Início

Questões de Concursos Políticas Públicas

Resolva questões de Políticas Públicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1001Q1064540 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Segundo a Política Nacional de Atenção Básica, o processo de trabalho na Atenção Básica se caracteriza por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1002Q1065059 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de São João do Oeste SC, AMEOSC, 2025

A visita domiciliar é uma ação estratégica da Atenção Básica, especialmente no contexto da atuação do Agente Comunitário de Saúde. Para que seja efetiva, é necessário que seja cuidadosamente planejada, considerando:

I. Ter claro o(s) objetivo(s) da visita (assistencial, educativa, de avaliação, entre outros).

II. Conferir se o paciente a ser visitado está cadastrado na Unidade de Saúde.

III. Anotar e confirmar o endereço antes da visita.

É CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1003Q1083010 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Fonoaudiólogo, Prefeitura de São Francisco PB, CPCON, 2025

Em 15 de maio de 2024, o Portal da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTACATARINA(UFSC) publicou uma matéria a respeito de um reconhecimento nacional pelo projeto “alôfono”, uma aplicação que amplia o acesso da população ao rastreamento em saúde e fornece dados estratégicos para a gestão pública. Essa iniciativa exemplifica como a Fonoaudiologia pode transcender o modelo clínico individual e assumir protagonismo no planejamento, monitoramento e inovação das políticas públicas em saúde auditiva.
No contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), organizado pelos princípios de universalidade, integralidade e equidade, e orientado pelos processos de regionalização, descentralização e hierarquização da atenção, assinale a alternativa que expressa CORRETAMENTE aspectos da atuação do fonoaudiólogo na gestão em saúde pública.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1004Q1082000 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Clínico Regulador, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Sobre o Sistema de Referência e Contrarreferência no atendimento em saúde, analise os itens abaixo:

I. O Sistema de Referência e Contrarreferência caracteriza-se por uma tentativa de organizar os serviços de forma a possibilitar o acesso pelas pessoas que procuram os serviços de saúde.
II. O usuário atendido na unidade básica, quando necessário, é “referenciado” (encaminhado) para uma unidade de maior complexidade, a fim de receber o atendimento de que necessita. Quando finalizado o atendimento dessa necessidade especializada, o mesmo deve ser “contrarreferenciado”, ou seja, o profissional deve encaminhar o usuário para a unidade de origem para que a continuidade do atendimento seja feita.
III. A contrarreferência pode ser feita informalmente, sem necessidade de uso de formulário institucional.

Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1005Q1060242 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

A Lei n° 8.080/90, estabelece, em seu Art. 7º, que “As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS), são desenvolvidos de acordo com as diretrizes previstas no Art. 198 da Constituição Federal”, obedecendo ainda a uma série de princípios.
Alguns desses princípios estão corretamente descritos nas opções a seguir, à exceção de um. Assinale-o.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1006Q1064635 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Santo Antônio do Monte MG, Prefeitura de Santo Antônio do Monte MG, 2025

Com base na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), qual das ações a seguir não faz parte das atribuições do Agente Comunitário de Saúde (ACS) durante a visita domiciliar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1007Q1064639 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Santo Antônio do Monte MG, Prefeitura de Santo Antônio do Monte MG, 2025

Qual é o papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no preenchimento das informações do e-SUS?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1008Q1065156 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Na Rede de Atenção à Saúde existem diretrizes a serem seguidas para a organização do componente "Atenção Básica". Entre as diretrizes a serem operacionalizadas está:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1009Q1065172 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Osasco SP, VUNESP, 2025

Um agente comunitário de saúde tem como principais ferramentas de trabalho a realização de visitas domiciliares e as entrevistas.

Considerando o importante papel destas atividades na rotina de trabalho do ACS, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1010Q985560 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Fonoaudiólogo, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Com base nas definições da Política Nacional de Vigilância em Saúde, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Ações laboratoriais. (2) Análise de situação de saúde. (3) Integralidade da atenção.

( ) Propiciam o conhecimento e a investigação diagnóstica de doenças e agravos e a verificação da qualidade de produtos de interesse de saúde pública e do padrão de conformidade de amostras ambientais, mediante estudo, pesquisa e análises de ensaios relacionados aos riscos epidemiológicos, sanitários, ambientais e do processo produtivo.

( ) Ações de monitoramento contínuo da situação de saúde da população do País, Estado, Região, Município ou áreas de abrangência de equipes de atenção à saúde, por estudos e análises que identifiquem e expliquem problemas de saúde e o comportamento dos principais indicadores de saúde, contribuindo para um planejamento de saúde abrangente.

( ) Um conjunto articulado de ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema. Deve compreender o acesso a ações, serviços e produtos seguros e eficazes, indispensáveis para as necessidades de saúde da população, objetivando promover a qualidade de vida e reduzir a vulnerabilidade e os riscos à saúde relacionados aos seus determinantes e condicionantes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1011Q1071578 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Psicólogo, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi instituído por meio da Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013. Este programa tem como objetivo “[...] contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional” e possui estratégias para a sua implementação (BRASIL, 2013). Acerca da temática proposta acima, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1012Q1064682 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Iporã do Oeste SC, AMEOSC, 2025

As ações educativas fazem parte do seu dia a dia e têm como objetivo final contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população. O desenvolvimento de ações educativas em saúde pode abranger muitos temas em atividades amplas e complexas, o que não significa que são ações difíceis de serem desenvolvidas. Ocorre por meio do exercício do diálogo e do saber escutar.
Fonte: Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. trabalho do agente comunitário de saúde / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. − Brasília: Ministério da Saúde, 2009.

Com relação ao trabalho da educação em saúde na comunidade, analise as afirmativas abaixo:

I. A ação educativa é de responsabilidade de toda a equipe.
II. A linguagem deve ser sempre acessível, simples e precisa.
III. As ações educativas devem estimular o conhecimento e o cuidado de si mesmo, fortalecendo a autoestima, a autonomia e também os vínculos de solidariedade comunitária, contribuindo para o pleno exercício de poder decidir o melhor para a sua saúde.

É CORRETO o que se afirmar em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1013Q1056237 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A Lei nº 8.080/1990 define que o conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas da Administração Direta e Indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público constitui o Sistema Único de Saúde (SUS).

(Disponível em: https://www.sanarmed.com/resumo-da-lei-8-080-90-disposicoes-gerais-o-sus-subsistemas-e-mais.)

Conforme o disposto no Art. 18 da referida Lei, à direção municipal do Sistema de Saúde (SUS) compete:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1014Q1053427 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Cargos de Nível Médio, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com referência à Política Nacional de Sangue, Componentes e
Hemoderivados (PNSCH) e ao Sistema Nacional de Sangue,
Componentes e Derivados (SINASAN), julgue os seguintes
itens.

O SINASAN coordena e controla a utilização de hemoderivados importados ou produzidos no país, estabelecendo regras que atendam os interesses e as necessidades nacionais, bem como a defesa da produção brasileira, enquanto a fiscalização da utilização de hemoderivados compete aos órgãos especializados em vigilância sanitária.
  1. ✂️
  2. ✂️

1015Q1060856 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Bloco Temático 8 Intermediário Saúde, CNU, FGV, 2025

Em uma unidade básica de saúde, há estudantes da área de saúde que participam do atendimento, sob preceptoria de profissionais que não são professores das suas escolas de origem. Esses mesmos estudantes também coletam dados para pesquisas científicas. Os professores das suas escolas de origem visitam a unidade de saúde uma vez por mês. Essa situação é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1016Q1020421 | Saúde Pública, Políticas Públicas, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

A respeito do Sistema Único de Saúde (SUS), julgue o próximo item.
Os conselhos de saúde constituem instância colegiada organizada a cada quatro anos para o exercício do controle social do SUS.
  1. ✂️
  2. ✂️

1017Q1033236 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Biomedicina, UFG, IV UFG, 2024

O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, é um órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, e atua
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1018Q1082646 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Área Medicina do Trabalho, IF PE, FUNCERN, 2025

O Decreto nº 6.833/2009 estabelece diretrizes importantes para a organização e a gestão da atenção à saúde do servidor público federal no Brasil, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e a saúde ocupacional dos servidores, além de otimizar os custos com planos de saúde e assistência médica no serviço público. Esse Decreto cria, entre outras coisas, o Comitê Gestor de Atenção à Saúde do Servidor, um órgão responsável por coordenar e acompanhar as ações voltadas à saúde dos servidores públicos federais, com ênfase na gestão do SUS (Sistema Único de Saúde) e em serviços de saúde suplementar (planos de saúde). Segundo o referido Decreto, a composição do Comitê Gestor de Atenção à Saúde do Servidor deve incluir
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1019Q1064987 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Apiacás MT, UFMT, 2024

Sobre ações educativas no campo da saúde, marque V para a afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Realizar ações educativas em saúde não significa transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua construção por meio do diálogo.
( )É opcional levar em conta os hábitos e valores das pessoas, os saberes e as práticas de cuidado das comunidades atendidas.
( )Valorizar a articulação entre ciência e saber popular e a determinação social da saúde é uma forma de reflexão sobre o processo de adoecer.
( )Auxiliar as pessoas a debater, discutir, instigar a reflexão sobre suas situações de vida diárias faz com que elas compreendam sua participação no autocuidado.
( )Utilizar rádio local, jornais locais, murais de escolas e associação comunitária e outros espaços públicos é improdutivo em virtude das negociações a serem realizadas.
Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1020Q1033244 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Biomedicina, UFG, IV UFG, 2024

A Política Nacional de Promoção da Saúde prevê temas transversais que são referências para a formulação de agendas de promoção da saúde e para a adoção de estratégias e temas prioritários, a fim de operar em consonância com os princípios e valores do SUS. São exemplos de temas transversais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.