Questões de Concursos Processadores

Resolva questões de Processadores comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21Q133797 | Informática, Processadores, Analista de TIC Infraestrutura, CVM, ESAF

Nas questões de n. 2 a 9, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q243630 | Informática, Processadores, Técnico Administrativo Informática, Agência Nacional de Aviação Civil ANAC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito das características dos processadores disponíveis no
mercado, julgue os itens que se seguem.

Uma das características de um processador é sua frequência de operação, que pode ser medida em megahertz (MHz) ou milhões de ciclos por segundo, também denominada frequência de clock. Mas nem sempre um processador com maior frequência de operação é mais rápido que outro que opera com frequência menor.

  1. ✂️
  2. ✂️

23Q253481 | Informática, Processadores, Técnico Judiciário Programação de Sistemas, TSE, CONSULPLAN

Atualmente, há uma tecnologia empregada na arquitetura dos melhores microcomputadores, com características descritas a seguir. Observe.

I. Permite que um processador atue como se fossem dois processadores físicos e, assim, engane os sistemas operacionais e outros programas, levando-os a crer que existam fisicamente dois processadores trabalhando. Por exemplo, ao apresentar imagens e sons em um sistema comum, é necessário compartilhar a CPU entre a descompactação das imagens e o processamento dos sons.

II. O sistema operacional pensa que existem dois processadores e despacha a descompactação para um e o processamento de som para o outro e o usuário tem seu sistema respondendo com agilidade. Como consequência, obtém-se maior rapidez do que ficar compartilhando a CPU entre processos distintos. O que se espera é que o usuário possa disparar um programa relativamente pesado para rodar em background e, ainda, rodar em foreground outro processo pesado, sem que o sistema fique lento.

III. Fornece um segundo processador lógico em um único encapsulamento, de forma que passam a existir duas arquiteturas lógicas compartilhando um mesmo conjunto de unidades de execução. Do ponto de vista de software, significa que o sistema operacional e os programas de usuários podem despachar trabalhos da mesma forma que faziam em um sistema com múltiplos processadores.

Essa tecnologia é conhecida por

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q850453 | Informática, Processadores, UFMS Técnico de Tecnologia da Informação, FAPEC, 2020

Preencha a lacuna corretamente e assinale a alternativa correspondente.
“Na entrada e saída por __________, o processador perde tempo verificando periodicamente registradores de status (para saber se um dispositivo de E/S completou uma operação ou se ocorreu algum erro)”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q155491 | Arquitetura, Processadores, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TRT 4a REGIÃO, FCC

Para iniciar uma operação de E/S, a CPU carrega os registradores apropriados para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q170342 | Informática, Processadores, Auxiliar Judiciário, TJ PB, UFCG

São exemplos de processadores, com EXCEÇÃO de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q119090 | Informática , Processadores, Analista de Sistemas, MPE RR, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

imagem-retificada-texto-002.jpg

Nos sistemas operacionais que suportam processos, quando há uma mudança de contexto, um processo precisa ser selecionado para ser posto em execução. A seleção é responsabilidade do escalonador, que, uma vez tendo selecionado o processo, tipicamente usa blocos de controle de processos para armazenar dados do processo em execução e para ler dados do processo escolhido a ser posto em execução.

  1. ✂️
  2. ✂️

28Q199254 | Informática, Processadores, Analista Administração de Sistemas, EBC, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

Acerca de fundamentos da computação, organização e arquitetura
de computadores, julgue os itens a seguir

O processador tem a função de interpretar e executar as operações realizadas em um computador, salvo se essas operações envolverem dados numéricos.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q241965 | Informática, Processadores, Técnico Administrativo, ANEEL, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

A respeito da arquitetura dos computadores embasados em
processador Pentium IV, julgue os itens seguintes.

O Pentium IV utiliza a técnica denominada QDR (quad date rate), que faz que o barramento local tenha um desempenho quatro vezes maior que o seu clock real.

  1. ✂️
  2. ✂️

30Q155246 | Informática, Processadores, Analista Judiciário Tecnologia da Informação, TJ PA, FCC

Uma das limitações da velocidade de um processador é a diferença de velocidade entre o ciclo de tempo da CPU e o da memória principal (MP). Acelera a transferência de informações entre CPU e MP a função de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.