Início

Questões de Concursos Princípios da Administração Pública

Resolva questões de Princípios da Administração Pública comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


761Q922562 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Primeira Fase OAB, OAB, Sem banca

Assinale a assertiva CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

762Q854744 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Legislativo, FCC, 2020

Considerando os princípios que regem a Administração Pública, de acordo com o princípio da:

I. Indisponibilidade do interesse público, os interesses públicos não se encontram à livre disposição do Administrador público.

II. Supremacia do interesse público, a Administração Pública está sempre acima dos direitos e garantias individuais.

III. Segurança jurídica, deve ser prestada a assistência jurídica integral e gratuita aos que comprovem insuficiência de recursos.

IV. Continuidade do serviço público, o serviço público, atendendo a necessidades essenciais da coletividade, como regra, não deve parar.

Está correto o que se afirma APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

763Q409062 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista de Negócios, MPOG, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à administração pública, julgue os itens seguintes.

Em consequência do princípio da legalidade, pode-se concluir que, havendo discordância entre determinada conduta e a lei, deverá a conduta ser corrigida para eliminar-se a ilicitude.

  1. ✂️
  2. ✂️

765Q923907 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Primeira Fase OAB, OAB, Sem banca

Assinale a assertiva CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

766Q391506 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública

Assinale a alternativa que contém uma afirmação incorreta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

767Q412526 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Assistente Administrativo, Conselho Regional de Serviço Social PR, Instituto Quadrix, 2018

A respeito dos princípios da Administração Pública, julgue os itens que se seguem. A autotutela, enquanto princípio, encerra uma faculdade da Administração Pública, que a exerce ou não segundo sua discricionariedade.
  1. ✂️
  2. ✂️

768Q407413 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Auditor, IF PE, IFPE

A Súmula nº 346 do Supremo Tribunal Federal prevê: “A Administração Pública pode declarar a ilegalidade de seus próprios atos.” Este enunciado trata do/da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

769Q409226 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Judiciário, TJ SE, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos princípios que regem a administração pública, julgue os seguintes itens. Em consonância com os princípios constitucionais da impessoalidade e da moralidade, o STF, por meio da Súmula Vinculante n.º 13, considerou proibida a prática de nepotismo na administração pública, inclusive a efetuada mediante designações recíprocas — nepotismo cruzado.
  1. ✂️
  2. ✂️

770Q398477 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Jurídico, CFA, IADES

Assinale a alternativa correta quanto aos princípios básicos e norteadores do Direito Administrativo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

771Q402881 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Agente de Apoio, MPE ES, NCE

Considere as seguintes afirmativas quanto aos Princípios Constitucionais do Direito Administrativo:

I - A imoralidade administrativa gera efeitos jurídicos, pois acarreta a invalidade do ato, que deve ser decretada pela própria Administração, salvo nos casos de moralidade jurídica cuja invalidação é de competência do Poder Judiciário.

II - Em respeito ao princípio da publicidade, o Poder Público deve agir com total transparência através da divulgação oficial de todos os atos, sendo vedadas, pela Constituição Federal, informações sigilosas.

III - O princípio da legalidade assenta-se na própria estrutura do Estado de Direito e traduz a idéia de que o administrador público só pode atuar onde a lei autoriza. Os particulares, no entanto, podem fazer tudo o que a lei não proíba.

Está correto o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

772Q398307 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista de Finanças e Controle AFC Prova 2, CGU, ESAF

Entre os princípios básicos da Administração Pública, conquanto todos devam ser observados em conjunto, o que se aplica, particular e apropriadamente, à exigência de o administrador, ao realizar uma obra pública, autorizada por lei, mediante procedimento licitatório, na modalidade de menor preço global, no exercício do seu poder discricionário, ao escolher determinados fatores, dever orientar-se para o de melhor atendimento do interesse público, seria o da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q412021 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico Administrativo, CFO DF, Instituto Quadrix

Acerca da Administração Pública, julgue os itens seguintes. Não viola o princípio da isonomia ou impessoalidade, a previsão editalícia que preceitue a impossibilidade de remarcação de teste de aptidão física diante de circunstâncias pessoais do candidato.
  1. ✂️
  2. ✂️

774Q134558 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Judiciário Área Judiciária, TRE SC, PONTUA

Os Princípios básicos da Administração Pública e do Direito Administrativo constituem regras de observância permanente e obrigatória ao Administrador. Podemos afirmar:
I. É dever do Administrador público atuar segundo a lei, proibida sua atuação contra-legem e extralegem princípio da legalidade ou legalidade estrita.

II. A Administração Pública está obrigada a policiar, em relação ao mérito e à legalidade, os atos administrativos que pratica, em atendimento ao princípio da autotutela.

III. A Administração Pública direta e indireta dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá apenas aos princípios de observância obrigatória: legalidade, impessoalidade, moral idade, publicidade e eficiência.

IV. Segundo o princípio da finalidade, o administrador público não pode praticar nenhum ato que se desvie da finalidade de satisfazer o interesse público em detrimento de interesses privados.
Está(ão) CORRETO(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

775Q263587 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico Judiciário Segurança Judiciária, TRE PA, FGV

De acordo com a Constituição Federal de 1988, a Administração Pública obedecerá aos seguintes princípios:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

776Q409789 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Administrador, UNIPAMPA RS, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos à administração pública e aos serviços públicos.

Cidadão que constatar a prática de ato de nepotismo por servidor público em um órgão público poderá impetrar ação popular, instrumento de defesa do princípio da moralidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

777Q193485 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Advogado, DETRAN ES, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca dos princípios e poderes que regem a administração pública,
julgue os itens subsecutivos.

Em atenção ao princípio da publicidade, os contratos celebrados pela administração devem ser publicados em veículo oficial de divulgação; na esfera federal, a publicação deve ser no Diário Oficial da União; nos estados, no Distrito Federal e nos municípios, no veículo que for definido nas respectivas leis.

  1. ✂️
  2. ✂️

778Q395017 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Analista Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

A respeito da administração pública e seus princípios, julgue os itens subsecutivos.

Considere a seguinte situação hipotética. Determinado prefeito, que é filho do deputado federal em exercício José Faber, instituiu ação político-administrativa municipal que nomeou da seguinte forma: Programa de Alimentação Escolar José Faber. Nessa situação hipotética, embora o prefeito tenha associado o nome do próprio pai ao referido programa, não houve violação do princípio da impessoalidade, pois não ocorreu promoção pessoal do chefe do Poder Executivo municipal.

  1. ✂️
  2. ✂️

779Q399698 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico de Desenvolvimento Agropecuária, Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão DF, CESPE CEBRASPE

A respeito dos princípios básicos da administração pública e das modalidades de poderes administrativos, julgue os itens de 52 a 54.

De uma forma geral, os princípios constitucionais da administração pública correspondem a formulações normativas gerais que servem de orientação para a interpretação dos administradores, razão pela qual os tribunais brasileiros adotam o entendimento prevalecente de que um princípio pode ser invocado para sustentar a ilegalidade de um ato administrativo, mas jamais para fundamentar a inconstitucionalidade de decisões administrativas.

  1. ✂️
  2. ✂️

780Q404116 | Direito Administrativo, Princípios da Administração Pública, Técnico de Formação Específica, Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção de Amazônia AM, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, acerca dos princípios da administração pública e sua aplicação às licitações públicas.

A impessoalidade é uma emanação da isonomia, que orienta a exigência da vinculação à lei e ao ato convocatório.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.