Início

Questões de Concursos Preposições

Resolva questões de Preposições comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q373666 | Português, Preposições, Técnico Previdenciário, MANAUSPREVI AM, FCC

O elemento em destaque está empregado corretamente em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q99284 | Português, Preposições, Analista Tecnologia da Informação, DATAPREV, Quadrix

Texto associado.

Para responder à questão, considere a tirinha.

Observe as palavras em destaque:

I. “Que saudades da época em que o leite era entregue em casa e vinha em leiteiras.”
II. “Que saudades da época em que as pessoas escreviam cartas umas para as outras em papel de verdade, em vez de usar SMS e Facebook.”
III. “Que saudades da época em que ‘senha1234’ era uma boa senha.”

Ocorre preposição, em destaque, em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q849070 | Inglês, Preposições, Professor de Inglês, Prefeitura de Louveira SP, Avança SP, 2020

Choose the best option to complete the sentences using off, out and up:


1. You need to back ____, or the situation could turn ugly.

2. He backed ____ of the garage.

3. Back ____ your documents folder before applying the update.

4. You should be careful. This guy is backed ____ by the local gang.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q373601 | Português, Preposições, Arquiteto, Prefeitura de São José dos Campos SP, VUNESP

As preposições destacadas estão empregadas de acordo com a norma-padrão em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q851593 | Inglês, Preposições, Prefeitura de Capim PB Professor A Inglês, FACET Concursos, 2020

Observe the following extracts and choose the statement that reflects the realities of the underlined elements.
Edinburgh declaration calls on leaders to work far more closely with communities (subtitle) principal science adviser at NatureScot, (lines 9, 10)

i. we could replace “on” by “to” without losing the meaning

ii. we could replace “at” by “in” without losing the meaning

iii. “at” means he works or consults for this place

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q832598 | Inglês, Preposições, Prefeitura de Irati SC Professor de Inglês, GS Assessoria e Concursos, 2021

Regarding the highlighted terms:
I-I have three sons, so I can speak as a mother. II-The climates of Rio and São Paulo are alike. III-He has been working like a horse.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q847320 | Inglês, Preposições, Prefeitura de Romelândia SC Professor de Inglês, GS Assessoria e Concursos, 2020

Choose the best preposition for each of the sentences below:
1-Paul is good ......singing. 2-They went to New York .... the first of November. 3-Camila always visits her boyfriend .........work. 4-Marina is ...........the phone. 5-The teacher stood ........a circle.
Respectively, we have:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q373242 | Português, Preposições, Técnico Administrativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, FCC

A mobilização dos afetos ...... se refere o autor, relacionada ...... ações, remonta ...... uma noção procedente ...... ética grega antiga, para a qual a excelência é conquistada justamente pela injunção desses dois campos. Preenche respectivamente as lacunas da frase acima o que está em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q373902 | Português, Preposições, Profissional de Nível Superior, ELETROSUL, FCC

Está correto o emprego de ambos os elementos sublinhados em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q373128 | Português, Preposições, Assistente Administrativo Júnior, Metrô SP, FCC

...... do preconceito ...... é objeto a música caipira, ....... sua linguagem, vez ou outra, afastar-se da norma culta, ela é hoje reconhecida como uma das mais respeitadas manifestações musicais do país.

Mantendo-se a lógica e a correção, preenche as lacunas da frase acima, na ordem dada, o que está em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q374774 | Português, Preposições, Professor de Educação Física, Prefeitura de Caxias do Sul RS, EXATUS PR, 2018

Observe o período a seguir: "O responsável por essa façanha é o lúpulo, planta que dá o tradicional amargor à cerveja." No período observamos uma situação de crase no fragmento em destaque. Esse fenômeno fonético acontece com a fusão de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q942829 | Português, Preposições, Prova de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, UNIFESP, VUNESP

Texto associado.
Leia o excerto do “Sermão de Santo Antônio aos peixes” de Antônio Vieira (1608-1697) para responder à questão.

A primeira cousa que me desedifica, peixes, de vós, é que vos comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. [...] Santo Agostinho, que pregava aos homens, para encarecer a fealdade deste escândalo mostrou-lho nos peixes; e eu, que prego aos peixes, para que vejais quão feio e abominável é, quero que o vejais nos homens. Olhai, peixes, lá do mar para a terra. Não, não: não é isso o que vos digo. Vós virais os olhos para os matos e para o sertão? Para cá, para cá; para a cidade é que haveis de olhar. Cuidais que só os tapuias se comem uns aos outros, muito maior açougue é o de cá, muito mais se comem os brancos. Vedes vós todo aquele bulir, vedes todo aquele andar, vedes aquele concorrer às praças e cruzar as ruas: vedes aquele subir e descer as calçadas, vedes aquele entrar e sair sem quietação nem sossego? Pois tudo aquilo é andarem buscando os homens como hão de comer, e como se hão de comer.
[...]
Diz Deus que comem os homens não só o seu povo, senão declaradamente a sua plebe: Plebem meam, porque a plebe e os plebeus, que são os mais pequenos, os que menos podem, e os que menos avultam na república, estes são os comidos. E não só diz que os comem de qualquer modo, senão que os engolem e os devoram: Qui devorant. Porque os grandes que têm o mando das cidades e das províncias, não se contenta a sua fome de comer os pequenos um por um, poucos a poucos, senão que devoram e engolem os povos inteiros: Qui devorant plebem meam. E de que modo se devoram e comem? Ut cibum panis: não como os outros comeres, senão como pão. A diferença que há entre o pão e os outros comeres é que, para a carne, há dias de carne, e para o peixe, dias de peixe, e para as frutas, diferentes meses no ano; porém o pão é comer de todos os dias, que sempre e continuadamente se come: e isto é o que padecem os pequenos. São o pão cotidiano dos grandes: e assim como pão se come com tudo, assim com tudo, e em tudo são comidos os miseráveis pequenos, não tendo, nem fazendo ofício em que os não carreguem, em que os não multem, em que os não defraudem, em que os não comam, traguem e devorem: Qui devorant plebem meam, ut cibum panis. Parece-vos bem isto, peixes?

(Antônio Vieira. Essencial, 2011.)
“Santo Agostinho, que pregava aos homens, para encarecer a fealdade deste escândalo mostrou-lho nos peixes; e eu, que prego aos peixes, para que vejais quão feio e abominável é, quero que o vejais nos homens.” (1º parágrafo)
Nas duas ocorrências, o termo “para” estabelece relação de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q679979 | Português, Preposições, Prova 12, UEMG, UEMG, 2019

33% dos brasileiros têm acesso à internet em casa, diz pesquisa da FGV


Uma pesquisa divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV) aponta que 33% dos brasileiros têm acesso à internet em seus domicílios. Segundo o estudo chamado de Mapa da Inclusão Digital, o Brasil ocupa a 63ª posição no ranking mundial que avaliou 154 países. O Brasil vence a Argentina nesse ranking: a Argentina está na 66º posição, já que 31% dos argentinos têm acesso à internet em suas casas, em 2012.

(http://goo.gl/Supje. Acesso: 17/07/2012. Adaptado.)

As preposições, negritadas na última linha da notícia, introduzem, respectivamente, a ideia de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q865234 | Português, Preposições, Zelador, Câmara Municipal de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2024

Considere a seguinte sentença: O objetivo da legislação é garantir o direito à saúde ___ os trabalhadores do campo. A preposição que preenche corretamente a lacuna da sentença apresentada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q952075 | Português, Preposições, Auxiliar de Cozinha, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Assinale a alternativa que apresenta erro de concordância.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q865547 | Português, Preposições, Copeira, CRFRS, FUNDATEC, 2024

Qual preposição preenche corretamente a lacuna da frase abaixo?

“Helena gosta ___ música clássica”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q868000 | Português, Preposições, Artífice, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

A preposição “em” pode ser classificada de diferentes formas a depender do tipo de relação que estabelece entre os elementos de uma fase. Marque a alternativa onde “em” indica uma relação de lugar.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q883463 | Português, Preposições, UPA, CRIS SP, MS CONCURSOS, 2024

Nas relações estabelecidas pelas preposições, assinale a alternativa que indique instrumento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q883227 | Português, Preposições, Agente de Saúde ACS, Prefeitura de Oratórios MG, MS Consultoria, 2024

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.


Moro ____ Bahia e vou ____ praia sempre que o tempo está ensolarado. No próximo final de semana, irei ____ restaurante mexicano.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q946305 | Português, Preposições, Módulo I, UFJF, COPESE UFJF, 2018

Texto associado.

A terceira parte deUm livro de instruções e desenhos de Yoko Ono, da artista plástica, compositora e escritora Yoko Ono (Tóquio, 1933-), é intitulada “Evento”. Nele, Yoko Ono fornece “instruções” para que seus leitores produzam eventos.


Texto 4:

Evento do cheiro I

Envie o cheiro da Lua.


Evento do cheiro II

Envie um cheiro para a Lua.

(ONO, Yoko.Grapefruit– A Book of Instruction and Drawings by Yoko Ono. Nova Iorque: Simon & Schuster, 2000[1964].).

No Texto 4, o Evento I tem um “cheiro” determinado, em contraposição ao Evento II. Sobre tal fato podemos dizer que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.