Início

Questões de Concursos Políticas Públicas

Resolva questões de Políticas Públicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


841Q1089576 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Médico Área Clínica Médica, UFSJ, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

Durante ação de saúde em uma comunidade periférica, uma paciente de 45 anos de idade relata hipertensão arterial descontrolada, além de dificuldade em manter dieta adequada devido à baixa renda e às condições precárias de moradia.
Diante desse contexto, para uma condução mais adequada, o profissional de saúde deve considerar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

842Q1068595 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Especialidade Urologia, EsFCEx, VUNESP, 2025

Em uma quarta-feira, um serviço de urgência e emergência atende mais de 100 pessoas, a maioria crianças e adolescentes com queixas de náuseas, vômitos, tonturas, cefaleias, irritação de pele e até convulsões. Todas são de uma escola municipal localizada na zona rural, onde uma empresa fez pulverização aérea de agrotóxicos no mesmo dia. Dez dias depois, algumas crianças ainda apresentavam sintomas importantes. Essa situação gerou protestos de movimentos de trabalhadores da agricultura contra a empresa responsável. Acerca desse caso, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

843Q1035323 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Terapia Ocupacional, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Tendo em vista que o campo de atuação da Terapia Ocupacional tem estreita relação com as políticas públicas voltadas ao atendimento da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), à luz da atualização da Política Nacional de Saúde da Pessoa com Deficiência (PNSPD), conforme a Portaria GM/MS nº 1.526/2023, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

844Q887637 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Prudentópolis PR, FAU, 2024

A definição a seguir diz respeito a qual documento importante que deve ser acompanhado pelo Agente Comunitário de Saúde em sua visita domiciliar: “existe para acompanhar e avaliar o crescimento e desenvolvimento e a saúde da criança até os 10 anos. Existe um modelo para meninas e outra para meninos porque o seu crescimento é diferente.”
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

845Q1039463 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Especialidade Enfermagem do Trabalho, TRT 15 Região SP, FCC, 2023

O enfermeiro de um Tribunal, ao promover ações de educação com vistas à promoção da saúde aos trabalhadores, adotou o processo de intervenção que estimula os sujeitos a adquirirem o controle das decisões e das escolhas de modos de vida adequados às suas condições sócio-econômico-culturais, o que configura, na Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS), o princípio
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

846Q1073268 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Educador Físico, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

Sobre o papel do profissional de Educação Física no Programa Saúde da Família (PSF), qual das alternativasabaixo apresenta a atuação mais alinhada com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS)?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

847Q1064844 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Andradas MG, IPEFAE, 2025

A intersetorialidade representa um princípio da Política Nacional de Atenção Básica no Brasil, ao sinalizar como atribuições de todos os profissionais que integram as equipes da Estratégia Saúde da Família. Tão ou mais importante que conhecer é se esforçar para o exercício da intersetorialidade pois esta possibilita:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

848Q1064601 | Saúde Pública, Políticas Públicas, ACS, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

O Agente Comunitário de Saúde desempenha papel fundamental na sensibilização sobre cuidados com crianças e adolescentes. Assinale a alternativa que expressa uma ação cotidiana:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

849Q1082530 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Cirurgião de Saúde da Família, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

O Espaço Geográfico contínuo formado por agrupamentos de Municípios limítrofes, delimitado a partir de identidades culturais, econômicas e sociais, além de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhadas, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde, é denominado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

850Q989859 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Analista Administrativo, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Durante a implementação de um programa de capacitação de profissionais de saúde em um município, uma entidade privada, sem fins lucrativos, se junta ao projeto para oferecer recursos financeiros e expertise na área. Nesse contexto, qual é o papel do "interveniente"?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

851Q914092 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cunha SP, AGIRH, 2023

Julgue as seguintes afirmativas sobre o trabalho do agente comunitário de saúde:
I. O agente comunitário de saúde trabalha com promoção e prevenção da saúde na atenção básica.
II. O agente comunitário de saúde é o trabalhador de saúde que representa o elo entre a comunidade e a unidade de saúde.
III. O agente comunitário de saúde pode orientar e acompanhar o tratamento e a reabilitação das pessoas da sua comunidade, sob a supervisão da equipe de saúde.
São corretas as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

852Q1049273 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Pedagogo, EBSERH, VUNESP, 2020

O SUS tem assumido um papel ativo na reorientação das estratégias e modos de cuidar, tratar e acompanhar a saúde individual e coletiva e tem sido capaz de provocar importantes repercussões nas estratégias e modos de ensinar e aprender. Assim, segundo o documento Políticas de Formação e Desenvolvimento para o SUS: Caminhos para a educação permanente em saúde, para a gestão da educação permanente na saúde, foram criadas as instâncias de articulação entre instituições formadoras, gestores do SUS, serviços, instâncias do controle social e representações estudantis, a funcionar como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

853Q1065153 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Os órgãos e instituições federais, estaduais, municipais da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo poder público, prestam um conjunto de serviços e ações que constituem o Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, cabe à iniciativa privada poder participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

854Q1064392 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapemirim ES, IDESG, 2025

Durante visitas domiciliares, o Agente Comunitário de Saúde (ACS) identifica moradores que desempenham atividades ocupacionais de risco, como trabalho em construção civil, agricultura e serviços domésticos. Nesse contexto, são orientações fundamentais para o ACS promover a saúde ocupacional desses trabalhadores:
I. Incentivar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, como luvas, máscaras e calçados específicos.
II. Reforçar a necessidade de pausas regulares durante o trabalho para evitar fadiga física e mental.
III. Alertar sobre a importância da postura correta e ergonomia para prevenir lesões musculoesqueléticas.

Das assertivas, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

855Q877002 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Matinhas PB, CPCON, 2024

Sobre as políticas nacionais de saúde, analise as afirmativas a seguir:
I- Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC): Areferida política se estrutura em 7 (sete) eixos estratégicos, são eles: 1. Atenção humanizada e qualificada à gestação, ao parto, ao nascimento e ao recém-nascido; 2. Aleitamento materno e alimentação complementar saudável; 3. Promoção e acompanhamento do crescimento e do desenvolvimento integral; 4. Atenção integral a crianças com agravos prevalentes na infância e com doenças crônicas; 5. Atenção integral a crianças em situação de violências, prevenção de acidentes e promoção da cultura de paz; 6. Atenção à saúde de crianças com deficiência ou em situações específicas e de vulnerabilidade; 7. Vigilância e prevenção do óbito infantil, fetal e materno. II- Um dos objetivos gerais da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (PNAISM) é: Contribuir para a redução da morbidade e mortalidade feminina no Brasil, especialmente por causas evitáveis, em todos os ciclos de vida e nos diversos grupos populacionais, sem discriminação de qualquer espécie. III- A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH) deve ser desenvolvida a partir de 5 (cinco) eixos temáticos: Acesso e Acolhimento; Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva; Paternidade e Cuidado; Doenças prevalentes na população masculina; Prevenção de Violências e Acidentes. IV- A finalidade primordial da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa é recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. É alvo dessa política todo cidadão e cidadã brasileiros com 60 anos ou mais, de idade. V- É responsabilidade do Estado o desenvolvimento da política de saúde mental, a assistência e a promoção de ações de saúde aos portadores de transtornos mentais, com a devida participação exclusiva da comunidade médica, a qual será prestada em estabelecimento de saúde mental, assim entendidas as instituições ou unidades que ofereçam assistência em saúde aos portadores de transtornos mentais.
É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

856Q1064908 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Aparecida SP, VUNESP, 2024

A promoção da saúde é uma prática intersetorial, direcionada ao desenvolvimento de melhores condições de vida e de saúde da população e que envolve ações do governo, dos indivíduos, famílias e comunidades.
Assinale a alternativa que contém ação de promoção da saúde realizada pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS), atendendo aos preceitos mencionados.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

857Q1065178 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Osasco SP, VUNESP, 2025

A intersetorialidade é um princípio fundamental nas políticas públicas de saúde, especialmente no trabalho do agente comunitário de saúde (ACS), pois permite a articulação entre diferentes setores para o enfrentamento de determinantes sociais que afetam a saúde da população. Considerando esse conceito, assinale a alternativa que melhor exemplifica a atuação intersetorial do ACS.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

858Q1056235 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

As condições de gestão, estabelecidas na Norma Operacional Básica do SUS – NOB-SUS/1996, explicitam as responsabilidades do gestor municipal, os requisitos relativos às modalidades de gestão e as prerrogativas que favorecem o seu desempenho. A habilitação dos municípios às diferentes condições de gestão significa a declaração dos compromissos assumidos por parte do gestor perante os outros gestores e perante a população sob sua responsabilidade. A partir desta Norma Operacional Básica, os municípios podem habilitar-se em duas condições: Gestão Plena da Atenção Básica e Gestão Plena do Sistema Municipal. Sobre a Gestão Plena da Atenção Básica, analise os itens a seguir.

I. Gerência de unidades ambulatoriais próprias.

II. Disposição de médico formalmente designado como responsável pela autorização prévia, controle e auditoria dos procedimentos e serviços realizados.

III. Avaliação permanente do impacto das ações do Sistema sobre as condições de saúde dos seus munícipes e sobre o seu meio ambiente.

IV. Transferência, regular e automática, dos recursos correspondentes ao Piso da Atenção Básica (PAB).

V. Comprovação da capacidade para o desenvolvimento de ações de vigilância sanitária.

Considerando a NOB-SUS/1996, assinale a alternativa que corresponde corretamente às informações anteriores.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

859Q1064692 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Lagoa dos Gatos PE, IGEDUC, 2025

Todas as alternativas a seguir apresentam comportamentos que os profissionais de saúde podem adotar para melhorar o atendimento ao público, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

860Q1040372 | Saúde Pública, Políticas Públicas, TRT 16 REGIÃO MA, FCC

Em razão da crescente demanda verificada nos serviços de atendimento em urgência e emergência, foram instituídos os diferentes componentes e elementos organizadores da rede de serviços de atenção às urgências, destacando-se:
I. Atendimento pré-hospitalar fixo é prestado por Unidade Básica de Saúde, Unidade do Programa de Saúde da Família, ambulatórios especializados. II. Atendimento pré-hospitalar móvel é realizado por leigos e profissionais da saúde no local onde o cliente se encontra, seguido de transporte ao serviço de saúde. III. Atendimento hospitalar é efetuado no Pronto Socorro, Unidades de Referência em Atendimento às Urgências e Emergências, clínicas especializadas e hospitais de reabilitação. IV. Regulação médica das urgências e emergências qualifica o fluxo dos pacientes, recebendo, avaliando e hierarquizando as solicitações de atendimento
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.