Início

Questões de Concursos Políticas Públicas

Resolva questões de Políticas Públicas comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


961Q1020964 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Radioterapia, EBSERH, VUNESP, 2020

Com a finalidade de atender às necessidades de capacitação e educação permanente dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde – SUS, por meio do desenvolvimento da modalidade de educação a distância na área da saúde, foi criada a Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). São seus objetivos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

962Q1089597 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Médico Área Psiquiatria, UFSJ, FUNDEP Gestão de Concursos, 2025

Considere que, em atendimento a um paciente com diagnóstico psiquiátrico, um discente apresenta como conduta o encaminhamento para o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). Durante sua supervisão, os colegas levantam opiniões sobre o papel da Atenção Básica na política de saúde mental no SUS.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente esse papel.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

963Q1056103 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Administrador, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A assistência terapêutica e a incorporação de tecnologia em saúde são dois importantes componentes do sistema de saúde que visam garantir o acesso aos tratamentos eficazes e inovações tecnológicas para melhorar a qualidade de vida dos pacientes. De acordo com a Lei nº 8.080/1990, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências, a incorporação, a exclusão ou a alteração pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de novos medicamentos, produtos e procedimentos são atribuições
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

964Q1081726 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Tarauacá AC, DECORP, 2025

Texto associado.

Leia o texto e responda à questão.


Promoção da Saúde



Promoção da saúde é o nome dado ao processo de capacitação da comunidade para atuar na melhoria de sua qualidade de vida e saúde, incluindo uma maior participação no controle deste processo. Para atingir um estado de completo bem-estar físico, mental e social os indivíduos e grupos devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente. A saúde deve ser vista como um recurso para a vida, e não como objetivo de viver. Nesse sentido, a saúde é um conceito positivo, que enfatiza os recursos sociais e pessoais, bem como as capacidades físicas. Assim, a promoção da saúde não é responsabilidade exclusiva do setor saúde, e vai para além de um estilo de vida saudável, na direção de um bem-estar global.


As condições e os recursos fundamentais para a saúde são: paz, habitação, educação, alimentação, renda, ecossistema estável, recursos sustentáveis, justiça social e equidade O incremento nas condições de saúde requer uma base sólida nestes pré-requisitos básicos. A saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão da qualidade de vida. Fatores políticos, econômicos, sociais, culturais, ambientais, comportamentais e biológicos podem tanto favorecer como prejudicar a saúde. As ações de promoção da saúde objetivam, através da defesa da saúde, fazer com que as condições descritas sejam cada vez mais favoráveis.


Alcançar a equidade em saúde é um dos focos da promoção da saúde. As ações de promoção da saúde objetivam reduzir as diferenças no estado de saúde da população e assegurar oportunidades e recursos igualitários para capacitar todas as pessoas a realizar completamente seu potencial de saúde. Isto inclui uma base sólida: ambientes favoráveis, acesso à informação, a experiências e habilidades na vida, bem como oportunidades que permitam fazer escolhas por uma vida mais sadia. As pessoas não podem realizar completamente seu potencial de saúde se não forem capazes de controlar os fatores determinantes de sua saúde, o que se aplica igualmente para homens mulheres.


Fonte: Carta de Ottawa para Promoção da Saúde (1986) — OPAS/OMS

Uma prefeitura quer alinhar seu plano à promoção da saúde e à equidade, segundo o texto. Assinale a alternativa que apresenta o conjunto mais coerente e abrangente, contemplando determinantes para além do setor saúde.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

965Q1012867 | Psicologia, Políticas Públicas, Psicólogo Clínico, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito da avaliação psicossocial da deficiência, julgue o item que se segue.

Na avaliação da deficiência, obtém-se uma pontuação final que, em cada faixa etária, corresponde a um grau de deficiência — leve, moderada ou grave —, segundo a régua de gravidade da deficiência, conforme a validação do índice de funcionalidade brasileiro modificado (IFBrM).

  1. ✂️
  2. ✂️

966Q1065093 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Guarujá do Sul SC, AMEOSC, 2024

De acordo com a Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, compete ao Ministério da Saúde:

I.Estabelecer, de forma tripartite, diretrizes nacionais e disponibilizar instrumentos técnicos e pedagógicos que facilitem o processo de gestão, de formação e educação permanente dos gestores e profissionais da Atenção Básica.

II.Articular com o Ministério da Educação estratégias de indução às mudanças curriculares nos cursos de graduação e pós graduação na área da saúde visando à formação de profissionais e gestores com perfil adequado à Atenção Básica.

III.Apoiar a articulação de instituições, em parceria com as Secretarias de Saúde Estaduais, Municipais e do Distrito Federal, para formação e garantia de educação permanente para os profissionais de saúde da Atenção Básica.

É CORRETO o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

967Q1065101 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Piraquara PR, UNIVIDA, 2024

Analise as assertivas abaixo:
I - A formulação da política de medicamentos, equipamentos, imunobiológicos e outros insumos de interesse para a saúde e a participação na sua produção.
II - O controle e a fiscalização de serviços, produtos e substâncias de interesse para a saúde.
III - A formulação e execução da política de sangue e seus derivados.
IV - A vigilância nutricional e a orientação alimentar.
Estão incluídas no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

968Q985243 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Fiscal Sanitário, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

Sobre o manejo dos resíduos, de acordo com a Resolução-RDC nº 216/2004 – Regulamento técnico de boas práticas para serviços de alimentação, analisar os itens.
I. O estabelecimento deve dispor de recipientes identificados e íntegros, de fácil higienização e transporte, em número e capacidade suficientes para conter os resíduos.
II. Os coletores utilizados para deposição dos resíduos das áreas de preparação e armazenamento de alimentos devem ser dotados de tampas acionadas sem contato manual. Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

969Q1064364 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Calumbi PE, IGEDUC, 2025

O atendimento na Unidade Básica de Saúde (UBS) precisa seguir princípios de humanização, de forma a acolher o indivíduo e promover a prática de ações eficazes conforme o meio em que o serviço se encontra inserido.

É preconizado no atendimento em saúde, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

970Q916406 | Saúde Pública, Políticas Públicas, UPA, CRIS SP, MS CONCURSOS, 2024

Texto associado.

Responda à questão, referente ao CONSÓRCIO REGIONAL INTERMUNICIPAL DE SAÚDE -CRIS.

O CONSÓRCIO REGIONAL INTERMUNICIPAL DE SAÚDE – CRIS, está sediado na Cidade de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

971Q1064389 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Itapemirim ES, IDESG, 2025

O artigo 198 da Constituição Federal define as diretrizes para a organização do SUS. Qual das opções abaixo corresponde corretamente a uma dessas diretrizes?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

972Q1071578 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Psicólogo, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

O Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) foi instituído por meio da Portaria nº 529, de 1º de abril de 2013. Este programa tem como objetivo “[...] contribuir para a qualificação do cuidado em saúde em todos os estabelecimentos de saúde do território nacional” e possui estratégias para a sua implementação (BRASIL, 2013). Acerca da temática proposta acima, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

973Q1035245 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Enfermagem, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2025

A Política Nacional de Humanização (PNH), também conhecida como HumanizaSUS, é uma política pública do Sistema Único de Saúde (SUS) que visa transformar as práticas de atenção e gestão na saúde, alicerçada nos seguintes princípios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

974Q911857 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente de Endemias ACE, Prefeitura de Catolé do Rocha PB, CPCON, 2023

A Vigilância em Saúde Ambiental é definida na Política Nacional de Vigilância em Saúde (BRASIL, 2018) como o conjunto de ações e serviços que propiciam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de promoção à saúde, prevenção e monitoramento dos fatores de risco relacionados às doenças ou agravos à saúde. Qual das opções abaixo NÃO é objeto de atenção da Vigilância em Saúde Ambiental? Fonte: Guia de Vigilância em Saúde (2021).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

975Q1053427 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Cargos de Nível Médio, HEMOBRÁS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com referência à Política Nacional de Sangue, Componentes e
Hemoderivados (PNSCH) e ao Sistema Nacional de Sangue,
Componentes e Derivados (SINASAN), julgue os seguintes
itens.

O SINASAN coordena e controla a utilização de hemoderivados importados ou produzidos no país, estabelecendo regras que atendam os interesses e as necessidades nacionais, bem como a defesa da produção brasileira, enquanto a fiscalização da utilização de hemoderivados compete aos órgãos especializados em vigilância sanitária.
  1. ✂️
  2. ✂️

976Q1060857 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Bloco Temático 8 Intermediário Saúde, CNU, FGV, 2025

Uma senhora é atendida em consulta de rotina na unidade básica de saúde onde controla uma hipertensão arterial sistêmica. Ela solicita à médica que faça um pedido de ecocardiograma, porque sua vizinha, que também controla a hipertensão arterial, faz um ecocardiograma por ano. A médica explica que, no caso da senhora, não é indicado fazer o exame anualmente. A senhora, porém, retruca: “Se ela faz, eu também tenho esse direito”.
Diante dessa situação, segundo as diretrizes e princípios do Sistema Único de Saúde, a médica agiu:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

977Q1064698 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Lagoa dos Gatos PE, IGEDUC, 2025

Pode-se afirmar que o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

978Q1064700 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Lagoa dos Gatos PE, IGEDUC, 2025

Todas as alternativas a seguir estão corretas em relação ao Nasf, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

979Q1083404 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Olivedos PB, CPCON, 2025

Dr. João coordena uma equipe de saúde da família em um território com alta população de idosos e pacientes com doenças crônicas. Ele percebe que muitos pacientes com hipertensão e diabetes não comparecem às consultas regulares e que parte da população ainda não tem cadastro formal na unidade. Considerando a Política Nacional de Atenção Básica - PNAB 2017, qual é medida mais adequada para otimizar a atenção primária nesse território?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

980Q1060369 | Saúde Pública, Políticas Públicas, Odontologia, TCE PA, FGV, 2024

Avalie, com base na Lei no 8.080/90, se as seguintes afirmativas acerca do acompanhamento à mulher nos serviços de saúde são falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) Em consultas, exames e procedimentos realizados em unidades de saúde públicas ou privadas, toda mulher tem o direito de fazer-se acompanhar por pessoa maior de idade, durante todo o período do atendimento, independentemente de notificação prévia.
( ) No caso de atendimento que envolva qualquer tipo de sedação ou rebaixamento do nível de consciência, caso a paciente não indique acompanhante, a unidade de saúde responsável pelo atendimento indicará pessoa para acompanhá-la, preferencialmente profissional de saúde do sexo feminino, sem custo adicional para a paciente, que poderá recusar o nome indicado e solicitar a indicação de outro, independentemente de justificativa, registrando-se o nome escolhido no documento gerado durante o atendimento.
( ) No caso de atendimento realizado em centro cirúrgico ou unidade de terapia intensiva com restrições relacionadas à segurança ou à saúde dos pacientes, devidamente justificadas pelo corpo clínico, somente será admitido acompanhante que seja profissional de saúde.
( ) Em casos de urgência e emergência, os profissionais de saúde ficam autorizados a agir na proteção e defesa da saúde e da vida da paciente, ainda que na ausência do acompanhante requerido.


As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.