Questões de Concursos: Politicas Públicas e Aspectos Legais

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Politicas Públicas e Aspectos Legais. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q919673 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

No ano de 2017, entrou em vigor a Convenção de Minamata, que tem como objetivo

22 Q975791 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

No contexto do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza, assinale a alternativa que define corretamente o conceito de uso direto e indireto dos recursos naturais.

23 Q982992 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Engenheiro Civil, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Nos últimos anos, diversas iniciativas e políticas públicas foram implementadas no Brasil para combater o desmatamento e promover práticas sustentáveis. Com base nesse contexto, analise as afirmativas a seguir e assinale (V), para verdadeiro, ou (F), para falso:

()O desmatamento na Amazônia brasileira apresentou queda significativa em 2023, após anos consecutivos de crescimento.
()O Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm) foi reativado com foco na redução do desmatamento e fortalecimento da fiscalização ambiental.
()O Brasil, ao assinar o Acordo de Paris, comprometeu-se a atingir a neutralidade de emissões de gases de efeito estufa até 2025.
()A concessão de créditos de carbono é uma das estratégias utilizadas para estimular a conservação de florestas e a redução das emissões de CO2.

Qual das alternativas abaixo traz a ordem da classificação correta dos itens acima, de cima para baixo?

24 Q976530 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Direito, CONAB, CONSULPAM, 2025

O Acordo de Paris (2015) e a governança climática brasileira compartilham princípios e instrumentospara enfrentar as mudanças climáticas. Considerando apenas o que está previsto tanto no Acordo quanto nas políticas nacionais do Brasil, analise as sentenças a seguir:

I- Apoiar e promover o desenvolvimento sustentável como mecanismo para contribuir com a mitigação das emissões de gases de efeito estufa, utilizando mecanismos de supervisão por órgãos designados pelo poder público.
II- Manter o aumento médio da temperatura global em 3ºC.
III- Acompanhar e monitorar o cumprimento das metas ambientais dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
IV- Fomentar a resiliência dos sistemas socioeconômicos e ecológicos, inclusive por meio da diversificação econômica e da gestão sustentável dos recursos naturais.
V- Avaliação dos impactos e da vulnerabilidade às alterações climáticas, com vista à formulação de políticas nacionais de ações priorizadas determinadas, levando em consideração pessoas, lugares, ecossistemas vulneráveis e instituições privadas que vendem créditos de carbono.

De acordo com as sentenças é CORRETO afirmar que:

25 Q976057 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Biólogo, Prefeitura de Vinhedo SP, Avança SP, 2025

A Conferência das Partes (COP) é o órgão supremo da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Desde a primeira edição, em 1995, as COPs têm sido palco de decisões importantes, como o Protocolo de Kyoto (1997) e o Acordo de Paris (2015).

Qual é a importância da COP para o gerenciamento e o desenvolvimento sustentável?

26 Q919672 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Entre os dias 21 de outubro e 1o de novembro de 2024, foi realizada, na cidade de Cali, Colômbia, a Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) – COP16.
A CDB é um tratado internacional que foi adotado na Conferência

27 Q958096 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Assistente em Administração, UFSC, UFSC, 2025

A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente que objetiva estimular as instituições públicas do país a implementarem práticas de sustentabilidade. O Programa se destina às instituições públicas das três esferas (federal, estadual e municipal). Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

28 Q919671 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Fiscal de Meio Ambiente, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

As Conferências das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COPs) são eventos anuais realizados no âmbito da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas.
No ano de 2025, a 30a Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30) acontecerá em

29 Q992747 | Meio Ambiente, Politicas Públicas e Aspectos Legais, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre a Comunicação Social em Projetos Ambientais, avalie as afirmações abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.

1.( ) A comunicação social é um elemento secundário nos projetos ambientais, tendo pouca influência no sucesso dos mesmos.

2.( ) Estratégias de comunicação eficazes são essenciais para engajar a comunidade e stakeholders em projetos ambientais.

3.( ) Utilizar apenas comunicação digital é suficiente para garantir o envolvimento de todos os públicos de interesse em um projeto ambiental.

A sequência CORRETA é:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.