Início

Questões de Concursos Procedimento Ordinário

Resolva questões de Procedimento Ordinário comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


301Q525936 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário

Segundo dispõe a lei processual, é possível dizer que a reconvenção é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

302Q143565 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Analista Judiciário Direito, TJ SE, CESPE CEBRASPE

No que se refere à execução de ações coletivas, à sentença, à coisa julgada, à revelia e à ação civil pública, julgue os seguintes itens.

Constitui efeito da revelia a presunção de veracidade das alegações de fato e de direito trazidas na petição inicial, decorrente da omissão do réu que não houver apresentado resposta aos pedidos do autor.

  1. ✂️
  2. ✂️

303Q525791 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

304Q526653 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Analista Judiciário, TRT 9a, FCC

Com relação à prova documental, é certo que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

305Q525914 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário

Assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

306Q191787 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Agente Administrativo, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um grupo de quarenta servidores públicos federais ajuizou
ação em face da União a fim de obstar o desconto da contribuição
previdenciária sobre o adicional de férias, além de postular,
cumulativamente, o ressarcimento de R$ 20.400,00 para cada um,
considerados os valores recolhidos a maior nos últimos cinco anos.
Na petição inicial, foi atribuído à causa o valor de R$ 816.000,00.

Com base nessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

Caso a sentença considere totalmente procedentes os pedidos, após o seu trânsito em julgado, o pagamento dos valores será efetuado por requisição de pequeno valor, no prazo de sessenta dias, contados da entrega da requisição, por ordem do juiz, à autoridade citada para a causa, na agência mais próxima da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil, independentemente de precatório.
  1. ✂️
  2. ✂️

307Q525380 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Procurador de Assistência Judiciária, CEAJUR DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca da resposta do réu e da revelia.

Considere a seguinte situação hipotética.

André foi citado para responder determinada ação de

conhecimento, pelo rito ordinário. O mandado de citação foi

juntado aos autos em 17/6/2006. Em 30/6/2006, a Defensoria

Pública ingressou, em nome do réu, com pedido de vista e

concessão do benefício da justiça gratuita. Os pedidos foram

deferidos. O processo seguiu com vista à Defensoria Pública

em 25/9/2006, uma segunda-feira.

Nessa situação, o dia final para apresentar a contestação será

a terça-feira, 10/10/2006, pois a contagem do prazo tem

início a partir da vista pessoal do defensor público.

  1. ✂️
  2. ✂️

308Q525927 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Secretario de Procuradoria, MPE RJ, NCE

O pedido de divórcio conversão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

309Q167822 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Considerando as afirmações abaixo, assinale a assertiva CORRETA:

I. De acordo com o CPC, a sentença de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando se fundar em prova, cuja falsidade tenha sido apurada em processo criminal ou seja provada na própria ação rescisória.

II. De acordo com o CPC, a sentença de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando, depois da sentença, o autor obtiver documento novo, cuja existência ignorava, ou de que não pôde fazer uso, capaz, por si só, de lhe assegurar pronunciamento favorável.

III. De acordo com o CPC, a sentença de mérito, transitada em julgado, pode ser rescindida quando houver fundamento para invalidar confissão, desistência ou transação, em que se baseou a sentença.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

310Q222609 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Procurador, TCE SP, FCC

Sobre a sentença e a coisa julgada é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

311Q527078 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Advogado, CDP PA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, quanto a resposta do réu.

O réu pode, após a contestação, deduzir nova alegação quando competir ao juiz conhecer de ofício o fato objeto da nova alegação.

  1. ✂️
  2. ✂️

312Q168978 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Auditor Público Externo, TCE RS, FMP RS

Assinale a assertiva CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

313Q228926 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Promotor de Justiça, MPE RO, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta quanto à litispendência e à coisa julgada; à competência; aos prazos; à atuação do MP no processo civil e aos requisitos de admissibilidade dos recursos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

314Q525640 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Em relação à disciplina da prova no processo civil, julgue os itens subseqüentes.

Não vale como depoimento testemunhal, porque não produzido na forma prevista em lei — oralmente, na presença das partes e do juiz, com o rigor do contraditório — declaração de ciência, por escrito, de pessoa atestando a existência ou inexistência de fato.

  1. ✂️
  2. ✂️

315Q192437 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Advogado da união, AGU, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Com relação à disciplina das provas no CPC, julgue os itens
a seguir.
A regra geral da distribuição do ônus da prova é a de que cabe ao autor provar o fato constitutivo de seu direito, enquanto ao réu cabe provar a existência de fato impeditivo, modificativo ou extintivo do direito do autor. Contudo, em determinada hipótese, se o próprio réu contribuiu de forma definitiva para a comprovação do fato constitutivo do direito do autor, nada impede que o juiz julgue procedente o pedido deste último, visto que as regras de distribuição dos ônus da prova não determinam quem deve produzir a prova, mas apenas quem deve arcar com as consequências de sua não-produção.
  1. ✂️
  2. ✂️

316Q526417 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário

Em relação às provas, afigura-se correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

317Q526993 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

A respeito da sentença, é correto afirmar que o juiz

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

318Q526518 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Analista Judiciário, TRT 9a, FCC

Com relação ao pedido constante da petição inicial, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

319Q525751 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Advogado, IRB, ESAF

É correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

320Q226030 | Direito Processual Civil, Procedimento ordinário, Procurador do Estado, PGE SP, FCC

A respeito da coisa julgada em processo coletivo, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.