Início

Questões de Concursos Prerrogativas Parlamentares

Resolva questões de Prerrogativas Parlamentares comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q427693 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Técnico de Administração Pública, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

À luz das normas constitucionais e da jurisprudência do STF, julgue os seguintes itens. Somente após o voto da maioria absoluta dos membros da Câmara dos Deputados, o STF poderá receber denúncia criminal contra deputado federal por crime ocorrido após a diplomação.
  1. ✂️
  2. ✂️

102Q448503 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Advogado, Companhia de Desenvolvimento do Estado de Roraima RR

Assinale a alternativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q425121 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares

Após a invasão do quartel central de uma corporação do corpo de bombeiros de determinado estado por um grupo de bombeiros grevistas, o governador se manifestou, afirmando que a greve é inconstitucional e que os grevistas estariam praticando o crime de motim. Ao participar de um programa de rádio, um ex-bombeiro militar eleito deputado federal pelo referido estado atacou a honra do governador, com o objetivo de defender os bombeiros amotinados.

Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsequentes.

Nessa situação, o referido deputado federal estaria protegido pela inviolabilidade material e não responderia civil ou penalmente por sua manifestação no programa de rádio.
  1. ✂️
  2. ✂️

104Q445639 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Auditor Fiscal de Controle Externo, TCE SC, CESPE CEBRASPE

O Tribunal de Contas de determinado estado da Federação, ao analisar as contas prestadas anualmente pelo governador do estado, verificou que empresa de publicidade foi contratada, mediante inexigibilidade de licitação, para divulgar ações do governo. Na campanha publicitária promovida pela empresa contratada, constavam nomes, símbolos e imagens que promoviam a figura do governador, que, em razão destes fatos, foi intimado por Whatsapp para apresentar defesa. Na data de visualização da intimação, a referida autoridade encaminhou resposta, via Whatsapp, declarando-se ciente. Ao final do procedimento, o Tribunal de Contas não acolheu a defesa do governador e julgou irregular a prestação de contas.

A partir da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

É nula a intimação do governador, por ser obrigatório que seja feita por ciência no processo, via telegrama ou por via postal com aviso de recebimento.
  1. ✂️
  2. ✂️

105Q446590 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Delegado de Polícia, Polícia Judiciária Civil MT, CESPE CEBRASPE

De acordo com o entendimento dos tribunais superiores, a condenação criminal de um parlamentar federal em sua sentença transitada em julgado resultará na
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q428423 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Defensor Público de 1a Classe, DPE AL, CESPE CEBRASPE

A respeito da organização dos poderes no Estado, julgue os próximos itens. A CF não atribuiu a imunidade formal ao parlamentar municipal e não a reconheceu, ao parlamentar estadual, quanto aos crimes praticados antes da diplomação.
  1. ✂️
  2. ✂️

108Q447563 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

Considere a seguinte situação hipotética: Membro do Congresso Nacional cometeu infração penal comum; W, Ministro de Estado, cometeu infração penal comum e Z, Ministro de Estado, praticou crime de responsabilidade. Nestes casos, de acordo com a Constituição Federal, o Membro do Congresso, o Ministro de Estado W e o Ministro de Estado Z, serão processados e julgados originariamente pelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q422865 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RR, CESPE CEBRASPE

Acerca das garantias de independência dos agentes políticos, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética.

Em discurso na tribuna da Câmara dos Deputados, um deputado federal afirmou que determinado empresário ofereceu vantagem indevida a servidor público a fim de ser beneficiado em licitação pública.

Nessa situação, com o término do mandato, o parlamentar, caso não seja reeleito, poderá ser responsabilizado penalmente em razão do seu discurso.

  1. ✂️
  2. ✂️

112Q422962 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares

Paulo é Deputado Federal e, da tribuna da Câmara dos Deputados, lança afirmações caluniosas contra o empresário José que, imediatamente, apresenta as ações penais e civis cabíveis. Nesse caso, consoante as normas constitucionais,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q439629 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Inspetor de Polícia Legislativa, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

A respeito de imunidades parlamentares, julgue os itens que se seguem. Se um deputado distrital, no exercício da função, afirma, da tribuna da Câmara Legislativa, que o governador do Distrito Federal vem praticando irregularidades que devem ser apuradas pelo Ministério Público, esse deputado age acobertado pela imunidade material, que exclui o crime, não podendo, pois, ser ele responsabilizado civil ou penalmente.
  1. ✂️
  2. ✂️

114Q448106 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Recepcionista, Conselho Federal de Odontologia DF, Instituto Quadrix

A respeito do Poder Legislativo, julgue os itens de 67 a 72. A perda do mandato de deputado federal por falta de decoro parlamentar será decidida pela maioria absoluta dos respectivos membros, mediante provocação da respectiva Mesa ou de partido político com representação no Congresso Nacional, assegurada a ampla defesa.
  1. ✂️
  2. ✂️

115Q439386 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Auditor, TCU, CESPE CEBRASPE

No que tange ao princípio da legalidade, às imunidades, às espécies de dolo e aos crimes contra as finanças públicas, julgue os itens seguintes.

No campo do direito penal, a imunidade parlamentar implica subtração da responsabilidade penal por suas opiniões, palavras e votos, sendo indispensável, consoante orientação do STF, que exista conexão entre a conduta praticada pelo parlamentar e a atividade parlamentar.

  1. ✂️
  2. ✂️

116Q443964 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Especialista em Financiamento, FNDE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos ao Poder Legislativo e à fiscalização contábil, financeira e orçamentária.

A CF outorga aos membros do Poder Legislativo da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios garantias de inviolabilidade e de imunidade formal.

  1. ✂️
  2. ✂️

117Q431445 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Juíz Estadual, TJ PA, FGV

As alternativas a seguir constituem prerrogativas dos Deputados Estaduais do Estado do Pará, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q430962 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Analista Ministerial, MPE PI, CESPE CEBRASPE

A respeito do Poder Legislativo, julgue os itens subsequentes.

As imunidades parlamentares são prerrogativas que decorrem do efetivo exercício da função parlamentar e estendem-se aos suplentes, mesmo que estes não tenham assumido o cargo ou não estejam em seu efetivo exercício.

  1. ✂️
  2. ✂️

119Q425871 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares

A destituição do Procurador-Geral da República, por iniciativa do Presidente da República, deverá ser precedida de autorização

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q425862 | Direito Constitucional, Prerrogativas Parlamentares, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil RR, CESPE CEBRASPE

Acerca das garantias de independência dos agentes políticos, julgue os itens que se seguem.

Considere a seguinte situação hipotética.

Um deputado federal concedeu entrevista a um jornal, acusando o presidente de uma autarquia federal de conivência com corrupção existente nesse órgão.

Nessa situação, o parlamentar não estaria amparado pela imunidade parlamentar, visto que o ato foi praticado fora do ambiente do Congresso Nacional e, portanto, fora do exercício estrito do mandato.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.