Questões de Concursos Problemas de Aprendizagem na Escola

Resolva questões de Problemas de Aprendizagem na Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q893944 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Ao identificar um aluno com distúrbio de comunicação, é importante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

22Q987419 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando a busca por alternativas interdisciplinares para superar problemas de aprendizagem, assinale a alternativa que indica qual estratégia é mais eficaz para promover uma abordagem integrada e colaborativa na resolução desses desafios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q893946 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Escolher atividades e recursos para atender às crianças com dificuldades acentuadas de aprendizagem é, atualmente, um dos grandes desafios dos profissionais da educação, visto que essas limitações no processo de desenvolvimento, que dificultam o acompanhamento das atividades curriculares, são compreendidas em dois grupos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q900636 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Pedagogo Social, Prefeitura de Mafra SC, FEPESE, 2024

Na educação há fatores que influenciam o processo de aprendizagem e as dificuldades de aprendizagem.

Assinale a alternativa correta em relação ao tema.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q951973 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Monitora de Apoio, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I. A participação ativa da família no processo educacional de alunos com necessidades educacionais especiais é essencial não apenas para a adaptação curricular, mas também para a construção de um ambiente inclusivo, onde o monitor de apoio e o professor regente devem trabalhar em conjunto com a família na identificação de abordagens pedagógicas que levem em consideração as características cognitivas, emocionais e sociais do aluno.


PORQUE


II. O engajamento da família facilita o desenvolvimento de estratégias personalizadas que respeitam as singularidades de cada aluno. Ao colaborar com a escola, os familiares podem fornecer contextos valiosos sobre o comportamentoe as necessidades da criança em diferentes ambientes, permitindo que o monitor de apoio e os docentes adotem abordagens adequadas para a promoção da inclusão, criando um ambiente escolar mais acolhedor.

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q893925 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Transtornos, dificuldades ou problemas de aprendizagem são desordens que dificultam o ritmo de aprendizado de uma pessoa. Um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos – o TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade) é uma doença crônica que causa comportamento agressivo, ansiedade, dificuldades de aprendizagem, inquietação, dentre outros. Quando a escola identifica alunos com TDAH, NÃO é considerada uma estratégia adequada, quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q953591 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Monitor de Orientação de Estudo, Prefeitura de Marapoama SP, EVO Concursos, 2025

Assinale a alternativa abaixo que corresponda a maneiras que o professor pode ajudar um aluno com dislexia no processo de aprendizagem, exceto:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q911699 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Artes, Prefeitura de Aguaí SP, IPEFAE, 2024

Um dos alunos da classe do professor Carlos, possui um transtorno de aprendizagem que afeta as habilidades de leitura, ortografia e escrita. Este transtorno torna difícil para ele reconhecer as letras, as palavras, compreender a fonética, e decodificar texto do mesmo nível que seus colegas de turma. Deste modo, é CORRETO dizer que este tipo de dificuldade específica é caracterizado como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q900703 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Smith (2007, p. 134) compreende que a nem “todas as crianças com dificuldades de aprendizagem podem alcançar níveis médios de leitura, de escrita e de aritmética, mesmo com anos de ajuda adicional. Para um aluno com graves deficiências de processamento de linguagem, a alfabetização básica [...] pode ser o mais alto nível capaz de ser atingido”. Isto posto, poderão os educadores e educadoras empreender em um trabalho que auxilie os discentes em forjar modos de contornar o que permanece de suas deficiências, para que possam atingir alguns de seus objetivos pessoais. Isto implica na alternativa pedagógica de ensinar habilidades
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q903323 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

O conceito de disgrafia é fundamental para a compreensão dos distúrbios de escrita. Qual das seguintes descrições corresponde corretamente ao conceito de disgrafia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q897863 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Japonvar MG, COTEC, 2024

Com relação às necessidades especiais na aprendizagem, analise as afirmativas a seguir sobre a classificação, as características e as orientações de ensino, além das alternativas de intervenção diagnóstica.

I- As necessidades especiais na aprendizagem incluem apenas dificuldades de aprendizagem, desconsiderando as altas habilidades e superdotação.

II- A classificação das necessidades especiais é irrelevante para o processo educativo, pois o foco deve estar nas estratégias de ensino.

III- O conhecimento das características das dificuldades de aprendizagem é essencial para a elaboração de intervenções educacionais adequadas para os alunos.


Está(ão) CORRETA(S) a(s) afirmativa(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q955811 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre as Dificuldades de Aprendizagens Específicas (DAEs) mais comuns encontradas nas salas de aula, analisar os itens.

I. Dislexia: dificuldades físicas com escrita à mão.
II. Disgrafia: dificuldades de leitura, escrita e ortografia.
III. Discalculia: dificuldades com números.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q906638 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

No processo de avaliação psicopedagógica há uma série de recursos e possibilidades para compreender as dificuldades do aprendizado. Emrelação ao instrumento para avaliar a coordenação motora, marque a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q989846 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto da busca por alternativas interdisciplinares para superar problemas de aprendizagem, assinale a alternativa que indica qual abordagem integrada seria mais eficaz para promover uma intervenção abrangente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q895924 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

A dislexia visual caracteriza-se pela dificuldade na interpretação, diferenciação e memorização das palavras vistas, frequentemente resultando em inversão, omissão, substituição, adição ou repetição de letras ou sílabas. Quais são as dificuldades adicionais frequentemente associadas a esse tipo de dislexia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q880594 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Em uma escola que adota uma abordagem inclusiva, o Projeto Político Pedagógico (PPP) é um documento fundamental que orienta as práticas educativas. No entanto, para garantir uma educação verdadeiramente inclusiva e voltada para a diversidade, é necessário que o PPP contemple princípios que valorizem aequidade, a acessibilidade e o respeito à diferença. Além disso, adaptações de materiais e estratégias pedagógicas são essenciais para atender às necessidades individuais dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e outras demandas específicas.
Com base nesse contexto, avalie as afirmações a seguir.

I. O Projeto Político Pedagógico (PPP) de uma escola inclusiva deve priorizar a homogeneidade e a padronização das práticas educativas para garantir a igualdade de oportunidades a todos os alunos.
II. O PPP deve deixar claro que a educação inclusiva visa apenas atender às necessidades dos alunos com deficiência, excluindo outras formas de diversidade presentes na comunidade escolar.
III. As adaptações de materiais e estratégias pedagógicas são recursos importantes para promover a acessibilidade e a aprendizagem de todos os alunos, independentemente de suas características individuais.
IV. A acessibilidade na escola refere-se tanto à infraestrutura física, quanto ao acesso aos materiais e práticas pedagógicas.

Assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q883312 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Assinale a opção que indica uma consequência negativa provocada pelo desconhecimento que os familiares têm a respeito do grau de autonomia possível para a pessoa com deficiência intelectual (DI).
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q903315 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Considerando as diferenças individuais no processo de aprendizagem, assinale a alternativa que melhor descreve o papel do psicopedagogo na identificação e solução de problemas psicoeducacionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q904017 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Um dos métodos utilizados para alfabetizar crianças com o transtorno do espectro autista é o Método Teacch (Tratamento e Educação de Autistas e Crianças com Défices na Comunicação).


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação a esse método.


( ) Esse método foi criado em 1966 no Reino Unido, na Universidade de Cambridge.


( ) Seu propósito é reabilitar e alfabetizar pessoas com transtorno do espectro autista e crianças com prejuízos na comunicação.


( ) O método tem por base a terapia socioemocional e psicolinguística.


( ) Um dos objetivos é proporcionar rotina e organização no cotidiano do aluno e em seu aprendizado.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q900699 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Mozarlândia GO, Itame, 2024

Sobre a etiologia dos transtornos do espectro do autismo é correto afirmar que sua causa específica, na maioria das vezes, permanece elusiva. Entretanto, alguns casos ocorrem com
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.