Questões de Concursos: Procedimentos Contábeis Patrimoniais

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Procedimentos Contábeis Patrimoniais. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

12 Q838678 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, DPE PB Profissional de Contabilidade, APICE, 2021

Alguns ativos são definidos como “patrimônio cultural” devido a sua relevância cultural, ambiental ou histórica. Exemplos de patrimônio cultural incluem monumentos e edificações, sítios arqueológicos, áreas de conservação, reservas naturais e obras de arte. Certas características, incluindo as seguintes, são geralmente apresentadas por itens do patrimônio cultural (apesar dessas características não serem exclusivas de tais itens):
• seu valor em termos cultural, ambiental, educacional e histórico é improvável de ser totalmente refletido em valor financeiro baseado a preços de mercado; • obrigações legais e/ou estatutárias podem impor proibições ou severas restrições à sua alienação por venda; • são geralmente insubstituíveis e seus valores podem aumentar ao longo do tempo, mesmo se sua condição física se deteriorar; e • pode ser difícil estimar sua vida útil, que, em alguns casos, pode ser de centenas de anos. Entidades do setor público podem possuir expressivos valores em itens do patrimônio cultural, que foram sendo adquiridos ao longo de muitos anos e por vários meios, incluindo compra, doação, legado e desapropriação.
Pode-se afirmar como falso ou verdadeiro:
I. esses itens são mantidos geralmente pela capacidade de gerar fluxo de caixa aos cofres públicos; II. alguns itens do patrimônio cultural possuem benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços além de seu valor cultural; III. quando a divulgação de informações a respeito deste patrimônio cultural é exigida: a base de mensuração utilizada; o método de depreciação utilizado, se houver; o valor contábil bruto; a depreciação acumulada no final do período, se houver; e a conciliação do valor contábil entre o início e o final do período; IV. O custo de item deste ativo deve ser reconhecido somente se: (a) for provável que benefícios econômicos futuros ou potencial de serviços associados ao item fluirão para a entidade independente se o custo ou o valor justo do item puder ser mensurado.

13 Q684126 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Contador Judiciário, TJ SP, VUNESP

Sobre provisões, ativos e passivos contingentes, é correto afirmar que

15 Q685890 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Contador Judiciário, TJ SP, VUNESP

A aquisição de quotas de importação e de listas de usuários de serviços pelo setor público deve ser reconhecida como

17 Q850005 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Prefeitura de Moreilândia PE Contador, Asconprev, 2020

Com base no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público (7ª Edição), marque a alternativa correta, quanto à classificação dos bens imóveis.
1. Bens de uso especial 2. Bens dominicais 3. Bens de uso comum do povo
( ) Praça ( ) Prédios de renda ( ) Hospital ( ) Praias ( ) Prédio da Escola Municipal

19 Q849272 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Prefeitura de São Miguel da Boa Vista SC Contador, Alternative Concursos, 2020

Em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBC T 16 no item 16.9 - DEPRECIAÇÃO, AMORTIZAÇÃO E EXAUSTÃO, correlacione a primeira coluna com a segunda e em seguida indique a alternativa CORRETA:
1. Amortização 2. Valor líquido contábil 3. Valor residual 4. Depreciação 5. Exaustão
(___) Montante líquido que a entidade espera, com razoável segurança, obter por um ativo no fim de sua vida útil econômica, deduzidos os gastos esperados para sua alienação. (___) O valor do bem registrado na Contabilidade, em determinada data, deduzido da correspondente depreciação, amortização ou exaustão acumulada. (___) A redução do valor dos bens tangíveis pelo desgaste ou perda de utilidade por uso, ação da natureza ou obsolescência (___) A redução do valor, decorrente da exploração, dos recursos minerais, florestais e outros recursos naturais esgotáveis. (___) A redução do valor aplicado na aquisição de direitos de propriedade e quaisquer outros, inclusive ativos intangíveis, com existência ou exercício de duração limitada, ou cujo objeto sejam bens de utilização por prazo legal ou contratualmente limitado.

Indique a alternativa CORRETA:

20 Q24194 | Contabilidade Geral, Procedimentos Contábeis Patrimoniais, Auditor Governamental, CGE PI, CESPE CEBRASPE

Com relação à mensuração de ativos e passivos em entidades públicas, julgue o item seguinte.

A conta de ajuste relativa ao reconhecimento de risco de recebimento de dívida deve ser reduzida ou anulada quando deixar de existir o motivo que a tenha originado
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.