Início

Questões de Concursos Problemas da língua culta

Resolva questões de Problemas da língua culta comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q993611 | Português, Problemas da língua culta, Reaplicação, IBGE, FGV, 2020

Todas as frases abaixo sofreram a mesma alteração; a opção em que a mudança da frase traz um erro de conjugação verbal é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q1029043 | Português, Problemas da Língua Culta, Classe A, DPE RO, FGV, 2025

Assinale a frase em que o emprego do demonstrativo está inadequado, segundo a norma culta tradicional.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

163Q1064631 | Português, Problemas da Língua Culta, Agente Comunitário de Saúde, Prefeitura de Santo Antônio do Monte MG, Prefeitura de Santo Antônio do Monte MG, 2025

Está grafado corretamente o que se destaca em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

164Q1082730 | Português, Problemas da Língua Culta, Enfermeiro, Prefeitura de Cuparaque MG, Máxima, 2025

Texto associado.
LEIA o texto a seguir para responder a questão.

O bom e o mau


Carlos Heitor Cony

Se me perguntarem (ninguém me pergunta nada há muito tempo) o que mais me irrita atualmente e o que mais me gratifica, eu responderei que é o computador. Na verdade, fica difícil imaginar a vida profissional sem ele, seus recursos de memória e arquivo, a capacidade de fazer correções, eliminar ou acrescentar palavras e parágrafos.

É também irritante, sobretudo com os programas cada vez mais avançados que bolam para os usuários. Não sei qual foi o gênio que programou os dias da semana (segunda, terça, quarta etc.) com maiúsculas. Não os uso assim, e toda vez que começo a escrever "na segunda fila" ou "ter ou não ter, eis a questão" sou obrigado a eliminar a maiúscula, pois o computador, para melhor e mais rapidamente me servir, acha que eu vou escrever o que não quero nem preciso escrever.

Acho que já contei esta história. Se contei, conto-a outra vez, pois ela expressa exatamente o que o computador pode nos dar de bom e ruim. Um escritor norte-americano escreveu um romance em que o personagem principal teria o nome de Julieta. Um amigo, que leu os originais, achou que o nome italianado não combinava com a mocinha do oeste dos Estados Unidos, que devia se chamar Bárbara, Carol ou Kate.

O autor concordou e usando o recurso do "replace", ordenou que toda vez que aparecesse a palavra "Julieta", fosse ela substituída pela palavra "Bárbara". Mandou o original assim emendado para a editora e quando recebeu o primeiro exemplar de sua obra, verificou que os seus personagens haviam ido ao teatro assistir a uma peça de Shakespeare intitulada "Romeu e Bárbara".

Ao computador pode-se aplicar aquele pensamento do cão de Quincas Borba, que para facilitar as coisas, tinha o mesmo nome do dono: "Nada é completamente bom, nada é completamente mau".

CONY, Carlos Heitor. In: Manuel da Costa Pinto (Org.). Crônica brasileira contemporânea: antologia de crônicas. São Paulo: Salamandra, 2005. p. 30-31.
“Mandou o original assim emendado para a editora e quando recebeu o primeiro exemplar de sua obra, verificou que os seus personagens haviam ido ao teatro assistir a uma peça de Shakespeare intitulada "Romeu e Bárbara".”
Nesse trecho, o verbo destacado foi flexionado. Entretanto esse verbo, em certas construções, não permite flexão, devendo ser somente na 3ª pessoa do singular. Por isso é nomeado como verbo impessoal. Sendo assim, de acordo com essa informação, ASSINALE a alternativa em que o emprego desse verbo está em desacordo com a norma culta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

165Q1081729 | Português, Problemas da Língua Culta, Agente de Combate às Endemias, Prefeitura de Tarauacá AC, DECORP, 2025

Assinale a alternativa inteiramente adequada à norma.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

166Q1032346 | Português, Problemas da Língua Culta, Tecnologia da Informação, MPE RJ, FGV, 2025

As opções abaixo mostram expressões latinas com seu significado indicado.

Assinale a expressão cuja significado foi indicado erradamente.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

167Q1079602 | Português, Problemas da Língua Culta, Soldado da Policia Militar, PM SP, VUNESP

Considere as frases a seguir:

Ensine as crianças _____________ se encontram as saídas de emergência, os extintores de incêndio e os registros gerais de água e luz.

Fique atento _______________ condições de limpeza de pisos, escadas e estado de conservação de elevadores.

Sinalize áreas __________________ estejam sendo realizadas obras, manutenção ou mesmo limpeza.

(Manual de Autoproteção do Cidadão. Disponível em: www.polmil.sp.gov.br.Acesso em: 27.10.2014. Adaptado)

Assinale a alternativa que completa, correta e respectivamente, as lacunas.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

168Q1089547 | Português, Problemas da Língua Culta, Licenciatura, PND, INEP, 2025

Saudades do Natal

O Valério, a par com a Doninha, recordava-lhe: — ...A noite ‘tava uma prata, de crara. Nós fumos juntos, c’a sua mãe, naquela igrejica do arraial, onde paravam umas freiras, entremos e ajoelhemos. Eu olhava p’r’o presépio e p’ra você, e — Deus que me perdoe! — não achava Nossa Senhora mais fermosa que você. Rezei, pois não rezei? [...] E a noite ‘tava uma prata, de crara. Você não se alembra?

SILVEIRA, V. Os caboclos. Rio de Janeiro: EdUERJ; Caetés, 2020.

Uma professora do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola da zona rural, observou que os estudantes produziam oralmente e, por vezes, também por escrito, formas linguísticas que exemplificam o fenômeno do rotacismo. Para desmistificar preconceitos linguísticos associados a essas variações, ela utilizou o conto Saudades do Natal, o qual apresenta uma forma semelhante às produzidas pelos estudantes (“crara”, em vez de “clara”), como recurso de reflexão.

Considerando essa situação e observando a similaridade entre a fala de Valério e a dos estudantes, qual alternativa representa a abordagem pedagógica adequada para atingir o objetivo da professora?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.