Início

Questões de Concursos Princípios da Administração Pública

Resolva questões de Princípios da Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1081Q395773 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Judiciário, TJ MA, ESAG

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1082Q407088 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Legislativo, CD, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios e poderes da administração pública, julgue os itens subsequentes.

Por força do princípio da autotutela, é facultado à administração pública revogar contrato administrativo firmado com terceiro sem a realização de procedimento licitatório, em hipótese na qual o certame seja considerado indispensável.

  1. ✂️
  2. ✂️

1083Q397902 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública

Os princípios básicos da administração pública estão consubstanciados em regras de observân-cia permanente e obrigatória para o administrador. Esses princípios são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1084Q402866 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública

A Administração Pública é encarregada de gerir os bens e interesses públicos. Não lhe é possível dispor livremente disto; pelo contrário, essa gestão tem o objetivo de satisfazer o bem comum. Impõe-se, assim, como consequência, o tratamento impessoal, igualitário ou isonômico que deve o Poder Público dispensar a todos os administrados. Dos princípios da igualdade e da impessoalidade decorrem os seguintes institutos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1085Q398012 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública

São princípios constitucionais da administração pública:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1086Q398542 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Judiciário, TRT 18a, FCC

A respeito dos princípios básicos da Administração Pública, considere:

I. Conjunto de princípios ou padrões morais que norteiam a conduta dos agentes públicos no exercício de suas funções e a prática dos atos administrativos.

II. Adequação entre meios e fins, vedada imposição de obrigações, restrições e sanções em medida superior àquelas estritamente necessárias ao atendimento do interesse público.

Os itens I e II referem-se, respectivamente, aos princípios da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1087Q391433 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Auditor Federal de Controle Externo, TCU, CESPE CEBRASPE

A respeito da administração pública, julgue os próximos itens.

Os princípios constitucionais, assim como as regras, são dotados de força normativa. Com base nesse entendimento doutrinário, o Supremo Tribunal Federal (STF) tem entendido que o princípio da moralidade, por exemplo, carece de lei formal que regule sua aplicação, não podendo a administração disciplinar, por meio de atos infralegais, os casos em que reste violado esse princípio, sob pena de desrespeito ao princípio da legalidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

1088Q410152 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, relativos ao processo licitatório. Consoante o princípio da indisponibilidade do interesse público, as empresas estatais, embora regidas pelo direito privado, devem submeter-se ao processo licitatório, uma vez que administram recursos total ou parcialmente públicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

1089Q395566 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Procurador Legislativo, Câmara Municipal de São Paulo SP, VUNESP

O Princípio da Legalidade deve ser entendido na Administração Pública como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1090Q400719 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Acerca de administração pública, julgue os itens a seguir.

De acordo com o princípio da moralidade administrativa, o agente público deve atuar cumprindo estritamente a lei, e o julgamento sobre oportunidade e conveniência, que não deve ser considerado pelo agente público, deve ser feito somente quando reclamado no devido foro.

  1. ✂️
  2. ✂️

1091Q402595 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista de Correios, ECT, CESPE CEBRASPE

Acerca de administração pública, julgue os itens a seguir.

Entre as acepções do princípio da impessoalidade, inclui-se aquela que proíbe a vinculação de atividade da administração à pessoa do gestor público, evitando-se, dessa forma, a realização de propaganda oficial para a promoção pessoal.

  1. ✂️
  2. ✂️

1092Q394187 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista de Controle Externo ACE, TCE AC, CESPE CEBRASPE

Um tribunal de contas estadual (TCE) condenou um prefeito municipal a devolver a quantia de R$ 540.000,00 aos cofres públicos, além de pagar multa de R$ 120.000,00. O prefeito é acusado de irregularidade em licitações e não teve as contas aprovadas em 2005. A denúncia foi feita pelo Ministério Público em 2004. O advogado do prefeito afirma que houve exagero do TCE e vai recorrer da decisão, pois não teve acesso aos autos em nenhum momento, apesar de vários requerimentos. Ponderou também o advogado do prefeito que a decisão do TCE não apresentava nenhuma fundamentação, violando o princípio da motivação.

 Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta acerca do direito administrativo brasileiro.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1093Q393047 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico Judiciário, Tribunal de Justiça MG, FUNDEP UFMG

Considerando-se os princípios do Direito Administrativo, é INCORRETO afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1094Q409705 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Judiciário, STJ, CESPE CEBRASPE

Após a homologação da licitação de uma obra pública, o gestor do contrato decidiu aumentar o prazo de execução da obra antes da assinatura do contrato, tendo em vista que ele considerou o prazo previsto no edital como tecnicamente inviável. Um dos licitantes que perdeu a licitação denunciou a decisão tomada pelo referido gestor, pois o prazo da obra não poderia ser alterado.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subsequentes à luz da Lei n.o 8.666/1993.

A forma como o prazo do contrato foi alterado pelo gestor feriu o princípio da isonomia.
  1. ✂️
  2. ✂️

1095Q398966 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Perito Papiloscópio, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

A respeito dos princípios que regem o direito administrativo, julgue os itens seguintes. O princípio da eficiência não está expresso no texto constitucional, mas é aplicável a toda atividade da administração pública.
  1. ✂️
  2. ✂️

1096Q392666 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Administrador, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Acerca dos princípios da impessoalidade e da supremacia do interesse público, julgue os próximos itens.

Do princípio da supremacia do interesse público decorre a posição jurídica de preponderância do interesse da administração pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

1097Q395497 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Administrador, TJ RR, CESPE CEBRASPE

A respeito de agente administrativo, investidura e processo administrativo, julgue os itens subsecutivos.

O princípio da impessoalidade nada mais é do que o clássico princípio da finalidade, que impõe ao administrador público que só pratique o ato para o seu fim legal.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.