Início

Questões de Concursos Prisão e Liberdade Provisória

Resolva questões de Prisão e Liberdade Provisória comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


461Q737173 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

Homem, pedreiro, pai de dois filhos, casado, com carteira assinada, morando no mesmo endereço há mais de 20 anos, nunca sendo preso ou processado, revoltado com a atuação do prefeito de Constantinopla, quebrou o balcão de atendimento da prefeitura, os móveis e os sofás. Preso, de imediato foi conduzido à presença da autoridade policial. O Art. 163, parágrafo único do Código Penal, prevê o dano qualificado quando o crime for praticado contra o patrimônio da União, do Estado ou Município, com pena de três meses a três anos de detenção e multa. Com base nesse relato, pode-se afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

462Q736930 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista de Transportes Urbanos, DFtrans DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos à aplicação inicial da lei penal e processual penal.

A prisão de quem é perseguido logo após e em situação em que é presumível ser autor da infração penal pode ser executada por qualquer do povo. Porém, se o agente lograr se evadir, iludindo seus perseguidores e ficando em local incerto e não-sabido, mesmo que por poucas horas, somente será preso por ordem judicial e se presente um ou mais dos requisitos da prisão preventiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

463Q737702 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

Considere as seguintes assertivas sobre a prisão temporária (Lei Federal nº 7.960/1989).

I. É cabível apenas nos crimes de homicídio, sequestro, roubo, estupro, tráfico de drogas, e nos crimes contra o sistema financeiro.

II. O despacho que decretá-la deverá ser fundamentado e prolatado dentro do prazo de 5 (cinco) dias.

III. Somente poderá ser executada depois da expedição de nota de culpa.

IV. Terá o prazo de 5 (cinco) dias, prorrogável por igual período, em caso de extrema e comprovada necessidade.

Está correto o que consta APENAS em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

464Q737708 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

Sobre a liberdade provisória com ou sem fiança é correto afrimar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

465Q735157 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos aspectos relativos à prisão em flagrante, julgue os próximos itens.

A lei processual permite a qualquer pessoa do povo, inclusive à vítima do crime, prender aquele que for encontrado em flagrante delito. Essa possibilidade legal é denominada flagrante facultativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

466Q736286 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Escrivão de Polícia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

No que tange à prisão em flagrante, à prisão preventiva e à prisão temporária, julgue os itens que se seguem, à luz do Código de Processo Penal (CPP). Admite-se a prisão preventiva para todos os crimes em que é prevista prisão temporária, sendo esta realizada com o objetivo específico de tutelar a investigação policial.
  1. ✂️
  2. ✂️

467Q733232 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

Em crime punido com pena de reclusão de três anos no mínimo, se a pessoa for primária e de bons antecedentes e houver vício na elaboração do auto de prisão em flagrante, é cabível ao preso pleitear:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

469Q733628 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

Admite-se o relaxamento da prisão em flagrante delito quando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

470Q735190 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Agente de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2018

Depois de adquirir um revólver calibre 38, que sabia ser produto de crime, José passou a portá-lo municiado, sem autorização e em desacordo com determinação legal. O comportamento suspeito de José levou-o a ser abordado em operação policial de rotina. Sem a autorização de porte de arma de fogo, José foi conduzido à delegacia, onde foi instaurado inquérito policial.

Tendo como referência essa situação hipotética, julgue os itens seguintes.

Os agentes de polícia podem decidir, discricionariamente, acerca da conveniência ou não de efetivar a prisão em flagrante de José.
  1. ✂️
  2. ✂️

471Q735485 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

Mévio foi contratado para matar Tício, o que efetivamente fez, tendo recebido pagamento em dinheiro pelo seu "serviço". Há indícios veementes de que Mévio adquiriu seu terreno, no qual pretende construir um sítio, com o dinheiro recebido pela execução da morte. Além disso, há prova da existência do crime e indícios suficientes da autoria. Mévio encontra-se solto durante o inquérito policial, cujo prazo de investigação ainda não terminou. A partir dessas informações, não é correto afirmar-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

472Q734017 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Escrivão de Polícia, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Acerca de temas referentes ao direito penal, ao processo penal e à legislação especial, julgue os itens a seguir.

A legislação processual penal distingue três espécies de prisão em flagrante delito: flagrante próprio ou real, flagrante impróprio ou quase flagrante e flagrante presumido ou ficto.

  1. ✂️
  2. ✂️

473Q733010 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa CE, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens a respeito de prisão preventiva, competência penal, processo e prova.

Ao magistrado, em virtude do princípio da imparcialidade, é vedado determinar, de ofício, a interceptação das comunicações telefônicas, sem requerimento do Ministério Público ou autoridade policial.

  1. ✂️
  2. ✂️

474Q737887 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Judiciário, TRE TO, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta, à luz do Direito Processual Penal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

475Q735584 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

Sobre as prisões cautelares, é CORRETO afirmar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

476Q734618 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Policial Legislativo Federal, Senado Federal, FGV

Com relação aos institutos da prisão preventiva e da fiança, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

477Q737242 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Comissário de Justiça da Infância e da Juventude, CGJ RJ, NCE

Poderá ser decretada a prisão preventiva de indiciado:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

478Q736240 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Defensor Público Federal de Segunda Categoria, Defensoria Pública da União, CESPE CEBRASPE

A respeito do habeas corpus e da prisão preventiva, julgue os itens seguintes, considerando, no que for pertinente, o entendimento dos tribunais superiores. O STJ consolidou entendimento no sentido de que os atos infracionais anteriormente praticados pelo réu não servem como argumento para embasar a decretação de prisão preventiva.
  1. ✂️
  2. ✂️

479Q734822 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, referentes a prisões.

Após a prisão em flagrante, a autoridade policial deverá entregar ao preso a nota de culpa em até vinte e quatro horas, pois não é permitido que alguém fique preso sem saber o motivo da prisão.

  1. ✂️
  2. ✂️

480Q733882 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Secretário, TJ BA, CESPE CEBRASPE

Com relação a prova, prisão em flagrante, prisão preventiva e prisão temporária, julgue os seguintes itens.

Considere a seguinte situação hipotética.

 Ao receber os autos de inquérito policial, o magistrado verificou que Nelson, indiciado naquele procedimento pela prática de extorsão mediante seqüestro, não tinha residência fixa, bem como se recusara a fornecer elementos necessários ao esclarecimento de sua identidade.

Nessa situação, presentes os requisitos para a prisão temporária, o magistrado deveria decretá-la de ofício, pelo prazo de trinta dias.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.