Início

Questões de Concursos Prisão e Liberdade Provisória

Resolva questões de Prisão e Liberdade Provisória comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q733793 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

É INCORRETO afirmar que a prisão preventiva

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q734057 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

A autoridade policial efetua a prisão em flagrante de Genoveva, quando esta acabara de matar seu próprio filho, logo após o parto. Ao ser interrogada, Genoveva aparentou estar sob a influência do estado puerperal, configurando, em tese, o delito de infanticídio, que prevê pena de detenção de dois a seis anos. Ao tipificar o fato no inquérito policial, o Delegado de Polícia fica em dúvida quanto à existência do estado puerperal, caracterizador do infanticídio, ou se o fato consistiu em homicídio, que prevê pena de reclusão de seis a vinte anos. Genoveva não possui antecedentes. Nesse caso, o Delegado deverá
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

623Q733559 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

O Código de Processo Penal pátrio menciona que também se considera em flagrante delito quem é perseguido, logo após o delito, pela autoridade, pelo ofendido ou por qualquer pessoa, em situação que faça presumir ser o perseguido autor da infração. A essa modalidade dá-se o nome de flagrante
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

624Q733054 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Agente Comunitário de Segurança, Prefeitura de Vitória ES, CESPE CEBRASPE

No que concerne às leis penais extravagantes, julgue os itens a seguir.

Considere que a autoridade policial de uma delegacia, por intermédio de uma denúncia anônima, foi informada de que determinado sujeito guardava em sua casa grande quantidade de cocaína, que seria distribuída na cidade naquela mesma noite. Diante da urgência em se localizar a droga, a autoridade policial determinou que uma equipe de policiais realizasse diligências no local. Às 23 h da mesma noite, os policiais, sem mandado judicial, adentraram a residência indicada e apreenderam 100 kg de cocaína. O dono da casa foi preso e autuado em flagrante delito por tráfico de drogas. Nessa situação, a prisão foi ilegal, em razão da invasão ao domicílio do traficante.

  1. ✂️
  2. ✂️

626Q736169 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, referentes a prisão, medidas cautelares, liberdade provisória e prazos processuais.

A liberdade provisória, com a consequente restituição da liberdade, condiciona-se, em qualquer caso, ao pagamento de fiança, salvo se comprovado o absoluto estado de necessidade do aprisionado, caso em que se exige dele o compromisso de comparecer a todos os atos do processo, sob pena de revogação.

  1. ✂️
  2. ✂️

627Q737489 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

Sobre prisão cautelar, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q735465 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Técnico Judiciário, TJ RR, CESPE CEBRASPE

Acerca da prisão em flagrante, assinale a opção incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

629Q733747 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Policial Penal Agente Penitenciário, SEJUS ES, CESPE CEBRASPE

Em relação ao inquérito policial e à prisão em flagrante, julgue os itens subsequentes. A situação de flagrância pode se estender por mais de 24 horas se o agente, após cometer infração penal, for perseguido ininterruptamente pela autoridade policial.
  1. ✂️
  2. ✂️

630Q736152 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Técnico do Ministério Público, MPE RJ, FGV

Clarisse foi vítima de um crime de lesão corporal grave, praticado por seu primo. O Ministério Público ofereceu denúncia, requerendo a oitiva de Clarisse, vítima, e seu vizinho Lucas, testemunha. Arrependida de narrar o fato ao Ministério Público, Clarisse não comparece à audiência de instrução e julgamento, apesar de devidamente intimada. Lucas também foi intimado pessoalmente por oficial de justiça e não comparece injustificadamente. Considerando a situação narrada e as previsões do Código de Processo Penal, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

631Q735255 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Judiciário, TRF 4a, FCC

A falta de testemunhas da infração
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q733485 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Texto CE-III - questões de 72 a 74

Ari foi denunciado perante a justiça de um dos estados brasileiros, e o juiz recebeu a peça acusatória, determinando o seu processamento.

Considerando o caso hipotético do texto CE-III, julgue os itens a seguir.

Ainda que o crime praticado por Ari seja passível de liberdade provisória mediante a prestação de fiança, o acusado não deverá, por esse motivo, ser posto em liberdade, se estiver preso preventivamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

633Q734010 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

               Uma guarnição da Polícia Militar, em patrulha de rotina, foi abordada por Maria, que, desesperada, pediu socorro, alegando que seu companheiro a procurava para matá-la. O companheiro de Maria foi localizado e preso pouco depois. Perante a autoridade policial, Maria relatou que, há cerca de dois anos, era agredida fisicamente pelo companheiro, que bebia muita cachaça e consumia droga. No dia anterior, ele saíra para trabalhar às 7 h e retornara às 21 h 30 min, embriagado e agressivo, tendo passado a noite dirigindo impropérios a Maria e exigindo-lhe que saísse do imóvel onde residem. Além de Maria, ele ameaçou de morte as filhas do casal, para que estas não testemunhassem o fato. Não satisfeito, atirou um prato na cabeça da esposa e esbofeteou uma das filhas, causando-lhes hematomas de pouca gravidade. Em seguida, saiu de casa falando que ia pegar uma arma para matar todo mundo.

Com relação a essa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Tendo em vista a gravidade da ameaça sofrida por Maria, o juiz poderia determinar medida protetiva de urgência, proibindo o companheiro de aproximar-se da ofendida e de suas filhas e fixando limite mínimo de distância, sem prejuízo de outras medidas restritivas ao agressor.

  1. ✂️
  2. ✂️

634Q734606 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória

Sobre a prisão preventiva é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

635Q735731 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Bombeiro Militar Oficial, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Acerca da ação penal, da prisão cautelar e do inquérito policial, julgue os itens a seguir.

No momento da lavratura do auto de prisão em flagrante, a autoridade policial responsável pela prisão deve garantir ao preso a assistência de advogado, nomeando um defensor, no decorrer do procedimento, quando o autuado não indicar advogado de sua preferência.

  1. ✂️
  2. ✂️

636Q734499 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Advogado, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os seguintes itens, acerca do habeas corpus e de medidas coativas de prisão. Desde que ajuizada a queixa-crime, o ofendido ou querelante tem legitimidade para requerer à autoridade judiciária competente a decretação da prisão temporária do querelado.
  1. ✂️
  2. ✂️

637Q734351 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

A prisão preventiva NÃO poderá ser decretada quando

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q734111 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Advogado, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Estado do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes. Considere a seguinte situação hipotética. Um cadáver foi encontrado em uma via pública. Após diligências policiais, descobriu-se o autor do homicídio, sem, porém, precisar-se o local em que se deu a consumação do crime ou os últimos atos executórios. Nessa situação, é correto afirmar que a competência deve ser firmada pelo domicílio do autor do fato.
  1. ✂️
  2. ✂️

639Q734906 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Perito Criminal, Polícia Civil ES, CESPE CEBRASPE

Acerca de diversos institutos de direito processual penal, julgue os itens que se seguem.

Vinte e quatro horas após a prisão em flagrante, será encaminhado ao juiz competente o auto de prisão acompanhado de todas as oitivas colhidas e, em qualquer caso, cópia integral para a defensoria pública.

  1. ✂️
  2. ✂️

640Q732614 | Direito Processual Penal, Prisão e Liberdade Provisória, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

Com referência ao direito penal e ao direito processual penal, julgue os itens que se seguem. A imposição de prisão especial ao acusado afasta a possibilidade de progressão de regime antes do trânsito em julgado da sentença penal condenatória.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.