Questões de Concursos Problemas de Aprendizagem na Escola

Resolva questões de Problemas de Aprendizagem na Escola comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

31Q903323 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

O conceito de disgrafia é fundamental para a compreensão dos distúrbios de escrita. Qual das seguintes descrições corresponde corretamente ao conceito de disgrafia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q955811 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Auxiliar de Sala, Prefeitura de Rio do Oeste SC, OBJETIVA, 2025

Sobre as Dificuldades de Aprendizagens Específicas (DAEs) mais comuns encontradas nas salas de aula, analisar os itens.

I. Dislexia: dificuldades físicas com escrita à mão.
II. Disgrafia: dificuldades de leitura, escrita e ortografia.
III. Discalculia: dificuldades com números.

Está CORRETO o que se afirma:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q893925 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Auxiliar de Coordenação Escolar III, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

Transtornos, dificuldades ou problemas de aprendizagem são desordens que dificultam o ritmo de aprendizado de uma pessoa. Um dos transtornos de aprendizagem mais conhecidos – o TDAH (Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade) é uma doença crônica que causa comportamento agressivo, ansiedade, dificuldades de aprendizagem, inquietação, dentre outros. Quando a escola identifica alunos com TDAH, NÃO é considerada uma estratégia adequada, quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q904017 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Edital nº 12, Prefeitura de Palhoça SC, FEPESE, 2024

Um dos métodos utilizados para alfabetizar crianças com o transtorno do espectro autista é o Método Teacch (Tratamento e Educação de Autistas e Crianças com Défices na Comunicação).


Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras(V) e as falsas ( F ) em relação a esse método.


( ) Esse método foi criado em 1966 no Reino Unido, na Universidade de Cambridge.


( ) Seu propósito é reabilitar e alfabetizar pessoas com transtorno do espectro autista e crianças com prejuízos na comunicação.


( ) O método tem por base a terapia socioemocional e psicolinguística.


( ) Um dos objetivos é proporcionar rotina e organização no cotidiano do aluno e em seu aprendizado.


Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q906639 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Princesa Isabel PB, FACET Concursos, 2024

Atente para a seguinte manifestação:
“Dificuldades para recordar palavras e solicitar informações da memória.”
Marque a alternativa que, de acordo com a literatura cientifica, define o tipo de distúrbio descrito acima.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q987419 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando a busca por alternativas interdisciplinares para superar problemas de aprendizagem, assinale a alternativa que indica qual estratégia é mais eficaz para promover uma abordagem integrada e colaborativa na resolução desses desafios:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q903315 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Psicopedagogo, Prefeitura de Lajedinho BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Considerando as diferenças individuais no processo de aprendizagem, assinale a alternativa que melhor descreve o papel do psicopedagogo na identificação e solução de problemas psicoeducacionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q989846 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Orientador Educacional, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto da busca por alternativas interdisciplinares para superar problemas de aprendizagem, assinale a alternativa que indica qual abordagem integrada seria mais eficaz para promover uma intervenção abrangente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q895924 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor, Prefeitura de Jaguapitã PR, FAUEL, 2024

A dislexia visual caracteriza-se pela dificuldade na interpretação, diferenciação e memorização das palavras vistas, frequentemente resultando em inversão, omissão, substituição, adição ou repetição de letras ou sílabas. Quais são as dificuldades adicionais frequentemente associadas a esse tipo de dislexia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q899046 | Pedagogia, Problemas de Aprendizagem na Escola, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Acerca dos Transtornos Globais de Desenvolvimento, analise as assertivas.

I. É importante compreender que todos os estudantes diagnosticados com algum tipo de transtorno mental são estudantes da Educação Especial, área dos Transtornos Globais do Desenvolvimento.
II. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento representam uma categoria na qual estão agrupados transtornos que têm em comum as funções do desenvolvimento afetadas.
III. O Autismo e a Síndrome de Asperger compõem um grupo de problemas que abrange os desvios nos campos do relacionamento social e da comunicação, denominados de Transtornos Globais do Desenvolvimento.

Estão CORRETAS:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.