Início

Questões de Concursos Princípios da Administração Pública

Resolva questões de Princípios da Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


541Q410019 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista de Ministério Público, MPE AL, COPEVE UFAL

Assinale o princípio norteador do serviço público que corresponde ao dever de boa administração.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

542Q160463 | Administração Pública, Princípios da Administração Pública, Assistente de Gabinete, DPE MT, FGV

A respeito dos princípios da Administração Pública, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) O princípio da continuidade estabelece que os serviços públicos não podem ser paralisados, pois as necessidades da população são incessantes.
( ) O princípio da impessoalidade significa que qualquer atividade da gestão pública deve ser dirigida a todos os cidadãos.
( ) O princípio da moralidade determina que os atos da gestão pública são condicionados por princípios éticos.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

543Q402194 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública

O princípio administrativo que objetiva a igualdade de tratamento que a Administração Pública deve dispensar aos administrados que se encontram em idêntica situação jurídica é o da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

544Q394083 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Judiciário, TRT 15a, FCC

O princípio da autotutela significa que a Administração Pública

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

545Q184469 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Engenheiro Civil, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Com relação ao direito administrativo, julgue os itens a seguir.

O governo é atividade política e discricionária e tem conduta independente, enquanto a administração é atividade neutra, normalmente vinculada à lei ou à norma técnica e exercida mediante conduta hierarquizada.

  1. ✂️
  2. ✂️

546Q401816 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública

Com a finalidade de minimizar as consequências dos problemas de trânsito na cidade “X”, o Prefeito estabeleceu, por meio de decreto de natureza genérica e abstrata, restrições à circulação de veículos na região central, proibindo a circulação de veículos e as operações de carga e descarga no período compreendido entre 6h e 22h, de segunda a sextafeira, em dias úteis, na área de abrangência especificada.Face a esse fato, a Associação Empresarial do ramo de transporte de mercadorias procura um advogado para orientá?la na proteção de seus interesses. Com base na hipótese apresentada, assinale a alternativa que indica a linha de atuação mais apropriada proposta pelo advogado.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

547Q177562 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Defensor Público, DPE MS, VUNESP

De acordo com o entendimento pacífico da doutrina, há um princípio que não tem substância, é considerado um princípio adjetivo (instrumental), que destoa dos demais por ser um princípio-meio e não um princípio-fim. O princípio-meio mencionado é o da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

548Q195509 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Administração, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Com base no regime jurídico-administrativo e nos princípios da administração pública, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

549Q393659 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico, Prefeitura de Mesquita RJ, NCE

Sobre os princípios de Direito Administrativo Brasileiro pode-se afirma que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

550Q406729 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Com relação à ética e à função pública, julgue os seguintes itens. Os atos administrativos praticados por órgãos do Poder Executivo, do Poder Legislativo e do Poder Judiciário devem observar os princípios da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência.
  1. ✂️
  2. ✂️

552Q174842 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Delegado de Polícia, Polícia Civil PR, UFPR

Dentre os princípios da Administração Pública adiante listados, assinale aquele que NÃO está expresso no art. 37 da Constituição Federal:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

553Q391695 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública

Depois de ingressar nos quadros do executivo federal mediante concurso público, o servidor em estágio probatório foi dispensado por não convir à Administração a sua permanência, após ter sido apurado, em avaliação especial de desempenho realizada por comissão instituída para essa finalidade, assegurada a ampla defesa, que realizou atos incompatíveis com a função do cargo em que se encontrava investido. Referida dispensa está embasada, precipuamente, no

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

554Q412963 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista, Conselho Regional de Educação Física da 13a Região BA, Instituto Quadrix, 2018

Quanto aos princípios, atos e poderes administrativos, julgue os itens a seguir. A autotutela permite que a Administração Pública controle seus próprios atos quanto à legalidade e ao mérito, devendo anular os atos eivados de vícios de legalidade e revogar os que se tornarem inconvenientes e inoportunos em face do interesse público.
  1. ✂️
  2. ✂️

555Q406640 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Inspetor de Controle Externo, TCE RN, CESPE CEBRASPE

Acerca do regime jurídico-administrativo, da organização administrativa e dos dispositivos relacionados à licitação, julgue os itens que se seguem. As prerrogativas do poder público sobre os particulares, decorrentes da supremacia do interesse público, são integralmente afastadas quando a administração, eventualmente, se nivela, sob algum aspecto, a entidade sob regime de direito privado.
  1. ✂️
  2. ✂️

556Q395655 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Promotor de Justiça, MPE RS, MPE RS

Considere as afirmações abaixo, referentes aos princípios que fundamentam a administração pública.

I- O princípio da razoabilidade, que impõe que o administrador ao atuar em sua zona de atuação discricionária obedeça a critérios aceitáveis do ponto de vista racional, não possui, no ordenamento constitucional, expressa e explícita previsão.

II- O fundamento constitucional da obrigação de motivar os atos administrativos está implícito tanto no art. 1° da Carta Federal, que indica a cidadania como um dos fundamentos da República, quanto no parágrafo único desse preceptivo, segundo o qual todo o poder emana do povo, como ainda no art. 5°, que assegura, entre um de seus incisos, o direito à apreciação judicial nos casos de ameaça ou lesão de direito.

III- Pelo princípio da indisponibilidade do interesse público, que é inerente à função estatal, mantém-se este princípio independente de os serviços públicos serem exercidos pelos particulares, mediante delegação.

IV- A moralidade administrativa, exigível também do particular, é pressuposto do ato administrativo e serve de fundamento, inclusive, para o reconhecimento de inconstitucionalidade em ação direta.

V- O princípio da impessoal idade nada mais é do que o clássico princípio da finalidade.

Assim:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

557Q178098 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Defensor Público, DPE PR, FCC

Sobre os princípios orientadores da administração pública é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

558Q405437 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista, MPOG, ESAF

Considerando os princípios básicos da Administração Pública, analise as afirmações que se seguem e selecione a opção correta.

I. A Legalidade é um princípio da Administração Pública e tem por base o fato de que a eficácia do ato administrativo está condicionada ao atendimento da Lei e do Direito.

II. A Razoabilidade e a Proporcionalidade são princípios que têm por objetivo a adequação entre meios e fins, e medidas tais como imposições de obrigações, restrições e sanções, em dimensões proporcionalmente superiores ao necessário para correção de improbidades.

III. A Motivação é o princípio que estabelece que o administrador público ao assinar um ato administrativo deve fazê-lo indicando os fatos que ensejam o ato e os preceitos jurídicos que autorizam sua prática.

IV. A Impessoalidade é o princípio que estabelece as margens aceitáveis de afastamento do fim legal a que se presta o ato, definindo assim a flexibilidade autorizada ao Administrador Público.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

559Q412608 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Legislativo, Câmara de Serrana SP, VUNESP, 2019

Uma das justificativas jurídicas para a contratação direta emergencial, sem licitação, pela Administração Pública, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

560Q406997 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Auditor de Controle Externo, TCE RO, CESPE CEBRASPE

Com base na Lei de Licitações e Contratos ? Lei n.º 8.666/1993 ? e na interpretação doutrinária e jurisprudencial sobre licitações e contratos, julgue os próximos itens.

De acordo com o princípio da adjudicação compulsória, a administração pública está obrigada a contratar o licitante vencedor.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.