Questões de Concursos Principais Autores

Resolva questões de Principais Autores comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

61Q1034269 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Arte, SEEC RN, FGV, 2025

Com relação ao pensamento de Paulo Freire, avalie as afirmativas a seguir.
I. O modo como se organizam as relações no ambiente escolar reflete uma posição política em relação às estruturas sociais.
II. A transferência de conhecimentos do professor para o aluno é a ferramenta mais adequada para a sua conscientização.
III. A educação é uma forma de exercício de liberdade e de humanidade para os que estão em posição social de subalternidade.

Está de acordo com o pensamento do autor o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q1045313 | Pedagogia, Principais Autores, Anos Iniciais, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Em relação ao pensamento educacional freireano, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) O diálogo depende da validade dos momentos explicativos e narrativos em que o professor expõe ou fala do objeto de conhecimento.
( ) Aprender é construir, reconstruir, constatar para mudar, o que não se faz sem abertura ao risco e à aventura do espírito.
( ) A capacidade de aprendizagem do aluno implica a sua habilidade de absorver pacientemente o conhecimento transmitido pelo educador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q1055578 | Pedagogia, Principais Autores, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

“As estruturas cognitivas mudam através dos processos de adaptação: assimilação e acomodação. A assimilação envolve a interpretação de eventos em termos de estruturas cognitivas existentes, enquanto que a acomodação se refere à mudança da estrutura cognitiva para compreender o meio.” Considerando o exposto, é possível afirmar que trata-se da:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q979043 | Pedagogia, Principais Autores, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Galvão (em Arantes, 2003) discute elementos para uma reflexão sobre a prática pedagógica a partir da perspectiva de Wallon sobre a expressividade e as emoções.

De acordo com a autora,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1029482 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Geografia, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Considerando o conceito de didática a partir do pensamento de Paulo Freire, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) A didática deve pensar maneiras de transmitir os conteúdos escolares de maneira eficaz, de modo a transformar os alunos em sujeitos.

( ) A didática deve buscar a neutralidade ideológica em seus métodos para garantir que os alunos não terão suas crenças modificadas.

( ) A didática precisa estar centrada na relação de diálogo entre professor e aluno, pensando criticamente os conteúdos tratados.

As afirmativas são, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q893588 | Pedagogia, Principais Autores, Auxiliar de Desenvolvimento Infanto Juvenil, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

Reggio Emilia foi o primeiro local onde uma escola que enxergava a criança como personagem central de sua abordagem educativa, surgiu. Leia as afirmações, abaixo, e complete com V, se estão de acordo com as ideias reggianas e F, se não.

( ) A criança é a protagonista de seu aprendizado e, por isso, é entendida como um ser que carrega dentro de si, desde seu nascimento, capacidades e potencialidades ilimitadas.
( ) A criança é um recipiente em que se colocam informações e um ser que, em contato com o mundo, não será capaz de construir significados e aprendizagens.
( ) A criança é aquela que brinca, se relaciona naturalmente com o mundo e com o outro, utiliza seu corpo de infinitas maneiras e experimenta o mundo através dele e é capaz de criar suas próprias hipóteses.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q977101 | Pedagogia, Principais Autores, Professor I e II Educação Infantil, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Segundo Paulo Freire (1980), para que haja a construção do conhecimento, é necessário que haja em sala de aula o debate e o respeito.

O diálogo é o encontro entre os homens, mediatizados pelo mundo, para designá-lo. Se, ao dizer suas palavras, ao chamar ao mundo, os homens o transformam, o diálogo impõe-se como o caminho pelo qual os homens encontram seu significado enquanto homens; o diálogo é, pois, uma necessidade existencial (Freire, 1980, p. 42).

De acordo com os conceitos de Paulo Freire, assinale a alternativa que melhor expressa a relação entre afeto e diálogo no ambiente escolar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q1045821 | Pedagogia, Principais Autores, Artes, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

“Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele”, afirma Paulo Freire (1996). Para o autor, essa é a diferença profunda entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q979562 | Pedagogia, Principais Autores, Artes Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

De acordo com Fontana (1996), Vygotsky considera o processo de conceitualização como único e integrado, mas diferencia a atividade mental centrada na vida cotidiana daquela que se elabora na escola. Isso porque as interações escolarizadas são caracterizadas, entre outros aspectos, por terem uma
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q978329 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Ensino Fundamental II – Matemática, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

De acordo com Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios distintos. Qual das alternativas abaixo corretamente descreve um dos estágios propostos por Piaget?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q1044652 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Penso ser acertado dizer que as teorias modernas da educação são aquelas gestadas em plena modernidade, quando a ideia de uma formação geral para todos toma lugar na reflexão pedagógica. Comênio lança em 1657 o lema do “ensinar tudo a todos” e, não por acaso, é considerado o arauto da educação moderna.
LIBÂNEO. (2005).

Sobre as teorias pedagógicas modernas, assinale a afirmativa incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q1066438 | Pedagogia, Principais Autores, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

O texto a seguir é um relato de caso, vivenciado por Paulo Freire, narrado em seu livro Pedagogia da Esperança.

“Muito bem”, disse em resposta à intervenção do camponês. “Aceito que eu sei e vocês não sabem. De qualquer forma, gostaria de lhes propor um jogo que, para funcionar bem, exige de nós absoluta lealdade. Vou dividir o quadro-negro em dois pedaços, em que irei registrando, do meu lado e do lado de vocês, os gols que faremos eu, em vocês; vocês, em mim. O jogo consiste em cada um perguntar algo ao outro. Se o perguntado não sabe responder, é gol do perguntador. Começarei o jogo fazendo uma primeira pergunta a vocês.” [...] Primeira pergunta: – Que significa a maiêutica socrática? Gargalhada geral e eu registrei o meu primeiro gol. – Agora cabe a vocês fazer a pergunta a mim – disse. Houve uns cochichos e um deles lançou a questão: – Que é curva de nível? Não soube responder. Registrei um a um. – Qual a importância de Hegel no pensamento de Marx? Dois a um. – Para que serve a calagem do solo? Dois a dois. – Que é um verbo intransitivo? Três a dois. – Que relação há entre curva de nível e erosão? Três a três. – Que significa epistemologia? Quatro a três. – O que é adubação verde? Quatro a quatro.
Assim, sucessivamente, até chegarmos a dez a dez. Ao me despedir deles lhes fiz uma sugestão: “Pensem no que houve esta tarde aqui. Vocês começaram discutindo muito bem comigo. Em certo momento ficaram silenciosos e disseram que só eu poderia falar porque só eu sabia e vocês não. Fizemos um jogo sobre saberes e empatamos dez a dez. Eu sabia dez coisas que vocês não sabiam e vocês sabiam dez coisas que eu não sabia. Pensem sobre isto”.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. p. 24. Adaptado.

A experiência apresentada no texto reforça uma perspectiva que considera a aprendizagem como um processo que privilegia o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q977903 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Identifique a correta caracterização do processo de apropriação do sistema de escrita alfabético-ortográfico, à luz das contribuições teóricas de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e dos pressupostos da psicogênese da língua escrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1051957 | Pedagogia, Principais Autores, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

O professor Bento, em uma aula de Matemática, pediu a seus alunos que pesquisassem e comparassem os percentuais de acidentes automobilísticos antes e depois da adoção da “Lei Seca”. A atividade proposta pelo professor revela uma dinamização do currículo segundo a perspectiva crítica, que compreende que o currículo é um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q976694 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Em sua obra 'Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa' (1996), Paulo Freire propõe uma reflexão profunda sobre os fundamentos éticos, políticos e epistemológicos da prática docente, argumentando que ensinar é um ato de constante aprendizagem e curiosidade. Acerca desta importante obra de Paulo Freire, analise as assertivas:

I - Compreende a importância da concepção bancária da educação e postula que ela materializa a autonomia dos educandos e é construída na e pela práxis.
II - A autoridade do professor, na perspectiva freireana, não se anula na defesa da autonomia do educando; pelo contrário, ela se reafirma na forma coerente e ética com que o educador testemunha sua curiosidade, sua incompletude e seu respeito aos saberes prévios dos estudantes.
III - O ato de conhecer, para Freire, é um processo que se perfaz de forma puramente individual e espontânea por parte do educando, desconsiderando a necessidade da mediação dialógica do professor ou da sistematização dos conteúdos para sua efetivação.
IV - O ensino que respeita a autonomia do educando implica necessariamente a negação de qualquer forma de avaliação sistemática ou de exigência de rigorosidade metódica.
V - A formação docente deve estimular a curiosidade epistemológica, o pensamento crítico e a reflexão sobre o mundo, assim como o ato de ensinar está ligado à pesquisa constante e à reinvenção das práticas pedagógicas.

Quais assertivas correspondem ao pensamento de Paulo Freire? Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1055571 | Pedagogia, Principais Autores, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

No decorrer da história da educação surgiram algumas tendências pedagógicas que foram influenciadas pelo pensamento filosófico e social de seu tempo e, segundo Luckesi, dizem respeito à maneira como a educação deve ser aplicada e desenvolvida, seus métodos, conteúdos, objetivos e práticas. Diante do exposto, é considerada uma vertente da educação progressista no Brasil a Pedagogia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q987001 | Pedagogia, Principais Autores, Professor N II Educação Física, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Os estágios de desenvolvimento descritos por Piaget são: o sensório motor, o pré-operatório, o operatório concreto e o operatório formal.
Assinale a alternativa que corresponde ao estágio pré-operatório:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q981113 | Pedagogia, Principais Autores, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

De acordo com estudos viabilizados por Jean Piaget, existem fases específicas de desenvolvimento humano reconhecido e conceituado pela teoria corretamente identificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q978815 | Pedagogia, Principais Autores, Professor Básico I, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre as contribuições conjuntas das teorias de Piaget e Vygotsky, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q1045397 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Agricultura e Zootecnia, Prefeitura de Caturité PB, CPCON, 2023

Para Libâneo (2013, p. 48), “o trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é o seu primeiro compromisso com a sociedade. Sua responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, nas associações de classe, na vida cultural e política”. Considerando o compromisso social e ético dos professores pensado por Libâneo, analise as proposições e coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.

( ) O sinal mais indicativo da responsabilidade profissional do professor é seu permanente empenho na educação dos seus alunos.

( ) O compromisso social dos professores, expresso primordialmente na competência profissional, é exercido no âmbito da vida social e política. Como toda profissão, o magistério é um ato político porque se realiza no contexto das relações sociais.

( ) A característica mais importante da atividade profissional do professor é a mediação entre o aluno e a sociedade, entre as condições de origem do aluno e a sua destinação social na sociedade.

Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de preenchimento dos parênteses.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.