Questões de Concursos: Principais Correntes do Pensamento Sociológico

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Principais Correntes do Pensamento Sociológico. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q57377 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

Julgue o item que se segue, relativo ao planejamento participativo.

O processo do planejamento participativo envolve distribuição do poder, análise da situação, descentralização e diversidade de olhares sobre a realidade.

12 Q57372 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir.

Para Max Weber, existem três tipos fundamentais de educação: o carismático, o tradicional e o racional-burocrático, cada um com finalidades diferentes, sendo o tradicional o tipo mais comum nas sociedades capitalistas.

13 Q57373 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir. 

Para Antonio Gramsci, a educação se constitui em um instrumento fundamental de luta para estabelecer uma nova relação hegemônica e uma nova cultura política na sociedade.

14 Q57382 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico

Desde o Século XIX, o pensamento social tem oferecido contribuições à compreensão das relações entre sociedade e Estado e os papeis destes dois coletivos para a garantia da Educação às novas gerações, tal como se pode constatar no texto a seguir:

Admitido que a Educação seja função essencialmente social, não pode o Estado desinteressar-se dela. Ao contrário, tudo o que seja educação, deve estar até certo ponto submetido à sua influência. Isto não quer dizer que o Estado deva, necessariamente, monopolizar o ensino. A questão é muito complexa para que se trate dela assim de passagem. Pode-se acreditar que o progresso escolar seja mais fácil e mais rápido onde certa margem se deixe à iniciativa privada. O indivíduo é sempre mais renovador que o Estado. Mas, do fato de dever o Estado, no interesse público, deixar abrir outras escolas que não as suas, não se segue que deva tornar-se estranho ao que nelas se venha a passar. Pelo contrário, a educação que aí se der deve estar submetida à sua fiscalização. Não é mesmo admissível que a função de educação possa ser preenchida por alguém que não apresente as garantias de que o Estado, e só ele, pode ser juiz. Os limites dentro dos quais deve permanecer essa intervenção não podem ser determinados uma vez por todas; mas o princípio de intervenção não se contesta.

A citação acima foi extraída da obra de

15 Q57375 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

Com base nas interpretações clássicas do Brasil desenvolvidas por Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda e Caio Prado Júnior, julgue o item que se segue. 

Os portugueses organizaram de modo sistemático o instituto da escravidão ao longo do período colonial.

16 Q57379 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

Acerca da relação professor-aluno no processo educativo, julgue o próximo item.

A pedagogia nova considera que a escola é vida e não preparação para a vida. As bases filosóficas dessa corrente encontram-se no positivismo, e a relação pedagógica professor-aluno desloca o centro de interesse do saber e do valor para se concentrar na criança.

17 Q57380 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

Julgue o item subseqüente com relação aos fundamentos históricos e sociológicos da educação.

Para Jonh Dewey, a função da escola é possibilitar a experimentação, a fim de que o aluno esteja preparado para viver na sociedade.

18 Q57378 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

Com relação à comunicação e à interação grupal no processo de planejamento, julgue o item a seguir.

Na participação em um grupo, seja ele social, de estudo ou de trabalho, deve-se ter comprometimento com os objetivos pessoais de cada um dos participantes.

19 Q57371 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, CESPE CEBRASPE

A educação tem sido objeto de análise de diversos teóricos, representantes de diferentes áreas do conhecimento, que buscam compreender esse fenômeno e seu papel na sociedade. Do ponto de vista sociológico, julgue o item a seguir. 

A obra de Karl Marx traz elementos importantes para pensar a educação em uma visão transformadora do contexto social capitalista. Para o autor, os conteúdos educacionais devem contemplar três dimensões: educação mental, educação física e educação tecnológica.

20 Q906396 | Pedagogia, Principais Correntes do Pensamento Sociológico, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a afirmativa que descreve corretamente a concepção do sistema de ensino enquanto violência simbólica, proposta pela teoria crítica de Bourdieu e Passeron.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.