Questões de Concursos Procedimentos Específicos

Resolva questões de Procedimentos Específicos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q852316 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, Prefeitura de Capanema PA Fiscal de Tributos, CONSULPLAN, 2020

É de extrema importância evitar surpresas na contabilidade e nas finanças de uma entidade pública. Uma boa forma de se precaver de surpresas desagradáveis no controle da entrada e saída de recursos financeiros é fazer a conciliação bancária. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Entende-se por conciliação bancária, os procedimentos de conferência dos registros contábeis com os valores constantes dos lançamentos existentes nos extratos bancários das contas mantidas pela entidade nas instituições financeiras.
( ) Por meio da conciliação bancária é possível se certificar de que todos os lançamentos a débito e a crédito, registrados no extrato bancário, estão corretos.
( ) A conciliação bancária é um exercício de comparação entre o que se esperava das entradas e saídas de recursos financeiros com o que realmente ocorreu.
( ) Por meio da conciliação bancária não é possível saber se o saldo bancário está correto. A conciliação bancária não tem qualquer ligação com o que se denomina fluxo de caixa.
A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q833085 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, Analista de Departamento Pessoal e Contábil, CRM MG, Gestão de Concursos, 2021

Com base no eSocial, o Evento 2200 (Cadastro Inicial do Vinculo e Admissão / Ingresso de Trabalhador) registra a admissão de empregado ou o ingresso de servidores estatutários, bem como o cadastramento inicial de todos os vínculos ativos pela empresa / órgão público, no início da implantação. O prazo de envio deverá ser transmitido antes do envio de qualquer evento periódico ou não periódico relativo ao trabalhador.
Analise os prazos de envio a seguir e assinale com V os verdadeiros e com F os falsos.
( ) No dia do início da prestação dos serviços para os empregados admitidos na data do início da obrigatoriedade de envio dos eventos não periódicos ao eSocial. ( ) No penúltimo dia do mês subsequente ao do início da obrigatoriedade de envio dos eventos não periódicos, para os vínculos iniciados até o penúltimo dia do mês anterior a essa obrigatoriedade ou antes do envio de qualquer outro evento relativo ao empregado. ( ) Até o dia imediatamente anterior ao do início da prestação dos serviços, para os empregados admitidos a partir do dia seguinte ao início da obrigatoriedade de envio dos eventos não periódicos ao eSocial. ( ) Até o último dia do mês subsequente ao do início da obrigatoriedade de envio dos eventos não periódicos, para os vínculos iniciados até o último dia do mês anterior à essa obrigatoriedade ou antes do envio de qualquer outro evento relativo ao empregado.
Assinale a sequência correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q833494 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, CRC AP Contador Fiscal, Instituto Quadrix, 2021

A ética na contabilidade diz respeito aos elementos que orientam a conduta dos profissionais e das instituições da área, com o objetivo de atender às expectativas de comportamento correto. Isso passa não só pelo respeito às normas legais, mas, principalmente, pela adoção de um conteúdo moral mínimo, como boa-fé, lealdade, honestidade e transparência. A principal regulamentação sobre o tema é o Código de Ética Profissional do Contador, aprovado pela NBC PG 1 – Código de Ética Profissional do Contador. Com base nesse Código, julgue os próximos itens.

I O contador tem o dever de se abster de interpretações tendenciosas acerca da matéria que constitui o objeto do trabalho, mantendo a independência profissional.

II O contador tem o dever de zelar por sua competência exclusiva na orientação técnica dos serviços a seu cargo, abstendo-se de emitir qualquer opinião em trabalho de outro contador, sem que tenha sido contratado para tal.

III O contador tem o dever de comunicar, desde logo, ao cliente ou ao empregador, em documento reservado, eventual circunstância adversa que possa gerar riscos e ameaças ou influir na decisão dos usuários dos relatórios e serviços contábeis como um todo.

IV O contador tem o dever de se munir de documentos e informações, para inteirar-se de todas as circunstâncias, antes de emitir opinião sobre qualquer caso.

V O contador tem o dever de renunciar às funções que exerce, logo que se positive falta de confiança por parte do cliente ou do empregador e vice-versa, a quem deve notificar por escrito, respeitando os prazos estabelecidos em contrato.

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q832168 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, CFC Bacharel em Ciências Contábeis, CFC, 2021

A conduta ética do contador deve seguir os preceitos estabelecidos na Norma Brasileira de Contabilidade NBC PG 01 – Código de Ética Profissional do Contador. Assinale a alternativa INCORRETA referente ao que preconiza essa norma sobre os deveres do contador.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

25Q834791 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, CRC AP Contador Fiscal, Instituto Quadrix, 2021

Um contador, devidamente inscrito no Conselho Regional de Contabilidade do Amapá, foi selecionado para assumir a contabilidade de uma empresa em 19/1/2021. As demonstrações contábeis da empresa foram preparadas por outro profissional e estavam prontas para a publicação, faltando apenas a assinatura do contador responsável. O profissional recém-contratado não sabia se poderia assinar as referidas demonstrações contábeis, uma vez que não foi o responsável por sua elaboração.

Com base nesse caso hipotético e no Código de Ética Profissional do Contador, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q657559 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, AOCP, 2020

Consoante ao Código de Ética dos Profissionais de Contabilidade, na aplicação das sanções éticas, pode ser considerada atenuante a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q858807 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

Considerando que determinado contribuinte tenha passado por um processo de auditoria fiscal e não tenha conseguido comprovar, com documentos fiscais, a base de cálculo do ISS, julgue o item que se segue.
Na hipótese de haver o arbitramento, a autoridade fiscal pode fixar a base de cálculo do ISS utilizando o preço do serviço praticado em períodos idênticos pelo próprio contribuinte ou por outros contribuintes que exerçam a mesma atividade.
  1. ✂️
  2. ✂️

28Q856009 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à auditoria na escrituração fiscal digital (EFD), julgue o item a seguir.

O auditor-fiscal do GDF não pode solicitar ao contribuinte a EFD ICMS-IPI, uma vez que a recepção e a validação dos dados são realizadas no ambiente do Sistema Público de Escrituração Digital, administrado pelo próprio GDF.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q657837 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, AOCP, 2020

O contador deve estabelecer, por escrito, o valor dos serviços em suas propostas de prestação de serviços profissionais, considerando, dentre outros, qual(is) dos seguintes elementos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q658553 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, AOCP, 2020

NÃO será considerada agravante na aplicação das sanções éticas, de acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Contabilidade, a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q857979 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, SEFAZ DF Auditor Fiscal, CESPE CEBRASPE, 2020

Com relação à auditoria na escrituração fiscal digital (EFD), julgue o item a seguir.

Ao arquivo digital da EFD ICMS-IPI anexado a processo de fiscalização, não se aplica nenhuma especificação quanto ao leiaute na sua geração, já que se devem respeitar as características de cada empresa.

  1. ✂️
  2. ✂️

32Q832951 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, CRF MS Contador, IDIB, 2021

A Lei 6.839/80, que versa sobre entidades competentes para fiscalização do exercício profissional, afirma que o registro de empresas e a anotação dos profissionais legalmente habilitados, delas encarregados, serão
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q852628 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, Prefeitura de Capanema PA Analista de Recursos Humanos, CONSULPLAN, 2020

O valor da contribuição de um servidor do Município de Capanema/PR para o Regime Próprio de Previdência Social é de R$ 220,00, o que corresponde a 11% da sua remuneração. Considerando que a Emenda Constitucional nº 103/2019 determinou o aumento da alíquota para 14%, o valor da contribuição do servidor sofrerá acréscimo de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q657352 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, AOCP, 2020

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Contabilidade, é dever do contador
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q658534 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, AOCP, 2020

Assinale a alternativa que apresenta uma norma de conduta do contador em relação à classe.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

36Q833351 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, MSGás Analista de Processos Contabilidade, IESES, 2021

Referente a Lei 11.941 de 27/05/2009 temos: Art. 1º Poderão ser pagos ou parcelados, em até 180 (cento e oitenta) meses, nas condições desta Lei, os débitos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil e os débitos para com a ProcuradoriaGeral da Fazenda Nacional, inclusive o saldo remanescente dos débitos consolidados no Programa de Recuperação Fiscal - REFIS, de que trata a Lei nº 9.964, de 10 de abril de 2000, no Parcelamento Especial - PAES, de que trata a Lei nº 10.684, de 30 de maio de 2003, no Parcelamento Excepcional - PAEX, de que trata a Medida Provisória nº 303, de 29 de junho de 2006, no parcelamento previsto no art. 38 da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, e no parcelamento previsto no art. 10 da Lei nº 10.522, de 19 de julho de 2002, mesmo que tenham sido excluídos dos respectivos programas e parcelamentos, bem como os débitos decorrentes do aproveitamento indevido de créditos do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI oriundos da aquisição de matérias-primas, material de embalagem e produtos intermediários relacionados na Tabela de Incidência do Imposto sobre Produtos Industrializados - TIPI, aprovada pelo Decreto nº 6.006, de 28 de dezembro de 2006, com incidência de alíquota 0 (zero) ou como não-tributados. § 2º Para os fins do disposto no caput deste artigo, poderão ser pagas ou parceladas as dívidas vencidas até 30 de novembro de 2008, de pessoas físicas ou jurídicas, consolidadas pelo sujeito passivo, com exigibilidade suspensa ou não, inscritas ou não em dívida ativa, consideradas isoladamente, mesmo em fase de execução fiscal já ajuizada, ou que tenham sido objeto de parcelamento anterior, não integralmente quitado, ainda que cancelado por falta de pagamento, assim considerados: Indique a opção que está INCORRETA
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q1029677 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, Bacharelado em Ciências Contábeis, CFC, FGV, 2025

Acerca do Modelo de Determinação do Preço de Transferência, avalie as afirmativas a seguir.

I. No Modelo de Preço de Transferência Baseado em Custo Total Realizado (Full Cost), o bem/serviço é transferido pelo valor resultante do somatório dos custos totais incorridos (fixos e variáveis) dividido pelo volume de produção de um determinado período (custeio por absorção).

II. No Modelo de Preço de Transferência Baseado em Negociação entre os Gestores, o bem/serviço é transferido pelo preço vigente no mercado, que pode ser um preço médio.

III. No Modelo de Preço de Transferência Baseado em Custo de Oportunidade, o preço do bem/serviço transferido estruturase a partir da premissa de que deveria refletir o valor do benefício possível de ser auferido na melhor alternativa econômica de obtenção dos insumos demandados.


Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q1044519 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, Superintendente Nacional de Previdência Complementar, CFC, FGV, 2024

De acordo com a NBC PG 01 – CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR, o contador deve estabelecer, por escrito, o valor dos serviços em suas propostas de prestação de serviços profissionais.
Avalie se, para isso, o contador deve considerar, entre outros, os seguintes elementos:
I. O local em que o serviço será prestado;
II. A peculiaridade de tratar-se de cliente eventual, habitual ou permanente;
III. O resultado lícito favorável que, para o contratante, advirá com o serviço prestado.
Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1036444 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, Gestão Contábil, Banestes, FGV, 2023

O Acordo de Basileia II adequou o capital regulatório a três pilares, sendo o primeiro à exigência mínima de capital.
Em relação ao que foi determinado no Acordo de Basileia I, a apuração de necessidade passou a considerar, em Basileia II, também os riscos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1038083 | Contabilidade Geral, Procedimentos Específicos, Superintendência de Seguros Privados SUSEP, CFC, FGV, 2024

De acordo com a NBC PG 01 – CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO CONTADOR, a transgressão de preceito da norma constitui infração ética, sancionada, segundo a gravidade.
Em relação às penalidades que podem ser aplicadas, analise as opções a seguir:
I. censura pública.
II. censura reservada.
III. advertência reservada.
Pode(m) ser de fato aplicada(s) a(s) seguinte(s) penalidade(s):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.