Questões de Concursos Pontuação

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481Q374279 | Português, Pontuação, Técnico de Laboratório, UFPA PA, 2017

O item lexical em negrito, no trecho ?Devem ser criadas condições para permitir e incentivar a participação da sociedade civil, especialmente das mulheres, nos processos políticos em nível global, regional, nacional e local.? (linhas 53 a 55), foi empregado para
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482Q682150 | Português, Pontuação, Técnico Legislativo, Câmara Municipal de Serrana SP, VUNESP, 2019

Texto associado.
Leia trecho da canção Bom Conselho, de Chico Buarque, para responder à questão
                        Ouça um bom conselho
                        Que eu lhe dou de graça
                        Inútil dormir que a dor não passa
                        Espere sentado
                        Ou você se cansa
                        Está provado, quem espera nunca alcança
                        Venha, meu amigo
                        Deixe esse regaço
                        Brinque com meu fogo
                        Venha se queimar
                        Faça como eu digo
                        Faça como eu faço
                        Aja duas vezes antes de pensar (...)
Assinale a alternativa com pontuação correta, de acordo com a norma-padrão.
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483Q258771 | Português, Pontuação, Técnico Judiciário, TJ SP, VUNESP

Texto associado.

Para responder às questões de números 01 a 06, leia o texto.

Ronald Golias
Paulista de São Carlos, filho de marceneiro, Ronald Golias fez de tudo para sobreviver: foi ajudante de alfaiate, funileiro e aqualouco, entre outros bicos. Mas nunca perdeu de vista a idéia de cumprir aquela que dizia ser sua missão: fazer humor. Sucesso primeiro no rádio e depois na televisão - em que imortalizou o espertalhão Bronco, de A Família Trapo -, Golias foi um dos mestres de uma comédia muito brasileira, mas que, com sua morte, fica ainda mais perto da extinção: um casamento de humor circense com non-sense, capaz de se adaptar igualmente bem à rapidez dos esquetes televisivos ou ao ritmo do cinema.
(Veja, 28.12.2005)

No texto, há uma série de expressões após sinal de dois pontos. Todas elas representam uma

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484Q259814 | Português, Pontuação, Técnico Judiciário Contabilidade, TRE PB, FCC

Texto associado.

Atenção: As questões de números 1 a 10 baseiam-se no
texto apresentado abaixo.
Nem o cientista mais ortodoxo pode negar que mexer
com equações é difícil e cansativo. Mas a ciência não deixa de
ser bonita ou agradável apenas por causa disso. A arte, apesar
de bela, também não é fácil: todo profissional sabe a dor e a
delícia de aprender bem um instrumento ou de dominar o pincel
com graça e precisão. É verdade que dificilmente alguém
espera encontrar numa equação ou num axioma as qualidades
próprias da arte, como a harmonia, a sensibilidade e a elegância.
A graça e a beleza das teorias, no entanto, sempre
tiveram admiradores - e hoje mais do que nunca, a julgar pela
quantidade de livros recentes cujo tema central é a sedução e o
encanto dos conceitos científicos. Exagero?
"As leis da física são em grande parte determinadas por
princípios estéticos", afirma o astrônomo americano Mario Livio,
do Telescópio Espacial Hubble, também autor de um livro em
queanalisa a noção de beleza dentro da ciência. Ele afirma
que, quando a estética surgiu na Antigüidade, os conceitos de
beleza e de verdade eram sinônimos. Para ele, o traço de união
entre arte e ciência reside exatamente nesse ponto. "As duas
representam tentativas de compreender o mundo e de organizar
fatos de acordo com uma certa ordem. Em última instância,
buscam uma idéia fundamental que possa servir de base para
sua explicação da realidade."
Mas, se o critério estético é tão importante para o pensamento
científico, como ele se manifesta no dia-a-dia dos
pesquisadores? O diretor do Instituto de Arte de Chicago acha
que sabe a resposta. "Ciência e arte se sobrepõem naturalmente.
Ambas são meios de investigação, envolvem idéias,
teorias e hipóteses que são testadas em locais onde a mente e
a mão andam juntas: o laboratório e o estúdio", afirma.
Acredita-se que as descobertas científicas sirvam de
inspiração para os artistas, e as obras de arte ajudem aalargar
o horizonte cultural dos cientistas. Na prática, essa mistura gera
infinitas possibilidades. A celebração que artistas buscam hoje
já ocorreu diversas vezes no passado, de maneira mais ou
menos espetacular. Na Renascença, a descoberta da
perspectiva pelos geômetras encantou os pintores, que logo
abandonaram as cenas sem profundidade do período clássico e
passaram a explorar sensações tridimensionais em seus
quadros. Os arquitetos também procuravam dar às igrejas um
desenho geometricamente perfeito; acreditavam, com isso, que
criavam um portal para o mundo metafísico das idéias
religiosas.
No século XX, essa tendência voltou a crescer. A grande
preocupação dos pintores impressionistas com a luz, por
exemplo, tem muito a ver com as conquistas da ótica. A
matemática também teria influenciado a pintura do russo
Wassily Kandinsky, segundo o qual "tudo pode ser retratado por
uma fórmula matemática". Seu colega Paul Klee achou um jeito
de colocar emvários quadros alguma referência às progressões
geométricas. Bem-humorado, brincava com as idéias da matemática
dizendo que "uma linha é um ponto que saiu para
passear".
(Adaptado de Flávio Dieguez. Superinteressante, junho de
2003, p. 50 a 54)

Considere as afirmativas que se fazem a respeito do emprego de sinais de pontuação no texto:

I. O travessão que inicia o segmento - e hoje mais do que nunca (2o parágrafo) - assinala uma pausa maior no período, como ênfase para a afirmativa introduzida por ele.
II. As aspas, que abrem e fecham o segmento "As duas representam tentativas ... para sua explicação da realidade." (3o parágrafo), indicam reprodução exata das palavras de um escritor.
III. Os dois-pontos em - ... andam juntas: o laboratório e o estúdio ... (4o parágrafo) - introduzem um segmento enumerativo.

Está correto o que se afirma em

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485Q170783 | Português, Pontuação, Auxiliar Judiciário Serviços Gerais, TRT 16a REGIÃO, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Água demais faz mal 1 Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos da América, deu, na semana passada, o aval científico 4 que faltava para que médicos e treinadores de todo o mundo revejam seus conceitos sobre a quantidade de água a ser ingerida durante as 7 atividades esportivas. Por muito tempo, a recomendação do Colégio Americano de Medicina Esportiva era que os atletas deveriam tomar o 10 máximo possível de líquidos durante o exercício físico, para evitar a desidratação. Chegava-se a sugerir o consumo de até 250 mililitros de água a 13 cada quinze minutos de atividade. Agora, o que se sabe é que a água em excesso faz mal e pode levar à hiponatremia. Caracterizada pela falta de sódio no 16 sangue, essa síndrome atinge principalmente mulheres jovens e pode levar suas vítimas à morte. A pesquisa de Harvard analisou amostras de sangue 19 de 488 corredores, antes e depois da Maratona de Boston de 2002. Embora a maioria estivesse bem hidratada, 13% dos atletas beberamtanta água que 22 apresentavam quadro de hiponatremia, com inchaço no estômago, vômito, fadiga extrema e perda de coordenação motora. Esses corredores 25 tomaram, em média, 3 litros de água. Anna Paula Buchalla. Veja, 20/4/2005, p. 69 (com adaptações). Com referência às idéias e a aspectos gramaticais do texto acima, julgue os seguintes itens.

O emprego das vírgulas imediatamente após as estruturas "Caracterizada pela falta de sódio no sangue" (R.15-16) e "Embora a maioria estivesse bem hidratada" (R.20-21) é justificado pela mesma regra de pontuação.

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486Q197430 | Português, Pontuação, Analista Arquitetura, MPU, ESAF

Nas questões 19 e 20, baseadas em Machado de Assis, assinale o item em que uma das sentenças não foi pontuada corretamente.

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487Q237980 | Português, Pontuação, Programador de Computador, TJ PE, FCC

A líder dos representantes comerciais esqueceu os seus estojos de amostras, o que certamente, explica o constrangimento que todos sentimos.

Consideradas a clareza e a correção, assinale o legítimo comentário sobre a frase acima.

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488Q138433 | Português, Pontuação, Analista Judiciário Biblioteconomia, TRF 3a, FCC

Texto associado.
Menino do mato

Eu queria usar palavras de ave para escrever.
Onde a gente morava era um lugar imensamente e sem
[ nomeação.
Ali a gente brincava de brincar com palavras
tipo assim: Hoje eu vi uma formiga ajoelhada na pedra!
A Mãe que ouvira a brincadeira falou:
Já vem você com suas visões!
Porque formigas nem têm joelhos ajoelháveis
e nem há pedras de sacristias por aqui.
Isso é traquinagem da sua imaginação.
O menino tinha no olhar um silêncio de chão
e na sua voz uma candura de Fontes.
O Pai achava que a gente queria desver o mundo
para encontrar nas palavras novas coisas de ver
assim: eu via a manhã pousada sobre as margens do
rio do mesmo modo que uma garça aberta na solidão
de uma pedra.
Eram novidades que os meninos criavam com as suas
palavras.

Assim Bernardo emendou nova criação: Eu hoje vi um
sapo com olhar de árvore.
Então era preciso desver o mundo para sair daquele
lugar imensamente e sem lado.
A gente queria encontrar imagens de aves abençoadas
pela inocência.
O que a gente aprendia naquele lugar era só ignorâncias
para a gente bem entender a voz das águas e
dos caracóis.
A gente gostava das palavras quando elas perturbavam
o sentido normal das ideias.
Porque a gente também sabia que só os absurdos
enriquecem a poesia.


(BARROS, Manoel de, Menino do Mato, em Poesia Completa, São Paulo, Leya, 2013, p. 417-8.)

Em uma redação em prosa, para um segmento do poema, a pontuação se mantém correta em:

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489Q234982 | Português, Pontuação, Programador de Computador, TRE RN, FCC

Texto associado.

João e Maria

Agora eu era o herói
E o meu cavalo só falava inglês
A noiva do cowboy
Era você
Além das outras três
Eu enfrentava os batalhões
Os alemães e seus canhões
Guardava o meu bodoque
E ensaiava um rock
Para as matinês
(...)
Não, não fuja não
Finja que agora eu era o seu brinquedo
Eu era o seu pião
O seu bicho preferido
Sim, me dê a mão
A gente agora já não tinha medo
No tempo da maldade
Acho que a gente nem tinha nascido



Chico Buarque e Sivuca

Eu enfrentava os batalhões

Os alemães e seus canhões

Guardava o meu bodoque

E ensaiava um rock

Para as matinês


Os versos acima estão corretamente pontuados em:
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490Q171495 | Português, Pontuação, Cargos de Nível Médio, STM, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A expressão caos aéreo já faz parte da linguagem
corrente quando o assunto é a aviação comercial brasileira. A
rigor, toda essa crise latente no sistema de terminais aeroportuários
- que aflora nos momentos de pico de viagens e a qualquer maior
instabilidade meteorológica em regiões-chave - já foi prevista há
muito tempo. Não era preciso ser médium para, mesmo antes do
desastre com avião na Amazônia no final de 2006, perceber que a
leniência das autoridades federais diante dos gargalos no setor iria,
cedo ou tarde, desembocar na atual situação: pistas saturadas, salas
de espera repletas, infraestrutura dos aeroportos, principalmente os
maiores, sobrecarregada.
Nó dos aeroportos poderá ser desatado. In: O Globo, 5/12/2010 (com adaptações).

Acerca dos aspectos estruturais e dos sentidos do texto acima,
julgue o item a seguir.

A omissão do trecho isolado por travessões não acarretaria prejuízo para a correção gramatical do texto.

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491Q202000 | Português, Pontuação, Escriturário, Banco do Brasil, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

1 Terminou mais um round na luta entre palestinos e israelenses. E pode-se dizer que há um empate técnico. Feridos, os dois duelistas - Ariel Sharon e Yasser Arafat - seguem 4 para seus cantos do ringue a fim de avaliar os danos. Arafat deixou seu isolamento forçado de cinco meses - mas será que venceu? Sharon aparentemente se curvou às pressões 7 americanas - mas também não se pode dizer que o premier israelense tenha sido derrotado, na opinião de analistas.

Douglas McMillan. Round empatado. In: Jornal do Brasil, 2/5/2002, p. 7 (com adaptações).

A partir do texto acima, julgue os itens que se seguem.

A substituição de todos os travessões do texto por vírgulas respeitaria as regras dos sinais de pontuação da norma culta e manteria a função de isolar, em um contexto, palavras ou frases.

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492Q832592 | Português, Pontuação, Assistente Técnico, IDIB, 2021

TEXTO I 


O macacão branco


    Sejamos honestas, colegas de trabalho: quem de nós pode vestir um macacão branco decotado na frente e nas costas, colado ao corpo, sem antes passar por uma lipoescultura, uma sessão de bronzeamento e ficar duas semanas sem comer? Resposta no final dessa coluna.

    Não teria adjetivos suficientes para comentar o show que Maria Rita fez no Anfiteatro Pôr do Sol, semana passada, cantando músicas da sua mãe, Elis Regina. O espetáculo foi perfeito do início ao fim, e São Pedro ainda deu uma canja, oferecendo um entardecer de cinema, com direito a uma lasca de lua, céu estrelado e brisa suave. Se Elis não fosse gaúcha, teria se naturalizado naquele instante, em algum cartório no céu.

    Mas voltemos a Maria Rita. Toda de branco, ela entrou no palco com uma túnica diáfana que ia até os pés: praticamente um anjo de bons modos. Até que, quatro ou cinco músicas depois do início do show, ela retirou a túnica e ficou só de macacão branco decotado, com as costas de fora, colado no corpo. Pensei: é peituda essa mulher.

    Peituda porque, além de peito, Maria Rita tem coxa, tem bunda, tem barriguinha, tem sustância, tem o corpo da brasileira típica, que passa longe das esquálidas das revistas, das ossudas das passarelas. A numeração de Maria Rita não é 36, mas vestiu aquele macacão branco como se fosse.

    Quaquaraquáquá, quem riu? Quaquaraquáquá, foi ela. Cantando Vou Deitar e Rolar e outros tantos hits da sua talentosa genitora, Maria Rita rebolou, sambou, jogou charme, braço pra cima, braço pro lado, ajeitadinha no cabelo, caras e bocas, dona e senhora do pedaço e com o namorado bonitão (Davi Moraes, na guitarra) ali na retaguarda, babando – se não estava, deveria. Porque Maria Rita, além de cantar divinamente, mostrava 100% seu lado fêmea, segura e incomparável. Que nem as modelos de revista? Quaquaraquaquá. Muito melhor.

    Fiquei matutando depois: como mulher se preocupa com besteira. Usa roupa preta para afinar, veste bermudas compressoras para chapar a barriga, manga comprida para esconder os braços roliços, e mais isso, e aquilo, quando o maior segredo de beleza consta do seguinte: sinta-se num palco, mesmo que nunca tenha chegado perto de um. Imagine-se com 60 mil pessoas te aplaudindo, te admirando pelo que você faz, pelo que você é, imagine-se com o público na mão, pois você é competente e tem uma elegância natural. Conscientize-se de que sua inteligência é superior às suas medidas, que ser magrinha não atrai amor instantâneo, que sua personalidade é um cartão de visitas, que a felicidade é a melhor maquiagem, que ser leve é que emagrece.

    E dá-se a mágica.

    Quem de nós pode vestir um macacão branco decotado na frente e nas costas, colado ao corpo, sem antes passar por uma lipoescultura, uma sessão de bronzeamento e ficar duas semanas sem comer? Qualquer uma de nós, ora.


MEDEIROS. Martha. A graça da coisa. 1ª ed. Porto Alegre – RS: L&PM, 2013.

O uso dos dois-pontos no trecho, “(...) quando o maior segredo de beleza consta do seguinte: sinta-se num palco, mesmo que nunca tenha chegado perto de um.”, justifica-se, pois
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493Q101736 | Português, Pontuação, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

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Em relação ao sentido e às estruturas linguísticas do texto, julgue os itens que se seguem.

Feitas as necessárias adaptações na grafia das palavras, o adjunto adverbial em 1998 (L.2) poderia ser deslocado, seguido da vírgula, para o início do parágrafo, sem que o sentido original e a correção gramatical do texto fossem prejudicados.

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494Q707455 | Português, Pontuação, Revisor, Câmara Municipal de Fortaleza CE, FCC, 2019

Atenção: Para responder a questão, baseie-se no texto abaixo. 


          - Quer esse menininho para o senhor? Pode levar.

          Aconteceu no Rio, como acontecem tantas coisas. O rapaz entrou no café da rua Luís de Camões e começou a oferecer o filho de seis meses. Em voz baixa, ao pé do ouvido, como esses vendedores clandestinos que nos propõem um relógio submersível. Com esta diferença: era dado, de presente. Uns não o levaram a sério, outros não acharam interessante a doação. Que iriam fazer com aquela coisinha exigente, boca aberta para mamar e devorar a escassa comida, corpo a vestir, pés a calçar, e mais dentista e médico e farmácia e colégio e tudo que custa um novo ser, em dinheiro e aflição?

       - Fique com ele. É muito bonzinho, não chora nem reclama. Não lhe cobro nada…

        Podia ser que fizesse aquilo para o bem do menino, um desses atos de renúncia que significam amor absoluto. O tom era sério, e a cara, angustiada. O rapaz era pobre, visivelmente. Mas todos ali o eram também, em graus diferentes. E a ninguém apetecia ganhar um bebê, ou, senão, quem nutria esse desejo o sofreava. Mesmo sem jamais ter folheado o Código Penal, toda gente sabe que carregar com filho dos outros dá cadeia, muita.

         Mas o pai insistia, com bons modos e boas razões: desempregado, abandonado pela mulher. O bebê, de olhinhos tranquilos, olhava sem reprovação para tudo. De fato, não era de reclamar, parecia que ele próprio queria ser dado. Até que apareceu uma senhora gorda e topou o oferecimento:

         - Já tenho seis lá em casa, que mal faz inteirar sete? Moço, eu fico com ele.

         Disse mais que morava em Senador Camará, num sobradão assim assim, e lá se foi com o presente. O pai se esquecera de perguntar-lhe o nome, ou preferia não saber. Nenhum papel escrito selara o ajuste; nem havia ajuste. Havia um bebê que mudou de mãos e agora começa a fazer falta ao pai.

         - Praquê fui dar esse menino? - interroga-se ele. Chega em casa e não sabe como explicar à mulher o que fizera. Porque não fora abandonado por ela; os dois tinham apenas brigado, e o marido, no vermelho da raiva, saíra com o filho para dá-lo a quem quisesse.

          A mulher nem teve tempo de brigar outra vez. Correram os dois em busca do menino dado, foram ao vago endereço, perguntaram pela vaga senhora. Não há notícia. No estirão do subúrbio, no estirão maior deste Rio, como pode um bebê fazer-se notar? E logo esse, manso de natureza, pronto a aceitar quaisquer pais que lhe deem, talvez na pré-consciência mágica de que pais deixaram de ter importância.

         E o pai volta ao café da rua Luís de Camões, interroga um e outro, nada: ninguém mais viu aquela senhora. Disposto a procurá- -la por toda parte, ele anuncia:

        - Fico sem camisa, mas compro o menino pelo preço que ela quiser. 

(ANDRADE, Carlos Drummond de. “Caso de menino”. 70 historinhas. São Paulo: Companhia das Letras, 2016, p. 101-102) 

Considere os trechos transcritos abaixo.

I. O tom era sério, e a cara, angustiada. (4º parágrafo)

II. E a ninguém apetecia ganhar um bebê, ou, senão, quem nutria esse desejo o sofreava. (4º parágrafo)

III. Porque não fora abandonado por ela; os dois tinham apenas brigado, e o marido, no vermelho da raiva, saíra com o filho para dá-lo a quem quisesse. (8º parágrafo)


Verifica-se o emprego de vírgula para indicar a elipse do verbo APENAS em

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495Q702607 | Português, Pontuação, Técnico em Tecnologia da Informação, IF PB, IDECAN, 2019

No texto, a ausência de vírgula antes do elemento de coesão “que” constitui-se em um
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496Q668823 | Português, Pontuação, Guarda Municipal, Prefeitura de Cascavel PR, OBJETIVA, 2021

Assinalar a alternativa cuja pontuação está CORRETA:
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497Q233174 | Português, Pontuação, Programador de Computador, TRE MA, CESPE CEBRASPE

As opções abaixo apresentam trechos sucessivos e adaptados do editorial de O Estado de S.Paulo de 7/4/2009. Assinale a opção em que os sinais de pontuação foram utilizados corretamente.

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498Q113700 | Português, Pontuação, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

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O sinal de dois-pontos introduz, tanto na linha 1 quanto na linha 11, trechos explicativos: no primeiro caso, para o vocábulo “fatos”; no segundo, para a palavra “voz”.

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499Q684864 | Português, Pontuação, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Acaraú CE, CETREDE, 2019

Em qual das opções a seguir, a vírgula foi usada para separar palavras de mesma função sintática?

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500Q686988 | Português, Pontuação, Técnico em Assuntos Educacionais, UFGD, UFGD, 2019

Observe no texto a seguir o uso das vírgulas.
As flores das quase 800 espécies de plantas da família das anacardiáceas, comuns em regiões tropicais, (1) produzem néctar, que serve de recompensa para os polinizadores. Raríssimas, porém, liberam odores, que podem funcionar como pista de onde está o néctar. Os botânicos, Elisabeth Tolke e Sandra Guerreiro, da Universidade Estadual de Campinas, e Diego Demarco, da Universidade de São Paulo, já haviam notado que as flores do cajueiro, (2) da mangueira e do cajuzinho-do-campo liberam um aroma adocicado. Agora, com técnicas de microscopia, viram que, nas flores do cajuzinho e da mangueira, as glândulas de odor estão na base interna das pétalas. A primeira produz 39 compostos voláteis, a segunda, (3) 21.
Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/04/24/shoyuproduzido-
no-brasil-e-feito-a-base-de-milho/.
Acesso em: 14 fev. 2019. (Excerto).

Assinale a alternativa que apresenta corretamente as justificativas para o uso da vírgula nos trechos apontados no texto.
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