Questões de Concursos Políticas Públicas Legislação Arquivística

Resolva questões de Políticas Públicas Legislação Arquivística comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q349775 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Assistente Administrativo, CDP PA, CESPE CEBRASPE

Considerando o trabalho de um assistente administrativo em um setor responsável por funções de arquivo corrente e com base nas regras e na legislação relativas a esse tipo de arquivo, julgue os seguintes itens.

Ao receber documentos encaminhados ao arquivo corrente, o assistente administrativo deve examiná-los para ter certeza de que as ações neles descritas já se encerraram e de que realmente devem ser arquivados. Para isso, ele deve verificar se há despacho ou rotina pré-estabelecida que determine o arquivamento. Quando um documento chega ao arquivo apenas acompanhando uma solicitação de informações, o assistente administrativo não o arquiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

42Q350384 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Administrativo, Agência Nacional de Águas, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de política arquivística e organização dos arquivos públicos, segundo a legislação brasileira.

Uma das competências atribuídas aos setores arquivísticos integrantes do SINAR, é a de disseminar as normas estabelecidas pelo órgão central em sua área de atuação, zelando pelo seu cumprimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q349647 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Considerando a legislação arquivística brasileira em vigor, julgue os itens que se sucedem.

Compete aos integrantes do CONARQ implementar a racionalização das atividades arquivísticas, de forma a garantir a integridade do ciclo documental.

  1. ✂️
  2. ✂️

44Q351345 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

Segundo a Lei nº 11.419, de 19 de dezembro de 2006, que dispõe sobre a informatização do processo judicial, os documentos produzidos eletronicamente e juntados aos processos eletrônicos com garantia da origem e de seu signatário serão considerados

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q351228 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

Considere, com base na Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, as seguintes disposições:

I. A cessação de atividades de instituições públicas e de caráter público implica o recolhimento de sua documentação à instituição arquivística pública ou a sua transferência à instituição sucessora.

II. Competem aos arquivos do Poder Judiciário Federal a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Judiciário Federal no exercício de suas funções.

III. Ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa, na forma da legislação em vigor, aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q350515 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

A explosão da informação arquivística, ocorrida no período entre as grandes guerras mundiais, exigiu que a arquivística repensasse seus conceitos e suas práticas. Surgiram, desse novo cenário, os conceitos das três idades documentais e da gestão de documentos. Julgue os itens seguintes, quanto à gestão de documentos.

Apesar de reconhecida internacionalmente, a gestão de documentos não aparece na legislação arquivística brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q350867 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivista, FUNAG, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, segundo o que a Constituição vigente determina sobre as competências das esferas de governo e os direitos dos cidadãos com relação ao patrimônio histórico cultural.

É competência da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios proteger os documentos, as obras, os monumentos e outros bens de valor histórico, artístico e(ou) cultural, assim como os sítios arqueológicos e mesmo as paisagens naturais notáveis.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q350171 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivista, MDS, CESPE CEBRASPE

Com base no que a legislação brasileira define acerca do acesso a documentos e informações, julgue os itens a seguir.

A legislação estabelece alguns conceitos e definições relativos à atribuição de graus de sigilo a documentos e informações, a começar pelo próprio conceito de sigilo, que é definido como proteção contra revelação não-autorizada. Alguns outros conceitos são: classificação, que é a atribuição de grau de sigilo pela autoridade competente; grau de sigilo corresponde à gradação atribuída em decorrência da natureza ou conteúdo de documentos ou informações; desclassificação, que é o cancelamento da classificação, seja por determinação da autoridade competente, seja pelo fim do prazo estabelecido para manutenção do sigilo.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q350801 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

Instruções: Para responder às questões de números 30 e 31 utilize a informação abaixo.

A Resolução nº 65 do Conselho Nacional de Justiça, de 16 de dezembro de 2008, instituiu, no âmbito do Poder Judiciário, a numeração única dos processos, composta por 6 campos obrigatórios, observada a estrutura NNNNNNN-DD.AAAA.J.TR.OOOO.

No campo J, destinado a identificar o órgão ou segmento do Poder Judiciário, a Justiça do Trabalho recebeu o dígito

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q351087 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

A Resolução nº 2 do Conselho Nacional de Arquivos, de 18 de outubro de 1995, dispõe sobre as medidas a serem observadas no encaminhamento de documentos para o arquivo intermediário e para o arquivo permanente, no âmbito das instituições públicas. Do instrumento descritivo que acompanha tais operações deve constar, entre outros dados, o nome da entidade responsável pela transferência ou recolhimento, isto é, do órgão de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q350181 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Administrativo, Agência Nacional de Águas, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, acerca de política arquivística e organização dos arquivos públicos, segundo a legislação brasileira.

Os setores arquivísticos integrantes do SINAR, independentemente de sua localização em determinado órgão ou entidade, são subordinados e vinculados administrativamente ao CONARQ, devendo seguir as diretrizes e normas por ele estabelecidas.

  1. ✂️
  2. ✂️

54Q350816 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Técnico I, MCT, CESPE CEBRASPE

A respeito dos procedimentos corretos na organização de acervos arquivísticos, julgue os itens que se seguem.

Quanto à política de acesso, os documentos devem ser de acesso irrestrito para pesquisadores na fase permanente.

  1. ✂️
  2. ✂️

55Q350310 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Assistente Administrativo, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir.

Considerando a literatura da área e as práticas desenvolvidas em alguns países, pode-se dizer que as políticas arquivísticas têm como pressuposto o fato de que a gestão de documentos (correntes e intermediários) governamentais é essencial para assegurar transparência e, em conjunto com a administração dos arquivos permanentes, também proteger os documentos históricos, além de assegurar direitos legais e financeiros ao Estado e à sociedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

56Q351347 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista de Administração Pública, SGA DF, CESPE CEBRASPE

De acordo com a Lei n.º 8.159/1991, referente à política nacional de arquivos públicos e privados, julgue os itens subseqüentes.

Os conjuntos de documentos produzidos e recebidos por todos os tipos de entidades privadas são considerados documentos públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q350115 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

As áreas de armazenamento de documentos, de acordo com recomendações do Conselho Nacional de Arquivos, devem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q349552 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista, MPU, FCC

A Lei de Arquivos (Lei n. 8.159, de 8 de janeiro de 1991) estabelece que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q349878 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Analista Judiciário, TRE PB, FCC

A Lei n. 11.111, de 5 de maio de 2005, que regulamenta a parte final do disposto no inciso XXXIII do caput do art. 5o da Constituição Federal, suscitou grande polêmica na área, porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q350285 | Arquivologia, Políticas Públicas Legislação Arquivística, Arquivista, Ministério das Cidades, CETRO

Sobre o acesso à informação arquivística e seu histórico, analise as assertivas abaixo.

I. No século XX, o modelo do Estado de Bem-Estar trouxe novas dimensões à relação entre o poder público, os cidadãos e o seu acesso à informação.

II. O direito à informação implica não só um direito civil, mas também um direito social e um direito político.

III. Os documentos reservados recebem essa definição por no mínimo 15 anos.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.