Início

Questões de Concursos Prisão e Liberdade Provisória

Resolva questões de Prisão e Liberdade Provisória comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


481Q734930 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Judiciário, TRE RJ, CESPE CEBRASPE

A respeito da interceptação telefônica e da prisão em flagrante, julgue os itens que se seguem.

A prisão de qualquer pessoa e o local onde ela se encontrar presa devem ser comunicados imediatamente ao juiz competente, ao Ministério Público e à família do preso ou à pessoa por ele indicada. Em até 24 horas após a realização da prisão, o auto de prisão em flagrante deve ser encaminhado ao juiz competente e, caso o autuado não informe o nome de seu advogado, deve ser encaminhada cópia integral à defensoria pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

482Q735213 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Oficial de Diligência, DPE RR, FCC

?A? foi preso em flagrante delito. Nessa circunstância,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

483Q735224 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Perito Criminal, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPE

Acerca da prisão, julgue os itens subseqüentes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Marcos praticou crime de homicídio culposo, tendo sido denunciado nas penas respectivas, pelo Ministério Público. Nessa situação, se necessário para garantia da ordem pública, o juiz, de ofício, poderá decretar a prisão preventiva de Marcos.

  1. ✂️
  2. ✂️

484Q736778 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Procurador, BACEN, CESPE CEBRASPE

Acerca da prisão preventiva, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

486Q732969 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Consultor Legislativo, Senado Federal, CESPE CEBRASPE

Observando as regras estabelecidas pelo CPP e a situação apresentada no texto CE-II, julgue os itens em seguida.

Se Lauro, sem que se soubesse da existência do crime, espontaneamente se apresentou perante a autoridade policial dez horas após o seu cometimento, não deveria ser preso em flagrante.

  1. ✂️
  2. ✂️

487Q734539 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Policial Militar, Polícia Militar DF, CESPE CEBRASPE

Quanto ao direito processual penal, julgue os itens de 86 a 100. No sistema processual penal brasileiro, a liberdade provisória somente pode ser concedida mediante fiança e assinatura de termo de comparecimento a todos os atos do processo ou investigação policial, sob pena de revogação da medida liberatória.
  1. ✂️
  2. ✂️

488Q735566 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista do Ministério Público, Ministério Público da União, CESPE CEBRASPE, 2018

Em cada um dos itens a seguir é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada em consonância com a doutrina majoritária e com o entendimento dos tribunais superiores acerca de provas no processo penal, prisão e liberdade provisória e habeas corpus. Um cidadão penalmente imputável foi preso em flagrante delito pela prática de crime hediondo. Nessa situação, é vedada a concessão de fiança ao autuado, mas não será proibido o deferimento de liberdade provisória.
  1. ✂️
  2. ✂️

489Q736123 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens de 55 a 60, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada em relação ao inquérito policial e suas peculiaridades, às atribuições da Polícia Federal e ao sistema probatório no processo penal brasileiro. Um homem penalmente capaz foi preso e autuado em flagrante pela prática de tráfico ilícito de entorpecentes. Ao final do processo-crime, o juiz da causa determinou a juntada do laudo toxicológico definitivo, o que não ocorreu. Nessa situação, de acordo com a jurisprudência do STJ, não poderá o juiz proferir sentença condenatória valendo-se apenas do laudo preliminar da substância entorpecente.
  1. ✂️
  2. ✂️

490Q737932 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Procurador, Assembléia Legislativa PB, FCC

No tocante à prisão processual e às suas medidas alternativas, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

491Q736722 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Judiciário, TRE MG, FCC

Nas hipóteses de cabimento de prisão preventiva, a liberdade provisória

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

492Q735963 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Agente de Escolta Penitenciário, Secretaria de Estado da Justiça ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do que preceituam as leis processuais quanto a prova, jurisdição, competência e prisão em flagrante, julgue os próximos itens. Nas condutas referentes ao tráfico ilícito de substância entorpecente em que o agente tem em depósito ou guarda consigo entorpecente para comercialização, é possível a autuação do agente em flagrante e a qualquer tempo, pois, nessa hipótese, a consumação do delito prolonga-se no tempo, dependendo da vontade do agente.
  1. ✂️
  2. ✂️

493Q732902 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Primeiro, Polícia Militar CE, CESPE CEBRASPE

Acerca da prisão, do inquérito policial (IP) e da ação penal, julgue os itens que se seguem. É admissível a prisão preventiva autônoma quando a infração penal configurar crime culposo, desde que a custódia cautelar se destine a impedir que eventuais condutas praticadas pelo autor possam colocar em risco a efetividade da investigação policial e do processo.
  1. ✂️
  2. ✂️

494Q737284 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

Um homem foi preso no interior do coletivo, quando subtraia o dinheiro do cobrador enquanto a sua parceira foi presa, quando acabava de cometer a subtração do celular de um passageiro, e o terceiro elemento também foi preso logo após a prática do crime, quando iniciada a perseguição policial ininterrupta a partir do instante em que a polícia tomou conhecimento do fato criminoso, após a sua execução.

Assim sendo, consoante o disposto no artigo 302, incisos I e III, do Código de Processo Penal, ocorreu a prisão em flagrante nas seguintes condições:

( ) A prisão em flagrante próprio do homem, parceira e terceiro elemento.

( ) A prisão em flagrante impróprio de terceiro elemento.

( ) A prisão em flagrante presumida da parceira.

( ) A prisão em flagrante próprio do homem e da parceira e em flagrante impróprio do terceiro elemento.

A alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

495Q737732 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Defensor Público Substituto, DPE ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes à prisão e à liberdade provisória. A atual sistemática processual condiciona a execução da prisão em flagrante e a lavratura do respectivo auto ao delito imputado, que, sendo doloso, deve ser punido com pena máxima privativa de liberdade superior a quatro anos.
  1. ✂️
  2. ✂️

496Q732898 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Judiciário, TJ MS, FADEMS

Assinale a opção correta de acordo com o que dispõe o Decreto-Lei nº 3689/41:

A incomunicabilidade do indiciado dependerá sempre de despacho nos autos e somente será permitida quando o interesse da sociedade ou a conveniência da investigação o exigir.

A incomunicabilidade será decretada por despacho fundamentado do Juiz, a requerimento da autoridade policial, ou do órgão do Ministério Público, respeitado, em qualquer hipótese, o disposto no artigo 89, inciso III, do Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, a qual não excederá de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

497Q737832 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Processual, Ministério Público da União, CESPE CEBRASPE

Acerca das prisões cautelares e da liberdade provisória, julgue os itens subsequentes.

As prisões decorrentes de pronúncia e de sentença penal condenatória com recurso pendente de julgamento pela instância superior não estão elencadas entre as hipóteses de prisão cautelar, visto que se sustentam em instrumento jurídico distinto, isto é, em sentença.

  1. ✂️
  2. ✂️

498Q737839 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Judiciário, Tribunal de Justiça nbsp ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, referentes a prisões, liberdade provisória e procedimentos processuais penais.

Caberá prisão preventiva na persecução penal para a apuração de crimes dolosos e culposos sujeitos à punição com pena de reclusão ou detenção.

  1. ✂️
  2. ✂️

499Q736065 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Promotor de Justiça Substituto, MPE BA, MPE BA

Sobre a prisão provisória, devemos afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

500Q732997 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Ministerial, MPE AP, FCC

No que concerne à prisão, nos termos preconizados pelo Código de Processo Penal, é certo que.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.