Início

Questões de Concursos Presidente e Vice Presidente da República

Resolva questões de Presidente e Vice Presidente da República comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q446524 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Técnico Administrativo, Conselho Federal de Odontologia DF, Instituto Quadrix

No que se refere ao Poder Executivo, julgue os itens de 110 a 115. De acordo com a CF, ao presidente da República compete aplicar a penalidade de demissão dos servidores públicos federais, podendo delegar essa função aos ministros de Estado e aos presidentes das autarquias federais.
  1. ✂️
  2. ✂️

42Q432633 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Oficial de Chancelaria, Ministério das Relações Exteriores, CESPE CEBRASPE

Acerca do cometimento de crimes de responsabilidade pelo presidente da República e por seus ministros, julgue os itens subseqüentes.

O presidente da República ficará suspenso de suas funções a partir do momento em que o Senado Federal instaurar o processo por crime de responsabilidade, cessando a suspensão caso o prazo de 180 dias transcorra sem que o julgamento seja concluído.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q444859 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Defensor Público, Defensoria Pública do Estado de Pernambuco PE, CESPE CEBRASPE, 2018

A Constituição Federal de 1988 elenca como atribuição do presidente da República
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q440596 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Técnico legislativo, SF, FGV

O Presidente e o Vice-Presidente da República, nos crimes de responsabilidade, serão julgados:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q446496 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Fiscal de Defesa do Consumidor, Fundação de Proteção e defesa do Consumidor MA, FCC

O Presidente da República pretende que seja editada norma prevendo novas penas administrativas, a par das sanções já previstas em lei, àqueles que praticarem infração às regras de proteção ao consumidor. Considerando as disposições da Constituição Federal, para alcançar sua pretensão o Presidente da República
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q448850 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Técnico de Nível Superior II, Prefeitura de Salvador BA, FGV

A Constituição do Estado Alfa, com o objetivo de estabelecer mecanismos de controle democrático e evitar os excessos constantemente detectados no âmbito do Poder Executivo, dispôs:

Art. 21. O Chefe do Poder Executivo somente poderia se ausentar do país, por qualquer prazo, com autorização da Assembleia Legislativa.

Art. 31. Projetos de lei concernentes a quaisquer matérias podem ser apresentados pelos Deputados Estaduais.

Art. 41. O Governador do Estado está autorizado a editar medidas provisórias.

(Considerado prejudicial ao interesse público pelos movimentos sociais de combate à arbitrariedade.) À luz da sistemática estabelecida pela Constituição da República, com especial realce para o princípio da simetria constitucional, assinale a opção que indica o(s) artigo(s) constitucional(is).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q439343 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Técnico Judiciário, TRT 23a, FCC

Conforme previsto na Constituição Federal de 1988, a respeito da responsabilidade do Presidente da República:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q440901 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Procurador do Ministério Público, Tribunal de Contas Estadual BA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, a respeito do Poder Executivo.

Havendo vacância dos cargos de presidente e de vice-presidente da República nos dois primeiros anos do mandato, deverá ser realizada eleição noventa dias depois de aberta a última vaga, mas, se a vacância ocorrer nos últimos dois anos do mandato, a eleição para ambos os cargos será feita de forma indireta, pelo Congresso Nacional, trinta dias depois de aberta a última vaga.

  1. ✂️
  2. ✂️

49Q433751 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Atividades Técnicas de Suporte, MC, CESPE CEBRASPE

Com referência ao Poder Executivo, julgue os itens subsequentes.

Os atos do presidente da República que atentem contra a probidade da administração serão considerados crimes de responsabilidade, definidos em lei especial, e serão julgados pelo Senado Federal, após admitida a acusação por dois terços da Câmara dos Deputados.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q449058 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Analista Judiciário, TRT 24a, FCC

Considere a seguinte situação hipotética: o Presidente da República praticou ato que configura infração penal comum. Neste caso, de acordo com a Constituição Federal, admitida a acusação contra o Presidente da República, por 2/3
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q442389 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Analista em Ciência, MCTI, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, a respeito dos princípios básicos da administração e do controle e responsabilização da administração.

O dispositivo constitucional que confere ao Congresso Nacional a competência exclusiva para autorizar o presidente da República a se afastar do país, quando tal ausência exceder quinze dias, é um exemplo de controle legislativo de natureza política.

  1. ✂️
  2. ✂️

52Q449632 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Oficial de Justiça, Tribunal de Justiça nbsp PE, IBFC

Assinale a alternativa que contempla ato de competência exclusiva do Presidente da República.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

53Q448320 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Recepcionista, Conselho Federal de Odontologia DF, Instituto Quadrix

No que se refere ao Poder Executivo, julgue os itens que se seguem. O presidente da República, uma vez recebida a denúncia por crime comum, ficará suspenso de suas funções. Da mesma forma, conforme o STF, não poderão substituir o presidente suspenso em caráter eventual aqueles que, na linha sucessória, também estejam com denúncia recebida perante o STF.
  1. ✂️
  2. ✂️

54Q425046 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República

Imagine a hipótese na qual o avião presidencial sofre um acidente, vindo a vitimar o Presidente da República e seu Vice, após a conclusão do terceiro ano de mandato. A partir da hipotese apresentada, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q446308 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Delegado de Polícia Civil, Polícia Civil MA, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com a CF, é função de chefe de governo, exercida pelo presidente da República,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q447727 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Procurador do Estado, Procuradoria Geral do Estado TO, FCC, 2018

Certo Estado, ao editar lei dispondo sobre a estrutura dos órgãos do Poder Executivo, determinou, entre outras medidas:

Art. 1o O Chefe do Poder Executivo poderá, mediante decreto, promover as reformas necessárias à adequação dos órgãos, entes e unidades integrantes das suas estruturas básica e operacional, compreendendo:

I. criação e extinção, fixando-lhes as respectivas competências, denominações e atribuições;

II. vinculação, denominação e estrutura operacional;

III. a criação e as atribuições de cargos públicos.

À luz da Constituição Federal, trata-se de lei que se mostra

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

57Q433956 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Assistente em Ciência 1, MCT, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos à organização políticoadministrativa da República Federativa do Brasil, à administração pública e aos Poderes Executivo e Legislativo.

Se que o vice-presidente da República, sem licença do Congresso Nacional, ausentar-se do país por 30 dias, ele estará sujeito à perda de seu cargo, pois a CF não permite que ele se ausente do país, sem licença do Congresso Nacional, por período superior a 15 dias.

  1. ✂️
  2. ✂️

58Q436944 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Inspetor de Polícia Civil de 1a Classe, Polícia Civil CE, CESPE CEBRASPE

Tendo como referência a CF, julgue os itens seguintes. Ocorrendo a vacância dos cargos de presidente da República e de vice-presidente da República, nos dois primeiros anos do mandato, deverá haver eleição para ambos os cargos pelo Congresso Nacional, noventa dias depois de aberta a última vaga.
  1. ✂️
  2. ✂️

60Q440621 | Direito Constitucional, Presidente e Vice Presidente da República, Especialista em Financiamento, FNDE, CESPE CEBRASPE

Com base nas normas constitucionais que regem a tributação e o orçamento, julgue os próximos itens.

É de iniciativa privativa do chefe do Poder Executivo projeto de lei que, ao conceder benefícios fiscais, disponha sobre matéria tributária.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.