Início

Questões de Concursos Políticas Públicas

Resolva questões de Políticas Públicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


881Q870508 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Teresina de Goiás GO, Itame, 2024

Garantir os direitos dos adolescentes (10 a 19 anos) nos serviços de saúde é elemento indispensável para a melhoria da qualidade da prevenção, assistência e promoção de sua saúde. Dessa forma, qualquer exigência, que possa afastar ou impedir o exercício pleno do adolescente de seu direito fundamental à saúde e à liberdade, constitui lesão ao direito maior de uma vida saudável. Considerando o tema em questão, em relação as orientações para o atendimento individual de adolescentes desacompanhados deve-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

882Q914044 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Paverama RS, OBJETIVA, 2023

A respeito das atividades realizadas pelo Agente de Combate a Endemias (ACE), marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


( ) Realização de visitas para pesquisa entomológica e malacológica e coleta de reservatórios de doenças. ( ) Desenvolver ações de desmobilização da comunidade em relação à prevenção e ao controle de doenças e agravos para a saúde. ( ) Execução de ações que visem à proliferação de doenças e agravos, com foco na degradação ambiental.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

883Q1065094 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2024

No que se refere a assistência terapêutica e da incorporação de tecnologia em saúde, registre V, para verdadeiro, e F, para falso, nas afirmativas abaixo:

(__)Os protocolos clínicos e as diretrizes terapêuticas deverão estabelecer os medicamentos ou produtos necessários nas diferentes fases evolutivas da doença ou do agravo à saúde de que tratam, bem como aqueles indicados em casos de perda de eficácia e de surgimento de intolerância ou reação adversa relevante, provocadas pelo medicamento, produto ou procedimento de primeira escolha.

(__)Em qualquer caso, os medicamentos ou produtos de que trata o caput deste artigo serão aqueles avaliados quanto à sua eficácia, segurança, efetividade e custo-efetividade para as diferentes fases evolutivas da doença ou do agravo à saúde de que trata o protocolo.

(__)A incorporação, a exclusão ou a alteração pelo SUS de novos medicamentos, produtos e procedimentos, bem como a constituição ou a alteração de protocolo clínico ou de diretriz terapêutica, são atribuições do Ministério da Saúde, assessorado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS.


Assinale a alternativa com a sequência CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

884Q1065100 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Assinale a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

885Q1064611 | Saúde Pública, Políticas Públicas, ACS, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

O Agente Comunitário de Saúde desempenha um papel essencial na articulação entre a comunidade e os serviços especializados oferecidos pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Assinale a alternativa que representa uma atuação adequada nessa interação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

886Q871356 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Cururupu MA, FUNATEC, 2024

O Programa Nacional de Imunização (PNI) é responsável por:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

887Q1065155 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Lucas do Rio Verde MT, SELECON, 2024

Na organização do Sistema Único de Saúde é estabelecido o planejamento da saúde, a assistência à saúde e a articulação interfederativa. Para este fim são definidos institutos específicos. Figura entre esses o Serviços Especiais de Acesso Aberto, que tem por função:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

888Q1066439 | Saúde Pública, Políticas Públicas, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

Na lei que institui o Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas – SISNAD (Lei no 11.343/2006), constam os seguintes parâmetros:
Art. 19. As atividades de prevenção do uso indevido de drogas devem observar os seguintes princípios e diretrizes:

I - o reconhecimento do uso indevido de drogas como fator de interferência na qualidade de vida do indivíduo e na sua relação com a comunidade à qual pertence;

II - a adoção de conceitos objetivos e de fundamentação científica como forma de orientar as ações dos serviços públicos comunitários e privados e de evitar preconceitos e estigmatização das pessoas e dos serviços que as atendam;

III - o fortalecimento da autonomia e da responsabilidade individual em relação ao uso indevido de drogas;

IV - o compartilhamento de responsabilidades e a colaboração mútua com as instituições do setor privado e com os diversos segmentos sociais, incluindo usuários e dependentes de drogas e respectivos familiares, por meio do estabelecimento de parcerias;

V - a adoção de estratégias preventivas diferenciadas e adequadas às especificidades socioculturais das diversas populações, bem como das diferentes drogas utilizadas;

VI - o reconhecimento do “não-uso”, do “retardamento do uso” e da redução de riscos como resultados desejáveis das atividades de natureza preventiva, quando da definição dos objetivos a serem alcançados;

[...]
BRASIL. Lei no 11.343, de 23 de agosto de 2006. Institui o Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas - Sisnad; prescreve medidas para prevenção do uso indevido, atenção e reinserção social de usuários e dependentes de drogas; estabelece normas para repressão à produção não autorizada e ao tráfico ilícito de drogas; define crimes e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, p. 2. Adaptado.

Considerando-se as práticas de atenção à saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) e uma política concernente ao uso de álcool e de outras drogas que respeite os direitos humanos, é possível identificar, nos princípios legais apresentados, medidas compatíveis com a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

889Q870855 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias, Prefeitura de Cubati PB, CONTEMAX, 2024

Em uma reunião de equipe, o ACE traz à tona o problema do aumento de casos de leishmaniose na comunidade. Ele destaca que muitos moradores têm cães em casa e que há um aumento de roedores na região. Qual ação seria mais apropriada para o ACE implementar com a equipe de saúde?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

890Q1029585 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Serviços de Vigilância Epidemiológica, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Entre as ações de controle de anofelinos vetores da malária está a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI).
A respeito da estratégia de BRI, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

891Q1065176 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Osasco SP, VUNESP, 2025

O Agente Comunitário de Saúde (ACS), dentro de suas atribuições, deve realizar o acompanhamento de crianças, adolescentes, mulheres, adultos e idosos, sempre buscando a melhor abordagem para orientá-los sobre o desenvolvimento saudável e o autocuidado, com foco na prevenção efetiva de agravos à saúde.

Considerando essa afirmação, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

892Q981209 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Professor, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

As ações de promoção, proteção e recuperação da saúde são fundamentais para garantir a saúde e o bem-estar da população. Essas ações podem ser individuais ou coletivas, com diferentes enfoques e abordagens para lidar com as condições de saúde de uma comunidade. Assinale a alternativa que melhor representa uma ação coletiva de promoção da saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

893Q1035242 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

Acerca da organização, da direção e da gestão do SUS, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) As ações e serviços de saúde, executados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), seja diretamente ou mediante participação complementar da iniciativa privada, serão organizados de forma regionalizada e hierarquizada em níveis de complexidade crescente.
( ) A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única.
( ) Os municípios poderão constituir consórcios para desenvolver em conjunto as ações e os serviços de saúde que lhes correspondam.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

894Q1064427 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Passos Maia SC, Instituto Fênix, 2025

O acolhimento na Atenção Básica tem como princípio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

895Q1056238 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Em relação às ações e serviços de saúde pública voltados para o atendimento das populações indígenas no Brasil, de forma coletiva ou individualmente, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

896Q980463 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Fiscal de Saúde, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma ação integrada de educação em saúde, comunicação e mobilização social, eficaz para o controle de arboviroses, deve priorizar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

897Q1056241 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

De acordo com a Portaria de Consolidação nº 03/2017, as Redes de Atenção à Saúde são consideradas arranjos organizativos de ações e serviços de saúde, de diferentes densidades tecnológicas, que, integradas por meio de sistemas de apoio técnico, logístico e de gestão, buscam garantir a integralidade do cuidado. São redes temáticas de atenção à saúde definidas por tal legislação, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

898Q1060370 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Odontologia, TCE PA, FGV, 2024

A RDC nº 63, de 25 de novembro de 2011, aprova o Regulamento Técnico que estabelece os Requisitos de Boas Práticas de Funcionamento para os Serviços de Saúde.
De acordo com a referida resolução, “os procedimentos de gestão, planejados e implementados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de garantir a rastreabilidade, qualidade, eficácia, efetividade, segurança e em alguns casos o desempenho das tecnologias de saúde utilizadas na prestação de serviços de saúde, abrangendo cada etapa do gerenciamento, desde o planejamento e entrada das tecnologias no estabelecimento de saúde até seu descarte, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública e do meio ambiente e a segurança do paciente” definem
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

899Q1064476 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde da Família, Prefeitura de Presidente Prudente SP, VUNESP, 2025

O acolhimento é uma diretriz da Política Nacional de Humanização (PNH) que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

900Q1041958 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Técnico de Laboratório, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Na perspectiva da Política Nacional de Humanização do SUS e de suas diretrizes, assinale a opção que melhor caracteriza o conceito de Clínica Ampliada.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.