Questões de Concursos Problemas de Aprendizagem na Escola

Resolva questões de Problemas de Aprendizagem na Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

11Q899346 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Freitas (2014, p. 131) define o TDAH como “uma síndrome ligada ao desenvolvimento neurobiológico que interfere diretamente no comportamento”, que desequilibra os mecanismos de atenção e memória, muito utilizados na aprendizagem. Diferentemente do TDA, a pessoa com TDAH apresenta, além da desatenção, sintomas de hiperatividade e/ou impulsividade. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo sobre estratégias para o ensino aprendizagem.

I. Como o estudante com TDAH é facilmente distraído, uma das estratégias é colocá-lo nas fileiras da frente da classe, longe de janelas e conversas paralelas.
II. A pessoa com TDAH perde o foco facilmente com aquilo que não lhe interessa. Porém, há assuntos específicos que ele pode facilmente ficar imerso e a esse interesse damos o nome de hiperfoco. Descobrir o hiperfoco do estudante com TDAH e incorporá-lo, na medida do possível, ás aulas ministradas, é uma poderosa ferramenta de ensino aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q899345 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor PIII, Prefeitura de Amaralina GO, GANZAROLI, 2024

Etimologicamente, “o termo autismo vem do grego ‘autós’ que significa ‘de si mesmo’” (VARGAS, 2014, p. 163). Nesse sentido, analise as afirmações abaixo.

I. Atualmente, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser definido como uma desordem do neurodesenvolvimento, caracterizada por déficits na comunicação social e presença de padrões de comportamento não repetitivos.
II. Como uma condição usualmente crônica, o TEA normalmente requer atenção de equipes interdisciplinares por afetar o desenvolvimento de forma global.
III. A pessoa autista em geral enfrenta grande dificuldade de interação social, bem como para se interessar pelas atividades que o grupo desenvolve, o que acaba por dificultar seu processo de aprendizagem.

Está correto o que se afirma em:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

13Q905492 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Numa situação hipotética, visualize determinado caso: Maria Julia tem 8 anos, é uma criança inteligente, criativa e eloquente. Porém, em trabalhos escritos, a professora relata que a qualidade e estética está bem abaixo do esperado. Em suas produções escritas, Maria Julia apresenta uma dificuldade espacial, não conseguindo escrever nas linhas ou respeitar as margens; deixa espaços demasiados entre as palavras, tem letra com tamanho, formato e inclinação irregulares; a forma da letra é difícil de ler. Maria Julia demora para fazer cópias, queixa-se de cansaço e dores nas mãos.


Tais características do caso citado são referentes a qual dificuldade específica de aprendizagem?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q911378 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Paraíso MA, Instituto JK, 2024

O autismo é um transtorno global do desenvolvimento da criança e se caracteriza por problemas na comunicação, na interação social e por comportamentos repetitivos e interesses restritos. Em alguns casos, são observados comportamentos atípicos, repetitivos e estereotipados severos, os quais indicam a necessidade de encaminhamento para avaliação diagnóstica.
Fonte: NEY, T.; HUBNER, L. C. 2022

Sendo assim, assinale a alternativa que compreenda um distúrbio caracterizado pela repetição daquilo que a própria criança acabou de dizer ou pelo que seu interlocutor falou há pouco tempo, como suspeita de autismo, denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

15Q898012 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Segundo Professor de Educação Infantil e Ensino Fundamental, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

Um aluno do 2º ano do Ensino Fundamental apresenta dificuldades significativas na leitura e escrita. Após uma avaliação, foi constatado que ele possui dislexia. Sobre o assunto, julgue as seguintes afirmações como verdadeiras (V) ou falsas (F):

1.(_) A dislexia é um transtorno específico que afeta a capacidade de processar informações da linguagem escrita, independentemente da inteligência do indivíduo.
2.(_) Crianças com dislexia geralmente não apresentam dificuldades em outras áreas de aprendizagem, como a matemática.
3. (_) A dislexia pode ser dividida em diferentes tipos,como dislexia da linguagem interior e dislexia auditiva.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

16Q898039 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor de Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Princesa SC, AMEOSC, 2024

A discalculia é um transtorno de aprendizagem que afeta a habilidade matemática. Identifique os tipos de discalculia e as práticas pedagógicas recomendadas para apoiar alunos com esse transtorno.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

17Q893937 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Mariana está em busca de uma técnica de trabalho para portadores de dificuldades na linguagem oral e na linguagem escrita. A que melhor atende a sua demanda é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q893944 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Ao identificar um aluno com distúrbio de comunicação, é importante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q953660 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Monitor de Leitura e Produção de Texto, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025

Assinale a alternativa abaixo que corresponda a maneiras que o professor pode ajudar um aluno com dislexia no processo de aprendizagem, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

20Q897053 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Supervisor Escolar, Prefeitura de Cacoal RO, Consulplan, 2024

A interface entre os problemas de aprendizagem e o fracasso escolar é complexa e multifacetada, demandando uma compreensão aprofundada dos fatores que se entrelaçam nesse processo. Considerando as perspectivas teóricas contemporâneas, assinale a afirmativa que melhor representa a relação entre esses dois construtos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.