Questões de Concursos População Brasileira

Resolva questões de População Brasileira comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q484158 | Geografia, População Brasileira, Estudantes do CIL da SEE DF, SECTI, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à população brasileira, julgue os itens seguintes. O Brasil não se caracteriza como um país subdesenvolvido industrializado, devido à importância do setor primário de sua economia e às profundas desigualdades sociais que mantém parte da população brasileira no campo.
  1. ✂️
  2. ✂️

22Q946628 | Geografia, População brasileira, Vestibular, UNIVESP, UNIVESP, 2019

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos dias de hoje, a população brasileira está perto de atingir os 210 milhões de habitantes. Porém, apesar de seu crescimento contínuo a população brasileira segue a tendência mundial de declínio da taxa de crescimento. O crescimento da população brasileira, nas duas últimas décadas, está ligado principalmente
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q483686 | Geografia, População Brasileira, Professor de Geografia, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Processo pelo qual uma cidade passa a absorver núcleos urbanos localizados à sua volta, pertençam eles ou não a outros municípios. Uma cidade absorve outra quando passa a desenvolver com ela uma “intensa vinculação sócio-econômica”. Esse processo envolve uma série de transformações, tanto no núcleo urbano absorvedor, como no que absorve. Trata-se, portanto, do fenômeno de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q483290 | Geografia, População Brasileira, Professor Substituto, Secretaria Municipal do Planejamento, 2018

De acordo com o IBGE (2017), o território brasileiro encontra-se composto por 5.570 municípios. Assinale a alternativa CORRETA com relação ao número total de municípios situados atualmente no estado do Ceará.

(IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2017, disponível em http://cidades.ibge.gov.br)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q484440 | Geografia, População Brasileira, Geógrafo, IFRN, FUNCERN

Em outubro de 2011, a população mundial atingiu a marca de 7 bilhões de pessoas e as discussões a respeito das consequências desse fato apontam para os impactos ambientais e sociais que tal acontecimento pode acarretar. A despeito desse fato, resultados do Censo 2010 divulgados pelo IBGE revelaram que 1.520 municípios brasileiros perderam população, muitos deles, localizados no Rio Grande do Norte onde o crescimento populacional ficou abaixo da estimativa divulgada no ano anterior. Com base nas informações, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q483718 | Geografia, População Brasileira, Geógrafo, IFRN, FUNCERN

Em 2011, o IFRN inaugurou mais quatro novos campi: Parnamirim, Educação a Distância (com sede em Natal), São Gonçalo do Amarante e Nova Cruz, totalizando agora 16 unidades. Dando continuidade à expansão da Rede Federal de Educação Tecnológica no Rio Grande do Norte, o IFRN vai ganhar mais três novos campi, nos municípios de Ceará Mirim, São Paulo do Potengi e Canguaretama. Levando em consideração a regionalização preconizada pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (IDEMA), os três últimos municípios citados estão localizados respectivamente nas Subzonas Homogêneas de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q485167 | Geografia, População Brasileira, Geógrafo, VALEC, FEMPERJ

Metrópoles modernas são grandes aglomerações urbanas que, além de sua complexidade interna, têm capacidade de irradiar influência por vastos territórios.

Em relação às metrópoles brasileiras, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q484997 | Geografia, População Brasileira, Professor de Educação Básica, Secretaria de Estado de Educação MG, FUMARC, 2018

Nas décadas que se seguiram ao Pós-Segunda Guerra Mundial, várias organizações multilate-rais passaram a utilizar diferentes critérios de classificação dos países, buscando avaliar seu grau de desenvolvimento econômico e social. Para tanto, foram utilizados indicadores como o PIB – Produto Interno Bruto, o PIB per capita (Renda Per capita) e outros. Diante das críticas frequentes e da limitação que tais indicadores apresentavam, no início da década de 1990, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), divulgou um novo indicador, que atualmente serve de referência para estudos que avaliam as condições de vida das populações do mundo: o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano. O IDH é um indicador composto, calculado e divulgado anualmente. A partir de 2010, esse indicador vem sendo construído pela conjugação de três índices, utilizando diferentes indicadores que são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q483910 | Geografia, População Brasileira, Professor, Prefeitura de Linhares ES, FUNCAB

O censo de 2010, realizado pelo IBGE, constatou uma dinâmica no Brasil já existente em muitos países do mundo: o crescimento mais acelerado de cidades pequenas e médias do que o das tradicionais metrópoles. Este fato é explicado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q485322 | Geografia, População Brasileira, Consultor Legislativo, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

A taxa de mortalidade é um dos indicadores básicos de desenvolvimento humano e revela muito sobre as condições de vida e a assistência de saúde em um país. Dados do IBGE mostram uma redução na mortalidade infantil no Brasil nos últimos anos, apesar das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste ainda apresentarem taxas de mortalidade quase duas vezes maior que as das regiões Sul e Sudeste. Este indicador de saúde corresponde ao número de óbitos de menores de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q485252 | Geografia, População Brasileira, Professor II, SEE SP, FCC

Analisando-se as cidades brasileiras sob o aspecto de moradia, é correto afirmar que, de modo geral,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q482499 | Geografia, População Brasileira, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Nas últimas pesquisas, destacam-se mudanças no quadro demográfico brasileiro. Com referência às suas características e tendências observadas, julgue os itens que se seguem.

Uma característica da população brasileira é a sua concentração espacial, devendo ser considerado, entretanto, sua atual tendência de redistribuição no território nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q483405 | Geografia, População Brasileira, Professor de Geografia, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre a sociedade brasileira e minorias étnicas, como a população indígena, julgue os itens a seguir.

A demarcação e criação de reservas de proteção aos índios garante a preservação da cultura e das comunidades indígenas evitando conflitos com fazendeiros e mineradores.

  1. ✂️
  2. ✂️

35Q484760 | Geografia, População Brasileira, Professor de Geografia, SEDU ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação entre a sociedade brasileira e minorias étnicas, como a população indígena, julgue os itens a seguir.

O conflito pela posse da terra atinge outros grupos étnicos no Brasil como os afrodescendentes.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q481082 | Geografia, População Brasileira, Professor, Prefeitura de Teresópolis RJ, ACCESS

A velocidade do crescimento econômico e as transformações na organização produtiva, durante as "décadas douradas", acentuaram a clivagem social nas grandes cidades brasileiras e, em particular, no Rio de Janeiro. Por isso, sua paisagem urbana é marcada pela presença da favela, com forte e imediata associação com a pobreza.

A respeito do surgimento e expansão das favelas no espaço urbano do Rio de Janeiro, estão corretas as afirmativas a seguir, com exceção de uma.

Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q485272 | Geografia, População Brasileira, Geógrafo, SUDAM AM, IADES

As falas a seguir demonstram pontos de vista antagônicos sobre as políticas de ocupação da Amazônia:

• “Ao contrário do que os brasileiros pensam, a Amazônia não é deles, mas de todos nós” (1989, Vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore).

• “O Brasil precisa aceitar uma soberania relativa sobre a Amazônia” (1989, Presidente da França François Miterrand).

• “Quando o meio ambiente está em perigo, não existem fronteiras” (1997, Secretária de Estado Americano Madeleine Albright).

• "Se a Amazônia, sob uma ética humanista, deve ser internacionalizada, internacionalizemos também as reservas de petróleo do mundo inteiro." "Da mesma forma, o capital financeiro dos países ricos deveria ser internacionalizado." "Como humanista, aceito defender a internacionalização do mundo. Mas, enquanto o mundo me tratar como brasileiro, lutarei para que a Amazônia seja nossa. Só nossa!" (Senador da República Cristovam Buarque. Com adaptações).

Sobre a proteção e a internacionalização da Amazônia, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q482897 | Geografia, População Brasileira, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

As regiões metropolitanas, por concentrarem formadores de opinião e grandes grupos de mídia, acabam nacionalizando o diagnóstico dos problemas, distorcendo a imagem real do país. O tipo de problema na grande cidade não são os problemas brasileiros. Um exemplo típico dessa tendência é a visão de que o Brasil passou por um processo de desindustrialização. Não existe isso, o que houve no país foi um deslocamento industrial. A participação do emprego industrial tradicional no total da força de trabalho era de 7,4% em 1992 e manteve-se estável em 2004. Nas regiões metropolitanas, caiu de 8,6% para 6,6%.

Com referência ao texto acima e à temática por ele evocada, julgue seguintes os itens.

Um dos fatores determinantes da desconcentração espacial da atividade industrial mencionada no texto é o deslocamento das fronteiras agrícola e mineral.

  1. ✂️
  2. ✂️

39Q481515 | Geografia, População Brasileira, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, dois terços da mão-de-obra brasileira recebem de um a dois salários mínimos enquanto que 1,3% de todo o país recebe mais de vinte salários mínimos. Tendo como referência essas informações, julgue os próximos itens.

Nas regiões metropolitanas do Brasil, inexiste a referida desigualdade de rendimentos, em função do pleno acesso a educação nessas regiões, que favorece o equilíbrio entre emprego, qualificação profissional e melhores salários.

  1. ✂️
  2. ✂️

40Q485212 | Geografia, População Brasileira, Oficial de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca dos movimentos migratórios internos, da estrutura etária da população brasileira e da evolução de seu crescimento no século XX, julgue os itens a seguir. O baixo crescimento vegetativo da população brasileira verificado nos últimos três censos demográficos indica a diminuição do ritmo de migrações no país e o início de longo ciclo de estagnação. Centros urbanos de atração de migrantes, como Brasília, Manaus e São Paulo, diminuíram drasticamente o ritmo de crescimento econômico, justificando assim a queda do fluxo migratório de entrada e o aumento da saída de população.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.