Início

Questões de Concursos Problemas ambientais e medidas de conservação

Resolva questões de Problemas ambientais e medidas de conservação comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


91Q951512 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeiro Exame, UERJ, UERJ, 2019

Em uma unidade industrial, emprega-se uma mistura líquida formada por solventes orgânicos que apresentam a fórmula molecular C2H6O.

Entre os componentes da mistura, ocorre isomeria plana do seguinte tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

92Q943129 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Segunda Fase, UECE, UECE CEV, 2021

Rachel Carson (1907-1964) foi uma bióloga inglesa que escreveu o livro Primavera Silenciosa, no qual alertou sobre os riscos do uso de inseticidas bioacumuladores, em especial o Dicloro Difenil Tricloroetano (DDT). Com base nessa informação e nos conhecimentos sobre ecologia, é correto afirmar que o DDT
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

93Q679201 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2019

A produção de alimentos em polos agropecuários, responsável pela ampliação da capacidade produtiva, possibilitou o acesso à alimentação mesmo com o crescimento populacional. Nesses polos são produzidos alimentos que serão transportados para outras regiões e, até mesmo, outros países.

Nesse contexto, um recurso líquido é retirado da localidade do polo, afetando a disponibilidade de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

94Q679211 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2019

Texto associado.

Plásticos, náilon, isopor: todo lixo capaz de flutuar é um potencial viajante e colecionador de poluentes. Ao ser levado pelas águas, logo desaparece de vista. Porém, permanece no ambiente por um longo tempo. Caixas e vasilhames se quebram, cordas emaranham, sacolinhas se rompem — e todos os pedacinhos flutuantes prosseguem sua jornada. Por onde passam, deterioram a paisagem, contaminam as águas, causam impactos sobre a fauna e afetam a qualidade de vida.

Água — Brasil, potência hídrica do século 21.

National Geographic Brasil, abr. 2011.

Para diminuir os impactos ambientais causados pelos plásticos, no caso do seu descarte incorreto, estes deveriam ser
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

95Q679728 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Prova 02, UEMG, UEMG, 2019

Com relação ao aquecimento global, conseqüência da atividade humana, são feitas as seguintes afirmativas:

I. O aumento da temperatura média da superfície terrestre poderá provocar a formação de novos desertos, com conseqüências danosas para a agricultura e para a continuidade da vida em nosso planeta.

II. Quando se alerta sobre os riscos relacionados com o efeito estufa, o que está em foco é sua intensificação e, conseqüentemente, a alteração climática do planeta.

III. O efeito estufa é imprescindível à manutenção da vida sobre a Terra.

A alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

96Q947280 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Medicina, UEG, UEG, 2018

O HPV (vírus do papiloma humano) é de infecção sexualmente transmissível, atingindo tanto homens quanto mulheres. As mucosas oral, genital e anal são importantes alvos do vírus, com potencial desenvolvimento desde verrugas até câncer do colo do útero, pênis, orofaringe, reto e ânus. Sobre a campanha com a vacina quadrivalente contra o HPV estabelecida pelo Ministério da Saúde, se verifica que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q950426 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Segundo Semestre, CEDERJ, CECIERJ, 2018

Em 18 de maio de 2006, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro publicou o decreto n° 26.516, que dispõe sobre a proibição da comercialização do xaxim e seus artefatos, produzidos a partir da planta Dicksonia sellowiana. Três características dessa planta, que corre o risco de ser extinta, são importantes para a sua classificação: seu sistema de transporte de seiva possibilita auto sustentação; as células diploides no esporângio (órgão que produz os esporos) são transformadas, através da meiose, em haploides; e não possuem sementes.

Segundo as informações apresentadas, a Dicksonia sellowiana é uma

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

98Q939172 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, PPL, ENEM, INEP

Um agricultor, buscando o aumento da produtividade de sua lavoura, utilizou o adubo NPK (nitrogênio, fósforo e potássio) com alto teor de sais minerais. A irrigação dessa lavoura é feita por canais que são desviados de um rio próximo dela. Após algum tempo, notou-se uma grande mortandade de peixes no rio que abastece os canais, devido à contaminação das águas pelo excesso de adubo usado pelo agricultor.
Que processo biológico pode ter sido provocado na água do rio pelo uso do adubo NPK?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q945891 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Segundo Semestre, PUC SP, PUC SP, 2018

Em um tanque de capacidade de 10L, contendo 16g de He, foram adicionados 64g de SO2 e a temperatura foi aumentada até 27ºC. Quais são as pressões parciais dos gases He e SO2, respectivamente?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

100Q947052 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Inglês, UEG, UEG, 2019

A Estratégia Global para a Conservação das Plantas (GSPC) foi estabelecida pela Conferência das Partes em 2002 e estabeleceu uma série de tarefas aos diferentes países. Para cumprimento desta estratégia, o Brasil se comprometeu em preparar a Lista de Espécies da Flora do Brasil (2008-2015) e a Flora do Brasil 2020 no desenvolvimento do programa Reflora, visto que nosso país possui mais de 46 mil espécies de plantas, algas e fungos, representando um dos países com maior biodiversidade no planeta, sendo um participante chave na GSPC. Dentre as diferentes importâncias da publicação da Flora do Brasil em 2020 destaca-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

101Q939505 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Prova de Medicina20201 2° DIA, CESMAC, CEPROS, 2019

Cientistas têm demonstrado que o aquecimento global reduzirá o fitoplâncton dos ambientes aquáticos nas próximas décadas. Como consequência da redução do fitoplâncton, é esperado que ocorram todos os fatos abaixo, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

102Q678941 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

Uma usina nuclear construída próxima ao mar utiliza água desse mar para o resfriamento das torres, que se aquecem por causa das reações de fissão nuclear. Após o resfriamento das torres, a água retorna ao mar sem ter entrado em contato com o material radioativo.

Ao retornar ao mar, que impacto ambiental a água pode causar?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

103Q678943 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Fundamental, ENCCEJA, INEP, 2019

O trabalho dos petroleiros tem como característica ser uma atividade complexa, contínua, coletiva e perigosa. Na extração do petróleo, substâncias tóxicas suspensas no ar são uma fonte de preocupação constante.

Disponível em: www.unimedvivasaude.com.br. Acesso em: 2 ago. 2015 (adaptado).


Essas substâncias são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

104Q939325 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP, 2018

Corredores ecológicos visam mitigar os efeitos da fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas, com o objetivo de proporcionar o deslocamento de animais, a dispersão de sementes e o aumento da cobertura vegetal. São instituídos com base em informações como estudos sobre o deslocamento de espécies, sua área de vida (área necessária para o suprimento de suas necessidades vitais e reprodutivas) e a distribuição de suas populações.

Disponível em: www.mma.gov.br. Acesso em: 30 nov. 2017 (adaptado).

Nessa estratégia, a recuperação da biodiversidade é efetiva porque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

105Q946046 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Vestibular, FATEC, FATEC, 2018

Leia o texto.
Quase 93% do grupo étnico no Iraque votou a favor da criação de um estado independente no referendo de segunda-feira. Segundo os resultados provisórios, agora conhecidos, participaram na votação 72,16% dos potenciais eleitores, mais de 3,3 milhões de pessoas. Público, Lisboa 27.09.2017. <https://tinyurl.com/ybs2zpyz> Acesso em: 08.11.2017. Adaptado.
A notícia faz referência à luta histórica do maior povo sem Estado do planeta, que vive espalhado por territórios da Turquia, Síria, Iraque e Irã, divididos pelas fronteiras resultantes tanto do fim do Império Otomano como das determinações do Tratado de Lausanne, de 1923, que esse povo nunca aceitou.
Trata-se do povo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

106Q949704 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Ensino Médio, ENCCEJA, INEP, 2018

A exuberância das florestas tropicais, apesar de sua localização em solos geralmente pobres em nutrientes, pode ser explicada pela complexidade dos processos de ciclagem de nutrientes e por uma série de mecanismos, estruturas e estratégias desenvolvidas ao longo de sua evolução, que promovem a captura e a conservação de nutrientes.

OLIVEIRA, R. R. Disponível em: www.scielo.com.br. Acesso em: 20 jul. 2015 (adaptado).


As árvores desses ecossistemas têm adaptações que permitem a absorção de sais minerais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

107Q678616 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Segundo Semestre, Esamc, Esamc, 2019

“A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) divulgou um estudo sobre o risco de surto de doenças como leptospirose, febre amarela, dengue e esquistossomose em Brumadinho (MG). A pesquisa foi feita a partir de informações de saúde do município, sistemas de dados públicos e levantamentos sobre tragédias passadas, como as enchentes de Santa Catarina, em 2008, e o rompimento da barragem de Mariana, em 2015. Christovam Barcellos, pesquisador titular do Laboratório de Informação em Saúde do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Lis/Icict) da Fiocruz, afirma que catástrofes ambientais geralmente causam surtos de doenças infecciosas.”
(Brumadinho corre risco de surto de doenças, alerta estudo. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Saude/noticia/2019/02/brumadinho-correrisco-de-surto-de-doencas-alerta-estudo.html acesso em 12 mar. 2019, às 22h23min.
A partir da análise do excerto acima, julgue as seguintes afirmativas como corretas ou incorretas:

I. Dentre as doenças supracitadas, a febre amarela, a dengue e a leptospirose têm como agente etiológico um vírus. II. O número de casos de esquistossomose tende a aumentar por falta de saneamento básico, como ocorre atualmente na região destruída pela lama. III. O número de casos de dengue e febre amarela aumentará pela proliferação de mosquitos ocasionada pela morte de seus predadores.
Estão corretas as afirmações:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

108Q680097 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, prova amarela, ENEM, INEP

Usada para dar estabilidade aos navios, a água de lastro acarreta grave problema ambiental: ela introduz indevidamente, no país, espécies indesejáveis do ponto de vista ecológico e sanitário, a exemplo do mexilhão dourado, molusco originário da China. Trazido para o Brasil pelos navios mercantes, o mexilhão dourado foi encontrado na bacia Paraná-Paraguai em 1991. A disseminação desse molusco e a ausência de predadores para conter o crescimento da população de moluscos causaram vários problemas, como o que ocorreu na hidrelétrica de Itaipu, onde o mexilhão alterou a rotina de manutenção das turbinas, acarretando prejuízo de US$ 1 milhão por dia, devido à paralisação do sistema. Uma das estratégias utilizadas para diminuir o problema é acrescentar gás cloro à água, o que reduz em cerca de 50% a taxa de reprodução da espécie.

GTÁGUAS, MPF, 4.ª CCR, ano 1, n.º 2, maio/2007 (com adaptações).

De acordo com as informações acima, o despejo da água de lastro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

109Q680670 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Processo Seletivo UEG, UEG, UEG, 2017

Em novembro de 2015, o rompimento de uma barragem da mineradora Samarco provocou uma enxurrada de lama que devastou o distrito de Bento Rodrigues, no município de Mariana, em Minas Gerais, deixando um rastro de destruição à medida que a lama avançava pelo Rio Doce. Cerca de um ano depois, alguns biólogos têm levantado a possibilidade de existir uma relação entre o recente aumento da incidência de casos de febre amarela, em Minas Gerais e Espírito Santo, com o acidente ambiental relatado. As suspeitas dos biólogos são pautadas no fato de as cidades em que foram identificados casos de pacientes com sintomas dessa doença serem próximas ao Rio Doce e no fato de terem sido encontrados macacos mortos infectados pelo vírus da febre amarela próximo à cidade de Colatina, no estado do Espírito Santo, cidade também afetada pela tragédia de Mariana. Sobre as contribuições do desequilíbrio ecológico para a proliferação de doenças, verifica-se que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

110Q949216 | Biologia, Problemas ambientais e medidas de conservação, Grupo 2, PUC RJ, PUC RJ, 2018

Um pesquisador solicitou que dois alunos coletassem algumas plantas monocotiledôneas nos canteiros da PUC-Rio. Para cumprimento da tarefa, as características que deverão ser observadas na identificação das monocotiledôneas são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.