Início

Questões de Concursos Práticas Laborais

Resolva questões de Práticas Laborais comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


221Q387155 | Biologia, Práticas Laborais, Controlador de Qualidade, IFRN, FUNCERN

Em uma análise de titulação de NaOH a 0,2N, foram gastos 25mL para neutralizar uma solução de ácido ascórbico (C6H8O6), com 95 % em massa e densidade igual a 1,85g/mL, para análise de vitamina C. Nesse sentido, o volume de ácido ascórbico neutralizado é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

222Q386755 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca das funções dos diferentes reagentes utilizados nos protocolos empregados para o isolamento de ácidos nucleicos, julgue os itens subsequentes.

A enzima proteinase K promove a inativação de nucleases, as quais promovem a degradação dos ácidos nucleicos durante as etapas de purificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

223Q383969 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Atualmente, no mercado, para a realização da PCR em tempo real, existem companhias que disponibilizam sistemas químicos de detecção de sequências de produtos de PCR. A respeito desses sistemas, julgue os itens seguintes.

Um dos inconvenientes da utilização da TaqMan® na PCR de tempo real é a alta probabilidade de resultados falso-positivos.

  1. ✂️
  2. ✂️

224Q380646 | Biologia, Práticas Laborais, Pesquisador em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

O primeiro microscópio eletrônico desenvolvido por Ruska e Knoll, em 1931, apesar de permitir um aumento de apenas 400 vezes, abriu as portas para um novo modelo de análise estrutural. Tanto a microscopia eletrônica de transmissão (MET) quanto a microscopia eletrônica de varredura (MEV) tiveram origem na mesma década. Modelos mais recentes, que ampliam a imagem até 2 milhões de vezes, ainda utilizam princípios baseados no protótipo de Ruska e Knoll. As diversas aplicações da técnica, como a análise de microrganismos, arranjos macromoleculares, biópsias médicas, metais, estruturas cristalinas etc., levaram ao desenvolvimento de vários métodos de preparo de amostras, adequados a cada aplicação. Considerando as características dos diversos tipos de microscopia eletrônica e o preparo de amostras, julgue os itens que se seguem.

A imersão de um espécime em nitrogênio líquido, previamente conservado em temperatura ambiente, leva à formação de uma camada isolante de nitrogênio evaporado, o que retarda o resfriamento do espécime.

  1. ✂️
  2. ✂️

225Q387405 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca das funções dos diferentes reagentes utilizados nos protocolos empregados para o isolamento de ácidos nucleicos, julgue os itens subsequentes.

A separação dos tipos de ácidos nucleicos, DNA ou RNA, é realizada utilizando-se tampões com pHs de acordo com o tipo de ácido nucleico desejado.

  1. ✂️
  2. ✂️

226Q382553 | Biologia, Práticas Laborais, Técnico em Laboratório, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

A preparação de soluções e o uso de equipamentos são tarefas rotineiras em um laboratório e necessitam de atenção e conhecimento. A respeito desse assunto, julgue os itens subsequentes.

Para a medição de 30 ?g de um sal, deve-se utilizar uma balança analítica com precisão mínima de três casas decimais.

  1. ✂️
  2. ✂️

227Q381596 | Biologia, Práticas Laborais, Analista em Bioquímica, MPE RO, CESGRANRIO

O tempo de trombina é um dos testes de coagulação que avalia a transformação de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

228Q383638 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando as características das matrizes empregadas nas análises por espectrometria de massa do tipo MALDI, julgue os itens seguintes.

A matriz deve ser um composto inerte, incapaz de interagir com o analito.

  1. ✂️
  2. ✂️

229Q383942 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes levando em consideração o trabalho com maior segurança dentro de um laboratório.

A centrífuga é um equipamento com grande risco de explosão, causando dispersão do material infeccioso.

  1. ✂️
  2. ✂️

230Q385525 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

O microscópio óptico é um instrumento indispensável aos trabalhos laboratoriais, fornece imagens ampliadas e de grande precisão, tornando possível a observação de estruturas invisíveis à vista desarmada. Acerca das possíveis melhoras da qualidade e da resolução na imagem da microscopia óptica de luz, julgue os itens subsequentes.

A abertura numérica das lentes objetivas expressa o poder de resolução das lentes e o contraste da imagem formada, e quando menor a abertura numérica melhor a qualidade da resolução.

  1. ✂️
  2. ✂️

231Q385788 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação à utilização da PCR em tempo real para ensaios de quantificação, julgue os itens subsequentes.

Na quantificação absoluta é desnecessária a construção de uma curva padrão.

  1. ✂️
  2. ✂️

232Q384349 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à microscopia confocal.

Com a microscopia confocal de varredura, é fácil reconstruir uma imagem 3D a partir da primeira série de seções tiradas em diferentes profundidades.

  1. ✂️
  2. ✂️

233Q384606 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação à utilização da PCR em tempo real para ensaios de quantificação, julgue os itens subsequentes.

Por causa da imprecisão da reação de RT PCR, não é possível realizar a quantificação relativa do RNA a partir da curva padrão de DNA.

  1. ✂️
  2. ✂️

234Q386152 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considere que um paciente com suspeita de meningite infecciosa foi submetido à punção lombar e coleta de LCR para análises laboratoriais. Considerando tal situação, julgue os itens subsequentes.

Hipóxia do sistema nervoso central é uma das causas de aumento na concentração de lactato no LCR.

  1. ✂️
  2. ✂️

235Q384940 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, acerca da coloração histológica nos tecidos.

Na coloração de uma preparação histológica, a etapa que vai da desparafinização à coloração se faz frequentemente passando-se o fragmento inicialmente no xilol, depois em álcool absoluto, álcool a 95% e, finalmente, na água.

  1. ✂️
  2. ✂️

236Q384265 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 87 a 94, em relação às aplicações dos radiofármacos usados na PET.

A 13N-amônia é utilizada na detecção de metástases.

  1. ✂️
  2. ✂️

237Q383796 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando as características das matrizes empregadas nas análises por espectrometria de massa do tipo MALDI, julgue os itens seguintes.

A matriz ácido alfa-ciano-4-hidroxicinâmico é rotineiramente empregada em experimentos de peptide mass fingerprint.

  1. ✂️
  2. ✂️

238Q384598 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

No que concerne a imunoistoquimica, julgue os itens que se seguem.

Os métodos histoquímicos normalmente não permitem localização de proteínas específicas, o que pode ser feito pela imunocitoquímica.

  1. ✂️
  2. ✂️

239Q386932 | Biologia, Práticas Laborais, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A necessidade do melhor conhecimento da microestrutura tem levado a um contínuo desenvolvimento das técnicas de microscopia, cujos aumentos máximos possíveis têm crescido e as resoluções, melhorado continuamente. Nesse contexto, três tipos de microscopia são utilizados em grande extensão: microscopia óptica (MO), microscopia eletrônica de varredura (MEV) e microscopia eletrônica de transmissão (MET). Deve-se destacar que essas técnicas são complementares e cada uma delas tem seu campo específico de aplicação. Com base nos tipos de microscopia, julgue os itens que se seguem.

A melhoria do poder resolvente do microscópio eletrônico está diretamente relacionada ao curto comprimento de onda apresentado pelos raios eletrônicos utilizados.

  1. ✂️
  2. ✂️

240Q381820 | Biologia, Práticas Laborais, Especialista em Produção de Hemoderivados e Biotecnologia, Hemobrás, CESPE CEBRASPE

A respeito dos aspectos gerais do sangue humano e de seus constituintes, julgue os itens que se seguem.

O volume sanguíneo pode ser determinado após a injeção de cromo radioativo (Cr 51 ) no paciente com subseqüente retirada de amostras de sangue e medição da radioatividade.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.