Questões de Concursos Principais Autores

Resolva questões de Principais Autores comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

101Q979365 | Pedagogia, Principais Autores, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Thadei (in Bacich e Moran, 2017), o professor é o “par mais competente do aluno”, o que destaca sua importante função de orientar ou tutoriar o processo de aprendizagem. Nesse contexto, a autora destaca dois conceitos fundamentais: o primeiro que diz respeito ao “que o sujeito é capaz de realizar autonomamente”; e o segundo trata daquilo que “ele é capaz de realizar em grupo ou em dupla, a partir da troca com o outro e/ou da sua orientação, seja esse outro o professor, um dos pais ou um colega”. Esses conceitos são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q979369 | Pedagogia, Principais Autores, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Leia o excerto extraído de Paulo Freire (2011):

“É na _____________ do ser, que se sabe como tal, que se funda a educação como processo permanente. Mulheres e homens se tornaram educáveis na medida em que se reconheceram _____________”.

Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q1056473 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

Compreendido como processo dinâmico e multifacetado que se estende desde o nascimento até a adolescência, o desenvolvimento infantil é essencial para promover práticas educacionais e de cuidado que atendam às necessidades individuais das crianças. Durante esse período crucial, as crianças passam por transformações físicas, cognitivas, sociais e emocionais significativas. Isso inclui o aprimoramento das habilidades motoras, a aquisição de linguagem e conhecimento, a formação de relações interpessoais, o infantil; sendo cada criança única, com seu próprio ritmo e trajetória. Isso envolve considerar a importância do brincar, da exploração, da curiosidade e do afeto na promoção de um crescimento saudável. Os teóricos Jean Piaget, Lev Vygotsky e Henri Wallon trouxeram contribuições significativas para a psicologia do desenvolvimento e a pedagogia. Cada um deles enfatizou aspectos diferentes do desenvolvimento infantil. Um dos aspectos que melhor representa uma contribuição distinta de Henri Wallon para a educação é que ele
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q975614 | Pedagogia, Principais Autores, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

As abordagens de Henri Wallon e da Psicanálise oferecem perspectivas distintas, porém complementares, sobre o sujeito em processo de aprendizagem.

Com base nas contribuições dessas teorias para a prática psicopedagógica, analise as afirmativas a seguir:

I. A Teoria Walloniana compreende o desenvolvimento infantil como um processo que articula cognição, afetividade, motricidade e socialização, sendo as emoções vistas como estruturantes do pensamento.
II. A Psicanálise, ao considerar a existência do inconsciente, entende a dificuldade de aprendizagem como um possível sintoma, que pode estar relacionado a conflitos psíquicos e ao desejo do sujeito.
III. Para Wallon, o erro deve ser evitado no processo educativo, pois compromete a formação das funções cognitivas superiores.
IV. A escuta sensível e atenta às manifestações verbais e não verbais do sujeito é um princípio compartilhado tanto pela abordagem psicanalítica quanto pela teoria de Wallon.

Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q1034348 | Pedagogia, Principais Autores, Suporte Pedagógico, SEEC RN, FGV, 2025

Paulo Freire, em sua imersão reflexiva acerca do modo convencional de educar, o classifica como “educação bancária”. As opções abaixo apresentam os traços característico da postura docente que correspondem a esse modelo, problematizado por Freire, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q1028769 | Pedagogia, Principais Autores, Atividades, SEDF, IADES, 2023

Jean Piaget, Henry Wallon e Lev Vygotsky, cada qual em seu tempo e contexto, investigaram e construíram suas teorias relacionadas à aprendizagem das crianças e ao desenvolvimento humano. Suas ideias embasam práticas pedagógicas e, apesar de suas especificidades, apresentam pontos de convergência acerca da construção do conhecimento.


Considerando a relevância desses três teóricos no contexto educacional, julgue (C ou E) o item a seguir.


Suponha que, em uma brincadeira de faz de conta, um grupo de crianças com diferentes níveis de abstração vivencie uma situação de “cuidados da casa”, a qual exija habilidades de organizar quem cuidará das crianças menores, do preparo das refeições e da limpeza, entre outras. Cada criança leva a própria experiência para a brincadeira e, por meio da interação, amplia suas habilidades sociais e seu vocabulário. É possível considerar essa situação hipotética como um exemplo do conceito de zona de desenvolvimento proximal proposta por Vygotsky.

  1. ✂️
  2. ✂️

107Q1020812 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, EBSERH, VUNESP, 2020

No processo ensino aprendizagem deve-se estabelecer uma diferença entre o que o aluno é capaz de fazer e de aprender sozinho e o que ele é capaz de fazer e aprender com a ajuda e a participação de outras pessoas, observando-as, imitando-as, seguindo suas instruções ou colaborando com elas. A distância entre esses dois pontos, que está situada entre o nível de desenvolvimento efetivo e o nível de desenvolvimento potencial, é o que Vygotsky chama de zona de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q979859 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Em relação ao desenvolvimento do juízo moral nas crianças, Piaget considera que a evolução da prática e da consciência da regra pode ser dividida em diferentes etapas. Conforme La Taille, Oliveira e Dantas (1992), na etapa da autonomia moral,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q985585 | Pedagogia, Principais Autores, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Em conformidade com Perrenoud, com relação aos ciclos de aprendizagem, a história do ensino mostra que as sociedades escolarizadas criaram a noção de grau, mas a maioria dos contemporâneos a ignora e dificilmente imagina que se possa construir um sistema escolar sobre outras bases, pelo menos em larga escala. Mesmo que, em pequena escala, algumas escolas alternativas ou experimentais tenham se libertado dessa servidão, a noção de grau permanece a única compartilhada em escala pelo sistema educativo em seu conjunto, a única que parece evidente, a própria expressão do bom senso. Por essa razão, a introdução dos ciclos de aprendizagem, em geral, leva:

I. Na pior das hipóteses, a reinventar, de modo oculto ou informal, classes por graus, assim como se reconstituíram habilitações clandestinas nos colégios únicos.
II. Às vezes, a encontrar um equivalente das classes rurais de graus múltiplos, que faziam coexistir, no seio do mesmo grupo, alunos que seguem programas anuais distintos, o que permitia progressões suaves ou apenas para certas disciplinas, e permitia, portanto, trabalhar com alunos em transição entre dois graus, o que não é absolutamente negligenciável.
III. Na melhor das hipóteses, a trabalhar com grupos multiidade no seio dos quais operam-se diversos reagrupamentos de alunos, em função de um nível, de necessidades semelhantes, de projetos comuns ou, ainda, de outros critérios.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q1073523 | Pedagogia, Principais Autores, Auxiliar de Creche, Prefeitura de Retirolândia BA, ISET, 2024

De acordo com Gallahue, as três categorias funcionais de tarefas de movimento ao longo das fases do desenvolvimento motor são
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q1020804 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, EBSERH, VUNESP, 2020

Piaget compreende o desenvolvimento cognitivo como algo que contém uma dinamicidade; a inteligência existe na ação, modifica-se numa sucessão de estágios, que compreendem uma gênese, uma estrutura e a mudança destas. E, em relação às estruturas, em evolução intelectual e cognitiva da criança, de todo o desenvolvimento mental, deve-se considerar, na perspectiva de Piaget, a existência de fatores que colaboram para esse processo; são eles:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q1034318 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Especial, SEEC RN, FGV, 2025

O ideário freireano insistia na ideia de que todo ato educativo é um ato político e que o “educador humanista revolucionário”, ombreado com os oprimidos, deveria colocar sua ação político-pedagógica a serviço da transformação da sociedade e da “criação do homem novo”.

GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. História da educação brasileira [livro eletrônico]. 1. Ed. São Paulo: Cortez, 2021.

A respeito da proposta pedagógica de Paulo Freire, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q1084784 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

A alfabetização de jovens e adultos deve provocar a construção da consciência intransitiva, na qual há a compreensão da realidade mediante o entendimento das causas profundas, ou seja, pela raiz das questões
  1. ✂️
  2. ✂️

114Q1031649 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de História, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Com relação à visão socioconstrutivista na educação, que foi desenvolvida por Lev Vigtotsky, analise as afirmativas a seguir.

I. A linguagem é a principal ferramenta para a aquisição de conhecimentos por parte do indivíduo e molda o pensamento.

II. O aprendizado é o processo de apropriação ativa do patrimônio de conhecimentos coletivos por cada indivíduo.

III. O processo de construção dos conhecimentos se segue espontaneamente do avanço dos estágios de desenvolvimento biológico.

A respeito do socioconstrutivismo, está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q1084788 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

A educação é um direito fundamental, porém a essência dessa concepção é a escolarização formal dos atores envolvidos no processo educativo.
  1. ✂️
  2. ✂️

116Q1056475 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, Prefeitura de Nova Friburgo RJ, CONSULPLAN, 2023

As teorias de aprendizagem são fundamentais para compreender como as pessoas adquirem conhecimento e desenvolvem habilidades. No entanto, tais teorias podem variar em suas bases empíricas, metodológicas e epistemológicas. Lev Semionovitch Vygotsky, principal representante da chamada Psicologia Histórico-Cultural, enfrentou o desafio de construir uma nova psicologia e deste embasamento científico também à pedagogia, a partir de sua nova concepção de homem como forma de aportar as relações sociais à educação, à mediação com a cultura, um caráter diligente do processo de desenvolvimento de todos os indivíduos em sociedade. No desenvolvimento de sua teoria, Vygotsky:

I. Buscou superar as vertentes subjetivistas e objetivistas, a dicotomia entre mente-corpo, visões que, no geral, desconsideram as relações sociais e a história das transformações socioculturais.

II. Utilizou-se do método materialista histórico e dialético como forma de compreender os elementos que historicamente influenciaram a consolidação da psicologia enquanto ciência da vida concreta dos indivíduos, mediante o resgate da história do desenvolvimento pessoal e da relação desta com a história social dos homens.

III. Entende que os processos psicológicos devem ser compreendidos em sua totalidade e em movimento, em uma visão dialética do processo integral do comportamento, que se dá a partir de processos biológicos vinculados ao fato de que o homem é um ser social e histórico que realiza ações sobre a natureza, com o intuito de constituir-se numa forma de ser e de agir e suprir as necessidades colocadas pelo meio em que vive.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

117Q1084786 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

Para ser um ato de conhecimento, o processo de alfabetização de adultos demanda, entre educadores e educandos, uma relação dialógica, na qual os sujeitos do ato de conhecer se encontram mediatizados pelo objeto a ser conhecido.
  1. ✂️
  2. ✂️

118Q1084787 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

Segundo a concepção progressista de Paulo Freire, a relação autoritária interrompe a vocação do ser humano de se tornar mais completo enquanto pessoa, por isso o autoritarismo dificulta a tarefa educacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

119Q1084789 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

O ponto central do conceito de educação bancária consiste na conscientização e no comprometimento do aluno.
  1. ✂️
  2. ✂️

120Q1084785 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogia, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à concepção progressista de Paulo Freire aplicada à educação de jovens e adultos.

A prática educativa realmente política possibilita tanto a construção de saberes pelas pessoas quanto a própria conscientização.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.