Início

Questões de Concursos Problemas ambientais e medidas de conservação

Resolva questões de Problemas ambientais e medidas de conservação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q681001 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Caderno 1, PUCMINAS, PUC MG, 2021

As atuais taxas de crescimento demográfico humano atrelada ao aumento da exploração de recursos naturais, ao aumento na produção industrial e agrícola, ao padrão de consumo e à má destinação dos descartes têm representado uma enorme pressão sobre a capacidade de suporte da Terra, afetando aspectos físicos, químicos e biológicos de ecossistemas, que se somam produzindo alterações globais.
A este respeito, é INCORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

62Q679210 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

Usinas hidrelétricas a fio-d’água são aquelas que não dispõem de reservatório de água ou o têm em dimensões menores do que poderiam ter. Optar pela construção de uma usina a fio-d’água significa optar por não manter um estoque de água que poderia ser acumulado em uma barragem.

FARIA, I. D. O que são usinas hidrelétricas a fiod'água e qual o seu custo de produção?

Disponível em: www.brasil-economia-governo.org.br. Acesso em: 20 jan. 2013.

Qual a vantagem de se construírem usinas desse tipo?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

63Q947091 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Direito, UEG, UEG, 2018

A doença de Chagas é causada pelo Trypanossoma cruzi, e recebeu esse nome em referência ao pesquisador brasileiro Carlos Chagas, que estudou o ciclo do parasita. Vale ressaltar que o Trypanossoma cruzi é excretado nas fezes do barbeiro enquanto o inseto ingere o sangue de uma pessoa picada. Ao coçar a pele irritada pela picada, a pessoa pode provocar a penetração do T. cruzi na corrente sanguínea e, possivelmente, desenvolver a doença de Chagas. A respeito desse assunto, verifica-se o seguinte:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q947945 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Segunda Etapa, EBMSP, EBMSP, 2018

Há milhares de anos, quando o deserto do Saara era uma área úmida e chuvosa, coberta por floresta, uma criança nasceu com uma mutação genética que lhe deu “imunidade” à malária. Nessa época, a doença era tão mortal quanto é hoje. Em um ambiente que era habitat dos pernilongos que carregam a doença, essa mutação deu grande vantagem a essa criança, que viveu, cresceu e teve filhos. Seus filhos herdaram a mutação, espalharam-se e se reproduziram.
Eggert, N. 2018. Como mutação genética em uma única criança deu origem à doença que afeta milhões de pessoas. Disponível em: <http://www.bbc.com/>. Acesso em: abr. 2018. Adaptado.
Com base nos conhecimentos sobre evolução biológica, o processo descrito no texto é identificado como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q679276 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Medicina, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

O efeito estufa é um fenômeno natural e possibilita a vida humana na Terra. Parte da energia solar que chega ao planeta é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre - e parte é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento. Uma parcela desse calor é irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença de gases de efeito estufa que, apesar de deixarem passar a energia vinda do Sol (emitida em comprimentos de onda menores), são opacos à radiação terrestre, emitida em maiores comprimentos de onda. Gases como o CO2, liberados constantemente na atmosfera, são capazes de intensificar o efeito estufa, levando ao aquecimento global.

Fonte:https://www.mma.gov.br/informma/item/195-efeito-estufa-e-aquecimento-global. Acesso em 03 de set. 2019.


Marque a alternativa que melhor está associada às variações no teor de CO2 atmosférico ao longo do dia:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

66Q937138 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, PPL 2 Aplicação, ENEM, INEP, 2023

Atividades humanas como a construção de estradas e ferrovias e a expansão de áreas urbanas e agrícolas contribuem de forma determinante para a redução das áreas de vegetação original, em um processo conhecido como fragmentação do hábitat. Particularmente marcante em áreas de floresta, os impactos sofridos pela biota não estão restritos à redução do hábitat, mas também à modificação das suas características internas, como a diminuição da umidade do ar e o aumento nos níveis de luminosidade, temperatura e vento. Esse conjunto de alterações no fragmento é conhecido como “efeito de borda”, podendo se estender por vários metros em direção ao seu interior.

As espécies vegetais diretamente prejudicadas por esse efeito são as
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q946910 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeiro Dia, UFUMG, UFU MG, 2019

Em uma expedição ao Parque Estadual do Rio Preto, na região central de Minas, biólogos descobriram uma nova espécie de inseto, a Plectromacronema solaris. Em sua fase imatura, os indivíduos da espécie são exclusivamente aquáticos, habitando riachos de montanhas encachoeirados. Já os adultos se assemelham a pequenas mariposas e voam nas margens de córregos, nas montanhas do Espinhaço meridional. A larva da espécie é sensível a distúrbios no meio aquático e tem sua incidência comprometida em ambientes devastados pela ação do homem, o que facilita a detecção e a definição dos padrões de potabilidade da água. Jornal do Biólogo – CRBio-04, ed. 72, fevereiro de 2019. (Adaptado).
A identificação da nova espécie e sua relação com a água abrem caminhos para sua caracterização como um bom
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

68Q935927 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeiro Dia e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2019

A cada safra, a quantidade de café beneficiado é igual à quantidade de resíduos gerados pelo seu beneficiamento. O resíduo pode ser utilizado como fertilizante, pois contém cerca de 6,5% de pectina (um polissacarídeo), aproximadamente 25% de açúcares fermentáveis (frutose, sacarose e galactose), bem como resíduos de alcaloides (compostos aminados) que não foram extraídos no processo.

LIMA, L. K. S. et al. Utilização de resíduo oriundo da torrefação do café na agricultura em substituição à adubação convencional. ACSA — Agropecuária Científica no Semi-Árido, v. 10, n. 1, jan.-mar., 2014 (adaptado).

Esse resíduo contribui para a fertilidade do solo, pois

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q949838 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Conhecimentos Gerais, Unichristus, UNICHRISTUS, 2018

Considerada uma queixa comum, a dor no joelho pode ser sinal de que algo está errado com a cartilagem, o que pode indicar a condromalácia. O sintoma mais comum em fase inicial é a dor, principalmente durante movimentos como subir ou descer escadas, levantar-se após longo período sentado com os joelhos flexionados e após o repouso.
Disponível em: <https://www.forquilhinhanoticias.com.br/dores-nosjoelhos-podem-ser-sinais-dano-cartilagem/>. Acesso em: 8 ago. 2018.

De acordo com a notícia, a dor no joelho pode ser sinal de que algo está errado com estruturas compostas por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q938464 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, PPL, ENEM, INEP

Para o consumidor, é praticamente impossível identificar a diferença entre a sacola biodegradável e a comum, feita de polietileno - derivado do petróleo. Alguns governos municipais já exigem que os supermercados ofereçam sacolas biodegradáveis em substituição às sacolas comuns.

Disponível em: http://epocanegocios.globo.com. Acesso em: 1 ago. 2012.

A atitude tomada pelos governos municipais deve-se ao(à

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q901809 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Professor de Ciências Físicas Biológicas, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

[...] “O DDT, um inseticida amplamente utilizado, tem um efeito devastador sobre a vida selvagem. Esse composto químico é aplicado em grande escala para controlar insetos, mas, infelizmente, ele também acaba afetando as aves. Sua aplicação resulta em uma série de efeitos adversos, como a diminuição da espessura das cascas dos ovos, que leva à mortalidade dos filhotes. A longo prazo, isso contribui para a redução das populações de aves."
CARSON, R. Primavera silenciosa. São Paulo: Gaia, 2010. (adaptado)

Como um produto químico utilizado para combater insetos, como o DDT, pode afetar e até matar os pássaros?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q948318 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Vestibular, UCPEL, UCPEL, 2018

Uma das maiores aplicações da química é a obtenção de essências sintéticas para amplo uso na indústria farmacêutica e alimentícia. Dentre essas substâncias está o acetato de benzila que tem fragrância de jasmim. É possível obter esse composto pela reação entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q679821 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Prova 04, UEMG, UEMG, 2019

O efeito estufa é o aquecimento da atmosfera mais perto da superfície terrestre. Isso diz respeito ao balanço energético entre a radiação solar e a radiação terrestre.

Uma das consequências do efeito estufa é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q679661 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Estudos apontam que há um aumento dramático na liberação de metano no fundo do Oceano Ártico, o que vem preocupando ambientalistas de todo o mundo.
Essa intensa preocupação se deve ao fato de esse gás
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q678957 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Quando usamos o banheiro, tomamos banho, lavamos as mãos, escovamos os dentes ou limpamos a casa, a água utilizada deixa de ser potável. O problema é que ainda existem locais onde essa água retorna ao ambiente sem qualquer tratamento.

Qual medida permite minimizar esse problema?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

76Q945807 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Vestibular, USP, FUVEST, 2019

A combinação entre baixa biodiversidade, altas concentrações de poluentes e baixas concentrações de oxigênio dissolvido, que é verificada nos rios que passam por grandes centros urbanos no Brasil, deve‐se principalmente à(ao)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q943353 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2021

No que diz respeito ao efeito estufa, é correto afirmar que é um fenômeno
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q901912 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Biologia, IFES, IF ES, 2024

Leia o texto abaixo:
Biodiversidade Brasileira

O Brasil é um país de proporções continentais: seus 8,5 milhões km² ocupam quase a metade da América do Sul e abarcam várias zonas climáticas – como o trópico úmido no Norte, o semiárido no Nordeste e áreas temperadas no Sul. Evidentemente, estas diferenças climáticas levam a grandes variações ecológicas, formando zonas biogeográficas distintas ou biomas: a Floresta Amazônica; o Pantanal; o Cerrado; a Caatinga; os campos dos Pampas; e a Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.
A variedade de biomas reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileiras: o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta. Esta abundante variedade de vida – que se traduz em mais de 20% do número total de espécies da Terra – eleva o Brasil ao posto de principal nação entre os 17 países megadiversos (ou de maior biodiversidade).
Além disso, muitas das espécies brasileiras são endêmicas, e diversas espécies de plantas de importância econômica mundial – como o abacaxi, o amendoim, a castanha do Brasil (ou do Pará), a mandioca, o caju e a carnaúba – são originárias do Brasil.
Mas não é só: o país abriga também uma rica sociobiodiversidade, representada por mais de 200 povos indígenas e por diversas comunidades – como quilombolas, caiçaras e seringueiros, para citar alguns – que reúnem um inestimável acervo de conhecimentos tradicionais sobre a conservação da biodiversidade.
Porém, apesar de toda esta riqueza em forma de conhecimentos e de espécies nativas, a maior parte das atividades econômicas nacionais se baseia em espécies exóticas: na agricultura, com cana-de-açúcar da Nova Guiné, café da Etiópia, arroz das Filipinas, soja e laranja da China, cacau do México e trigo asiático; na silvicultura, com eucaliptos da Austrália e pinheiros da América Central; na pecuária, com bovinos da Índia, equinos da Ásia e capins africanos; na piscicultura, com carpas da China e tilápias da África Oriental; e na apicultura, com variedades de abelha provenientes da Europa e da África.
Este paradoxo traz à tona uma ideia premente: é fundamental que o Brasil intensifique as pesquisas em busca de um melhor aproveitamento da biodiversidade brasileira – ao mesmo tempo mantendo garantido o acesso aos recursos genéticos exóticos, também essenciais ao melhoramento da agricultura, da pecuária, da silvicultura e da piscicultura nacionais.
Como se sabe, a biodiversidade ocupa lugar importantíssimo na economia nacional: o setor de agroindústria, sozinho, responde por cerca de 40% do PIB brasileiro (calculado em US$ 866 bilhões em 1997); o setor florestal, por sua vez, responde por 4%; e o setor pesqueiro, por 1%. Na agricultura, o Brasil possui exemplos de repercussão internacional sobre o desenvolvimento de biotecnologias que geram riquezas por meio do adequado emprego de componentes da biodiversidade.
Produtos da biodiversidade respondem por 31% das exportações brasileiras, com destaque para o café, a soja e a laranja. As atividades de extrativismo florestal e pesqueiro empregam mais de três milhões de pessoas. A biomassa vegetal, incluindo o etanol da cana-de-açúcar, e a lenha e o carvão derivados de florestas nativas e plantadas respondem por 30% da matriz energética nacional – e em determinadas regiões, como o Nordeste, atendem a mais da metade da demanda energética industrial e residencial. Além disso, grande parte da população brasileira faz uso de plantas medicinais para tratar seus problemas de saúde.
Por tudo isso, o valor da biodiversidade é incalculável.
Sua redução compromete a sustentabilidade do meio ambiente, a disponibilidade de recursos naturais e, assim, a própria vida na Terra. Sua conservação e uso sustentável, ao contrário, resultam em incalculáveis benefícios à Humanidade.
Neste contexto, como abrigo da mais exuberante biodiversidade do planeta, o Brasil reúne privilégios e enorme responsabilidade.
Adaptado de: https://antigo.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira.html.

Com relação ao texto acima, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q908066 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Professor de Ciências, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O estudo das matrizes energéticas é crucial para compreender a diversidade de fontes de energia utilizadas em diferentes regiões do mundo.
Considere o seguinte cenário : Um país está revendo sua matriz energética com o objetivo de promover o uso sustentável de recursos naturais e reduzir a dependência de fontes não renováveis. Durante o processo, são analisadas diversas fontes de energia, incluindo biomassa, solar, hidrelétrica e carvão mineral.
Diante desse cenário, qual das alternativas a seguir representa uma característica comum das fontes de energia consideradas sustentáveis, do ponto de vista ambiental e social?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q944215 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), ocorreu em Glasgow, na Escócia, em 2021, e, nela, alguns países assinaram um acordo para controlar a emissão de metano em 30% até 2030. Analise o que se diz a seguir sobre o tema.
I. O efeito estufa é um mecanismo natural para a regulação da temperatura média da superfície do planeta, que é de cerca de 15°C. Por ser um fenômeno de proteção, a intensificação desse processo é prejudicial para o ecossistema. II. Sem o processo natural do efeito estufa, a existência da maior parte dos seres vivos tal como os conhecemos não seria possível, pois o termômetro indicaria níveis muito baixos de temperatura (em torno de –18°C). III. O efeito estufa é resultante da ação dos gases que constituem a nossa atmosfera, como o ozônio, o metano e o dióxido de carbono, que possibilitam a passagem dos raios solares, mas retêm parte do calor gerado por eles. IV. As emissões globais de metano são grande parte das emissões de gases de efeito estufa, tendo na agricultura sua fonte predominante de emissão.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.