Início

Questões de Concursos Prisão e Liberdade Provisória

Resolva questões de Prisão e Liberdade Provisória comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


501Q733345 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Escrivão de Polícia, Polícia Civil AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos aspectos relativos à prisão em flagrante, julgue os próximos itens.

A falta de testemunhas da infração obsta que se lavre o auto de prisão em flagrante, salvo se existirem testemunhas da apresentação do preso à autoridade, que, juntamente com o condutor, deverão assinar o auto de prisão.

  1. ✂️
  2. ✂️

502Q735410 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Judiciário, TJ PR, TJ PR

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

503Q734851 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

Considerando o disposto na legislação processual penal brasileira e o atual entendimento dos Tribunais Superiores Pátrios, marque a opção verdadeira.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

504Q736426 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Policial Penal Agente Penitenciário, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Acerca da ação penal, do inquérito policial e da prisão nas modalidades previstas no Código de Processo Penal e em lei extravagante, julgue os itens subsequentes.

Em regra, o prazo para a prisão temporária é de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco dias, quando necessário. No entanto, em caso de crimes considerados hediondos, o prazo da prisão temporária é de trinta dias, prorrogáveis por mais trinta dias.

  1. ✂️
  2. ✂️

505Q734669 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Agente de Trânsito, DETRAN DF, CESPE CEBRASPE

No que tange às prisões em flagrante e preventiva, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Lúcio, primário e sem antecedentes criminais, foi autor de vários crimes de estupro e atentado violento ao pudor praticados em uma pacata cidade do interior. Após a instauração do inquérito policial, Lúcio passou a providenciar a sua mudança para o exterior e a ameaçar as vítimas dos crimes e seus familiares, caso o reconhecessem.

Nessa situação, provada a materialidade dos crimes e havendo indícios da autoria, o juiz poderá decretar a prisão preventiva de Lúcio.

  1. ✂️
  2. ✂️

506Q734162 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Policial Federal Agente, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Alexandre, funcionário público federal, expunha à venda, em uma via pública, oferecendo aos transeuntes que passavam, papelotes de 10 g contendo a substância Cannabis sativa, vulgarmente conhecida por maconha. A polícia foi comunicada do fato, mas não compareceu ao local. Antes de ele efetivar qualquer venda, alguns pedestres efetuaram a prisão de Alexandre, encaminhando-o à superintendência da Polícia Federal. Na superintendência, a substância entorpecente foi apreendida, e foi lavrado o auto de prisão em flagrante. A comunicação da prisão foi realizada à justiça comum. Pelo fato de Alexandre ser primário, ter bons antecedentes, emprego fixo e residir no distrito da culpa, o seu advogado postulou a liberdade provisória, que foi indeferida. O órgão do Ministério Público (MP) ofereceu denúncia em desfavor de Alexandre, que foi recebida pelo magistrado sem observar o rito dos crimes de responsabilidade dos funcionários públicos, ou seja, o denunciado não foi notificado para apresentar defesa preliminar antes do recebimento da exordial acusatória.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes

A liberdade provisória é incabível a Alexandre.

  1. ✂️
  2. ✂️

507Q736219 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Perito Criminal, SECAD TO, CESPE CEBRASPE

Acerca do processo penal, julgue os itens a seguir.

Considere a seguinte situação hipotética. João, penalmente responsável, foi preso em flagrante pela prática de roubo, tendo a autoridade policial relatado e encaminhado os autos do inquérito ao Poder Judiciário no prazo de 8 dias. Recebido o inquérito pelo Ministério Público, seu representante determinou a devolução à delegacia de origem, requisitando a realização de novas diligências. Nessa situação, João permanecerá preso e à disposição da justiça até a conclusão das novas diligências.

  1. ✂️
  2. ✂️

508Q733426 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Agente de Polícia Civil, Polícia Civil GO, CESPE CEBRASPE

Marcos praticou crime de extorsão, cuja pena é de reclusão, de quatro a dez anos, e multa.

Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

509Q735284 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, VUNESP

No tocante à prisão preventiva, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

510Q733241 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Técnico Judiciário, TRT 15a, FCC

O juiz de Direito de uma Vara Criminal recebeu cinco inquéritos policiais, nos quais as autoridades policiais representaram pedindo a decretação da prisão temporária, por considerá-la imprescindível para as investigações dos inquéritos policiais instaurados por crimes de roubo, furto qualificado, extorsão, extorsão mediante sequestro e homicídio doloso. A prisão temporária, preenchidos os demais requisitos legais, poderá vir a ser decretada nos inquéritos referentes APENAS aos crimes de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

511Q734012 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Juíz Federal, TRF 2a, CESPE CEBRASPE

Acerca da prisão e do habeas corpus, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

512Q737084 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Juíz Estadual, TJ MT, VUNESP

Em relação ao regime carcerário, nas hipóteses a seguir, o condenado será transferido do aberto se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

513Q734048 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Delegado de Polícia, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Acerca da prisão, da liberdade provisória, da prova e dos recursos em geral, julgue os itens a seguir. A prisão temporária decorrente da prática de crimes de tortura ou de tráfico ilícito de substâncias entorpecentes e drogas afins tem prazo de 30 dias, prorrogável por igual período em caso de extrema e comprovada necessidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

514Q734325 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

Nos crimes permanentes o agente poderá ser preso em flagrante delito:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

515Q737145 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Com relação à prisão, julgue os próximos itens. A prisão preventiva, medida excepcional, nos termos do Código de Processo Penal, pode ser automaticamente decretada em caso de descumprimento de medida protetiva de urgência relativa a crime que envolva violência doméstica contra a mulher.
  1. ✂️
  2. ✂️

516Q737673 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

Quanto ao crime de homicídio qualificado (art. 121, § 2º, I, do CP), é incorreto, em tese, afirmar-se que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

517Q737420 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Defensor Público da União, DPU, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos ao direito processual penal.

Ocorre o flagrante esperado quando alguém provoca o agente à prática do crime e, ao mesmo tempo, toma providência para que tal crime não se consume. Nesse caso, entende o STF que há crime impossível.

  1. ✂️
  2. ✂️

518Q736683 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

A Constituição Federal garante a liberdade dos cidadãos e confere ao Estado o poder de reprimir condutas consideradas ilícitas que permitem a segregação. O direito de não ser preso e o direito de repressão estatal criaram procedimentos para permitir a restrição da liberdade. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

519Q736709 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

A prisão temporária requerida em inquérito policial que apura crime de tortura, pode ser decretada por até
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

520Q736457 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Técnico Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere aos tipos de prisão e aos meios processuais para assegurar a liberdade, julgue os seguintes itens. A prisão preventiva poderá ser decretada no curso da investigação criminal ou em qualquer fase do processo penal apenas se houver requerimento do Ministério Público ou da autoridade policial.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.