Questões de Concursos: Princípios da Redação Oficial

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Princípios da Redação Oficial. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

31 Q200702 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Escrivão de Polícia Civil, Polícia Civil MG, FUMARC

Para manter a impessoalidade, as comunicações oficiais devem ser sempre formais.
IDENTIFIQUE o fator que NÃO concorre para a formalidade na Redação Oficial:

32 Q856680 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Câmara de Santa Luzia PB Agente Administrativo, CPCON, 2020

Na Redação Oficial, o emprego dos pronomes de tratamento indicados para o Presidente da República, é:
I- No endereçamento: A sua Excelência o Senhor Presidente da República. II- No vocativo: Excelentíssimo Senhor Presidente da República. III- No corpo do texto: Vossa Excelência. IV- Nas três partes da redação usam-se abreviaturas.

A alternativa que responde CORRETAMENTE é apenas:

33 Q102068 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial , Analista Política Econômica e Monetária, BACEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.

A formalidade, entre outros aspectos, vincula-se à uniformidade das comunicações, o que implica o estabelecimento de um padrão de redação oficial. Nesse caso, no que se refere a documentos de tramitação interna, vale o preceito de se registrar o teor do documento, no expediente do texto, em “Assunto”, com a palavra escrita em fonte regular, em negrito, sem a necessidade, portanto, do desenvolvimento do texto em parágrafos.

34 Q856212 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Câmara de Guarujá do Sul SC Auxiliar Legislativo, AMEOSC, 2020

Sobre os atributos da Redação Oficial:
(__) - A linguagem a ser utilizada na Redação Oficial deve ser sempre coloquial; (__) - Pelo atributo da concisão, entende-se que a redação oficial é elaborada sempre em nome do serviço público e sempre em atendimento ao interesse geral dos cidadãos. Sendo assim, os assuntos objetos dos expedientes oficiais não devem ser tratados de outra forma que não a estritamente impessoal; (__) - A clareza deve ser a qualidade básica de todo texto oficial. Pode-se definir como claro aquele texto que possibilita imediata compreensão pelo leitor. Não se concebe que um documento oficial ou um ato normativo de qualquer natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou impossibilite sua compreensão; (__) - Pelo atributo da formalidade, entende-se que as comunicações administrativas devem ser sempre formais, isto é, obedecer a certas regras de forma.
Sabendo que (V) significa Verdadeiro e (F) significa Falso, assinale a alternativa que contém a sequência correta:

35 Q833429 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Prefeitura de Irati SC Agente Administrativo, GS Assessoria e Concursos, 2021

Redação oficial pode ser considerada como a maneira pela qual o Poder Público redige comunicações oficiais e atos normativos. A sua finalidade básica é a comunicação objetiva e com máxima clareza. É muito importante que o servidor público redija seus textos seguindo os conformes da redação oficial para conseguir atingir seu objetivo com eficácia.
Neste sentido, marque a alternativa INCORRETA.

36 Q231046 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Profissional de Comunicação Júnior, COPEL, PUC PR

Texto associado.

Leia o fragmento de texto a seguir, extraído do
Manual de Redação da Presidência da República,
Parte I, cap. I, 2002, e responda às questões 19 e 20.

"O QUE É REDAÇÃO OFICIAL


Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a
maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos
e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista
do Poder Executivo.
A redação oficial deve caracterizar-se pela
impessoalidade, uso do padrão culto de linguagem,
clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Fundamentalmente esses atributos decorrem da
Constituição, que dispõe, no artigo 37: "A administração
pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos
Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos
Municípios obedecerá aos princípios de legalidade,
impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
(...)". Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios
fundamentais de toda administração pública, claro está
que devemigualmente nortear a elaboração dos atos e
comunicações oficiais.
Não se concebe que um ato normativo de qualquer
natureza seja redigido de forma obscura, que dificulte ou
impossibilite sua compreensão. A transparência do
sentido dos atos normativos, bem como sua
inteligibilidade, são requisitos do próprio Estado de
Direito: é inaceitável que um texto legal não seja
entendido pelos cidadãos. A publicidade implica, pois,
necessariamente, clareza e concisão."

Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm. Acesso:
10/11/09.

Segundo o texto:

37 Q856771 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Prefeitura de Pirpirituba PB Agente Administrativo, CPCON, 2020

Analise as afirmativas abaixo em relação à linguagem da Redação Oficial e responda o que se pede.
I- Caracteriza-se pelo uso do padrão culto de linguagem, clareza, concisão, formalidade, uniformidade e impessoalidade. II- É a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. III- Distingue-se pela pessoalidade, uso do padrão coloquial de linguagem, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
A alternativa que responde CORRETAMENTE é:

38 Q197942 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Analista Análise e Desenvolvimento de Sistemas, BACEN, CESPE CEBRASPE

Julgue o item que segue de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República.

A formalidade, entre outros aspectos, vincula-se à uniformidade das comunicações, o que implica o estabelecimento de um padrão de redação oficial. Nesse caso, no que se refere a documentos de tramitação interna, vale o preceito de se registrar o teor do documento, no expediente do texto, em “Assunto”, com a palavra escrita em fonte regular, em negrito, sem a necessidade, portanto, do desenvolvimento do texto em parágrafos.

39 Q199889 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Analista, TJ CE, CESPE CEBRASPE

A respeito dos aspectos gerais da redação oficial, assinale a opção correta de acordo com o Manual de Redação da Presidência da República (MRPR)

40 Q856142 | Redação Oficial, Princípios da Redação Oficial, Câmara de Queluzito MG Assistente Legislativo, FCM, 2020

Os servidores públicos produzem, cotidianamente, comunicações com objetivos diversos como estabelecer regras de conduta dos cidadãos, regular o funcionamento dos órgãos e instituições públicas ou mesmo para informar o público interno e externo por meio de expedientes oficiais.
Avalie as assertivas sobre os atributos necessários à redação oficial.
I - A clareza é um atributo fundamental, na medida em que é inconcebível que um texto oficial ou um ato normativo não seja compreendido pelos cidadãos por causa da forma como foi escrito e elaborado. II - A formalidade das comunicações refere-se ao uso do padrão culto da língua na sua produção, o que significa selecionar palavras rebuscadas e fazer uso de estilo literário para aumentar a qualidade do texto. III - A impessoalidade consiste na necessária isenção da interferência da individualidade de quem comunica, assim como deve prevalecer também o caráter impessoal do próprio assunto tratado nas comunicações. IV - A concisão refere-se à necessária economia de pensamento na elaboração das comunicações oficiais, o que consiste na redução do tamanho do texto mesmo que isso signifique a retirada de partes substanciais do texto.
Está correto apenas o que se afirma em
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.