Início

Questões de Concursos Politica Fiscal e Setor Público

Resolva questões de Politica Fiscal e Setor Público comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q745254 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Técnico de Nível Superior, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Acerca dessa teoria, julgue os itens que se seguem.

Em uma economia aberta, se a poupança for superior ao investimento, então, o deficit público é exatamente compensado pelo superavit na balança comercial.

  1. ✂️
  2. ✂️

262Q745553 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Especialista em Regulação da Atividade Cinematográfica, ANCINE, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à atuação do Estado na economia do setor público e às necessidades da população, julgue os itens a seguir.

As agências reguladoras têm as funções de disciplinar a atuação dos agentes privados e proteger os consumidores e, como foco principal, a pulverização da produção.

  1. ✂️
  2. ✂️

263Q745588 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Analista Desenvolvimento Gestão Júnior, Metrô SP, FCC

A implementação da política fiscal de um país se faz por intermédio de seu Orçamento Público, seja alterando gastos do governo, seja modificando suas receitas decorrentes da tributação. Nesse contexto e considerando a realidade vigente no Brasil, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

264Q739471 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Economista, MDS, CESPE CEBRASPE

A teoria macroeconômica analisa o comportamento dos grandes agregados econômicos. Com base nessa teoria, julgue os itens que se seguem.

Em longo prazo, o financiamento do deficit orçamentário do setor público, mediante o aumento do endividamento, não provoca inflação e, por essa razão, essa forma de financiamento é amplamente utilizada pelos governos, o que contribui para expandir a dívida pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

265Q739815 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Uma das formas de financiamento do setor público é pelo crédito obtido junto ao mercado financeiro. Para isso, entre outras modalidades de crédito, é praticada a venda de títulos da dívida mobiliária. Diversos têm sido os títulos emitidos pelo governo federal nos últimos anos. Entre os títulos que se destinam a prover recursos necessários à cobertura de déficits orçamentários ou à realização de operações de crédito por antecipação de receitas e para atendimento a determinações legais, incluem-se

as notas do tesouro.
  1. ✂️
  2. ✂️

266Q738607 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Analista, CVM, FCC

O objetivo principal da emissão de Títulos Públicos pelo governo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

267Q740151 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Com relação ao estudo da teoria da regulação econômica, julgue os itens subsequentes.

Um caso especial de risco moral associado à assimetria de informação é a teoria agente-principal, em que o principal é a parte mais informada e o agente é a parte menos informada em uma transação.

  1. ✂️
  2. ✂️

268Q742558 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

Na elaboração do Orçamento da União, é importante dimensionar o respectivo déficit ou superávit público. Sabendo-se que:

NFSP = necessidades de financiamento do setor público (medida do déficit público)

G = gastos não financeiros do Governo

T = arrecadação não financeira do Governo

i = taxa nominal de juros r = taxa real de juros

B = estoque de títulos públicos

O valor das NFSP, no conceito operacional, é dado pela fórmula

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

269Q743329 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Economista, AGU, NCE

Imagine uma economia fechada e, portanto, sem reservas cambiais, em que, num dado ano, os gastos do setor público com juros sejam superiores ao superávit primário obtido. Isso significa que estamos diante de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q744165 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Economista, MJ, CESPE CEBRASPE

Com referência à influência do endividamento público no Brasil e à inflação, julgue os itens a seguir.

A extinção da conta-movimento do Banco do Brasil em 1986 prejudicou a política de controle inflacionário, tendo em vista que essa conta era um dos instrumentos de política monetária.

  1. ✂️
  2. ✂️

271Q738417 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Economista, AGE MT, NCE

O conceito de necessidade de financiamento do setor público (NFSP) engloba os gastos do(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

272Q743563 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Economista, SEGER ES, CESPE CEBRASPE

A economia do setor público analisa o papel desempenhado pelo governo nas economias de mercado. Acerca desse assunto, julgue os itens de 81 a 87.

O ônus fiscal decorrente de impostos como o imposto sobre produtos industrializados (IPI) e o imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) recai mais fortemente sobre os consumidores com menores rendas e, por essa razão, são considerados regressivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

273Q745104 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

A macroeconomia lida com os grandes agregados econômicos e, por essa razão, é importante para se avaliar o desempenho global das economias de mercado. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Reduções nas alíquotas de tributação da poupança elevam a rentabilidade desse tipo de investimento e, portanto, contribuem para aumentar a taxa de crescimento econômico da economia.

  1. ✂️
  2. ✂️

274Q740508 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

As políticas fiscais e monetárias influenciam, significativamente, o desempenho da economia. Com referência a esse assunto, julgue os seguintes itens.

No longo prazo, políticas monetárias expansionistas não são eficazes porque não alteram o produto potencial da economia, contribuindo apenas para aumentar o nível de preços.

  1. ✂️
  2. ✂️

275Q748189 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Economista, Assembléia Legislativa MS, FCC

Considere as seguintes medidas de política econômica:

I. Utilização transitória de empresas estatais para captar recursos externos.

II. Contínua vedação da prática de hedge cambial pelas empresas.

III. Transferência do endividamento externo privado ao Banco Central, em momento de crise.

IV. Inviabilização recorrente de práticas de especulação com a utilização de recursos externos.

Como medidas utilizadas nas décadas de 1970 e 1980 para enfrentamento da dívida externa brasileira, está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

276Q742396 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Economista, Suframa AM, FUNRIO

A respeito da teoria da tributação é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

277Q746493 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Economista, DPU, CESPE CEBRASPE

Em relação à forma como o imposto sobre a renda se enquadra na teoria da tributação, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q738928 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Consultor de Orçamento, SF, CESPE CEBRASPE

O conceito de incidência até agora utilizado abstrai as conseqüências econômicas dos gastos públicos financiados com a conseqüente arrecadação, o que reduz o quadro do impacto total atribuível a um dado pacote de medidas tributárias. Como ilustração, suponha que os fundos adquiridos por meio de um imposto sobre as vendas sejam utilizados na construção de centros educacionais na periferia da cidade. Esse tipo de imposto tende a ser regressivo em sua cobrança - grupos de baixa renda pagam mais desse imposto relativamente aos grupos de maior renda. Os benefícios gerados pelos gastos em centros educacionais periféricos, por sua vez, tendem a concentrar-se nos grupos de baixa renda, aspecto que deve ser considerado no objetivo da eqüidade. Evidentemente, desse ponto de vista, o financiamento dos mesmos gastos via imposto progressivo seria superior.

O aspecto básico é o de que não podemos olhar a incidência isoladamente, mas no contexto da distribuição total do impacto da arrecadação e gastos orçamentários, o que pressupõe um modelo analítico de equilíbrio geral. Dentro do contexto econômico do fenômeno tributário e considerando o texto acima, julgue os itens que se seguem.

As margens de isenção no imposto de renda da pessoa física são compatíveis com a proposição de que há um mínimo exigido pelas unidades familiares para sua subsistência e reprodução, e que os gastos realizados nesse nível não atestam capacidade de pagamento.

  1. ✂️
  2. ✂️

279Q740802 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes relativos aos fundos setoriais.

Os fundos setoriais são os principais instrumentos de estímulo às inovações, porque têm como objetivos a ampliação, a estabilidade do financiamento, a criação de novos modelos de gestão, fundados em estratégias de longo prazo, na definição de prioridades e com foco nos resultados.

  1. ✂️
  2. ✂️

280Q744655 | Economia, Politica Fiscal e Setor Público, Economista, Suframa AM, FUNRIO

A respeito dos conceitos de déficit e dívida pública é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.