Início

Questões de Concursos Políticas Públicas

Resolva questões de Políticas Públicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


661Q1064481 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Nazarezinho PB, CPCON, 2025

O Programa Nacional de Transplantes é o conjunto de ações e políticas que regulamentam, controlam e monitoram o processo de doação e transplante de órgãos e tecidos no Brasil. Uma destas é a Política Nacional de Conscientização e Incentivo à Doação e ao Transplante de Órgãos e Tecidos, Lei nº 14. 722/2023. Neste sentido, analise as afirmativas a seguir, pensando no cenário da Atenção Primária à Saúde (APS).

I- Os objetivos da referida lei apontam para ampliar as informações e a conscientização da população sobre a relevância da doação de órgãos e tecidos, e, desta forma, contribuir para o aumento do número de doadores e da efetividade das doações no país. Dessa forma, presume-se que o contexto da USF pode ser um espaço importante para ações de implementação desta importante política.
II- Os ACS podem ser importantes agentes implementadores da lei em tela, auxiliando a execução de estratégias como a realização de campanhas de divulgação e conscientização sobre a relevância da doação de órgãos e tecidos nas suas respectivas áreas de abrangência, e, por conseguinte, culminando em um aumento do número de doadores e da efetividade das doações, tendo em vista a presença e valoroso trabalho em todas as regiões do País.
III- A Lei nº 14.722/2023 apoia o estímulo à elaboração de material didático escolar que contemple, de forma adequada, a cada faixa etária estudantil, a temática relativa à política. Neste sentido, as ações estimuladoras das doações de órgãos e tecidos ficam restritas à coordenação e execução por parte de professores em ambiente escolar.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

662Q984925 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Politicas públicas, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Rio Negro PR, OBJETIVA, 2025

O Protocolo de Quioto, entre outros elementos, oferece a possibilidade de utilizar mecanismos de mercado para que os países desenvolvidos possam cumprir compromissos quantificados de redução e limitar as emissões de gases de efeito de estufa (GEE). Quanto ao Brasil, a participação no referido mercado, que admite a participação voluntária de países em desenvolvimento, se dá por meio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

663Q869738 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

“Na Estratégia de Saúde da Família, consideramos como de risco as microáreas em que os moradores, de maneira geral, têm seus níveis de saúde inferiores aos do restante da população do território, possuem mais chances de adoecer, ou ainda, ao apresentar a mesma doença que pessoas de outra microárea, desenvolvem-na em maior gravidade ou com maiores complicações.” (Fonte: bvs.br – Adaptado)

São exemplos de condições que definem uma microárea como sendo de risco:

I - Menor mortalidade infantil. II - Aumento do desemprego. III - Alta taxa de analfabetismo. IV - Destino do lixo inadequado ou ausente. V - Ausência de infraestrutura adequada.

Está(ão) correta(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

664Q884858 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Rosário MA, FUNATEC, 2024

A interligação entre saúde e ambiente tem sido uma constante na saúde pública brasileira. Contudo, ao longo do tempo, distintas perspectivas sobre o ambiente foram delineadas, adaptando-se às necessidades da sociedade e ao progresso das disciplinas científicas que permeiam a saúde pública. Com base nisso, marque qual é o objetivo da vigilância em saúde ambiental:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

665Q886652 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Buriti Alegre GO, IV UFG, 2024

Nas visitas domiciliares e em outros ambientes, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) é fundamental na prevenção de complicações crônicas em indivíduos que convivem com Diabetes Mellitus, a exemplo do pé diabético. No contexto da assistência a estes indivíduos, o ACS deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

666Q1064652 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Independência CE, ICECE, 2025

Anna, mãe de um bebê de 4 meses, compareceu à Unidade Básica de Saúde com hematomas nos braços e comportamento ansioso. Durante a consulta, mencionou que seu companheiro tem sido agressivo verbal e fisicamente, mas tem medo de denunciá-lo. Com base no protocolo de atendimento do SUS para casos de violência intrafamiliar, qual dos itens abaixo apresenta corretamente a medida prioritária que a equipe de saúde deve adotar?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

667Q1029600 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Serviços de Vigilância Sanitária, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica a função principal da Conferência de Saúde, instância colegiada de participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

668Q873964 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Alhandra PB, EDUCA, 2024

Sobre os modelos explicativos do processo de saúde, doença e cuidado, presentes desde a antiguidade, analise os itens a seguir:


I. Modelo mágico-religioso ou xamanístico- A visão mágico-religiosa sobre a saúde e a doença e sobre como cuidar era a predominante na Antiguidade. Os povos da época concebiam as causas das doenças como derivadas tanto de elementos naturais como de espíritos sobrenaturais.

II. Modelo holístico - As medicinas hindu e chinesa, também na Antiguidade, traziam uma nova forma de compreensão da doença. A noção de equilíbrio é que vai dar origem à medicina holística. Esta noção associa a ideia de “proporção justa ou adequada” com a saúde e a doença. A saúde era entendida como o equilíbrio entre os elementos e humores que compõem o organismo humano. Um desequilíbrio desses elementos permitiria o aparecimento da doença.

III. Modelo empírico-racional (hipocrático) - A explicação empírico-racional tem seus primórdios no Egito (3000 a.C.). A tentativa dos primeiros filósofos (século VI a.C.) era encontrar explicações não sobrenaturais para as origens do universo e da vida, bem como para a saúde e a doença. Saúde, na concepção hipocrática, é fruto do equilíbrio dos humores; a doença é resultante do desequilíbrio deles, e o cuidado depende de uma compreensão desses desequilíbrios para buscar atingir o equilíbrio.

IV. Modelo de medicina científica ocidental (biomédico) - O modelo de medicina científica ocidental ou biomédica, predominante na atualidade, tem suas raízes vinculadas ao contexto do Renascimento e de toda a Revolução Artístico-Cultural, que ocorreram a partir do século XVI.

V. Modelo da História Natural das Doenças (modelo processual) - O modelo da HND visa ao acompanhamento do processo saúde-doença em sua regularidade, compreendendo as inter-relações doagente causador da doença, do hospedeiro da doença e do meio ambiente e o processo de desenvolvimento de uma doença. Esta forma de sistematização ajuda a compreender os diferentes métodos de prevenção e controle das doenças.


Estão CORRETOS:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

669Q1035244 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Acerca do planejamento e do orçamento do SUS, as afirmativas a seguir estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

670Q863983 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Considerando a portaria Nacional de Atenção Básica n. 2.436/2017 recomenda-se que as Unidades Básicas de Saúde tenham seu funcionamento com carga horária: 
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

671Q903961 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Especialidade: Fisioterapeuta, TRF 1a, FGV, 2024

Em relação às responsabilidades dos gestores municipais, estaduais e federais no Sistema Único de Saúde (SUS), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

672Q1038888 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Auditor de Controle Externo Contas Públicas de Saúde, TCE PE, FGV, 2025

A Regulação se organiza em diferentes dimensões, necessariamente integradas entre si.
Com base nessa estrutura, são exemplos corretos de ações da Regulação do Sistema de Saúde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

673Q1065258 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Viamão RS, FUNDATEC, 2025

Parte do processo de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS) e um dos pilares da Política Nacional de Humanização, o(a) ______________ está diretamente associado(a) ao caráter de “porta de entrada” da APS, sendo um importante potencializador de vínculo da população com o serviço e a equipe de saúde, no qual o profissional escuta, orienta e garante acesso aos usuários do SUS.

Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

674Q1064528 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Amparo SP, Avança SP, 2025

O Programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS) é considerado uma estratégia transitória para o Programa Saúde da Família (PSF), com o objetivo de melhorar a qualidade da assistência e reduzir doenças evitáveis. Nesse sentido, qual das alternativas a seguir corretamente reflete a transição do PACS para o PSF e os impactos nas comunidades?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

676Q976995 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Professor I e II Geografia, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Em 2025, o Ministério da Saúde reforçou a importância da vacinação e lançou campanhas nacionais para aumentar a cobertura vacinal de crianças e adolescentes, após anos de queda nos índices. Uma das principais medidas adotadas para enfrentar esse desafio foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

677Q1048677 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Auditor de Controle Externo Contas Públicas de Saúde, TCE PE, FGV, 2025

Um indivíduo do sexo masculino, 25 anos de idade, procura uma Clínica de Saúde da Família exigindo que lhe seja fornecido tratamento profilático antirretroviral Pré-Exposição (PreP), em comprimidos, pois ficou solteiro recentemente e tem tidos relações sexuais frequentes com muitas pessoas.
Refere que não faz uso de preservativo e que, no próximo final de semana, se encontrará, por meio de aplicativo de relacionamento, com duas pessoas diferentes (com as quais nunca teve relação previamente).
O responsável pela Clínica respondeu que não estava indicada a distribuição do medicamento para a PReP nesta situação específica, segundo o disposto pelo Programa Nacional de HIV e AIDS do Ministério da Saúde, e que o medicamento teria que ser comprado pelo próprio indivíduo.
A conduta tomada pela Clínica da Família, à luz das diretrizes nacionais, foi:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

678Q1065082 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Paracatu MG, Prefeitura de Paracatu MG, 2025

O que caracteriza a atuação do Agente Comunitário de Saúde na promoção da saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

679Q879505 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Palmeira dos Índios AL, ADM TEC, 2024

Analise as afirmativas a seguir:
I. Os usuários de serviços psiquiátricos portadores do HIV jamais enfrentam dificuldades para receber assistência adequada ao tratamento da AIDS.
II. A AIDS marca profundamente a pessoa acometida, pois afeta o seu bem-estar físico, mental e social e envolve sentimentos negativos como depressão, angústia e medo da morte, interferindo em sua identidade e autoestima.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

680Q1029794 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Serviços Técnicos em Enfermagem, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica o princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) que garante que o acesso aos Serviços de Saúde seja garantido sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.