Início

Questões de Concursos Prisão e Liberdade Provisória

Resolva questões de Prisão e Liberdade Provisória comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


601Q737102 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Advogado da União, AGU, CESPE CEBRASPE

Com referência a prisão, julgue os itens subsequentes. O juiz poderá substituir a prisão preventiva pela prisão domiciliar, caso o réu tenha mais de oitenta anos ou prove ser portador de doença grave que cause extrema debilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

602Q734291 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Agente de Escolta Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do que preceituam as leis processuais quanto a prova, jurisdição, competência e prisão em flagrante, julgue os próximos itens.

Considere que um indivíduo tenha sido flagrado no momento em que desfechava vários golpes de machado na vítima e tenha sido conduzido à presença da autoridade policial competente, que, de pronto, procedeu à sua autuação em flagrante delito. Nesse caso, qualifica-se o flagrante de próprio ou real.

  1. ✂️
  2. ✂️

604Q732865 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Juiz Substituto, TJ SP, VUNESP

Cabe a substituição da prisão preventiva pela domiciliar quando o agente for
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

605Q736961 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Acerca do que preceituam as leis processuais quanto a prova, jurisdição, competência e prisão em flagrante, julgue os próximos itens. Considere que um indivíduo tenha sido flagrado no momento em que desfechava vários golpes de machado na vítima e tenha sido conduzido à presença da autoridade policial competente, que, de pronto, procedeu à sua autuação em flagrante delito. Nesse caso, qualificase o flagrante de próprio ou real.
  1. ✂️
  2. ✂️

606Q734148 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsequentes, referentes a prisões, liberdade provisória e procedimentos processuais penais.

Caberá liberdade provisória sem fiança e sem vinculação ao réu que praticar infrações cuja pena de multa seja a única cominada e cujo máximo de pena privativa de liberdade — isolada, cumulada ou alternada — não ultrapasse três meses.

  1. ✂️
  2. ✂️

607Q736048 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Técnico legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, CESPE CEBRASPE

No tocante à prisão cautelar, julgue os itens seguintes. Considere por mera hipótese que um deputado distrital fosse surpreendido durante a prática de crime de homicídio. Nessa situação, por se tratar de crime inafiançável, o deputado poderia ser preso em flagrante, mesmo sem a autorização da CLDF.
  1. ✂️
  2. ✂️

608Q735384 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Oficial Técnico de Inteligência, ABIN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes a procedimentos processuais penais.

Não deve ser concedida liberdade provisória, com ou sem estipulação de fiança, aos agentes que tenham intensa e efetiva participação em organização criminosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

609Q734624 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Policial Penal Agente Penitenciário, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, acerca da Lei de Execução Penal (LEP) e suas alterações.

É vedado o isolamento do preso provisório ou condenado, na própria cela, como forma de sanção disciplinar.

  1. ✂️
  2. ✂️

610Q733349 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

Assinale a opção CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

612Q736450 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Agente Comunitário de Segurança, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos à prisão em flagrante.

Só é admissível a prisão em flagrante quando o autor do delito for flagrado cometendo a infração penal, não podendo ser efetuada a prisão após decorridas 24 horas de seu cometimento.

  1. ✂️
  2. ✂️

613Q734731 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista, DPE RS, FCC

De acordo com o Código de Processo Penal brasileiro, a prisão preventiva

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

614Q734576 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Ministerial, MPE AP, FCC

Ricardo, funcionário público, responde a processo criminal em liberdade, acusado de praticar crime de prevaricação. No curso do processo, após instauração de incidente de sanidade mental, os peritos concluem pela semi-imputabilidade do agente. Neste caso, o juiz

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

615Q735353 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Defensor Público Substituto, Defensoria Pública do Estado do Ceará CE, CESPE CEBRASPE

Em relação a prisão e liberdade provisória, julgue os próximos itens. A autoridade policial pode conceder fiança nos casos de infração punida com prisão simples, com detenção ou com reclusão por período inferior a um ano.
  1. ✂️
  2. ✂️

616Q734950 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

Acerca da prisão preventiva, julgue o item a seguir. A prisão preventiva subsidiária por descumprimento de medida cautelar anteriormente imposta somente poderá ser decretada para os crimes dolosos punidos com pena máxima privativa de liberdade superior a quatro anos, observados os demais requisitos normativos.
  1. ✂️
  2. ✂️

617Q732952 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

A apresentação espontânea do acusado:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

618Q734066 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Técnico Administrativo, DPU, CESPE CEBRASPE

Júlio, brasileiro, maior, foi preso por tráfico de drogas. Na ocasião, ele informou à autoridade policial que não possuía recursos para constituir advogado, solicitando assistência da defensoria pública.

Com relação a esse caso hipotético e à prisão em flagrante, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

619Q732648 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Policial Civil Escrivão, SGA AC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subseqüentes, relativos a prisão.

Considera-se em flagrante delito o indivíduo que é perseguido, logo após a prática da infração penal, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser aquele indivíduo o autor da infração.

  1. ✂️
  2. ✂️

620Q734779 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Delegado de Polícia Federal, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes com base na Lei n.º 11.343/2006. Conforme entendimento pacificado do STJ, a eventual ilegalidade da prisão cautelar por excesso de prazo para conclusão da instrução criminal deve ser analisada à luz do princípio da razoabilidade, sendo permitida ao juízo, em hipóteses excepcionais, a extrapolação dos prazos previstos na lei processual penal.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.