Início

Questões de Concursos Principais Autores

Resolva questões de Principais Autores comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q976694 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Educação Infantil, Prefeitura de Pinhalão PR, FAU, 2025

Em sua obra 'Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa' (1996), Paulo Freire propõe uma reflexão profunda sobre os fundamentos éticos, políticos e epistemológicos da prática docente, argumentando que ensinar é um ato de constante aprendizagem e curiosidade. Acerca desta importante obra de Paulo Freire, analise as assertivas:

I - Compreende a importância da concepção bancária da educação e postula que ela materializa a autonomia dos educandos e é construída na e pela práxis.
II - A autoridade do professor, na perspectiva freireana, não se anula na defesa da autonomia do educando; pelo contrário, ela se reafirma na forma coerente e ética com que o educador testemunha sua curiosidade, sua incompletude e seu respeito aos saberes prévios dos estudantes.
III - O ato de conhecer, para Freire, é um processo que se perfaz de forma puramente individual e espontânea por parte do educando, desconsiderando a necessidade da mediação dialógica do professor ou da sistematização dos conteúdos para sua efetivação.
IV - O ensino que respeita a autonomia do educando implica necessariamente a negação de qualquer forma de avaliação sistemática ou de exigência de rigorosidade metódica.
V - A formação docente deve estimular a curiosidade epistemológica, o pensamento crítico e a reflexão sobre o mundo, assim como o ato de ensinar está ligado à pesquisa constante e à reinvenção das práticas pedagógicas.

Quais assertivas correspondem ao pensamento de Paulo Freire? Assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1046707 | Pedagogia, Principais Autores, Educação Especial, SEDUC SP, VUNESP, 2023

Para Tardif (2012), que conceito se define como “o estudo do conjunto dos saberes utilizados realmente pelos profissionais em seu espaço de trabalho cotidiano para desempenhar todas as suas tarefas”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q979046 | Pedagogia, Principais Autores, Artes Titular, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Onrubia (em Coll, 1999) explica que, seguindo as premissas do construtivismo, a prática dos processos de codificação e decodificação que intervêm na leitura e na escrita deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q978329 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Ensino Fundamental II – Matemática, Prefeitura de Bombinhas SC, Prefeitura de Bombinhas SC, 2025

De acordo com Jean Piaget, o desenvolvimento cognitivo ocorre em estágios distintos. Qual das alternativas abaixo corretamente descreve um dos estágios propostos por Piaget?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

85Q1047207 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogia, CIAAR, Aeronáutica, 2025

O plano é um guia de orientação, pois nele são estabelecidas as diretrizes e os meios de realização do trabalho docente. Como sua função é orientar a prática, partindo das exigências da própria prática, ele não pode ser um documento rígido e absoluto, pois uma das características do processo de ensino é que está sempre em movimento, está sempre sofrendo modificações face às condições reais.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2013. p. 248. (adaptado). Considerando o planejamento de ensino em seus elementos constitutivos bem como as modalidades de planejamento, segundo Libâneo (2013), analise as afirmativas a seguir.
I. No plano da escola, dentre outros elementos, são explicitadas as concepções pedagógicas.
II. O plano de ensino, ou de curso, é um roteiro organizado das unidades didáticas, conteúdos e outros.
III. No plano de aula são detalhados os conteúdos, a justificativa, o número de aulas e outros elementos.
Estão corretas as afirmativas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

86Q977903 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Educação Básica I, SME de João Pessoa PB, IDECAN, 2025

Identifique a correta caracterização do processo de apropriação do sistema de escrita alfabético-ortográfico, à luz das contribuições teóricas de Emilia Ferreiro, Ana Teberosky e dos pressupostos da psicogênese da língua escrita.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q975610 | Pedagogia, Principais Autores, Psicopedagogo, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Jean Piaget propôs uma teoria do desenvolvimento cognitivo fundamentada na ideia de que a construção do conhecimento ocorre por meio da interação entre o sujeito e o meio, organizando-se em estágios sequenciais.
Considerando essa teoria e seus fundamentos epistemológicos, assinale a alternativa que apresenta uma afirmação CORRETA e conceitualmente rigorosa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1051957 | Pedagogia, Principais Autores, azul, DETRAN AC, CESGRANRIO

O professor Bento, em uma aula de Matemática, pediu a seus alunos que pesquisassem e comparassem os percentuais de acidentes automobilísticos antes e depois da adoção da “Lei Seca”. A atividade proposta pelo professor revela uma dinamização do currículo segundo a perspectiva crítica, que compreende que o currículo é um(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q1055571 | Pedagogia, Principais Autores, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

No decorrer da história da educação surgiram algumas tendências pedagógicas que foram influenciadas pelo pensamento filosófico e social de seu tempo e, segundo Luckesi, dizem respeito à maneira como a educação deve ser aplicada e desenvolvida, seus métodos, conteúdos, objetivos e práticas. Diante do exposto, é considerada uma vertente da educação progressista no Brasil a Pedagogia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q981113 | Pedagogia, Principais Autores, Psicopedagogo, Prefeitura de Céu Azul PR, FAU, 2025

De acordo com estudos viabilizados por Jean Piaget, existem fases específicas de desenvolvimento humano reconhecido e conceituado pela teoria corretamente identificada como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q979860 | Pedagogia, Principais Autores, Professor de Ensino Básico I Efetivo/Substituto, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Weisz (1999) defende o ponto de vista de que, no construtivismo, o avanço no conhecimento do aluno exige do professor
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1066438 | Pedagogia, Principais Autores, tarde, CNU, CESGRANRIO, 2024

O texto a seguir é um relato de caso, vivenciado por Paulo Freire, narrado em seu livro Pedagogia da Esperança.

“Muito bem”, disse em resposta à intervenção do camponês. “Aceito que eu sei e vocês não sabem. De qualquer forma, gostaria de lhes propor um jogo que, para funcionar bem, exige de nós absoluta lealdade. Vou dividir o quadro-negro em dois pedaços, em que irei registrando, do meu lado e do lado de vocês, os gols que faremos eu, em vocês; vocês, em mim. O jogo consiste em cada um perguntar algo ao outro. Se o perguntado não sabe responder, é gol do perguntador. Começarei o jogo fazendo uma primeira pergunta a vocês.” [...] Primeira pergunta: – Que significa a maiêutica socrática? Gargalhada geral e eu registrei o meu primeiro gol. – Agora cabe a vocês fazer a pergunta a mim – disse. Houve uns cochichos e um deles lançou a questão: – Que é curva de nível? Não soube responder. Registrei um a um. – Qual a importância de Hegel no pensamento de Marx? Dois a um. – Para que serve a calagem do solo? Dois a dois. – Que é um verbo intransitivo? Três a dois. – Que relação há entre curva de nível e erosão? Três a três. – Que significa epistemologia? Quatro a três. – O que é adubação verde? Quatro a quatro.
Assim, sucessivamente, até chegarmos a dez a dez. Ao me despedir deles lhes fiz uma sugestão: “Pensem no que houve esta tarde aqui. Vocês começaram discutindo muito bem comigo. Em certo momento ficaram silenciosos e disseram que só eu poderia falar porque só eu sabia e vocês não. Fizemos um jogo sobre saberes e empatamos dez a dez. Eu sabia dez coisas que vocês não sabiam e vocês sabiam dez coisas que eu não sabia. Pensem sobre isto”.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. p. 24. Adaptado.

A experiência apresentada no texto reforça uma perspectiva que considera a aprendizagem como um processo que privilegia o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q988891 | Pedagogia, Principais Autores, Psicopedagogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

O ambiente social e cultural em que o aprendizado ocorre pode influenciar profundamente o processo de aprendizagem. Lev Vygotsky enfatizou a importância do contexto social e cultural no desenvolvimento cognitivo. A respeito da teoria desenvolvida por Lev Vygotsky, assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q978815 | Pedagogia, Principais Autores, Professor Básico I, Prefeitura de São João do Rio do Peixe PB, EDUCA, 2025

Sobre as contribuições conjuntas das teorias de Piaget e Vygotsky, analise as alternativas e assinale a INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1055173 | Pedagogia, Principais Autores, Prefeitura de Pitangueiras SP, CONSULPLAN, 2019

Freire afirma que “(...) toda investigação temática de caráter conscientizador se faz pedagógica e toda autêntica educação se faz investigação do pensar”. Diante do exposto, é INCORRETO afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q898434 | Pedagogia, Principais Autores, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Para Libâneo (2013), o planejamento escolar é uma ferramenta que direciona a prática pedagógica, visando um direcionamento da execução da atividade docente e este portanto, precisa ser um processo contínuo e reflexivo, que envolva a definição de objetivos educacionais, estratégias de ensino, avaliação do aprendizado dos alunos e ainda adaptações constantes a partir de resultados obtidos, levando em consideração o contexto social. Portanto, o ato de planejar não se limita ao mero preenchimento de formulários ou rotina escolar, por isso, precisa ser realizado com cautela e alicerçado nos comportamentos sociais que envolvem aquele ambiente e toda comunidade escolar.
Para o autor, são funções do planejamento escolar:
I. Fundamentar princípios, diretrizes e procedimentos do trabalho docente que assegurando a articulação entre a incumbência da escola, as exigências do contexto social a qual está inserida e do processo de participação democrática.

II. Assegurar objetivos, conteúdos e métodos a partir da consideração das exigências postas pela realidade social, do nível de preparo e das condições sócio-culturais e individuais dos alunos. Manifestando a relação entre o posicionamento filosófico, político-pedagógico e profissional do professor com suas ações educativas.

III. Garantir a realização de um processo de ensino de qualidade, afastando-se de improvisação e rotina, buscando sempre que possível o replanejamento a partir de novas ações ou situações que venham a ser revelada visto que este processo se caracteriza pelo movimento permanente, impedindo desta forma que o plano seja rígido e acabado.

IV. Antiquar os conteúdos do plano sempre que for preciso, baseando-se nas e no campo do conhecimento, levando em consideração as aprendizagens dos alunos, aos métodos, técnicas e recursos de ensino.

Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1020812 | Pedagogia, Principais Autores, Pedagogo, EBSERH, VUNESP, 2020

No processo ensino aprendizagem deve-se estabelecer uma diferença entre o que o aluno é capaz de fazer e de aprender sozinho e o que ele é capaz de fazer e aprender com a ajuda e a participação de outras pessoas, observando-as, imitando-as, seguindo suas instruções ou colaborando com elas. A distância entre esses dois pontos, que está situada entre o nível de desenvolvimento efetivo e o nível de desenvolvimento potencial, é o que Vygotsky chama de zona de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q979374 | Pedagogia, Principais Autores, Supervisor de Ensino, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Perrenoud (1999), ao problematizar a avaliação escolar, propõe sua perspectiva a partir da oposição entre duas lógicas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q985584 | Pedagogia, Principais Autores, Psicopedagogo Institucional, Prefeitura de Lapa PR, OBJETIVA, 2025

Considerando-se os conceitos centrais da abordagem piagetiana sobre o desenvolvimento cognitivo, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.


( ) Piaget deu foco na análise do efeito das variáveis históricas, sociais e culturais no desenvolvimento das crianças, ou seja, o sujeito epistêmico.
( ) O desenvolvimento de crianças e adolescentes se caracteriza por uma sucessão de estruturas mentais, que denominam modelos de compreensão. Uma estrutura mental mais simples constitui a base para estruturas mais complexas.
( ) A acomodação implica transformação que o organismo sofre para poder lidar com o ambiente, ou seja, a modificação de esquemas adquiridos para adaptar-se à uma nova situação.
( ) A equilibração é a incorporação de um novo objeto ou ideia já conhecido ao esquema que a criança já possui, sem causar alterações nas estruturas mentais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1055583 | Pedagogia, Principais Autores, Professor Regente A, Prefeitura de Juiz de Fora MG, CONSULPLAN, 2022

Segundo Libâneo, “o planejamento tem grande importância por tratar-se de um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social”. Sobre o plano de aula, é possível inferir que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.