Início

Questões de Concursos Problemas ambientais e medidas de conservação

Resolva questões de Problemas ambientais e medidas de conservação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


101Q939325 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2018

Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações.

Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2017 (adaptado).

Nessa estratégia, a recuperação da biodiversidade é efetiva porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q947280 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Medicina, UEG, UEG, 2018

O HPV (vírus do papiloma humano) é de infecção sexualmente transmissível, atingindo tanto homens quanto mulheres. As mucosas oral, genital e anal são importantes alvos do vírus, com potencial desenvolvimento desde verrugas até câncer do colo do útero, pênis, orofaringe, reto e ânus. Sobre a campanha com a vacina quadrivalente contra o HPV estabelecida pelo Ministério da Saúde, se verifica que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

103Q945853 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Segundo Semestre, UNEMAT, UNEMAT, 2018

Texto associado.

“Aterro sanitário é uma espécie de depósito no qual são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis. Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades. A decomposição dos resíduos gera chorume (um líquido poluente) e gás (principalmente o metano, que também polui e é 20 vezes pior para o clima da Terra do que o gás carbônico). Mas o metano pode se transformar em energia elétrica [...]. É o que acontece com o gás produzido pelos 40 milhões de toneladas que estão depositados no Aterro Bandeirantes, em São Paulo. Desativado desde 2007, o aterro tem 400 pontos de captura que transportam o gás para a Usina Termelétrica Bandeirantes, que, por sua vez, produz energia elétrica com capacidade para atender até 300 mil pessoas. O gás extraído é convertido em tonelada equivalente de gás carbônico (crédito de carbono) e depois é comercializado.”

Portal Brasil. Aterros sanitários protegem o ambiente de contaminação, 2012. Disponível em: http://w w w .brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/04/aterrros-sanitarios-protegem-meio-ambiente-de-contaminacao/. Acesso em nov. 2017. (Adaptado)

Acidentes como esse ocorrem com certa frequência pelas rodovias do país, e a situação é contornada pelos bombeiros de forma a não oferecer riscos à população.
Assinale a alternativa que corresponde à solução eficiente para o controle do derramamento de ácido sulfúrico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

104Q678617 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Segundo Semestre, Esamc, Esamc, 2019

Leia o excerto a seguir:
“O mercúrio (único metal líquido) é combinado com outros elementos para formar compostos orgânicos e inorgânicos de mercúrio. O mercúrio metálico é usado para produzir o gás de cloro e soda cáustica, sendo também usado em termômetros, obturações dentárias, interruptores, bulbos de lâmpadas e baterias.
Usinas termoelétricas de queima de carvão são a maior fonte de origem humana das emissões de mercúrio para o ar nos Estados Unidos. No Brasil a atual crise hídrica e de energia faz com que o governo se utilize mais destas usinas na geração de uma energia mais cara e mais nociva à saúde humana e ao meio ambiente. Mercúrio no solo e na água é convertido por bactérias em metilmercúrio[...]. No Brasil contaminação por mercúrio ocorre nas regiões de garimpo e é denominada minamata, em referência à tragédia ocorrida na cidade japonesa com o mesmo nome [local em que nasciam crianças anencéfalas].”
(Efeitos dos Metais Pesados na Saúde Humana. Disponível em: http://www.robertofrancodoamaral.com.br/blog/efeitos-dos-metaispesados-na-saude-humana/ acesso em 12 mar. 2019, às 22h53min.)

Além de causar a anencefalia de recém-nascidos, o mercúrio:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q678941 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Uma usina nuclear construída próxima ao mar utiliza água desse mar para o resfriamento das torres, que se aquecem por causa das reações de fissão nuclear. Após o resfriamento das torres, a água retorna ao mar sem ter entrado em contato com o material radioativo.

Ao retornar ao mar, que impacto ambiental a água pode causar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

106Q936492 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Prova Amarela, ENEM, INEP

Com base em projeções realizadas por especialistas, prevê-se, para o fim do século XXI, aumento de temperatura média, no planeta, entre 1,4 ºC e 5,8 ºC. Como conseqüência desse aquecimento, possivelmente o clima será mais quente e mais úmido bem como ocorrerão mais enchentes em algumas áreas e secas crônicas em outras. O aquecimento também provocará o desaparecimento de algumas geleiras, o que acarretará o aumento do nível dos oceanos e a inundação de certas áreas litorâneas. As mudanças climáticas previstas para o fim do século XXI

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

107Q939060 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, PPL, ENEM, INEP

A poluição térmica, provocada principalmente pela má utilização da água na refrigeração das turbinas e caldeiras de usinas hidrelétricas e termelétricas, respectivamente, afeta o aspecto físico-químico e biológico dos cursos hídricos. A água empregada na manutenção dessas usinas deveria ser tratada termicamente, promovendo a liberação do calor, para posterior devolução ao meio ambiente. Contudo, ao ser despejada nos lagos e nos rios, sem qualquer controle ou fiscalização, causa sérios danos à vida aquática, pois reduz significativamente o tempo de vida de algumas espécies, afetando seus ciclos de reprodução.

Disponível em: www.brasilescola.com. Acesso em: 25 abr. 2010 (adaptado).

Um dos efeitos nocivos promovidos pela poluição térmica dos corpos hídricos pode ser identificado pelo(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q939167 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, PPL, ENEM, INEP

Em 2009, o município maranhense de Bacabal foi fortemente atingido por enchentes, submetendo a população local a viver em precárias condições durante algum tempo. Em razão das enchentes, os agentes de saúde manifestaram, na ocasião, temor pelo aumento dos casos de doenças como, por exemplo, a malária, a leptospirose, a leishmaniose e a esquistossomose.
Cidades inundadas enfrentam aumento de doenças Folha Online. 22 abr. 2009. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso: em 28 abr. 2010 (adaptado).
Que medidas o responsável pela promoção da saúde da população afetada pela enchente deveria sugerir para evitar o aumento das doenças mencionadas no texto, respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q984225 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, SANEROM, Prefeitura de Rolim de Moura RO, IBADE, 2025

O aumento de animais de fauna sinantrópica tem sido um problema para o manejo ambiental urbano. Esses animais precisam de condições específicas para sua proliferação em ambientes urbanos, conhecidos como “4As”: água, alimento, acesso e abrigo.
De acordo com conhecimento sobre manejo de fauna silvestre, qual opção a seguir, é mais eficaz para reduzir sua incidência?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q678616 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Segundo Semestre, Esamc, Esamc, 2019

“A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou um estudo sobre o risco de surto de doenças como leptospirose, febre amarela, dengue e esquistossomose em Brumadinho (MG). A pesquisa foi feita a partir de informações de saúde do município, sistemas de dados públicos e levantamentos sobre tragédias passadas, como as enchentes de Santa Catarina, em 2008, e o rompimento da barragem de Mariana, em 2015. Christovam Barcellos, pesquisador titular do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Lis/Icict) da Fiocruz, afirma que catástrofes ambientais geralmente causam surtos de doenças infecciosas.”
(Brumadinho corre risco de surto de doenças, alerta estudo. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/02/brumadinho-correrisco-de-surto-de-doencas-alerta-estudo.html acesso em 12 mar. 2019, às 22h23min.
A partir da análise do excerto acima, julgue as seguintes afirmativas como corretas ou incorretas:

I. Dentre as doenças supracitadas, a febre amarela, a dengue e a leptospirose têm como agente etiológico um vírus. II. O número de casos de esquistossomose tende a aumentar por falta de saneamento básico, como ocorre atualmente na região destruída pela lama. III. O número de casos de dengue e febre amarela aumentará pela proliferação de mosquitos ocasionada pela morte de seus predadores.
Estão corretas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

111Q680097 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, prova amarela, ENEM, INEP

Usada para dar estabilidade aos navios, a água de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz indevidamente, no país, espécies indesejáveis do ponto de vista ecológico e sanitário, a exemplo do mexilhão dourado, molusco originário da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilhão dourado foi encontrado na bacia Paraná-Paraguai em 1991. A disseminação desse molusco e a ausência de predadores para conter o crescimento da população de moluscos causaram vários problemas, como o que ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, onde o mexilhão alterou a rotina de manutenção das turbinas, acarretando prejuízo de US$ 1 milhão por dia, devido à paralisação do sistema. Uma das estratégias utilizadas para diminuir o problema é acrescentar gás cloro à água, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reprodução da espécie.

GTÁGUAS, MPF, 4.ª CCR, ano 1, n.º 2, maio/2007 (com adaptações).

De acordo com as informações acima, o despejo da água de lastro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

112Q946084 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeiro Semestre, FATEC, FATEC, 2018

Leia o texto.

Klaus Schwab, fundador do Fórum Econômico Mundial (FEM), escreveu, em artigo publicado na “Foreign Affairs”, que:

A 1a revolução industrial usou água e vapor para mecanizar a produção entre o meio do século XVIII e o meio do século XIX.

A 2a revolução industrial usou a eletricidade para criar produção em massa a partir do meio do século XIX.

A 3a revolução industrial usou os eletrônicos e a tecnologia da informação para automatizar a produção na segunda metade do século XX.

Agora, no século XXI, a 4a revolução industrial é caracterizada pela fusão de tecnologias entre as esferas física, digital e biológica.

https://tinyurl.com/y72sm8v5> Acesso em: 17.09.2018. Adaptado.

De acordo com a tendência expressa no texto, a última revolução industrial citada pelo autor caracteriza-se por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

113Q678943 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

O trabalho dos petroleiros tem como característica ser uma atividade complexa, contínua, coletiva e perigosa. Na extração do petróleo, substâncias tóxicas suspensas no ar são uma fonte de preocupação constante.

Disponível em: www.unimedvivasaude.com.br. Acesso em: 2 ago. 2015 (adaptado).


Essas substâncias são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

114Q936483 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Prova Amarela, ENEM, INEP

Os plásticos, por sua versatilidade e menor custo relativo, têm seu uso cada vez mais crescente. Da produção anual brasileira de cerca de 2,5 milhões de toneladas, 40% destinam-se à indústria de embalagens. Entretanto, este crescente aumento de produção e consumo resulta em lixo que só se reintegra ao ciclo natural ao longo de décadas ou mesmo de séculos.
Para minimizar esse problema uma ação possível e adequada é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

115Q678956 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

A meta de consolidar uma matriz de energia “limpa” no Brasil a partir dos avanços em biocombustíveis e outras fontes renováveis requer um maior investimento para os próximos anos, apontou um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Disponível em: www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 29 ago. 2013 (adaptado).


O combustível que atende a essa matriz de energia é o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

116Q896310 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Biólogo, FEMAR RJ, COSEAC, 2024

Diversas atividades humanas, de indústrias até o lixo doméstico, liberam metais pesados na natureza. São raras as localidades livres dessa contaminação e os oceanos acabam absorvendo uma grande parcela desses poluentes. Sua toxicidade representa um perigo não apenas para a vida marinha, mas também para os seres humanos.

Estas substâncias têm a capacidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

117Q681039 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Dia 2, CESMAC, CEPROS, 2018

A conservação da biodiversidade é um dos principais objetivos em áreas de proteção ambiental (APA). Estas áreas podem ser estabelecidas pela União, pelo Estado ou municípios, sem a necessidade de desapropriação de terras privadas. Assim, considerando o desenvolvimento sustentável, é possível em uma APA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

118Q936044 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, PPL, ENEM, INEP, 2019

O progresso Eu queria não ver todo o verde da terra morrendo E das águas dos rios os peixes desaparecendo Eu queria gritar que esse tal de ouro negro Não passa de um negro veneno E sabemos que por tudo isso vivemos bem menos ROBERTO CARLOS; ERASMO CARLOS. Roberto Carlos. Rio de Janeiro: CBS, 1976 (fragmento).
O trecho da letra da canção avalia o uso de combustíveis fósseis com base em sua potencial contribuição para aumentar o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

119Q938097 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeiro e Segundo Dia 2ª Aplicação, ENEM, INEP

As sacolas plásticas são utilizadas em grande quantidade no Brasil por serem práticas, leves e de baixo custo. Porém, o tempo necessário para que sofram degradação nas condições do meio é de, no mínimo, 100 anos. Com o intuito de reduzir o impacto ambiental desses produtos, as sacolas biodegradáveis foram introduzidas no mercado. Essas sacolas são confeccionadas de um material polimérico que confere a elas uma característica que as torna biodegradáveis.

A qual característica das sacolas biodegradáveis o texto faz referência?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

120Q946046 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

Leia o texto.
Quase 93% do grupo étnico no Iraque votou a favor da criação de um estado independente no referendo de segunda-feira. Segundo os resultados provisórios, agora conhecidos, participaram na votação 72,16% dos potenciais eleitores, mais de 3,3 milhões de pessoas. Público, Lisboa 27.09.2017. <https://tinyurl.com/ybs2zpyz> Acesso em: 08.11.2017. Adaptado.
A notícia faz referência à luta histórica do maior povo sem Estado do planeta, que vive espalhado por territórios da Turquia, Síria, Iraque e Irã, divididos pelas fronteiras resultantes tanto do fim do Império Otomano como das determinações do Tratado de Lausanne, de 1923, que esse povo nunca aceitou.
Trata-se do povo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.