Questões de Concursos Políticas Públicas Legislação Arquivística

Resolva questões de Políticas Públicas Legislação Arquivística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q351435 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

Instruções: Para responder às questões de números 30 e 31 utilize a informação abaixo.

A Resolução nº 65 do Conselho Nacional de Justiça, de 16 de dezembro de 2008, instituiu, no âmbito do Poder Judiciário, a numeração única dos processos, composta por 6 campos obrigatórios, observada a estrutura NNNNNNN-DD.AAAA.J.TR.OOOO.

O último campo é destinado ao registro

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q350011 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Administrativo, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, CESPE CEBRASPE

Considerando a legislação arquivística brasileira em vigor, julgue os itens que se sucedem.

A cessação de atividade de instituição pública e de caráter público implica o recolhimento de sua documentação à instituição arquivística pública ou a sua transferência à instituição sucessora.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q349493 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, considerando os princípios e conceitos arquivísticos conforme mencionados na legislação brasileira no que é pertinente a essa área.

A legislação brasileira considera como arquivos privados os conjuntos de documentos produzidos ou recebidos e acumulados por órgãos, entidades, sociedades de economia mista e organizações sociais, assim como por pessoas físicas, em suas atividades administrativas.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q349646 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Nas três últimas décadas do século XX, as microformas foram largamente utilizadas. Julgue os itens seguintes, de acordo com o que a legislação brasileira dispõe sobre a microfilmagem.

A legislação autoriza a microfilmagem de documentos particulares e oficiais arquivados em órgãos federais, estaduais e(ou) municipais em todo o território nacional, sendo que os microfilmes, as certidões, os traslados e as cópias extraídas dos filmes produzirão efeitos legais, em juízo ou fora dele, desde que realizadas de acordo com a regulamentação.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q350520 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Assistente Administrativo, CDP PA, CESPE CEBRASPE

Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.

Para evitar que o arquivo tenha problema de espaço, causado por excesso de documentos, o assistente administrativo deve fazer, periodicamente, a eliminação dos documentos que ele considerar desnecessários, principalmente daqueles que não são utilizados há muito tempo. Por questões de segurança, os documentos não podem ser simplesmente jogados no lixo; por isso, o assistente deve destruí-los com uma máquina trituradora antes de jogá-los fora.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q351102 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O arquivista responsável pelo acervo documental do Departamento de Polícia Federal (DPF), em Brasília, localizou uma massa documental, produzida pelo próprio departamento, acumulada nas dependências do órgão.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, de acordo com os princípios arquivísticos e à luz da legislação arquivística em vigor.

Caberá ao DPF a organização do acervo, segundo critérios técnicos de identificação, classificação, arranjo e descrição.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q351367 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O arquivista responsável pelo acervo documental do Departamento de Polícia Federal (DPF), em Brasília, localizou uma massa documental, produzida pelo próprio departamento, acumulada nas dependências do órgão.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem, de acordo com os princípios arquivísticos e à luz da legislação arquivística em vigor.

Tendo em vista a missão do DPF e a natureza dos documentos que produz e acumula, a eliminação de conjuntos documentais pertencentes à referida massa será efetuada em sigilo.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q351202 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

O Tribunal Regional do Trabalho da 11a Região (TRT11) foi criado pela Lei no 6.915, de 1o de junho de 1981, mas as atividades relacionadas com a Justiça do Trabalho já eram praticadas no Amazonas desde 1939, quando foi criada a 1a Junta de Conciliação e Julgamento do Estado do Amazonas, pelo Decreto-Lei no 1.237, de 2 de maio daquele ano. A Junta fazia então parte do Tribunal Regional do Trabalho da 8a Região, que era organismo do Poder Executivo Federal, com sede em Belém do Pará. Graças à Constituição de 1946, a Justiça do Trabalho brasileira passou a integrar o Poder Judiciário. Levando em conta tal histórico institucional e o conceito arquivístico de fundo, os documentos acumulados entre 1939 e 1946 pelas atividades trabalhistas praticadas no Amazonas deveriam, a rigor, estar sob a jurisdição do

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q349799 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

Conforme a Lei de Arquivos (Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991),

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q350637 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivista, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos sistemas arquivísticos, julgue os itens seguintes.

De acordo com a legislação arquivística brasileira, é de competência do CONARQ a implementação da política nacional de arquivos públicos e privados, visando à gestão, à preservação e ao acesso aos documentos de arquivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q351038 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivologista, MinC, FGV

O art. 26 da Lei 8.159/91 determina que o órgão central do sistema nacional de arquivos é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q350962 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

Instruções: Para responder às questões de números 32 e 33 considere a Resolução nº 67 do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, de 30 de abril de 2010, que edita a tabela de temporalidade de documentos unificada da Justiça do Trabalho de primeiro e segundo graus.

Os prazos de guarda indicados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q350408 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivologista, UFABC, UFABC

A Lei 8.159, de janeiro 1991, estabelece no Capítulo V, § 2°, que "o acesso aos documentos sigilosos referentes à segurança da sociedade e do Estado será restrito por um prazo máximo de 30 (trinta) anos, a contar da data de sua produção, podendo esse prazo ser prorrogado, por uma única vez, por igual período".Tal medida tem o objetivo de preservar a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q350411 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista de Administração Pública, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei n.º 8.159/1991, referente à política nacional de arquivos públicos e privados, julgue os itens subseqüentes.

Os critérios de organização, de gestão e de acesso aos documentos e a vinculação dos arquivos estaduais, municipais e do DF são definidos por instruções normativas do Arquivo Nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q350707 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Administrativo, Agência Nacional de Transportes Aquaviários, CESPE CEBRASPE

Considerando a legislação arquivística brasileira em vigor, julgue os itens que se sucedem.

Os arquivos de entidades privadas encarregadas da gestão de serviços públicos podem ser identificados pelo poder público como de interesse público e social.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q350436 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivologista, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

Acerca da legislação arquivística brasileira, julgue os próximos itens.

O Conselho Nacional de Arquivos, criado pela Lei n.º 8.159/1991, tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q351336 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

A gestão dos documentos públicos deve basear-se no conhecimento arquivístico e na legislação vigente no país. Com base na Resolução n.º 14/2001 do Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), julgue os seguintes itens.

No que se refere a documentos de orçamento e finanças, aqueles relativos a créditos adicionais poderão ser eliminados após 5 anos, a contar da data de aprovação das contas do órgão.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q350777 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Administrativo, ANA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de política arquivística e organização dos arquivos públicos, segundo a legislação brasileira.

O estabelecimento de definição e legislação acerca da política nacional de arquivos públicos e privados é atribuição do Chefe da Casa Civil da Presidência da República. Para subsidiar suas decisões, foi criado o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), vinculado à Casa Civil, sendo uma de suas finalidades propor àquela instância as medidas necessárias ao aperfeiçoamento da política nacional de arquivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q350778 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Considerando a legislação arquivística brasileira em vigor, julgue os itens que se sucedem.

As agências reguladoras do governo federal poderão, a seu critério, aderir às normas emanadas pelo CONARQ, de acordo com a Resolução n.º 19/2003.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.