Questões de Concurso Prescrições de Cuidados de Enfermagem

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q919330 | Enfermagem, Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

Um paciente teve o cateter urinário removido após uma cirurgia. É o cuidado de enfermagem mais adequado para estimular a diurese:

12 Q919329 | Enfermagem, Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Cotriguaçu MT, Gama Consult, 2025

Após cateterismo vesical feminino, uma paciente, 30 anos, apresenta disúria e dor perineal. Qual é o cuidado de enfermagem mais adequado?

13 Q890846 | Enfermagem, Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Pérola PR, UNIVIDA, 2024

Assinale a alternativa que melhor apresenta as certezas a que o profissional de enfermagem deve estar atento na administração de medicamentos:

14 Q898451 | Enfermagem, Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Enfermeiro, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Um enfermeiro está elaborando o plano de cuidados para um paciente recém-admitido na unidade de clínica médica com diagnóstico de Diabetes Mellitus tipo 2 e úlcera venosa em membro inferior direito. Considerando as etapas da Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) e sua aplicação prática, qual a sequência correta para o desenvolvimento do plano de cuidados desse paciente?

15 Q880626 | Enfermagem, Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Patrícia tem 46 anos de idade e é divorciada. Tem dois filhos: de 11 e 4 anos de idade. Trabalha no hospital municipal de sua cidade como técnica de enfermagem e faltou quatro vezes nos últimos dois meses por doença. Tem apresentado insônia e dificuldade de concentração. Perdeu cerca de 8 quilos nos últimos dois meses, de forma não intencional. Passa muito tempo na cama, mas o descanso não alivia sua sensação de exaustão e cansaço. Chora facilmente, sente-se triste, deprimida, culpada, inútil e sem vontade ou iniciativa para realizar atividades. Durante seu último plantão, Patrícia foi atendida por um psiquiatra, que lhe prescreveu sertralina. Porém, ela não comprou a medicação, pois acredita tratar-se de um quadro que irá passar. Diante do caso de Patrícia, é importante:

I- que se evite uma abordagem excessivamente empolgada, demonstrando alegria demais.

II- cuidar de sua segurança e da segurança de outras pessoas (filhos, por exemplo).

III- iniciar relação terapêutica, passando um tempo com ela sem apresentar demandas.

IV- encorajá-la a verbalizar e descrever emoções.

V- trabalhar com ela para administrar medicamentos, conforme prescrição medica.


É CORRETO o que se afirma em:

16 Q884461 | Enfermagem, Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Em relação ao manejo de pacientes com disfunções endócrinas, qual das seguintes afirmações é INCORRETA?

18 Q884462 | Enfermagem, Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Em um surto de cólera, qual é a medida preventiva mais eficaz que um técnico em enfermagem pode educar a comunidade para adotar?

19 Q884457 | Enfermagem, Prescrições de Cuidados de Enfermagem, Técnico de Enfermagem, CISDESTE MG, IBADE, 2024

Em uma avaliação clínica, um técnico de enfermagem observa que um paciente está exibindo sinais de desequilíbrio eletrolítico, manifestados por alterações no sódio e potássio plasmáticos. Considerando a fisiologia básica, qual sistema do corpo é diretamente responsável pela regulação do equilíbrio de sódio e potássio e, portanto, deve ser o foco principal das intervenções de enfermagem para corrigir esses desequilíbrios?
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.