Início

Questões de Concursos Problemas ambientais e medidas de conservação

Resolva questões de Problemas ambientais e medidas de conservação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q939452 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, PPL, ENEM, INEP, 2018

O monóxido de carbono (CO) é um gás extremamente tóxico. Ele interfere no processo respiratório dos vertebrados, pois se o CO estiver presente no ar, haverá no sangue uma “competição” entre o CO e o O2.

Infelizmente, grande parte da população convive diariamente com a presença desse gás, uma vez que ele é produzido em grandes quantidades

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

122Q939050 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, PPL, ENEM, INEP

As algas marinhas podem ser utilizadas para reduzir a contaminação por metais pesados em ambientes aquáticos. Elas podem funcionar como uma “esponja biológica”, absorvendo esses poluentes. Dentro das células dessas algas, esses metais são imobilizados no vacúolo por mecanismos bioquímicos.

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 21 nov. 2011 (adaptado).

Nesse processo, as algas atuam como agentes que promovem a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

123Q911744 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Biologia, IFSC, FUNDATEC, 2024

Analise as assertivas a seguir:
I. As fontes de poluição atmosférica são todas de origem antrópica. II. A poluição hídrica pode ser física e/ou química e/ou biológica. III. A salinização do solo é um dos possíveis impactos antrópicos decorrentes da irrigação.
Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

124Q680670 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Processo Seletivo UEG, UEG, UEG

Em novembro de 2015, o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco provocou uma enxurrada de lama que devastou o distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana, em Minas Gerais, deixando um rastro de destruição à medida que a lama avançava pelo Rio Doce. Cerca de um ano depois, alguns biólogos têm levantado a possibilidade de existir uma relação entre o recente aumento da incidência de casos de febre amarela, em Minas Gerais e Espírito Santo, com o acidente ambiental relatado. As suspeitas dos biólogos são pautadas no fato de as cidades em que foram identificados casos de pacientes com sintomas dessa doença serem próximas ao Rio Doce e no fato de terem sido encontrados macacos mortos infectados pelo vírus da febre amarela próximo à cidade de Colatina, no estado do Espírito Santo, cidade também afetada pela tragédia de Mariana. Sobre as contribuições do desequilíbrio ecológico para a proliferação de doenças, verifica-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

125Q949216 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ, 2018

Um pesquisador solicitou que dois alunos coletassem algumas plantas monocotiledôneas nos canteiros da PUC-Rio. Para cumprimento da tarefa, as características que deverão ser observadas na identificação das monocotiledôneas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q949704 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2018

A exuberância das florestas tropicais, apesar de sua localização em solos geralmente pobres em nutrientes, pode ser explicada pela complexidade dos processos de ciclagem de nutrientes e por uma série de mecanismos, estruturas e estratégias desenvolvidas ao longo de sua evolução, que promovem a captura e a conservação de nutrientes.

OLIVEIRA, R. R. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 20 jul. 2015 (adaptado).


As árvores desses ecossistemas têm adaptações que permitem a absorção de sais minerais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

127Q939493 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

A presença de petróleo cru em praias do Nordeste mobilizou um grande número de pessoas que voluntariamente iniciaram a remoção do produto da areia. Considerando o impacto ambiental do derramamento desse tipo de material no ambiente marinho, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

128Q679204 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

As políticas sanitaristas empreendidas por alguns países quase eliminaram doenças infecciosas como diarreias bacterianas, verminoses intestinais e esquistossomose: há um século, elas representavam 20% das causas de mortalidade, e hoje são responsáveis por apenas 2% dos falecimentos.

Atlas do Meio Ambiente. Le Monde Diplomatique Brasil, 2007.

A ação sanitária que levou à redução dos falecimentos causados pelas doenças citadas no texto foi a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

129Q989513 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Biólogo, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando um biólogo que se depara com uma alta variação nos resultados de análises de amostras de água de um mesmo lago, suspeitando de contaminação por metais pesados. A estratégia mais adequada para confirmar a suspeita inclui:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q987823 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Biólogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

A reciclagem do carbono é importante pois permite que esse elemento esteja sempre circulando no meio e entre os seres vivos, caracterizando o ciclo do carbono, que corresponde, portanto, ao movimento do carbono na natureza.
Sobre esse ciclo, assinale V para as afirmativas verdadeiras ou F para as falsas e indique a alternativa correspondente.
( ) A fotossíntese e a respiração são processos que governam o ciclo do carbono. Por isso, o ciclo finaliza com a captação de gás carbônico (CO2) pelos organismos.
( ) O ciclo do carbono consiste na fixação desse elemento pelos seres autótrofos, através da fotossíntese ou quimiossíntese.
( ) 6CO2 + 6H2O + energia (luz solar) → C6H12O6 + 6O2 (fotossíntese) e C6H12O6 (matéria orgânica) + 6O2 → 6CO2 + 6H2O + energia (Respiração) são as reações químicas que representam esse ciclo. ,
( ) Os seres autótrofos fixam o carbono na forma de compostos orgânicos. Dessa forma, ficam disponíveis aos seres produtores e consequentemente, para os consumidores e decompositores, através da cadeia alimentar.
( ) O dióxido de carbono (CO2) é um dos principais gases do efeito estufa. A captação desse composto da atmosfera ocorre através do ciclo do carbono por meio de seres fotossintetizantes.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

131Q948460 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Medicina, FAG, FAG, 2018

O aquecimento global decorre do aumento da concentração de Dióxido de Carbono (CO‚) na atmosfera, resultado da queima de combustíveis fósseis (petróleo, carvão, gás natural), assim como do desmatamento e da queima de áreas florestadas. Com relação às mudanças climáticas globais, é INCORRETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

132Q679202 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

A coleta seletiva do lixo em Curitiba atinge praticamente 100% do município e é um excelente exemplo no tratamento do resíduo sólido como substituição de parte da matéria-prima. A face mais criativa do sistema ambiental da cidade é a Usina de Valorização de Rejeitos, onde o lixo é separado. O papel é encaminhado às indústrias papeleiras, o ferro é levado para siderúrgicas, o vidro transparente vai para as cristaleiras, o vidro colorido para as fábricas de garrafas, o alumínio para as indústrias de metais não ferrosos e as garrafas plásticas seguem para diferentes indústrias de reprocessamento.

Disponível em: http://ambientes.ambientebrasil.com.br.

Acesso em: 18 set. 2014 (adaptado).

O tipo de tratamento de lixo realizado na usina tem como base a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

133Q908071 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Professor de Ciências, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O desmatamento na Amazônia é uma preocupação ambiental global, dada a importância dessa região para a biodiversidade e o equilíbrio climático. Diversas atividades humanas, como a agricultura e a pecuária, têm contribuído para o aumento das taxas de desmatamento.
Em relação ao desmatamento na Amazônia, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

134Q680520 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, PROVA II, URCA, CEV URCA

O lixo é um dos problemas ambientais mais preocupantes no mundo atual. Porém, muitas pessoas dentro dos centros urbanos vivem do lixo. Sobre essa questão, assinale a opção CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

135Q939166 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, PPL, ENEM, INEP

A interferência do homem no meio ambiente tem feito com que espécies de seres vivos desapareçam muito mais rapidamente do que em épocas anteriores. Vários mecanismos de proteção ao planeta têm sido discutidos por cientistas, organizações e governantes. Entre esses mecanismos, destaca-se o acordado na Convenção sobre a Diversidade Biológica durante a Rio 92, que afirma que a nação tem direito sobre a variedade de vida contida em seu território e o dever de conservá-la utilizando-se dela de forma sustentável.
A dificuldade encontrada pelo Brasil em seguir o acordo da Convenção sobre a Diversidade Biológica decorre, entre outros fatores, do fato de a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

136Q937753 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Com o objetivo de substituir as sacolas de polietileno, alguns supermercados têm utilizado um novo tipo de plástico ecológico, que apresenta em sua composição amido de milho e uma resina polimérica termoplástica, obtida a partir de uma fonte petroquímica.

ERENO, D. Plásticos de vegetais. Pesquisa Fapesp, n. 179, jan. 2011 (adaptado).

Nesses plásticos, a fragmentação da resina polimérica é facilitada porque os carboidratos presentes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q938819 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, PPL, ENEM, INEP

Em uma região de intensa produtividade agrícola, foram detectados problemas de saúde recorrentes na população. Intrigados com o fato, pesquisadores iniciaram estudos nas águas e nos solos da região e observaram que os rios estavam contaminados com grande quantidade de agrotóxicos e os solos tinham elevadas concentrações de metais pesados, tais como chumbo e mercúrio.

Em relação ao uso de agrotóxicos, a partir da situação hipotética descrita no texto, observa-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

138Q895308 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ciências, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

A prática de anelamento (retirada intencional da casca que circunda o tronco de uma árvore), é considerada, em certas situações, crime ambiental, pois pode levar à morte do vegetal. A morte é decorrente da(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

139Q937578 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeiro Dia, ENEM, INEP

A lavoura arrozeira na planície costeira da região sul do Brasil comumente sofre perdas elevadas devido à salinização da água de irrigação, que ocasiona prejuízos diretos, como a redução de produção da lavoura.
Solos com processo de salinização avançado não são indicados, por exemplo, para o cultivo de arroz. As plantas retiram a água do solo quando as forças de embebição dos tecidos das raízes são superiores às forças com que a água é retida no solo.
WINKEL, H.L.;TSCHIEDEL, M. Cultura do arroz: salinização de solos em cultivos de arroz.
Disponível em: http://agropage.tripod.com/saliniza.hml. Acesso em :25 ju n.2 01 0 (adaptado).


A presença de sais na solução do solo faz com que seja dificultada a absorção de água pelas plantas, o que provoca o fenômeno conhecido por seca fisiológica, caracterizado pelo(a)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

140Q680093 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, prova amarela, ENEM, INEP

Calcula-se que 78% do desmatamento na Amazônia tenha sido motivado pela pecuária — cerca de 35% do rebanho nacional está na região — e que pelo menos 50 milhões de hectares de pastos são pouco produtivos. Enquanto o custo médio para aumentar a produtividade de 1 hectare de pastagem é de 2 mil reais, o custo para derrubar igual área de floresta é estimado em 800 reais, o que estimula novos desmatamentos. Adicionalmente, madeireiras retiram as árvores de valor comercial que foram abatidas para a criação de pastagens. Os pecuaristas sabem que problemas ambientais como esses podem provocar restrições à pecuária nessas áreas, a exemplo do que ocorreu em 2006 com o plantio da soja, o qual, posteriormente, foi proibido em áreas de floresta.

Época, 3/3/2008 e 9/6/2008 (com adaptações).

A partir da situação-problema descrita, conclui-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.