Questões de Concursos Procedimentos Especiais de Jurisdição Contenciosa

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

11 Q526081 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa

Acerca dos procedimentos especiais, assinale a opção correta conforme jurisprudência do STJ.

12 Q923628 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa, Advogado OAB, OAB, FGV

A respeito das ações possessórias, assinale a alternativa correta.

13 Q525805 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa

Lindalva faleceu em Minas Gerais, em um acidente durante a prática de montanhismo. Não tinha feito testamento, mas deixou dois filhos maiores que residem em dois estados da Federação. Apesar de não ter domicílio certo, deixou bens situados nos estados da Bahia e de Mato Grosso. A repeito da ação de inventário, de acordo com o que dispõe o Código de Processo Civil, assinale a afirmativa correta.

14 Q235866 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa, Promotor de Justiça, MPE SC, MPE SC

De acordo com o Código de Processo Civil:

I - O processo de inventário e partilha deve ser aberto dentro de 90 (noventa) dias a contar da abertura da sucessão, ultimando-se nos 12 (doze) meses subseqüentes, podendo o juiz prorrogar tais prazos, de ofício ou a requerimento de parte.

II - Terá preferência na inventariança o cônjuge ou companheiro sobrevivente, desde que estivesse convivendo com o outro ao tempo da morte deste, independentemente do herdeiro que se ache na posse e administração do espólio.

III - Cabe ao Ministério Público aprovar, indicar modificações ou denegar aprovação ao estatuto de uma fundação no prazo de 15 (quinze) dias após a autuação do pedido. Incumbe, também, ao Ministério Público: promover a extinção da fundação quando for impossível sua manutenção.

IV - O Ministério Público intervirá obrigatoriamente em todos os casos de testamento, exceto nos codicilos, que dependerá da existência de interesse de incapaz.

V - Os pedidos de emancipação, alienação, arrendamento ou oneração de bens dotais, de menores, de órfãos e de interditos, e extinção de usufruto e de fideicomisso, obedecerão as disposições do procedimento especial de jurisdição voluntária.

15 Q525511 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa

No tocante aos procedimentos especiais de jurisdição contenciosa,

16 Q526499 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa

Sobre a participação da Fazenda Pública no processo de inventário, é INCORRETO afirmar que:

17 Q923978 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa, Advogado OAB, OAB, FGV

A proteção possessória pode se desenvolver por meio de diversos tipos de ações. No que se refere às espécies de ações possessórias e suas características, assinale a afirmativa correta.

18 Q525694 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa

Atenção: Considere o novo Código de Processo Civil para responder às questões de números 47 a 51. Ao receber ação de consignação em pagamento formulada por Pedro contra André, o juiz indeferiu a petição inicial, por entender ausente o interesse de agir. Nesse caso, Pedro poderá interpor

19 Q526771 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa, Advogado Tributário, TERRACAP DF, CESPE CEBRASPE

Em relação à ação monitória e à ação civil pública, julgue os itens seguintes.

A situação que recomenda a ação monitória ocorre na hipótese de o credor ser portador de um título de crédito sem eficácia executiva por força da prescrição.

20 Q527084 | Direito Processual Civil, Procedimentos especiais de jurisdição contenciosa, Procurador Federal de 2a Categoria, AGU, CESPE CEBRASPE

Quanto à execução, julgue os itens seguintes. De acordo com o entendimento jurisprudencial mais atualizado, somente é cabível execução contra a fazenda pública lastreada em título executivo judicial, apesar de ser admitida a propositura de ação monitória contra a fazenda pública.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.