Início

Questões de Concursos Problemas ambientais e medidas de conservação

Resolva questões de Problemas ambientais e medidas de conservação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


71Q901809 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Professor de Ciências Físicas Biológicas, Prefeitura de Santarém PA, IVIN, 2024

[...] “O DDT, um inseticida amplamente utilizado, tem um efeito devastador sobre a vida selvagem. Esse composto químico é aplicado em grande escala para controlar insetos, mas, infelizmente, ele também acaba afetando as aves. Sua aplicação resulta em uma série de efeitos adversos, como a diminuição da espessura das cascas dos ovos, que leva à mortalidade dos filhotes. A longo prazo, isso contribui para a redução das populações de aves."
CARSON, R. Primavera silenciosa. São Paulo: Gaia, 2010. (adaptado)

Como um produto químico utilizado para combater insetos, como o DDT, pode afetar e até matar os pássaros?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

72Q679821 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Prova 04, UEMG, UEMG, 2019

O efeito estufa é o aquecimento da atmosfera mais perto da superfície terrestre. Isso diz respeito ao balanço energético entre a radiação solar e a radiação terrestre.

Uma das consequências do efeito estufa é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

73Q678957 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Quando usamos o banheiro, tomamos banho, lavamos as mãos, escovamos os dentes ou limpamos a casa, a água utilizada deixa de ser potável. O problema é que ainda existem locais onde essa água retorna ao ambiente sem qualquer tratamento.

Qual medida permite minimizar esse problema?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

74Q948318 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Vestibular, UCPEL, UCPEL, 2018

Uma das maiores aplicações da química é a obtenção de essências sintéticas para amplo uso na indústria farmacêutica e alimentícia. Dentre essas substâncias está o acetato de benzila que tem fragrância de jasmim. É possível obter esse composto pela reação entre
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

75Q679661 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Biologia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

Estudos apontam que há um aumento dramático na liberação de metano no fundo do Oceano Ártico, o que vem preocupando ambientalistas de todo o mundo.
Essa intensa preocupação se deve ao fato de esse gás
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q945807 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Vestibular, USP, FUVEST, 2019

A combinação entre baixa biodiversidade, altas concentrações de poluentes e baixas concentrações de oxigênio dissolvido, que é verificada nos rios que passam por grandes centros urbanos no Brasil, deve‐se principalmente à(ao)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q943353 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeira Fase OAB, UECE, UECE CEV, 2021

No que diz respeito ao efeito estufa, é correto afirmar que é um fenômeno
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

78Q901912 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Biologia, IFES, IF ES, 2024

Leia o texto abaixo:
Biodiversidade Brasileira

O Brasil é um país de proporções continentais: seus 8,5 milhões km² ocupam quase a metade da América do Sul e abarcam várias zonas climáticas – como o trópico úmido no Norte, o semiárido no Nordeste e áreas temperadas no Sul. Evidentemente, estas diferenças climáticas levam a grandes variações ecológicas, formando zonas biogeográficas distintas ou biomas: a Floresta Amazônica; o Pantanal; o Cerrado; a Caatinga; os campos dos Pampas; e a Mata Atlântica. Além disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milhões km², que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estuários e pântanos.
A variedade de biomas reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileiras: o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta. Esta abundante variedade de vida – que se traduz em mais de 20% do número total de espécies da Terra – eleva o Brasil ao posto de principal nação entre os 17 países megadiversos (ou de maior biodiversidade).
Além disso, muitas das espécies brasileiras são endêmicas, e diversas espécies de plantas de importância econômica mundial – como o abacaxi, o amendoim, a castanha do Brasil (ou do Pará), a mandioca, o caju e a carnaúba – são originárias do Brasil.
Mas não é só: o país abriga também uma rica sociobiodiversidade, representada por mais de 200 povos indígenas e por diversas comunidades – como quilombolas, caiçaras e seringueiros, para citar alguns – que reúnem um inestimável acervo de conhecimentos tradicionais sobre a conservação da biodiversidade.
Porém, apesar de toda esta riqueza em forma de conhecimentos e de espécies nativas, a maior parte das atividades econômicas nacionais se baseia em espécies exóticas: na agricultura, com cana-de-açúcar da Nova Guiné, café da Etiópia, arroz das Filipinas, soja e laranja da China, cacau do México e trigo asiático; na silvicultura, com eucaliptos da Austrália e pinheiros da América Central; na pecuária, com bovinos da Índia, equinos da Ásia e capins africanos; na piscicultura, com carpas da China e tilápias da África Oriental; e na apicultura, com variedades de abelha provenientes da Europa e da África.
Este paradoxo traz à tona uma ideia premente: é fundamental que o Brasil intensifique as pesquisas em busca de um melhor aproveitamento da biodiversidade brasileira – ao mesmo tempo mantendo garantido o acesso aos recursos genéticos exóticos, também essenciais ao melhoramento da agricultura, da pecuária, da silvicultura e da piscicultura nacionais.
Como se sabe, a biodiversidade ocupa lugar importantíssimo na economia nacional: o setor de agroindústria, sozinho, responde por cerca de 40% do PIB brasileiro (calculado em US$ 866 bilhões em 1997); o setor florestal, por sua vez, responde por 4%; e o setor pesqueiro, por 1%. Na agricultura, o Brasil possui exemplos de repercussão internacional sobre o desenvolvimento de biotecnologias que geram riquezas por meio do adequado emprego de componentes da biodiversidade.
Produtos da biodiversidade respondem por 31% das exportações brasileiras, com destaque para o café, a soja e a laranja. As atividades de extrativismo florestal e pesqueiro empregam mais de três milhões de pessoas. A biomassa vegetal, incluindo o etanol da cana-de-açúcar, e a lenha e o carvão derivados de florestas nativas e plantadas respondem por 30% da matriz energética nacional – e em determinadas regiões, como o Nordeste, atendem a mais da metade da demanda energética industrial e residencial. Além disso, grande parte da população brasileira faz uso de plantas medicinais para tratar seus problemas de saúde.
Por tudo isso, o valor da biodiversidade é incalculável.
Sua redução compromete a sustentabilidade do meio ambiente, a disponibilidade de recursos naturais e, assim, a própria vida na Terra. Sua conservação e uso sustentável, ao contrário, resultam em incalculáveis benefícios à Humanidade.
Neste contexto, como abrigo da mais exuberante biodiversidade do planeta, o Brasil reúne privilégios e enorme responsabilidade.
Adaptado de: https://antigo.mma.gov.br/biodiversidade/biodiversidade-brasileira.html.

Com relação ao texto acima, pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q908066 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Professor de Ciências, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O estudo das matrizes energéticas é crucial para compreender a diversidade de fontes de energia utilizadas em diferentes regiões do mundo.
Considere o seguinte cenário : Um país está revendo sua matriz energética com o objetivo de promover o uso sustentável de recursos naturais e reduzir a dependência de fontes não renováveis. Durante o processo, são analisadas diversas fontes de energia, incluindo biomassa, solar, hidrelétrica e carvão mineral.
Diante desse cenário, qual das alternativas a seguir representa uma característica comum das fontes de energia consideradas sustentáveis, do ponto de vista ambiental e social?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

80Q949570 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2018

Uma pessoa trocou sua geladeira por uma energeticamente mais econômica, com a expectativa de reduzir o valor da conta de energia elétrica. Para embelezar a nova geladeira, usou diversos materiais, que não usava na antiga: colocou ímãs decorativos na porta, forrou todas as prateleiras internas com plásticos e cobriu a parte superior externa com um guardanapo de tecido colorido, sobre o qual colocou sua coleção de pinguins de porcelana. No entanto, sua conta não diminuiu, porque um desses itens causou desperdício de energia.

Esse desperdício pode ser evitado se a pessoa retirar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

81Q944215 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Biologia, UECE, UECE CEV, 2022

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP26), ocorreu em Glasgow, na Escócia, em 2021, e, nela, alguns países assinaram um acordo para controlar a emissão de metano em 30% até 2030. Analise o que se diz a seguir sobre o tema.
I. O efeito estufa é um mecanismo natural para a regulação da temperatura média da superfície do planeta, que é de cerca de 15°C. Por ser um fenômeno de proteção, a intensificação desse processo é prejudicial para o ecossistema. II. Sem o processo natural do efeito estufa, a existência da maior parte dos seres vivos tal como os conhecemos não seria possível, pois o termômetro indicaria níveis muito baixos de temperatura (em torno de –18°C). III. O efeito estufa é resultante da ação dos gases que constituem a nossa atmosfera, como o ozônio, o metano e o dióxido de carbono, que possibilitam a passagem dos raios solares, mas retêm parte do calor gerado por eles. IV. As emissões globais de metano são grande parte das emissões de gases de efeito estufa, tendo na agricultura sua fonte predominante de emissão.
É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

82Q936478 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Prova Amarela, ENEM, INEP

Diretores de uma grande indústria siderúrgica, para evitar o desmatamento e adequar a empresa às normas de proteção ambiental, resolveram mudar o combustível dos fornos da indústria. O carvão vegetal foi então substituído pelo carvão mineral. Entretanto, foram observadas alterações ecológicas graves em um riacho das imediações, tais como a morte dos peixes e dos vegetais ribeirinhos. Tal fato pode ser justificado em decorrência
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q938565 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, PPL, ENEM, INEP

A remoção de petróleo derramado em ecossistemas marinhos é complexa e muitas vezes envolve a adição de mais sustâncias ao ambiente. Para facilitar o processo de recuperação dessas áreas, pesquisadores têm estudado a bioquímica de bactérias encontradas em locais sujeitos a esse tipo de impacto. Eles verificaram que algumas dessas espécies utilizam as moléculas de hidrocarbonetos como fonte energética, atuando como biorremediadores, removendo o óleo do ambiente.

KREPSKY, N.; SILVA SOBRINHO, F.; CRAPEZ, M. A. C. Ciência Hoje, n. 223, jan.-fev. 2006 (adaptado).

Para serem eficientes no processo de biorremediação citado, as espécies escolhidas devem possuir

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q990030 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Biólogo, Prefeitura de Ouro Preto do Oeste RO, IBADE, 2024

Eutrofização é o processo de poluição de corpos d'água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvidos na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.
Assinale a alternativa que apresenta consequências desse processo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

85Q679257 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeiro Semestre, MULTIVIX, MULTIVIX, 2019

DEZ PAÍSES EMITEM QUASE 70% DOS GASES DO EFEITO ESTUFA DO MUNDO



Mais de 190 representantes de países estão reunidos em Paris para discutir o novo acordo do clima, que pretende apontar quais ações os países irão adotar para limitar suas emissões de gases do efeito estufa e consequentemente tentar evitar que a temperatura do planeta aumente mais de 2ºC. O mais difícil é fazer com que todos eles concordem com os mesmos termos e compromissos.



Fonte: https://noticias.uol.com.br/ciencia/infograficos/2015/12/06/dez-paises-emitem-quase-70-dos-gases-do-efeito-estufa-do-mundo.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em: 05 de ago. 2019.



Em 2012, o Brasil foi considerado um dos 10 países que mais contribuem para os gases do efeito estufa, sendo a agricultura e a energia as principais atividades que contribuem para a liberação de gases no país.

Marque a alternativa que indica uma medida para atenuar os efeitos do aquecimento global excessivo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

86Q948827 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeiro Semestre, Esamc, Esamc, 2018

Leia o excerto a seguir:
Uma em cada cinco mulheres idosas que fraturam o quadril devido à [...] [osteoporose] morrem em até um ano. [...]
Cinquenta sessões de fisioterapia foram necessárias para que Teresinha Vidigal, de 71 anos, se recuperasse da fratura que sofreu na mão após uma queda. “Foi difícil, não sarava”, ela relembra. O acidente, ocorrido em 2013, aconteceu dez anos depois de a aposentada ter iniciado o tratamento contra a doença que a incomoda até hoje: a osteoporose. “É difícil, tem que passar muito tempo tratando para sarar”, ela reclama. (Frequente na terceira idade, osteoporose é mais intensa entre público feminino. Disponível em: https://emais.estadao.com.br/noticias/bem-estar,frequente-na-terceira-idadeosteoporose-e-mais-intensa-entre-publico-feminino,1578463. Publicado em 20 out. 2014. Acesso em: 25 ago. 2018, às 16h40.)

Considerando o caso supracitado, de Teresinha Vidigal, além do tratamento com fisioterapia, a ingestão de alimentos ricos nas seguintes vitaminas e/ou minerais auxiliaria, também, em sua recuperação:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q947806 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Prova de Medicina20192 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Dados da Agência Espacial Americana (NASA) dão conta de que as emissões de gás carbônico na atmosfera são as maiores em 650.000 anos. Tais emissões contribuem para o aquecimento global porque:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q938938 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, PPL, ENEM, INEP

A instalação de uma indústria de processamento de pescados, próxima a uma aldeia de pescadores, situada à beira-mar, criou um conflito de interesses. A administração pública e os investidores defendem que haverá geração de renda, melhorando a qualidade de vida da população. Os moradores estão receptivos ao empreendimento, mas argumentam que, sem o devido controle, as atividades da indústria podem poluir a água do mar próxima à aldeia.

Uma maneira adequada, do ponto de vista social e ambiental, de minimizar a poluição na água do mar próxima à aldeia, pela instalação da fábrica, é a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q945853 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Segundo Semestre, UNEMAT, UNEMAT, 2018

Texto associado.

“Aterro sanitário é uma espécie de depósito no qual são descartados resíduos sólidos provenientes de residências, indústrias, hospitais e construções. Grande parte deste lixo é formada por materiais não recicláveis. Os aterros sanitários são importantes, pois solucionam parte dos problemas causados pelo excesso de lixo gerado nas grandes cidades. A decomposição dos resíduos gera chorume (um líquido poluente) e gás (principalmente o metano, que também polui e é 20 vezes pior para o clima da Terra do que o gás carbônico). Mas o metano pode se transformar em energia elétrica [...]. É o que acontece com o gás produzido pelos 40 milhões de toneladas que estão depositados no Aterro Bandeirantes, em São Paulo. Desativado desde 2007, o aterro tem 400 pontos de captura que transportam o gás para a Usina Termelétrica Bandeirantes, que, por sua vez, produz energia elétrica com capacidade para atender até 300 mil pessoas. O gás extraído é convertido em tonelada equivalente de gás carbônico (crédito de carbono) e depois é comercializado.”

Portal Brasil. Aterros sanitários protegem o ambiente de contaminação, 2012. Disponível em: http://w w w .brasil.gov.br/meio-ambiente/2012/04/aterrros-sanitarios-protegem-meio-ambiente-de-contaminacao/. Acesso em nov. 2017. (Adaptado)

Acidentes como esse ocorrem com certa frequência pelas rodovias do país, e a situação é contornada pelos bombeiros de forma a não oferecer riscos à população.
Assinale a alternativa que corresponde à solução eficiente para o controle do derramamento de ácido sulfúrico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q951512 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeiro Exame, UERJ, UERJ, 2019

Em uma unidade industrial, emprega-se uma mistura líquida formada por solventes orgânicos que apresentam a fórmula molecular C2H6O.

Entre os componentes da mistura, ocorre isomeria plana do seguinte tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.