Questões de Concursos Principais doenças endêmicas no Brasil

Resolva questões de Principais doenças endêmicas no Brasil comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q936852 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

De acordo com a Organização Mundial da Saúde,a filariose e a leishmaniose são consideradas doenças tropicais infecciosas e constituem uma preocupação para a saúde pública por ser alto o índice de mortalidade a elas associado.

Uma medida profilática comum a essas duas doenças é o(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q936869 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Edital 2022, ENEM, INEP, 2022

Os resultados de um ensaio clínico randomizado na Indonésia apontaram uma redução de 77% dos casos de dengue nas áreas que receberam o mosquito Aedes aegypti infectado com a bactéria Wolbachia. Trata-se da mesma técnica utilizada no Brasil pelo Método Wolbachia, iniciativa conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz — Fiocruz. Essa bactéria induz a redução da carga viral no mosquito e, consequentemente, o número de casos de dengue na área, sendo repassada por meio do cruzamento entre os insetos. Como essa bactéria é um organismo intracelular e o vírus também precisa entrar nas células para se reproduzir, ambos necessitarão de recursos comuns.

COSTA, G. Agência Fiocruz de Notícias. Estudo confirma eficácia do Método Wolbachia para dengue. Disponivel em: https:Jiportal.fiocruz br. Acesso em: 3 jun. 2022 (adaptado).


Essa tecnologia utilizada no combate à dengue consiste na

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q681002 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Caderno 1, PUCMINAS, PUC MG, 2021

A pandemia de Covid-19 invadiu todas as mídias, mostrando a evolução e os desdobramentos da epidemia no Brasil e em outros países, com acompanhamentos epidemiológicos, análises e esclarecimentos feitos por cientistas e profissionais da saúde, falando também da produção e do uso de diferentes vacinas e estratégias vacinais e suas diferentes efetividades profiláticas. Muitas dessas informações objetivavam, e ainda objetivam, contribuir para a aquisição de conhecimentos e mudanças comportamentais necessários para o controle da Pandemia.
Explorando informações veiculadas pelos órgãos de comunicação, com base nos conhecimentos científicos atuais, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q944492 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Segundo Dia, UEMA, UEMA, 2021

Herpes simples é uma infecção comum, para a qual 99% da população adulta já adquiriu imunidade na infância e na adolescência. A infecção ocorre em mulheres no período perimenstrual e após exposição solar inadequada e sem proteção, provocando a formação de vesículas. Enquanto essas estiverem presentes com seu conteúdo líquido são infectantes e, quando rompem, surgem pequenas ulcerações (feridas rasas) cobertas de crostas. As infecções herpéticas em indivíduos com imunidade normal duram entre sete a 14 dias, porém sempre um médico deve ser consultado para se certificar do diagnóstico, bem como indicar o melhor tratamento para aquela forma de apresentação da doença, sendo que o tipo 1 determina infecção nos lábios e dentro da boca e o tipo 2 determina lesões nos genitais e pode ser adquirido por via sexual.
https://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/doencas-e-problemas/herpes
Em relação ao herpes é correto afirmar que se trata de uma patologia de infecção
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q944519 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Primeiro Dia, UEMA, UEMA, 2021

Especialistas temem que doença erradicada volte a circular por conta de cobertura vacinal.
A proteção vacinal da poliomielite, no Brasil, está sofrendo queda brusca. De janeiro a julho de 2020, a cobertura atingiu 60% do público-alvo, muito abaixo dos 95% preconizados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). O distanciamento social e o medo causado pela pandemia da Covid-19 são listados como as causas do declínio. Os números preocupam médicos que temem um novo surto da doença já erradicada no país. A integrante do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria afirma que, atualmente, há mais de 1 milhão de crianças inadequadamente vacinadas. A poliomielite é uma doença grave que pode causar paralisia e atrofia dos membros e sua evolução pode levar à morte. Apesar de ser predominante entre as crianças com até 5 anos de idade, ela também pode afetar adultos.
https://www.metropoles.com/saude/poliomielite-volta-a-preocupar-em-cenario-de-queda-na-vacinacao
Em relação à poliomielite, é correto afirmar que se trata de uma patologia
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q945683 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Vestibular 3 Dia, UFRGS, UFRGS, 2019

Um surto de toxoplasmose foi registrado, em 2018, na cidade de Santa Maria (RS).

Sobre a toxoplasmose, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q678951 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Os casos de poliomielite, popularmente conhecida como paralisia infantil, diminuíram no Brasil no final dos anos 1980.
Isso ocorreu por causa do(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q678450 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Segundo Semestre, FAG, FAG, 2019

Nos ambientes urbanos, o excesso de chuvas causa alagamentos que fazem os esgotos transbordarem. Este fator incrementa a dispersão de animais que disseminam doenças, pois eles saem dos esgotos e invadem as residências. O aumento da proximidade do homem com as populações de ratos é um perigo em potencial para o incremento de casos de _________, doença que é causada pelo contato humano com a urina desses animais.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q946488 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Língua Inglesa, UECE, UECE CEV, 2019

O conhecimento científico é um importante aliado no combate às inúmeras fake news disseminadas atualmente. Algumas delas dizem respeito a doenças como o sarampo, doença sobre a qual são feitas as seguintes afirmações:
I. O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. A vacina é a maneira de evitar que isso aconteça.
II. O sarampo é tão contagioso que uma pessoa infectada pode transmitir para 90% das pessoas próximas que não estejam imunes.
III. A transmissão do vírus ocorre de pessoa a pessoa, por via aérea, ao tossir, espirrar, falar ou respirar.
IV. É importante que a mulher se vacine antes ou durante a gestação, já que a vacina não é contraindicada para mulheres grávidas.
V. A vacina tríplice, uma das vacinas utilizadas no combate ao sarampo, dentre outros malefícios, causa autismo em crianças.
É verdadeiro somente o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q678203 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Segunda Etapa, UFVJMMG, UFVJM MG, 2019

No Brasil, a incidência das doenças infecto-parasitárias vem aumentando bastante nos últimos anos. Para tentar minimizar esses números, as secretarias municipais de saúde têm feito a aplicação de inseticidas químicos nas áreas atingidas.
Essa prática não auxilia no controle da seguinte doença:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q680089 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Técnico PROEJA, IFPE, IF PE, 2019

TEXTO 6
Por quase duas semanas, a aposentada Maria Luiza Miranda, de 57 anos, frequentou a UPA diariamente. Os sintomas começaram com fortes dores de cabeça, no corpo e vômito. “De primeira eu não queria vir porque achei que era só uma gripe, mas aí o exame mostrou que um grupo de células do meu sangue estavam muito baixas. O médico até falou que já era pra eu estar internada, pois corria o risco de ter contraído dengue hemorrágica, mas não tinha vaga”, comentou.
Além de risco de morte, dengue é rotina de idas e vindas para exames. Disponível em: . Acesso em: 21 out. 2019 (adaptado).
Podemos afirmar que o grupo de células que estava sendo examinado na aposentada Maria Luiza Miranda, mencionado no TEXTO 6, refere-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q679659 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Texto associado.
Instalados na Terra, há 300 milhões de anos, os insetos Anopheles, Culex e Aedes tiveram tempo de acumular estruturas, mecanismos fisiológicos e comportamentos que lhes garantem refinadíssimas estratégias de sobrevivência nos variados hábitats. A larva do mosquito Aedes aegypti se alimenta de toda e qualquer matéria orgânica presente na água onde vive. Ainda em seu hábitat aquático, passa dois dias transformado em pupa, de onde emerge como seres alados, entre os quais somente as fêmeas são hematófagas. Ao escolher um recipiente com água limpa ou suja para depositar os ovos do 4o ciclo de postura, elas já terão vivido 17 dias como adultas e podem encontrar, na mesma função, dezenas de filhas nascidas dos seus primeiros ovos.
No Brasil, vários anos após a instalação de uma epidemia de dengue, convive-se com uma intensificação do fumacê. A crença de alguns nos inseticidas químicos permanece inabalada.
Considerando-se aspectos ecológicos do texto, pode-se afirmar, em relação ao vetor do vírus da dengue, que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q947719 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS, 2018

O colesterol é um esteroide produzido no fígado que participa da composição de membranas plasmáticas, sendo também precursor de sais biliares, da vitamina D e dos hormônios citados a seguir:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q947720 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Provas de Medicina20182 2° DIA PROVA TIPO 1, CESMAC, CEPROS, 2018

Dados do Ministério da Saúde mostram que a prevalência da obesidade no Brasil aumentou em 60%, passando de 11,8%, em 2006, para 18,9% em 2016. Apesar de várias doenças serem correlacionadas com a obesidade, este não é o caso:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q951308 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Vestibular, UNESPAR, UNESPAR, 2018

“A água não acaba, não vai sumir do planeta. O ciclo hidrológico faz com que a gente tenha a possibilidade de renovação, por isso é que há como planejar e gerenciar para o uso sustentável. O que acaba é a possibilidade do uso quantitativo ou não podermos utilizar devido à má qualidade, portanto a possibilidade de uso se esgota”

fonte: https://www.campograndenews.com.br/meio-ambiente/ uso-sustentavel-da-agua-na-agricultura-e-caminho-para-driblar-a-crise-hidrica. Acessado em 22/10/2018

Assinale a alternativa que concorda com as ideias contidas no texto des sa questão e com os conhecimentos sobre conservação da água.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q689510 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Primeiro Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2018

As células epiteliais são fortemente unidas por junções de membrana especializadas em adesão. Essas junções de adesão são denominadas
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q949024 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Segundo Semestre, Univille, ACAFE, 2017

As relações ecológicas são interações entre os seres vivos que vivem em um determinado ambiente. Essas interações podem trazer ou não benefícios para os envolvidos.

Assim, correlacione as colunas a seguir.

( 1 ) Amensalismo

( 2 ) Esclavagismo

( 3 ) Inquilinismo

( 4 ) Competição

( 5 ) Parasitismo

( ) Relação ecológica em que uma espécie vive às custas de outra espécie, causando-lhe prejuízos.

( ) Relação desarmônica interespecífica em que o desenvolvimento ou o próprio nascimento de indivíduos de uma espécie é prejudicado devido à secreção de substâncias tóxicas produzidas por outra espécie.

( ) Associação entre seres vivos em que apenas um dos participantes se beneficia obtendo abrigo ou, ainda, suporte no corpo da espécie hospedeira, sem causar qualquer prejuízo ao outro.

( ) Relação desarmônica, podendo ser intra ou interespecífica, em que há disputa por recursos ou por fatores do ambiente que, geralmente, encontram-se em quantidades limitadas.

( ) Relação ecológica desarmônica na qual um ser vivo se beneficia explorando as atividades, o trabalho ou os produtos produzidos por outro ser (da mesma espécie ou não).

A sequência correta, de cima para baixo, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q680521 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, PROVA II, URCA, CEV URCA, 2017

A febre amarela voltou as áreas urbanas do Brasil. Essa doença não ocorria nessas áreas desde 1942. Assinale a alternativa que traz vetores dessa doença:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q948874 | Biologia, Principais doenças endêmicas no Brasil, Primeiro Semestre, IF Sudeste MG, IF SUDEST MG, 2017

A reprodução é essencial para a perpetuação da espécie. Nos seres humanos, os gametas são formados por meiose nas gônadas masculinas e femininas. Sobre o sistema reprodutor humano, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.