Questões de Concursos Problemas da Língua Culta

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41Q1042745 | Português, Problemas da Língua Culta, Técnico de Segurança do Trabalho, DATAPREV, FGV, 2024

Assinale a opção incorreta quanto à grafia dos elementos destacados.
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42Q1060156 | Português, Problemas da Língua Culta, Administração, TCE PA, FGV, 2024

Entre as frases abaixo – do livro A Cidade e as Serras, de Eça de Queiroz -, aquela em que a forma debaixo está mal-empregada, é:
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43Q865095 | Português, Problemas da língua culta, Servente de Limpeza, SAEP de Pirassununga SP, Avança SP, 2024

Analise as sentenças a seguir:

I. Nós ….. de uma cidade do interior de São Paulo.

II. Não vou ao teatro, ….. estou doente.

III. Estou tão ansioso que …. posso esperar para a próxima semana.

Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente cada uma das lacunas das sentenças apresentadas.

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45Q1045322 | Português, Problemas da Língua Culta, Professor de Anos Iniciais 1 ao 5 ano do Ensino Fundamental, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

O fenômeno da homonímia ocorre com palavras com a mesma forma fônica ou ortográfica, mas com significados distintos.

Em relação ao emprego do porquê, assinale a alternativa que está grafada de acordo com a norma culta.
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46Q888915 | Português, Problemas da língua culta, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Cabreúva SP, Avança SP, 2024

Observe os enunciados a seguir e marque a alternativa que não apresenta nenhum erro em sua construção.

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47Q1038425 | Português, Problemas da Língua Culta, Bioenergia, EPE, FGV, 2024

Assinale a frase em que seria mais adequado o emprego de “ao invés de”, em lugar de “em vez de”.
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48Q1050212 | Português, Problemas da Língua Culta, Reabertura, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2024

Assinale a frase em que houve troca indevida entre senão e se não.
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49Q1045350 | Português, Problemas da Língua Culta, Anos Iniciais, Prefeitura de Concórdia SC, FEPESE, 2024

Assinale a frase que está escrita de acordo com as normas da língua padrão.
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50Q1050216 | Português, Problemas da Língua Culta, Reabertura, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2024

Apesar de hoje estarem sendo usadas sem diferença de sentido, a expressão “em vez de” tem valor de substituição, ao passo que “ao invés de” tem valor de oposição.
Assim sendo, assinale a frase do romance A Condessa Vésper, de Aluísio Azevedo, em que a forma mais adequada seria “ao invés de”.
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51Q1050217 | Português, Problemas da Língua Culta, Reabertura, Prefeitura de São José dos Campos SP, FGV, 2024

As frases a seguir foram retiradas do romance O Cortiço. Assinale a opção em que houve troca indevida entre detrás e de trás
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52Q1044329 | Português, Problemas da Língua Culta, Técnico Judiciário, TJ MT, FGV, 2024

Assinale a frase em que houve troca indevida entre MAU e MAL.
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53Q1057912 | Português, Problemas da Língua Culta, Cadete do Corpo de Bombeiro, CBM RJ, FGV, 2024

Assinale a frase em que houve troca indevida entre “porque” e “por que”.
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54Q1057913 | Português, Problemas da Língua Culta, Cadete do Corpo de Bombeiro, CBM RJ, FGV, 2024

Assinale a frase em que houve troca indevida entre “mas” e “mais”.
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55Q1046144 | Português, Problemas da Língua Culta, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de Simões PI, JVL Concursos, 2024

Texto associado.

Instrução: Considere o excerto da música a seguir para responder à questão.


Óculos

Os Paralamas do Sucesso



Por que você não olha pra mim?

Me diz o que é que eu tenho de ____ (MAU / MAL).

Por que você não olha pra mim?

Por ______ (TRÁS / TRAZ) dessa lente tem um cara legal.



Vianna, HERBERT. Óculos. Disponível em: < https://www.letras.mus.br/osparalamas-do-sucesso/47956/>. Acesso em: 09 fev. 2024. 09)

Observe na letra da música o uso da expressão “por que” e marque a opção em que o termo destacado está adequado.
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56Q1045905 | Português, Problemas da Língua Culta, Médico Veterinário, Prefeitura de Águas de Lindóia SP, Avança SP, 2024

A concordância verbal está correta em:
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57Q1060507 | Português, Problemas da Língua Culta, Professor de Língua Portuguesa, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considere o seguinte texto, do qual foram excluídos alguns termos:
São Lourenço da Mata pode ser considerada uma das cidades mais antigas do Brasil. Os registros históricos remetem à presença de indígenas Tupinambás em uma época por volta de 1554, ____________ houve disputas com os colonizadores portugueses, em uma região por ____________ passam os rios Capibaribe e Beberibe, ____________ banham grande parte de Pernambuco.
IBGE. São Lourenço da Mata.IBGE. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pe/sao-lourenco-da-mata/historico. Acesso em: 18 jul. 2024. Adaptado.

As palavras que completam corretamente as lacunas, na sequência em que aparecem no texto, são:
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58Q1042589 | Português, Problemas da Língua Culta, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a frase em que o vocábulo mais tem valor diferente do das demais opções.
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59Q1048483 | Português, Problemas da Língua Culta, Língua Portuguesa, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a frase em que a grafia do porquê está incorreta.
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60Q918711 | Arquivologia, Problemas da língua culta, Auxiliar de Sala, Prefeitura de São Luís do Quitunde AL, ADM TEC, 2024

Texto associado.
Escola inclusiva


É alvissareira a constatação de que 86% dos brasileiros consideram haver melhora nas escolas quando se incluem alunos com deficiência. O elevado grau de aceitação aparece em pesquisa Datafolha divulgada em 15 de outubro, Dia do Professor.

Uma década atrás, quando o país aderiu à Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e assumiu o dever de uma educação inclusiva, era comum ouvir previsões negativas para tal perspectiva generosa. Apesar das dificuldades óbvias, ela se tornou lei em 2015 e criou raízes no tecido social.

A rede pública carece de profissionais satisfatoriamente qualificados até para o mais básico, como o ensino de ciências; o que dizer então de alunos com gama tão variada de dificuldades. Os empecilhos vão desde o acesso físico à escola, como o enfrentado por cadeirantes, a problemas de aprendizado criados por limitações sensoriais —surdez, por exemplo— e intelectuais.

Bastaram alguns anos de convívio em sala, entretanto, para minorar preconceitos. A maioria dos entrevistados (59%), hoje, discorda de que crianças com deficiência devam aprender só na companhia de colegas na mesma condição. Tal receptividade decerto não elimina o imperativo de contar, em cada estabelecimento, com pessoal capacitado para lidar com necessidades específicas de cada aluno. Este pode ser disléxico, deficiente visual ou diagnosticado com transtorno do espectro autista, para dar mais alguns exemplos.

O censo escolar indica 1,2 milhão de alunos assim categorizados. Embora tenha triplicado o número de professores com alguma formação em educação especial inclusiva, contam-se não muito mais que 100 mil deles no país. Não se concebe que possa haver um especialista em cada sala de aula. As experiências mais bem-sucedidas criaram na escola uma estrutura para o atendimento inclusivo, as salas de recursos. Aí, ao menos um profissional preparado se encarrega de receber o aluno e sua família para definir atividades e de auxiliar os docentes do período regular nas técnicas pedagógicas.

Não faltam casos exemplares na rede oficial de ensino. Compete ao Estado disseminar essas iniciativas exitosas por seus estabelecimentos. Assim se combate a tendência ainda existente a segregar em salas especiais os estudantes com deficiência —que não se confunde com incapacidade, como felizmente já vamos aprendendo.

(Editorial, da Folha de São Paulo, 16.10.2019 – adaptado)

A alternativa que melhor completa as lacunas das frases abaixo é:

Ainda não se sabe o ____________ de tanta raiva. Joana estudou demais para a prova, __________ foi reprovada.
Eu estive aqui _______ dez anos.
Um __________ filho é sempre castigado pela vida.
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