Questões de Concursos Problemas da língua culta

Resolva questões de Problemas da língua culta comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

161Q1083219 | Português, Problemas da Língua Culta, US, Prefeitura de Varginha MG, Avança SP, 2025

Assinale a alternativa em que a grafia de todas as palavras está de acordo com o contexto em que estão sendo empregadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q1082730 | Português, Problemas da Língua Culta, Enfermeiro, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
LEIA o texto a seguir para responder a questão.

O bom e o mau


Carlos Heitor Cony

Se me perguntarem (ninguém me pergunta nada há muito tempo) o que mais me irrita atualmente e o que mais me gratifica, eu responderei que é o computador. Na verdade, fica difícil imaginar a vida profissional sem ele, seus recursos de memória e arquivo, a capacidade de fazer correções, eliminar ou acrescentar palavras e parágrafos.

É também irritante, sobretudo com os programas cada vez mais avançados que bolam para os usuários. Não sei qual foi o gênio que programou os dias da semana (segunda, terça, quarta etc.) com maiúsculas. Não os uso assim, e toda vez que começo a escrever "na segunda fila" ou "ter ou não ter, eis a questão" sou obrigado a eliminar a maiúscula, pois o computador, para melhor e mais rapidamente me servir, acha que eu vou escrever o que não quero nem preciso escrever.

Acho que já contei esta história. Se contei, conto-a outra vez, pois ela expressa exatamente o que o computador pode nos dar de bom e ruim. Um escritor norte-americano escreveu um romance em que o personagem principal teria o nome de Julieta. Um amigo, que leu os originais, achou que o nome italianado não combinava com a mocinha do oeste dos Estados Unidos, que devia se chamar Bárbara, Carol ou Kate.

O autor concordou e usando o recurso do "replace", ordenou que toda vez que aparecesse a palavra "Julieta", fosse ela substituída pela palavra "Bárbara". Mandou o original assim emendado para a editora e quando recebeu o primeiro exemplar de sua obra, verificou que os seus personagens haviam ido ao teatro assistir a uma peça de Shakespeare intitulada "Romeu e Bárbara".

Ao computador pode-se aplicar aquele pensamento do cão de Quincas Borba, que para facilitar as coisas, tinha o mesmo nome do dono: "Nada é completamente bom, nada é completamente mau".

CONY, Carlos Heitor. In: Manuel da Costa Pinto (Org.). Crônica brasileira contemporânea: antologia de crônicas. São Paulo: Salamandra, 2005. p. 30-31.
“Mandou o original assim emendado para a editora e quando recebeu o primeiro exemplar de sua obra, verificou que os seus personagens haviam ido ao teatro assistir a uma peça de Shakespeare intitulada "Romeu e Bárbara".”
Nesse trecho, o verbo destacado foi flexionado. Entretanto esse verbo, em certas construções, não permite flexão, devendo ser somente na 3ª pessoa do singular. Por isso é nomeado como verbo impessoal. Sendo assim, de acordo com essa informação, ASSINALE a alternativa em que o emprego desse verbo está em desacordo com a norma culta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

163Q1081729 | Português, Problemas da Língua Culta, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Tarauacá AC, DECORP, 2025

Assinale a alternativa inteiramente adequada à norma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q1029558 | Português, Problemas da Língua Culta, Enfermeiro, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Texto associado.
Texto I.

O Cidadão de Papel

Está provado que a violência só gera mais violência. A rua serve para a criança como uma escola preparatória. Do menino marginal esculpe-se o adulto marginal, talhado diariamente por uma sociedade violenta que lhe nega condições básicas de vida.
Por trás de um garoto abandonado existe um adulto abandonado.
E o garoto abandonado de hoje é o adulto abandonado de amanhã. É um círculo vicioso, onde todos são, em maior ou menor escala, vítimas. São vítimas de uma sociedade injusta que não consegue garantir um mínimo de paz social.
Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque num país civilizado não existe pivete. Existem crianças desenvolvendo suas potencialidades. Paz não é ter medo de sequestradores. É nunca desejar comprar uma arma para se defender ou querer se refugiar em Miami. É não considerar normal a ideia de que o extermínio de crianças ou adultos garanta a segurança.
Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não para a escola. Essa é, em essência, a diferença entre o garoto que está dentro do carro, de vidros fechados, e aquele que se aproxima do carro para vender chiclete ou pedir esmola. E essa é a diferença entre um país desenvolvido e um país de Terceiro Mundo.

DIMENSTEIN, Gilberto. O Cidadão de Papel. São Paulo. Ed. Ática. 1994.
Há duas passagens do texto em que o termo porque está corretamente empregado.
- “Paz social significa poder andar na rua sem ser incomodado por pivetes. Isso porque num país civilizado não existe pivete.”
- “Entender a infância marginal significa entender por que um menino vai para a rua e não para a escola.”
Assinale a opção em que esse termo é usado de forma incorreta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

165Q1082495 | Português, Problemas da Língua Culta, Motorista, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

ATENTE para as frases a seguir.

I - A próxima cidade fica (....) dois quilômetros”.

II - Ela se foi (....) dois anos.

III - A apresentação será de sexta (...) domingo.

A alternativa que completa, RESPETIVAMENTE e CORRETAMENTE, é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q1032346 | Português, Problemas da Língua Culta, Tecnologia da Informação, MPE RJ, FGV, 2025

As opções abaixo mostram expressões latinas com seu significado indicado.

Assinale a expressão cuja significado foi indicado erradamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1089547 | Português, Problemas da Língua Culta, Licenciatura, PND, INEP, 2025

Saudades do Natal

O Valério, a par com a Doninha, recordava-lhe: — ...A noite ‘tava uma prata, de crara. Nós fumos juntos, c’a sua mãe, naquela igrejica do arraial, onde paravam umas freiras, entremos e ajoelhemos. Eu olhava p’r’o presépio e p’ra você, e — Deus que me perdoe! — não achava Nossa Senhora mais fermosa que você. Rezei, pois não rezei? [...] E a noite ‘tava uma prata, de crara. Você não se alembra?

SILVEIRA, V. Os caboclos. Rio de Janeiro: EdUERJ; Caetés, 2020.

Uma professora do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da zona rural, observou que os estudantes produziam oralmente e, por vezes, também por escrito, formas linguísticas que exemplificam o fenômeno do rotacismo. Para desmistificar preconceitos linguísticos associados a essas variações, ela utilizou o conto Saudades do Natal, o qual apresenta uma forma semelhante às produzidas pelos estudantes (“crara”, em vez de “clara”), como recurso de reflexão.

Considerando essa situação e observando a similaridade entre a fala de Valério e a dos estudantes, qual alternativa representa a abordagem pedagógica adequada para atingir o objetivo da professora?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

168Q1079602 | Português, Problemas da Língua Culta, Soldado da Policia Militar, PM SP, VUNESP

Considere as frases a seguir:

Ensine as crianças _____________ se encontram as saídas de emergência, os extintores de incêndio e os registros gerais de água e luz.

Fique atento _______________ condições de limpeza de pisos, escadas e estado de conservação de elevadores.

Sinalize áreas __________________ estejam sendo realizadas obras, manutenção ou mesmo limpeza.

(Manual de Autoproteção do Cidadão. Disponível em: www.polmil.sp.gov.br.Acesso em: 27.10.2014. Adaptado)

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.