Início

Questões de Concursos Políticas Públicas

Resolva questões de Políticas Públicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q1065017 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Rodrigues Alves AC, DECORP, 2025

Qual orientação correta o ACS deve dar a uma gestante que pergunta se pode levar acompanhante nas consultas de pré-natal?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

762Q1082969 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde Macrorregião, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

Durante uma ação de saúde em uma comunidade, uma equipe do SUS atende diferentes famílias: crianças desnutridas, idosos com hipertensão e pessoas com doenças crônicas. Para cada pessoa, a equipe oferece o cuidado mais adequado à sua necessidade de saúde, garantindo atenção individualizada e proporcional às demandas. Considerando os princípios organizativos do Sistema Único de Saúde (SUS), a equidade consiste em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

763Q1082971 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde Macrorregião, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

O SUS foi resultado de intensas lutas sociais e movimentos sanitaristas que buscavam a universalização e a equidade no acesso à saúde no Brasil. Sobre seu processo histórico de construção, é coerente afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

764Q1082974 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde Macrorregião, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2025

A equipe mínima, conforme definido na Política Nacional de Atenção Básica (PNAB – Portaria MS 2.436/2017), deve contemplar profissionais que atuem de forma articulada para garantir atenção integral à população adscrita. Considerando as normas da PNAB, é correto afirmar que a composição mínima e as possibilidades de ampliação da equipe:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

765Q1064550 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Duque de Caxias RJ, Instituto Consulplan, 2025

O Programa Bolsa Família (PBF) é uma política pública de transferência de renda que visa apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade social. O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é indispensável para a inclusão das famílias no programa, além de outros benefícios sociais. Em relação ao trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no contexto do PBF e do CadÚnico, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

766Q867945 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

O número de ACS por equipe deverá ser definido de acordo com base populacional, critérios demográficos, epidemiológicos e socioeconômicos, de acordo com definição local. Em áreas de grande dispersão territorial, áreas de risco e vulnerabilidade social, recomenda-se a cobertura de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

767Q870513 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

A abordagem comunitária faz parte do escopo de atuação da equipe de Saúde da Família e inclui ações de vigilância, prevenção, terapêutica e promoção da saúde. Alguns elementos merecem destaque na atuação comunitária de uma equipe de Saúde, sendo um deles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

768Q871810 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que 73.610 novos casos de câncer de mama sejam registrados até 2025, com uma taxa de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres, e que a doença cause 18 mil mortes. Diante desse dado, a detecção precoce e a prevenção primária desempenham um papel crucial na redução dos números da doença. O acesso à informação, exames de rotina e cuidados com a saúde são essenciais para que a população feminina esteja preparada para identificar os sinais e buscar tratamento adequado o quanto antes.
Disponível em:https://www.cofen.gov.br/brasil-deve-registrar-73-610-novos-casos-de-cancer-de-mama-ate-2025-aponta-inca/ . Acesso em: 11 out. 2024.


Nesse contexto, é atribuição do Agente Comunitário de Saúde (ACS)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

769Q871812 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Padre Bernardo GO, IV UFG, 2024

O principal papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) no cotidiano de trabalho na Atenção Básica é o de educador em saúde. As práticas educativas do ACS realizadas diariamente nos territórios, no contato com os moradores, especialmente nas visitas domiciliares, são um meio importante de divulgação de informações seguras para a prevenção das doenças e a promoção da saúde. O rastreamento do câncer de colo do útero é feito por meio do exame citopatológico (exame de Papanicolau). Qual idade recomendada pelo Ministério da Saúde para rastreamento deve ser informada à população?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

770Q874895 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Qual das seguintes afirmações melhor reflete os desafios enfrentados na implementação de tecnologias da informação e informática aplicada à saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

771Q870803 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de São Fidélis RJ, Consulplan, 2024

O trabalho do Agente Comunitário de Saúde (ACS) envolve uma compreensão abrangente dos indicadores socioeconômicos, culturais e epidemiológicos de sua área de atuação. Considerando essa responsabilidade, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Os indicadores socioeconômicos são medidas que fornecem informações sobre características financeiras de uma comunidade, como a renda per capita e a taxa de emprego.
( ) A análise dos indicadores culturais refere-se apenas à identificação de características étnicas predominantes na comunidade, sem considerar práticas culturais e crenças que influenciam a saúde.
( ) Indicadores epidemiológicos são ferramentas exclusivas para monitorar doenças contagiosas, não abrangendo aspectos como prevalência de doenças crônicas ou fatores de risco comportamentais.
( ) A análise integrada desses indicadores permite ao ACS planejar intervenções de saúde mais eficazes e culturalmente sensíveis, adaptadas às necessidades específicas da comunidade.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

772Q1072275 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Enfermeiro, Prefeitura de Conceição do Coité BA, ISET, 2025

A Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), atualizado em 2017 pelo Ministério da Saúde, orienta a organização da Atenção Primária à Saúde (APS) no SUS, estabelecendo diretrizes, responsabilidades e formas de financiamento. Sobre o modelo de financiamento da Atenção Básica estabelecida a partir da PNAB 2017, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q1064878 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de São Lourenço da Serra SP, Avança SP, 2024

O objetivo desse princípio é diminuir desigualdades. Apesar de todas as pessoas possuírem direito aos serviços, as pessoas não são iguais e, por isso, têm necessidades distintas. Em outras palavras, significa tratar desigualmente os desiguais, investindo mais onde a carência é maior."

Assinale a alternativa que apresenta corretamente qual é esse princípio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q1064910 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Aparecida SP, VUNESP, 2024

Ao identificar nas visitas domiciliares pessoas com sintomas de sofrimento mental como ansiedade, depressão e uso abusivo de álcool, o ACS deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

775Q1064423 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde da Família, Prefeitura de Jacinto Machado SC, PS Concursos, 2025

A Atenção Básica é o conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, desenvolvida por meio de práticas de cuidado integrado e gestão qualificada, realizada com equipe multiprofissional e dirigida à população em território definido, sobre as quais as equipes assumem responsabilidade sanitária.

§ 1. A Atenção Básica será a principal porta de entrada e centro de comunicação da RAS, coordenadora do cuidado e ordenadora das ações e serviços disponibilizados na rede.
§ 2. A Atenção Básica será ofertada integralmente e gratuitamente a todas as pessoas, de acordo com suas necessidades e demandas do território, considerando os determinantes e condicionantes de saúde.
§ 3. É proibida qualquer exclusão baseada em idade, gênero, raça/cor, etnia, crença, nacionalidade, orientação sexual, identidade de gênero, estado de saúde, condição socioeconômica, escolaridade, limitação física, intelectual, funcional e outras.
§ 4. Para o cumprimento do previsto no § 3º, serão adotadas estratégias que permitam minimizar desigualdades / iniquidades, de modo a evitar exclusão social de grupos que possam vir a sofrer estigmatização ou discriminação, de maneira que impacte na autonomia e na situação de saúde.

Com base na portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

776Q892418 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Qual é o objetivo das condicionalidades de saúde no Programa Bolsa Família:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

777Q893444 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Em relação à regulamentação da profissão, segundo as Leis Federais nº 11.350/2006, nº 13.595/2018 e nº 14.536/2023, são consideradas atividades típicas do Agente de Combate às Endemias, em sua área geográfica de atuação:


I. desenvolvimento de ações educativas e de mobilização da comunidade relativas à prevenção e ao controle de doenças e agravos à saúde.

II. realização de ações de prevenção e controle de doenças e agravos à saúde, em interação com o Agente Comunitário de Saúde e a equipe de atenção básica.

III. identificação de casos suspeitos de doenças e agravos à saúde e encaminhamento, quando indicado, para a unidade de saúde de referência, assim como comunicação do fato à autoridade sanitária responsável.

IV. registro das informações referentes às atividades executadas, de acordo com as normas do SUS.


Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q1064453 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

Sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), analise as afirmativas abaixo:

I. O SUS tem como princípios fundamentais a universalidade, integralidade e equidade.
II. A descentralização é uma diretriz fundamental do SUS, com participação popular nos conselhos de saúde.
III. A assistência à saúde no SUS é restrita a serviços gratuitos prestados por instituições públicas.
IV. A regionalização e hierarquização são estratégias para organização das ações e serviços de saúde.

Estão corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

779Q869893 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale a assertiva que apresenta de forma correta uma prática eficaz para promover a colaboração em campanhas de prevenção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

780Q1064471 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

A Atenção Básica, como contato preferencial dos usuários na rede de atenção à saúde, orienta-se pelos princípios e diretrizes do SUS, a partir dos quais assume funções e características específicas. Considera as pessoas em sua singularidade e inserção sociocultural, buscando produzir a atenção integral por meio da promoção da saúde, da prevenção de doenças e agravos, do diagnóstico, do tratamento, da reabilitação e da redução de danos ou de sofrimentos que possam comprometer sua autonomia.

Dessa forma, é fundamental que o processo de trabalho na Atenção Básica se caracterize por (Portaria no 2.436/2017):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.