Considerando as diretrizes do Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade, implementado pelo MEC com o objetivo de consolidar a educação inclusiva no Brasil, assinale a alternativa que corresponde a uma de suas estratégias estruturantes para a transformação das redes de ensino.
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63Q994261 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Ciências, Prefeitura de Guaçuí ES, IBADE, 2022

Analise a afirmação abaixo:

I - A área de Ciências da Natureza busca assegurar aos estudantes o acesso à diversidade de conhecimentos científicos produzidos ao longo da história, bem como os principais processos, práticas e procedimentos da investigação científica.

DESSE MODO,

II - Os estudantes podem ter um novo olhar sobre o mundo que os cerca, podendo fazer escolhas e intervenções conscientes e pautadas nos princípios da sustentabilidade e do bem comum.


Assinale a alternativa correta:
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64Q1063375 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Área XV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

O próprio espírito que o informa de uma nova política educacional, com sentido unitário e de bases científicas, e que seria, em outros países, a maior fonte de seu prestígio, tornará esse plano suspeito aos olhos dos que, sob o pretexto e em nome do nacionalismo, persistem em manter a educação, no terreno de uma política empírica, à margem das correntes renovadoras de seu tempo. De mais, se os problemas de educação devem ser resolvidos de maneira científica, e se a ciência não tem pátria, nem varia, nos seus princípios, com os climas e as latitudes, a obra de educação deve ter, em toda parte, uma “unidade fundamental” dentro da variedade de sistemas resultantes dessas ideias e aspirações que, sendo estruturalmente científicas e humanas, têm caráter universal.

Adaptado de O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932)

Com base no trecho, analise as afirmativas a seguir sobre as propostas do movimento de renovação educacional no Brasil conhecido como “Escola Nova”.


I. Democratizar o acesso à educação, mediante a consideração da escola como uma instituição social que desempenha a função de integração social e de desenvolvimento integral do indivíduo.

II. Promover as avaliações aplicadas aos discentes como o componente central do percurso educacional formativo, padronizando-as conforme as exigências do mercado de trabalho.

III. Articular as etapas do ensino, de acordo com o princípio da unidade da função educacional, compreendendo integralmente o processo educacional.


Está correto o que se afirma em
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65Q1046632 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São José do Cerrito SC, Instituto Fênix, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como objetivo complementar e suplementar a formação dos alunos. Em qual espaço o AEE é geralmente oferecido?
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66Q985933 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Auxiliar de Cuidador Educador, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

Leia o trecho abaixo.

“O dever do Estado com educação escolar pública será efetivado mediante a garantia de educação básica obrigatória e gratuita dos _____________________, organizada da seguinte forma: pré-escola; ensino fundamental; ensino médio.”

A lacuna acima deverá ser preenchida por:
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67Q1029522 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Pedagogo, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Nos anos 1930, o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova foi uma importante intervenção na disputa de ideias acerca do futuro das políticas educacionais brasileiras.

Assinale a opção que indica, corretamente, um dos princípios fundamentais deste manifesto.

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68Q1063374 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Área XV Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

A Agenda de 2030 para o Desenvolvimento Sustentável estabelece como seu quarto objetivo a “Educação de Qualidade”. O governo brasileiro assumiu o compromisso de atingir essas metas até 2030, ajustando-as conforme as demandas e realidades nacionais.

As afirmativas a seguir mencionam corretamente metas estabelecidas pelo Brasil em relação ao objetivo da “Educação de Qualidade”, à exceção de uma. Assinale-a.
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69Q988573 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Inglês, Prefeitura de Florianópolis SC, IBADE, 2024

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras (V) e as falsas (F) tendo como referência os princípios da avaliação da aprendizagem, conforme preconizado no documento intitulado: Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis (2016).
1 ( ) A avaliação da aprendizagem deve ser um processo contínuo e formativo, que acompanha o desenvolvimento do aluno ao longo de todo o processo de ensino e aprendizagem;
2 ( ) A avaliação somativa, que ocorre ao final de um período, é suficiente para acompanhar o progresso dos alunos e orientar a prática pedagógica;
3 ( ) A avaliação deve ser diagnóstica, buscando identificar as necessidades individuais dos alunos e orientar as intervenções pedagógicas;
4 ( ) A família deve ser informada sobre o desempenho do aluno, mas não tem o direito de contestar os resultados da avaliação;
5 ( ) A avaliação deve ser participativa, envolvendo tanto o professor quanto o aluno na construção dos critérios e na análise dos resultados.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta.
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70Q1081947 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Edital n 1, Prefeitura de Seara SC, AMAUC, 2025

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é organizado para apoiar o desenvolvimento dos alunos, sendo ofertado prioritariamente nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM) das escolas públicas. Sobre a organização e o funcionamento do AEE, registre V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)As atividades do AEE são organizadas a partir da elaboração de um Plano de AEE para cada aluno, que deve conter a identificação de suas necessidades educacionais específicas, a definição dos recursos necessários e o cronograma de atendimento.
(__)A Sala de Recursos Multifuncionais é um espaço dotado de equipamentos, mobiliários e materiais didáticos e pedagógicos para a oferta do AEE, atendendo às diferentes necessidades do público-alvo da educação especial.
(__)O AEE deve ser realizado, preferencialmente, de forma individual ou em pequenos grupos, para garantir um atendimento focado nas necessidades específicas dos alunos.
(__)A matrícula do aluno na classe comum da escola regular é opcional, podendo a família optar por matricular a criança apenas na Sala de Recursos Multifuncionais para receber o AEE.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta dos itens acima, de cima para baixo:
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71Q1083346 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Agente de Serviços Escolares, SEDUC SP, VUNESP, 2025

No documento Funcionários de Escolas: cidadãos, educadores, profissionais e gestores (2012), Monlevade afirma que os conselhos escolares são órgãos colegiados compostos de representantes das comunidades
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72Q1085491 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue o item a seguir à luz do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente.

Uma das metas do PNE é universalizar o atendimento às crianças com deficiência, preferencialmente em escolas especializadas das redes públicas de ensino.

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73Q1082863 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Chapecó SC, FEPESE, 2025

A construção do Projeto Político-Pedagógico (PPP) e a efetivação da gestão democrática nas instituições de ensino público são orientadas por princípios constitucionais e diretrizes das políticas públicas educacionais.

Assinale a alternativa correta considerando esse contexto.
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74Q1089408 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Xangri lá RS, FUNDATEC, 2025

Através do Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade (2003), o MEC secomprometia a fomentar a política de construção de sistemas educacionais inclusivos, reunindo recursos e firmando convênios e parcerias com a comunidade, constituindo como objetivo central:
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75Q1046243 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Promoção do QM 2022, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Segundo Pletsch (2014), durante a década de 1970, a política educacional voltada às pessoas com deficiência intelectual no Brasil baseava-se na integração, que pregava a
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76Q1088453 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

Supondo-se que não haja na rede de ensino do estado professores habilitados para o ensino de música, esse conteúdo poderá ser suprimido do currículo.
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77Q1084343 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Pedagogo, SAP SP, MS CONCURSOS, 2018

O documento que é o resultado de análises e reflexões da comunidade escolar em relação à função social da escola, pelo qual são definidos os objetivos estratégicos de atuação da escola após a realização do diagnóstico da realidade escolar, é chamado de:

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78Q1088447 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

A secretaria de educação de determinada unidade da federação propôs, em 2013, a reorganização de seu sistema de ensino, de seriação para ciclos, e uma ampla reformulação do currículo das escolas que compõem sua rede pública de ensino. Um texto básico em que se propunha a reestruturação curricular foi apresentado às unidades escolares para que os professores pudessem apresentar suas sugestões de alteração, supressão ou manutenção das concepções ou conteúdos nele expressos. Tais propostas deveriam, posteriormente, ser validadas em plenárias locais e estadual.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A restruturação curricular proposta pela secretaria de educação refere-se ao currículo formal, norteador do trabalho das unidades de ensino, sendo a cultura organizacional de cada uma dessas unidades a norteadora do currículo real, ou seja, do conteúdo que de fato os alunos aprendem na escola, o qual nem sempre corresponde ao que está escrito nos planos de ensino ou ao que o professor tenta ensinar
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79Q1084325 | Pedagogia, Políticas Educacionais, Pedagogo, SAP SP, MS CONCURSOS, 2018

“Nas relações entre Filosofia e Educação só existem realmente duas opções: ou se pensa e se reflete sobre o que se faz e assim se realiza uma ação educativa consciente; ou não se reflete criticamente e se executa uma ação pedagógica a partir de uma concepção mais ou menos obscura e opaca existente na cultura vivida no dia a dia, e assim se realiza uma ação educativa com baixo nível de consciência”. p. 32. (LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da educação. São Paulo: Cortez, 1994. – Coleção Magistério 2º grau. Série Formação do Professor)

Considerando a reflexão do autor quanto à contribuição da Filosofia para a Educação, analise as seguintes afirmativas:

I. A visão filosófica da educação impacta diretamente na definição do currículo escolar.

II. Uma gestão democrática é resultado de reflexões filosóficas sobre o papel da escola.

III. O Projeto Pedagógico da escola deve conter o embasamento filosófico de suas ações.

IV. Questões de gestão administrativa e financeira de uma unidade escolar independe da visão filosófica da educação escolhida como referência na escola.

Após a análise dos itens acima, assinale a alternativa correta.

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