Questões de Concursos Principais Autores

Resolva questões de Principais Autores comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q981787 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as bases psicológicas da aprendizagem, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1027634 | Pedagogia, Principais Autores, Ciências Naturais, SEDF, IADES, 2023

Texto associado.

Poesia do Educador


Paulo Freire


Escola é


... o lugar que se faz amigos.

Não se trata só de prédios, salas, quadros,
Programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente.
Gente que trabalha, que estuda,
Que alegra, se conhece, se estima.


O diretor é gente,
O coordenador é gente,
O professor é gente,
O aluno é gente,
Cada funcionário é gente.


E a escola será cada vez melhor
Na medida em que cada um se comporte
Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”.
Nada de conviver com as pessoas e depois
Descobrir que não tem amizade a ninguém.
Nada de ser como tijolo que forma a parede,
Indiferente, frio, só.


Importante na escola não é só estudar, não é só trabalhar,
É também criar laços de amizade, É criar ambiente decamaradagem,
É conviver, é se “amarrar nela”!


Ora é lógico...
Numa escola assim vai ser fácil! Estudar, trabalhar, crescer,
Fazer amigos, educar-se, ser feliz.
É por aqui que podemos começar a melhorar o mundo.


Disponível em: <www.paulofreire.org>. Acesso em: 10 set. 2023.

A escola é um espaço de múltiplas determinações, de ordem pedagógica, política, social e econômica. No que concerne à função social da escola e aos aspectos sociais da prática educativa, julgue (C ou E) o item a seguir.

A educação “feita de gente”, conforme afirma Paulo Freire, depende do planejamento do Projeto Político-Pedagógico (PPP), considerado o documento que identifica a escola e anuncia as suas intencionalidades. Tendo em vista a característica do PPP, a sua elaboração costuma ser realizada por consultores especialistas, contratados para identificar o perfil da comunidade escolar e, em seguida, elaborar um documento que seja o retrato da escola.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q979223 | Pedagogia, Principais Autores, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Libâneo (2001) afirma que o currículo constitui o elemento nuclear do projeto pedagógico; é ele que viabiliza o processo de ensino-aprendizagem.

De acordo com o autor, é correto afirmar que o currículo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q908875 | Pedagogia, Principais Autores, Língua Inglesa, Prefeitura de Taquaruçu do Sul RS, FUNDATEC, 2024

Segundo Oliveira (2018), encontramos na história da educação períodos em que se difundiram novas tendências educacionais que ficaram conhecidas como Teorias de Ensino. Uma dessas, segundo o autor, pode ser definida como uma teoria da aprendizagem behaviorista, orientada por objetivos instrucionais pré-definidos. A ela cabe o termo “aprender a fazer”, tendo como preocupação básica a eficiência e a eficácia do processo de ensino. A função da escola é de produzir indivíduos para o mercado de trabalho, e ao professor cabe a responsabilidade de transmitir as matérias, a fim de garantir também o adequado controle no comportamento diante do ensino. De acordo com o autor, a qual teoria de ensino essa definição se refere?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q1046020 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Especial Deficiência Física, SEDUC SP, VUNESP, 2025

Galvão Filho (2005), ao citar Vygostky, expõe uma nova face da deficiência, que é a possibilidade dela gerar forças de reação e compensação. Ele compara com o que ocorre no organismo humano numa vacinação. Ao ser inoculado, numa vacinação, com os organismos tóxicos de uma doença, o organismo humano não só não sucumbe a essa doença, como adquire uma maior resistência a ela.

Esse processo de transformar algo inicialmente negativo em algo positivo é chamado por ele de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q979082 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Física Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Manuel Sérgio (In: Moreira, 1992) propõe a criação da Ciência da Motricidade Humana. Para o desenvolvimento dessa ciência, ele afirma que é preciso admitir que nos encontramos diante da corporeidade e da motricidade, portanto, do homem, e que o homem, por sua vez, é um ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q986459 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo PréEscolar, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

As teorias de Piaget, Vygotsky e Wallon são fundamentais para a compreensão do desenvolvimento humano e da aprendizagem.

Sobre essas teorias e seus respectivos autores, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q1045823 | Pedagogia, Principais Autores, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Libâneo (1992) descreve uma das tendências pedagógicas na prática escolar: ela “sustenta a ideia de que a escola tem por função preparar os indivíduos para o desempenho de papéis sociais, de acordo com as aptidões individuais. Para isso, os indivíduos precisam aprender a adaptar-se aos valores e às normas vigentes na sociedade de classes, através do desenvolvimento da cultura individual”. Trata-se da tendência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q911430 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Informática, Prefeitura de Nova Itaberaba SC, Unoesc, 2024

A história da educação no Brasil tem suas origens no período colonial, quando as primeiras interações entre o Estado e a Companhia de Jesus se estabeleceram para cuidar da educação dos brasileiros. Ao longo do tempo, muitas pessoas dedicaram-se a aprimorar a educação no país. Qual dos seguintes intelectuais não dedicou suas pesquisas e esforços para melhorar a educação no Brasil?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1021220 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, EBSERH, IBFC, 2022

As práticas pedagógicas governam diretamente o desenvolvimento epistemológico dos estudantes. Hipoteticamente, as habilidades de realizar uma tarefa corretamente dependem do modo como executa-se a intervenção educativa. Segundo Piaget (1975), analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Para “os bons alunos” (...), em igual nível de inteligência, consistem em sua capacidade de adaptação, memorização e assimilação ao processo de ensino.
( ) Para “os bons alunos” (...), em igual nível de inteligência, consistem principalmente na sua capacidade de adaptação ao tipo de ensino que lhes é fornecido.
( ) Para “os maus alunos” (...), estão na realidade perfeitamente aptos a dominar os assuntos que parecem não compreender, contanto que estes lhes cheguem através de outros caminhos: são as “lições” oferecidas que lhes escapam à compreensão, e não a matéria.
( ) Para “os maus alunos” (...), estão na realidade perfeitamente aptos a dominar os assuntos que parecem não compreender, contanto que as aulas sejam específicas e direcionadas a sua dificuldade.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1055784 | Pedagogia, Principais Autores, Técnico Pedagogo, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Buscamos na teoria psicogenética a explicação de inteligência e afetividade mais próxima da teoria acadêmica e da práxis pedagógica. Neste contexto, encontramos na perspectiva Walloniana contribuições bem específicas, uma vez que para Henri Wallon, a dimensão afetiva ocupa lugar central, tanto do ponto de vista da construção da pessoa quanto do conhecimento. De acordo com seus estudos, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q1045819 | Pedagogia, Principais Autores, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Luckesi (1998) problematiza um conceito que se configura “pela observação, obtenção, análise e síntese dos dados ou informações que delimitam o objeto ou ato com o qual se está trabalhando”. Por isso, “encerra-se no momento em que o objeto ou ato de investigação chega a ser configurado, sinteticamente, no pensamento abstrato, isto é, no momento em que se chega à conclusão que tal objeto ou ato possui determinada configuração”. Esse conceito criticado pelo autor é o de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q900093 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Prefeitura de São Miguel do Oeste SC, AMEOSC, 2024

Qual é o conceito central da teoria de Lev Vygotsky em relação ao desenvolvimento cognitivo das crianças?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q1034512 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Patrimonial, IPHAN, FGV, 2025

As bases conceituais da educação patrimonial têm conexões profundas com o pensamento do teórico Lev Vygotsky, na medida em que valoriza o papel
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q1045613 | Pedagogia, Principais Autores, AEE, Prefeitura de Maracajá SC, Unesc, 2025

Ao longo da história, diversas foram as concepções de educação e escola adotadas pelos estudiosos. Acerca do assunto, marque V, para as afirmativas verdadeiras, e F, para as falsas:

(__)A escola moderna deve ser capaz de criar sistemas de exclusão ou seleção entre os alunos.
(__)Jean Piaget afirma que educar é adaptar o indivíduo ao meio social e ambiente.
(__)A escola deve proporcionar condições iguais para que todos os alunos se desenvolvam como cidadãos em potencial.
(__)A teoria de Phillippe Perrenoud sobre a formação por competências é relevante, pois propõe que a escola deve fornecer ferramentas para um desenvolvimento humano e profissional satisfatório.

A sequência está correta em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q978053 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

A didática contemporânea, especialmente sob a influência de autores como Zabala (1998) e Coll et al. (1994), propõe uma superação da fragmentação dos conteúdos escolares e defende a articulação entre os diferentes tipos de saberes no planejamento docente. Essa abordagem considera que a aprendizagem significativa exige a integração de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais, garantindo que o conhecimento não seja apenas compreendido, mas também experienciado e internalizado de modo ético e funcional. Desse modo, assinale a alternativa que apresenta, de forma coerente, uma estratégia de planejamento que valorize a integração das três tipologias de conteúdo em uma proposta pedagógica interdisciplinar.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q1045394 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Agricultura e Zootecnia, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

De acordo com Libâneo (2013, p.246), “o trabalho docente é uma atividade consciente e sistemática, em cujo centro está a aprendizagem dos alunos sob a direção do professor”. Segundo o autor, “o planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”. Para Libâneo, o planejamento escolar tem, entre outras, as seguintes funções:

I- Facilitar a preparação das aulas: selecionar o material didático em tempo hábil, saber que tarefas professor e alunos devem executar, replanejar o trabalho frente a novas situações que aparecem no decorrer das aulas.

II- Prever objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições socioculturais e individuais dos alunos.

III- Atualizar o conteúdo do plano sempre que é revisto, aperfeiçoando-o em relação aos progressos feitos no campo de conhecimentos, adequando-o às condições de aprendizagem dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino que vão sendo incorporados na experiência cotidiana.

IV- Expressar os vínculos entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional e as ações efetivas que o professor irá realizar na sala de aula, por meio de objetivos, conteúdos, métodos e formas organizativas do ensino.

Está CORRETO o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q1055174 | Pedagogia, Principais Autores, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Segundo Paulo Freire, “a educação autêntica, não se faz de ‘A’ para ‘B’ ou de ‘A’ sobre ‘B’, mas de ‘A’ com ‘B’, mediatizados pelo mundo”. Considerando a educação dialógica e o diálogo, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q981041 | Pedagogia, Principais Autores, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Para Vygotsky (de acordo com La Taille, Oliveira e Dantas, 1992), a separação entre os aspectos intelectuais, de um lado, e os volitivos e afetivos, de outro, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q981042 | Pedagogia, Principais Autores, Diretor de Escola, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Paulo Freire (2011) afirma: “Não há para mim, na diferença e na ‘distância’ entre a ingenuidade e a criticidade, entre o saber de pura experiência feito e o que resulta dos procedimentos metodicamente rigorosos, uma ruptura, mas uma superação”, isso porque
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.