Questões de Concursos: Procedimentos Especiais de Jurisdição Contenciosa

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Procedimentos Especiais de Jurisdição Contenciosa. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q525594 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa

Fábio, que ocupa há mais de vinte anos um terreno em uma valorizada área urbana e preenche os requisitos para usucapir o referido bem, decidiu, em 2011, ajuizar uma ação de usucapião. Com base nas disposições sobre a ação de usucapião, é correto afirmar que

12 Q923628 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa, Advogado OAB, OAB, FGV

A respeito das ações possessórias, assinale a alternativa correta.

13 Q525805 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa

Lindalva faleceu em Minas Gerais, em um acidente durante a prática de montanhismo. Não tinha feito testamento, mas deixou dois filhos maiores que residem em dois estados da Federação. Apesar de não ter domicílio certo, deixou bens situados nos estados da Bahia e de Mato Grosso. A repeito da ação de inventário, de acordo com o que dispõe o Código de Processo Civil, assinale a afirmativa correta.

14 Q235866 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa, Promotor de Justiça, MPE SC, MPE SC

De acordo com o Código de Processo Civil:

I - O processo de inventário e partilha deve ser aberto dentro de 90 (noventa) dias a contar da abertura da sucessão, ultimando-se nos 12 (doze) meses subseqüentes, podendo o juiz prorrogar tais prazos, de ofício ou a requerimento de parte.

II - Terá preferência na inventariança o cônjuge ou companheiro sobrevivente, desde que estivesse convivendo com o outro ao tempo da morte deste, independentemente do herdeiro que se ache na posse e administração do espólio.

III - Cabe ao Ministério Público aprovar, indicar modificações ou denegar aprovação ao estatuto de uma fundação no prazo de 15 (quinze) dias após a autuação do pedido. Incumbe, também, ao Ministério Público: promover a extinção da fundação quando for impossível sua manutenção.

IV - O Ministério Público intervirá obrigatoriamente em todos os casos de testamento, exceto nos codicilos, que dependerá da existência de interesse de incapaz.

V - Os pedidos de emancipação, alienação, arrendamento ou oneração de bens dotais, de menores, de órfãos e de interditos, e extinção de usufruto e de fideicomisso, obedecerão as disposições do procedimento especial de jurisdição voluntária.

15 Q526499 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa

Sobre a participação da Fazenda Pública no processo de inventário, é INCORRETO afirmar que:

16 Q526771 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa, Advogado Tributário, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Em relação à ação monitória e à ação civil pública, julgue os itens seguintes.

A situação que recomenda a ação monitória ocorre na hipótese de o credor ser portador de um título de crédito sem eficácia executiva por força da prescrição.

17 Q525511 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa

No tocante aos procedimentos especiais de jurisdição contenciosa,

18 Q923978 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa, Advogado OAB, OAB, FGV

A proteção possessória pode se desenvolver por meio de diversos tipos de ações. No que se refere às espécies de ações possessórias e suas características, assinale a afirmativa correta.

19 Q525694 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa

Atenção: Considere o novo Código de Processo Civil para responder às questões de números 47 a 51. Ao receber ação de consignação em pagamento formulada por Pedro contra André, o juiz indeferiu a petição inicial, por entender ausente o interesse de agir. Nesse caso, Pedro poderá interpor

20 Q226770 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa, Procurador, MPT, MPT

Leia e analise os itens a seguir:

I - É cabível a oposição de embargos de terceiros em face de atos praticados nos procedimentos cautelares, podendo ser opostos por terceiro senhor e possuidor ou apenas possuidor.

II - O chamamento ao processo pelo réu deve ser requerido no prazo para contestar; a oposição pode ser oferecida até o proferimento da sentença; a nomeação à autoria pelo réu deve ser requerida no prazo para a defesa; a denunciação à lide pelo réu deve ser requerida no prazo para contestar.

III - Nos embargos à execução de título executivo extrajudicial, poderá o executado alegar qualquer matéria que lhe seria lícito deduzir como defesa em processo de conhecimento, inclusive, apresentar exceções de incompetência do juízo, suspeição ou impedimento do juiz.

IV - Antes de adjudicados ou alienados os bens pode o executado, a todo tempo, remir a execução, pagando ou consignando a importância atualizada do valor da arrematação ou da adjudicação.

Marque a alternativa CORRETA:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.